Acessibilidade / Reportar erro
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial

    Dias Sobrinho, José
  • O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova

    Lima, Licínio C.; Azevedo, Mário Luiz Neves de; Catani, Afrânio Mendes

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa o que se convencionou chamar de Processo de Bolonha, isto é, a produção de uma "política pública de um meta-Estado para um meta-campo universitário", constituindo-se em uma política educacional supranacional, comum aos estados-membros da União Européia, com vista à construção de um "espaço europeu de educação superior". O processo político e de reformas institucionais, realizado por cada governo nacional, conduzirá ao estabelecimento efetivo do novo sistema europeu de educação superior até 2010, incluindo atualmente 45 países - todos os da UE e outros 18 países europeus não pertencentes a ela. Nesse sentido, por se tratar de um vastíssimo número de "subsistemas nacionais" e de instituições educativas, atribui-se um grande protagonismo às questões relativas à "garantia de qualidade". Analisam-se, igualmente, as recentes transformações na educação superior no Brasil, em que o projeto da chamada "Universidade Nova" e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) constituem-se nas manifestações mais claras do reordenamento desse nível de ensino (seguindo os parâmetros de Bolonha), que já experimentara grandes transformações nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e teve prosseguimento nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006; 2007), embora com distintos matizes.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes what is conventionally known as the Bologna Process, or the making of a "public policy of a meta-State for a University meta-field" that corresponds to a supranational educational policy for all the European Union membership States, with the goal of building a "European higher education space." The political process and the institutional reforms of each national government intends to establish the new European higher education system until 2010, with 45 countries - the number reflects current developments, including the EU membership States and 18 non-EU countries. Given the high quantity and the myriads of "national subsystems" and educational institutions involved, "quality assurance" becomes a major task in this process. We analyze, in the same way, the recent higher education changes in Brazil, where the so-called "New University" project and the Program of Support for the Restructuring and Expansion of Brazilian Federal Universities (REUNI, in Portuguese) are the clearest expressions of the reshaping of the higher education system (in accordance with the Bologna standards) after the dramatic changes made by Fernando Henrique Cardoso's government (1995-2002) and continued by Luiz Inácio Lula da Silva's government (2003-2006; 2007), despite some differences between both administrations.
  • L'évaluation de la qualité de la formation et du système d'évaluation universitaire: le point de vue des diplômés

    Boussada, Hallouma; De Ketele, Jean-Marie

    Resumo em Francês:

    Les recherches sur l'évaluation des acquis professionnels des jeunes diplômés (ROMAINVILLE, 2002 ; DE KETELE, 1997, 1999, 2000; FRANCE, 2003) ; Avis du Haut Conseil de l'Evaluation de l'Ecole, 2003) gravitent autour de quatre thèmes : les compétences des étudiants à l'entrée des études, leur perception des compétences acquises à la sortie, leurs compétences méthodologiques et les effets généraux de l'enseignement supérieur. Cependant, peu d'études fournissent des indicateurs précis sur les compétences professionnelles mesurées et sur les critères exigés par le marché de l'emplois. Cette étude porte sur une évaluation rétrospective de la qualité de formation universitaire par des diplômés ayant une expérience de la vie professionnelle. Les résultats par questionnaire sur un échantillon de 158 étudiants, montrent la difficulté de l'université à mettre en œuvre des évaluations pertinentes et valides qui favorisent le développement des compétences nécessaires au devenir professionnel.

    Resumo em Inglês:

    Research on the assessment of the professional abilities of higher education graduates (ROMAINVILLE, 2002; DE KETELE, 1997, 1999, 2000; FRANCE, 2003; Opinion of the High Council of the evaluation of the school, 2003) focuses on four issues: skills that students have prior to their higher education studies; student's perceptions of acquired skills at the end of their studies; transferable skills and the higher education effectiveness on developing professional skills. However, few studies provide good indicators on the measured professional skills and on which criteria will be assessed by the job market. In this study, graduates who are active in the job market evaluate retrospectively the quality of their academic curriculum. The results of questionnaire taken by 158 graduates showed the university's difficulty to implement a relevant and valid assessment system that promotes the development of the necessary professional skills.
  • Cartografia da educação superior no município de Niterói

