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Desempenho académico de alunos de 9° ano na Geometria Espacial: Impacto de variáveis pessoal e de contexto

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de um estudo que investiga a qualidade do desempenho académico em Geometria Espacial de alunos do 9.° ano, quando estão prestes a ser expostos a conceitos, sólidos geométricos e problemas mais complexos, em experiências escolares de aprendizagem. Os participantes eram alunos de escolas públicas portuguesas. Foram recolhidas informações sobre a classificação escolar em matemática do ano letivo anterior e a escolaridade da mãe. Foram aplicados um teste de geometria, um teste de atribuição causal ao desempenho escolar e dois testes de raciocínio – espacial e mecânico – e todos os dados recolhidos foram analisados e interpretados estatisticamente. Para abordar a diferente natureza das variáveis, foi realizada uma regressão linear hierárquica. Os resultados sugerem que quase 41% da variação no desempenho académico da Geometria Espacial pode ser explicada pelas variáveis pessoais e contextuais estudadas. A recomendação para professores envolve a criação de experiências de aprendizado que envolvam os alunos em raciocínio espacial e habilidades de pensamento de nível mais elevado.

Palavras-chave:
Geometria Espacial; Raciocínio espacial; Raciocínio mecânico; Atribuições causais

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