Savioli (2006)SAVIOLI, A. M. P. D. Equações Algébricas nas Práticas Vivenciadas: uma abordagem histórica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2006, Curitiba. Anais […] Curitiba: SBEM, 2006. p. 1-09.
|
Equações Algébricas |
Fazer com que os estudantes tenham um momento de reflexão sobre as equações algébricas, momento este nem sempre oportunizado no curso de licenciatura em Matemática. |
Não há uma fundamentação teórica explícita. Recorre-se à ideia de utilização da História da Matemática no Ensino. |
A Resolução de Problemas foi adotada como metodologia. |
Estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática (na realidade trata-se de uma proposta para ser implementada com alunos desse curso, mas não da análise da aplicação do que está sendo proposto). |
Savioli (2009)SAVIOLI, A. M. P. D. Origens e caracterizações da Álgebra e do Pensamento Algébrico sob a ótica de vários autores. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2019, Taguatinga. Anais […] Taguatinga: SBEM, 2009. p. 1-17.
|
Não há um objeto específico |
Explorar o estudo do pensamento algébrico na Educação Básica e Superior |
Concepções sobre Álgebra nas óticas de diferentes autores. |
É uma pesquisa bibliográfica. |
Não há |
Mondini e Bicudo (2010)MONDINI, F.; BICUDO, M. A. V. A presença da Álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática no Estado do Rio Grande do Sul. Acta Scientiae, Canoas, v. 12, n. 2, p. 43-54, jul./dez. 2010.
|
Não há um objeto específico |
Estudar as concepções que professores de Álgebra de cursos de licenciatura têm sobre a relevância dessa disciplina na formação de professores de Matemática. |
Concepções sobre Álgebra nas óticas de diferentes autores. |
Pesquisa qualitativa desenvolvida fenomenologicamente, recorrendo-se a Entre-vistas (encontros presenciais por meio dos quais a pesquisadora olhava e ouvia a fala do/a depoente). |
Professores de Álgebra de um curso de Licenciatura em Matemática. |
Elias, Barbosa e Savioli (2012)ELIAS, H. R.; BARBOSA, L. N. S. C.; SAVIOLI, A. M. P. D. Indícios de dificuldade na compreensão da Matemática avançada: o conceito de grupo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais[…] Petrópolis: SBEM, 2012. p. 1-17.
|
Grupo |
Verificar como estudantes de licenciatura em Matemática lidam com conceitos de Matemática Avançada que têm um novo estatuto cognitivo como conceitos construídos a partir de definições formais, a saber, conceitos que envolvem o estudo do objeto matemático grupo. |
Pensamento Matemático Avançado. |
Os dados foram colocados por meio de entrevistas semiestruturadas. |
Dois estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática. |
Kirnev e Savioli (2017)KIRNEV, D. C. B.; SAVIOLI, A. M. P. D. Set-befores e Met-befores: influência no estudo de anéis de polinômios. VIDYA, Santa Maria, v. 37, n. 2, p. 533-547, 2017.
|
Anéis de Polinômios |
Investigar que set-befores e met-befores estão envolvidos em resoluções de atividades sobre anéis de polinômios. |
Ideias acerca do Pensamento Matemático Avançado e de Pirâmide de Avaliação. |
A aplicação das atividades desenvolvidas a partir das referências bibliográficas da disciplina Estruturas Algébricas envolveu uma avaliação diagnóstica e, posteriormente, a reaplicação dessas atividades disponibilizando aos estudantes materiais complementares. |
Sete estudantes de um curso de Bacharelado em Matemática que já haviam cursado a disciplina Estruturas Algébricas. |