    Paula, Maria de Fátima de

    Resumo em Português:

    Este artigo é fruto da pesquisa realizada em parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Federal Fluminense e a Secretaria Municipal de Educação de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivos: a) traçar um perfil das instituições de educação superior (IES) do Município de Niterói, coletando dados acerca da sua história e da sua inserção nos cenários local, regional e nacional; b) mapear a oferta de ensino, pesquisa e extensão nestas instituições; c) subsidiar as ações da Secretaria Municipal de Educação na área educacional, contribuindo para a elaboração do Plano Municipal de Educação de Niterói; d) identificar os projetos/produtos/tecnologias, provenientes das IES, que contribuem para a formulação de políticas de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do município; e) identificar os projetos/produtos/tecnologias que contribuem para a elaboração de políticas na área social. A cidade de Niterói, localizada há 10,9 Km da cidade do Rio de Janeiro, possui 16 instituições que oferecem ensino superior, 1 pública e 15 privadas, a saber: 1) Universidade Federal Fluminense; 2) Universidade Estácio de Sá; 3) Universidade Cândido Mendes; 4) Universidade Salgado de Oliveira; 5) Fundação Getúlio Vargas; 6) Centro Universitário Plínio Leite; 7) Institutos Superiores de Ensino La Salle - RJ; 8) Faculdades Integradas Maria Thereza; 9) Escola Superior de Ensino Helena Antipoff; 10) Conservatório de Música de Niterói; 11) Seminário Teológico Escola de Pastores; 12) Seminário Teológico Batista de Niterói; 13) Seminário Teológico Betel Brasileiro; 14) Seminário Teológico Congregacional de Niterói; 15) Seminário Teológico Batista Brasileiro; 16) Seminário São José de Niterói. O trabalho em questão aponta as principais características destas instituições, enfocando a sua relevância social para o município de Niterói. Para tal, abordamos a sua dimensão/perfil em Niterói e no Estado do Rio de Janeiro; a oferta de cursos no âmbito da graduação, da pós-graduação lato e stricto sensu, na cidade de Niterói; os cursos mais procurados e menos procurados e a sua relação com o mercado de trabalho; a pesquisa e a sua contribuição para o desenvolvimento do município; a extensão e o seu papel social na região. A metodologia utilizada englobou a análise de dados coletados através da internet, assim como pesquisa de campo, incluindo entrevistas realizadas nas instituições investigadas.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of a research carried out through a partnership between the Higher Education Studies and Research Unit of the Federal University in the City of Niterói and the Municipal Secretariat of Education of the City of Niterói, in the State of Rio de Janeiro, with the following purposes: a) to draw a profile of higher education institutions in the City of Niterói, by collecting data about their history and insertion in local, regional and national scenarios; b) to map out the provision of teaching, research and extension services in these institutions; c) to aid the actions of the Municipal Secretariat of Education in education, contributing to the elaboration of the Municipal Education Plan of Niterói; d) to identify projects/products/technologies produced by these institutions that contribute to formulate economic, scientific and technological development policies in the city; e) to identify projects/products/technologies contributing to elaborate social policies. The city of Niterói, 10.9 km away from the city of Rio de Janeiro, has 16 higher education institutions, 1 public and 15 private, namely: 1) Universidade Federal Fluminense; 2) Universidade Estácio de Sá; 3) Universidade Cândido Mendes; 4) Universidade Salgado de Oliveira; 5) Fundação Getúlio Vargas; 6) Centro Universitário Plínio Leite; 7) Institutos Superiores de Ensino La Salle - RJ; 8) Faculdades Integradas Maria Thereza; 9) Escola Superior de Ensino Helena Antipoff; 10) Conservatório de Música de Niterói; 11) Seminário Teológico Escola de Pastores; 12) Seminário Teológico Batista de Niterói; 13) Seminário Teológico Betel Brasileiro; 14) Seminário Teológico Congregacional de Niterói; 15) Seminário Teológico Batista Brasileiro; 16) Seminário São José de Niterói. The research shows the main features of these institutions, focusing their social relevance for the city of Niterói. To do this, we examined their size/profile in Niterói and in the State Rio de Janeiro, their provision of undergraduate and graduate programs in the city of Niterói; the programs in greater and lesser demand and their relation with the job market; their research and contribution to development of the city; the extension services and their social role in the region. The methodology employed comprised analysis of data collected through the internet, as well as field research, including interviews carried out in the institutions object of this research.
  • Crisis institucional en la Universidad Argentina

