Acessibilidade / Reportar erro

Terapia ocupacional com a comunidade: complexidade de ações e contextos

Resumo

Introdução:

Os Terapeutas Ocupacionais vêm construindo ações com uma abordagem comunitária, no entanto, estas têm sido pouco documentadas.

Objetivo:

Relacionar uma experiência de ações do Terapeuta Ocupacional (TO) como parte do processo desenvolvido no âmbito do projeto “Contribuição aos processos de inclusão social de pessoas com deficiência por meio da participação comunitária na comuna 20” de Santiago de Cali, Colômbia.

Método:

Relato de experiência relacionada a vivências acadêmico-assistenciais. As atividades são desenvolvidas no quadro de ensino de assistência entre o programa acadêmico de TO da Universidad del Valle e a Rede de Saúde Ladera da Cidade de Cali. O grupo consistia em três estudantes de prática de TO e 1 professor de TO. Um grupo de 15 pessoas formado por sociedade civil, pessoas com deficiência e familiares, com reuniões semanais com duração de duas horas.

Resultados:

O processo compreendeu quatro ações: a primeira, ou linha de base, possibilitou compreender as necessidades da população e o necessário ajuste do projeto; o segundo, a identificação de atores-chave que tiveram impacto social em questões de deficiência; o terceiro, a visibilidade da deficiência como um problema social. Na quarta ação, a capacidade de ação e autogestão de um grupo de atores foi acompanhada e fortalecida.

Conclusão:

A adoção de uma abordagem social, ecológica e comunitária possibilitou localizar necessidades e respostas coletivas em um processo no qual todos os atores eram co-participantes.

Palavras-chave:
Participação da Comunidade; Pessoas com Deficiência; Terapia Ocupacional

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br