    Mazzola, Carlos

    Resumo em Espanhol:

    En Argentina se ha abierto una discusión en torno a la modificación de la ley de educación superior vigente desde el año 1995. Entre los aspectos que ese marco normativo no pudo resolver se encuentra la tensión entre autonomía universitaria con la evaluación estatal. En el presente trabajo se analiza esta problemática haciendo referencia al contexto en que la misma se ha producido, la llamada década de los 90', y se analiza también el marco legal que en Argentina ha estado vigente hasta estos días. Dado que se viene produciendo un debate en torno a los ejes que debería abordar una nueva ley, el presente trabajo concluye con una propuesta en torno la tensión entre autonomía y evaluación.

    Resumo em Inglês:

    There is a discussion in Argentina about the changes in the higher education law in effect since 1995. Among the aspects that this law cannot resolve is the tension between university autonomy and state evaluation. This study analyses this issue in reference to the context in which it was produced - the 90s - and analyses the law that has been in effect until today. Given this ongoing debate concerning the aspects that should be considered by a new law, the present study concludes with a proposal about the tension between autonomy and evaluation.
  • Avaliação do estudante: no exercício de avaliação da prática profissional

    Braccialli, Luzmarina Aparecida Doretto; Raphael, Hélia Sonia; Chirelli, Mara Quaglio; Oliveira, Maria Amélia Campos de

    Resumo em Português:

    Este estudo aborda a avaliação do exercício da prática profissional (EAPP) no curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema); tem como objetivo analisar a concepção de avaliação do professor que realizou o EAPP com estudantes de primeira a quarta séries do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, modalidade análise de conteúdo e identificação da seguinte temática: as ambigüidades do processo de avaliação. Constata-se que a concepção do professor na avaliação no EAPP aproxima-se muito da abordagem de competência dialógica, que articula e integra resultados, atributos e contexto em situações distintas, com diferentes formas de realizar tarefas essenciais para a formação do enfermeiro. Contradições no processo avaliativo entre os professores, porém, estão presentes e necessitam ser constantemente trabalhadas.

    Resumo em Inglês:

    This paper approached the evaluation of professional practice in the Nursing Program at Marilia Medical School (Famema) with the purpose of analyzing the concept of evaluation of the teacher who used the Professional Practice Evaluation (PPE) with the students of the nursing program. It was a qualitative study which focused on content analysis and the identification of ambiguities in the evaluation process. It was possible to verify that the teacher's evaluation concept of PPE was very close to the dialogic competence approach that articulates and integrates results, attributes and context in distinct situations with different ways of carrying out essential tasks in the nurse's education. However, there are contradictions about evaluation among teachers and these contradictions must be constantly revised.
  • Retos epistemológicos y teóricos para el curriculum ambiental de posgrados

    Eschenhagen, María Luisa

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo se propone aportar algunas consideraciones para el momento de formular un curriculum de posgrado ambiental. A este nivel, los retos de la educación ambiental están por un lado en la capacidad de situarse en y frente a la realidad, reconociendo la importancia del proyecto social y por el otro lado en la fundamentación y claridad epistemológica, donde la interdisciplinariedad juega un papel significativo. Esta necesidad se refleja claramente al revisar, en esta ocasión de manera somera, la oferta de posgrados ambientales a nivel latinoamericano, que después de más de 25 años, las recomendaciones del primer encuentro de Universidad y Medio ambiente en América Latina, tiene plena vigencia.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this article is to contribute some considerations for the formulation of environmental curricula at the postgraduate level. Here the challenges of the environmental education are on one hand the capacity to situate the proposal in reality, recognising the importance of a social project, and on the other hand the epistemological fundamentation and clarity, where the interdisciplinarity is significant. This need is clearly reflected by examining, here in a shallow way, the offer of environmental postgraduate studies in Latin America, which after 25 years of the recommendations of the first meeting of University and Environment, have still a complete validity.
  • Para uma história da avaliação da educação superior brasileira: análise dos documentos do PARU, CNRES, GERES e PAIUB

    Barreyro, Gladys Beatriz; Rothen, José Carlos

    Resumo em Português:

    Com o Provão, em 1996, e depois com o SINAES, em 2004, a avaliação passou a ser um elemento central na política de educação superior brasileira. Apesar das influências dos modelos internacionais as duas principais concepções adotadas (a da avaliação com uma visão formativa/emancipatória e a de regulação/controle) foram delineadas pelos acadêmicos participantes de comissões governamentais do Ministério da Educação durante as décadas de 1980 e 1990. No artigo, analisam-se essas duas concepções e algumas das suas implicações nas políticas atuais. São considerados os documentos oficiais: "Programa de Avaliação da Reforma Universitária" (1983); "Relatório da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior" "Uma Nova Política para a Educação Superior Brasileira" (1985), "Relatório do Grupo Executivo para a Reformulação da Educação Superior" (1986). e "Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras" (1993).

    Resumo em Inglês:

    Evaluation became a central element in higher education policy in Brazil, first in 1996 with ENC-Provão and, then, in 2004, with SINAES. Despite the influences of international models, the two main conceptions adopted (the formative and the regulatory evaluation) were outlined by the academics who participated in government commissions at the Ministry of Education, during 80's and 90's. In this paper, these two concepts and some of their implications in current policies are analyzed. The official documents "Evaluation Program of the University Reform" (1983); "A New Policy for the Brazilian Higher Education" (1985); "Report of the Executive Group for Higher Education Revision" (1986) and "Institutional Evaluation Program of the Brazilian Universities" (1993.) are considered.
  • Enfoques da teoria institucional nos modelos de avaliação institucional brasileiros

    Schlickmann, Raphael; Melo, Pedro Antônio de; Alperstedt, Graziela Dias

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo identificar quais enfoques da perspectiva institucional foram predominantes nos modelos de avaliação institucional propostos pelos governos às universidades brasileiras. Quanto à abordagem, podemos caracterizar o estudo como qualitativo; a verificação dos enfoques foi realizada tomando-se por base a revisão teórica acerca dos diferentes enfoques da teoria institucional, do histórico da avaliação institucional no Brasil, bem como a caracterização de cada modelo avaliativo proposto pelos governos, a partir da década de 1970. O estudo evidenciou que os modelos de avaliação institucional ao longo dos governos apresentaram diferentes enfoques institucionais, sendo que houve uma predominância dos enfoques regulador e normativo, embora o cognitivo seja o que permeia o atual sistema de avaliação institucional brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    This article has the purpose of verifying which approaches of the institutional perspective were predominant in the models of institutional evaluation proposed by the governments to the Brazilian universities. This study can be characterized as qualitative, in which the focal points were verified through theoretical revision of the different aspects of the institutional theory, of the history of Brazilian institutional evaluation, as well as the characterization of each evaluative model proposed by the governments since the 1970s. The study made evident that the institutional evaluation models during different governments presented a different institutional focus, with the predominance of the regulatory and normative focuses, although the cognitive is the one that permeates Brazil's present institutional evaluation system.
  • Modelo de gestión de calidad en proyectos de investigación y desarrollo en el ámbito de la Universidad Tecnológica Nacional acorde a la norma internacional ISO 10006: 2003

    Giménez, Lucas Gabriel

    Resumo em Espanhol:

    Se estudió el estado de situación de la investigación en la Argentina y, específicamente, en la Universidad Tecnológica Nacional. Se relevó la normativa que hace referencia a la investigación desde la creación de la Universidad Tecnológica Nacional hasta nuestros días. Se analizaron los comentarios formulados por la Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria respecto al estado de la investigación y el desarrollo en la acreditación de las carreras. A partir de una encuesta a investigadores de las Facultades Regionales Avellaneda y Buenos Aires surgió la necesidad de mejorar los formularios para la presentación de proyectos. Se analizaron distintas normativas internacionales y se concluyó que la más adecuada, para tomar como referencia, era la norma ISO 10006:2003 (Sistemas de Gestión de Calidad. Directrices para la Gestión de Calidad en Proyectos). Se estudió esta norma y se explicó la forma de interpretación de cada capítulo en el ámbito de la Universidad Tecnológica Nacional. Se realizó una adecuación de los formularios actuales y se obtuvo un modelo preliminar que fue validado en cuatro grupos de investigación. El resultado de la validación arrojó posibilidades de mejoras que se aplicaron al modelo definitivo para la presentación de proyectos.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the situation of research in Argentina, specifically, at the National Technological University. The normative referred to the research since the creation of the National Technological University up to the present time. The comments formulated by the National University Evaluation and Accreditation Committee about the state of research and development in the accreditation of programs were analyzed. Based on a survey taken by researchers from the Avellaneda and Buenos Aires Regional Colleges, the need of improving the forms for presenting projects arose. Different international guidelines were analyzed and it was concluded that the most appropriate standard to be used as reference was the ISO 10006:2003 (Quality Management Systems. Guidelines for Project Quality Management). This standard was studied and the way in which to interpret each chapter at the ambit of the National Technological University was explained. The present forms were adapted and a preliminary model was obtained, which was validated in four research groups. The result of the validation showed possibilities of improvements that were applied to the final model for project presentation.
  • Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação

    Dias Sobrinho, José

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a avaliação como uma produção de sentidos, especialmente sobre as finalidades essenciais da educação. É prática social polissêmica que não se limita ao conhecimento e ao processo ensino-aprendizagem. Busca compreender os significados dos fenômenos educativos, inclusive as questões relativas à autonomia pessoal e à vida social e pública do sujeito da educação e sua participação na construção da sociedade democrática. Atribui especial ênfase à avaliação dinâmica e participativa e discute as relações entre avaliação e regulação.

    Resumo em Inglês:

    This article presents evaluation as a production of meaning, especially the meaning of the essential purposes of education. It is a social polisemic practice that does not limit itself to knowledge and the teaching-learning process. It tries to comprehend the meanings of the educational phenomenon, including the issues relative to personal autonomy and to the social and public life of the subject of education and his participation in the construction of a democratic society. Special emphasis is attributed to the dynamic and participative evaluation and to the discussion of the relation between evaluation and regulation.
  • Reflexiones acerca de los sistemas de informacion universitarios ante los desafios y cambios generados por los procesos de evaluacion y acreditacion

    Barcos, Santiago José

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de la relevancia de los Sistemas de Información para universidades. Tales sistemas son esenciales para la gestión, para lograr enriquecer los resultados de la adopción de decisión y también para informar las acciones de las universidades a la sociedad. El artículo contiene algunas reflexiones respecto de los Sistemas de Informaciones en los Procesos de Evaluación y Acreditación y muestra los defectos detectados en Universidades Europeas y Latinoamericanas. Asimismo, se plantean requerimientos y funciones de este importante recurso y un especial énfasis en desarrollarlos adecuadamente para optimizar el funcionamiento y para impulsar la integración entre Instituciones Educativas en el contexto global.

    Resumo em Inglês:

    This article explains about the relevance that the Informations Systems have for universities, which are essential for management, to rich decision-making results, and also to report their actions to society. It contains some reflections about the necessity of Informations Systems in the Evaluation and Accreditation Processes, and expresses the faults detected in European and Latin American universities. Lastly, there is an enunciation of requirements and functions of this important resource, and a special emphasis on developing them properly to improve the integration between the Education Institutions in the global context.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br