Editorial Um novo mestrado em terapia ocupacional: perspectivas e desafios Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van Faria-Fortini, Iza de Magalhães, Lívia de Castro |
Editorial Mestrado profissional em terapia ocupacional na Universidade de São Paulo: apostando na força dos processos coletivos Almeida, Marta Carvalho de Oliver, Fátima Correa |
Artigo Original Histories of occupational therapy in Latin America: the first decade of creation of the education programs Monzeli, Gustavo Artur Morrison, Rodolfo Lopes, Roseli Esquerdo Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar os processos históricos que permitiram e impulsionaram a criação da terapia ocupacional na América Latina. Para a identificação dos colaboradores, foram elencados os países que são membros da Confederação Latino-americana de Terapia Ocupacional (Clato), tendo sido contatados seus representantes nessa organização, os quais foram convidados à colaboração, de maneira a ser possível um levantamento inicial de documentos e sujeitos envolvidos com tais processos nos diferentes países. Em relação à reunião e organização de dados, foi realizado um recorte histórico dos primeiros dez anos desde que se identificou o início do primeiro programa de formação em terapia ocupacional na América Latina, a saber, entre os anos de 1956 a 1966. Os países cujos programas foram criados nessas décadas foram: Brasil, México, Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia. Como parte dos resultados, foi possível identificar que as histórias da terapia ocupacional e a criação de programas de formação na América Latina passam, dentre outros fatores, pelos antecedentes relacionados às epidemias de poliomielite e à história do cuidado no âmbito do adoecimento psíquico, além da presença dos movimentos de cooperação internacional, da hierarquização das carreiras profissionais e dos processos de subordinação do gênero feminino, no que se refere à inserção das mulheres no mercado de trabalho.Abstract in English: Abstract This article aims to analyze the historical processes that allowed and promoted the creation of occupational therapy in Latin America. For the identification of the collaborators, the countries that are members of the Latin American Confederation of Occupational Therapy (Clato) were listed, the representatives in that organization were contacted and invited to collaborate, in order to be possible an initial survey of documents and subjects involved with such processes in different countries. In relation to the collection and organization of data, was made a historical delimitation of the first ten years in which was identified the beginning of the first programs in occupational therapy in Latin America, namely between 1956 and 1966. The countries whose programs were created in those decades were: Brazil, Mexico, Argentina, Venezuela, Chile and Colombia. As part of the results, it was possible to identify that the histories of occupational therapy and the creation of programs in Latin America include, among other things, the antecedents related to poliomyelitis epidemics and to the history of psychiatric care, as well as the presence of international cooperation movements, the hierarchy of professional careers and the processes of subordination of the female gender, as regards the insertion of women in work activities. |
Artigo Original Children and adolescents in social vulnerability: well-being, mental health and participation in education Souza, Larissa Barros de Panúncio-Pinto, Maria Paula Fiorati, Regina Célia Abstract in Portuguese: Resumo Objetivo Analisar a condição de vida de famílias em vulnerabilidade social e sua potencial relação com bem-estar, saúde mental e a participação escolar das crianças e adolescentes. Método Pesquisa de método misto que utilizou questionário sociodemográfico, mapas corporais narrados e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. O estudo se deu em um dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Ribeirão Preto. Participaram do estudo as crianças e adolescentes que frequentam o serviço, seus professores, familiares e a coordenadora do local da coleta. Para análise estatística da etapa quantitativa foi utilizado o programa IBM SPSS Statistic versão 24.0 e, na etapa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados Foi possível, através das entrevistas e dos mapas corporais, identificar um sofrimento emocional por parte das crianças e adolescentes, negligenciado pela família, escola e Estado. Observou-se, também, o prejuízo quanto ao desempenho escolar das crianças e adolescentes devido a fatores relacionados à cultura de exclusão, à vulnerabilidade social, à falta de estímulo da família, e o despreparo da escola e dos professores para trabalhar com tal população e sua realidade. Conclusão Considera-se que há a necessidade de uma maior atenção aos grupos sociais vulneráveis a partir da formulação e implementação de políticas públicas, de programas de desenvolvimento social e ações efetivas do Estado e sociedade civil.Abstract in English: Abstract Objective To analyze the life condition of families in social vulnerability and their potential relation with well being, mental health and the participation and school performance of children and adolescents. Method Mixed-method study which used a sociodemographic questionnaire, narrated body maps and semi-structured interviews for data collection. Data was collected at one of the units of the Services for Coexistence and Strengthening of Bonds of the Secretary of Social Assistance of the city of Ribeirão Preto. The children and adolescents attending the service, their teachers, family members and the local coordinator participated in the study. Quantitative statistical analysis was performed with IBM SPSS Statistic version 24.0 program, qualitative assessment was performed through content analysis. Results It was possible through the interviews and the physical maps to identify emotional suffering on the part of the children and adolescents, however, great difficulty in the perception of such state was noticed, which does not receive due attention from parents and teachers. The study also shows the impairment in the educational performance of children and adolescents due to factors mainly related to the culture of exclusion, lack of family encouragement, and the lack of preparation both from school and teachers to work with such population and their reality. Conclusion There is a need for greater attention to vulnerable social groups through the formulation and implementation of public policies, social development programs and effective actions by the State and civil society. |
Artigo Original Technologies in neuropsicomotor development in schools four to six years Fink, Karina Mélo, Tainá Ribas Israel, Vera Lúcia Abstract in Portuguese: Resumo Introdução Estudos apontam que as crianças estão passando cada vez mais tempo com a tecnologia. Objetivo Verificar a influência da tecnologia no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças de quatro a seis anos de idade em uma escola particular. Método Aplicou-se um questionário a pais e mães referente ao tempo de exposição e formas de utilização de tecnologias e atividades lúdicas cotidianas e o teste Denver II, comparando o desempenho de crianças mais expostas às menos expostas à tecnologia. Resultados A tecnologia não influenciou o DNPM das crianças, possivelmente porque, além do uso de tecnologias, os pais relatam estímulos diversos, incluindo brincadeiras não tecnológicas. Observou-se uma influência da idade na existência de atrasos, de modo que quanto menor a idade maior o atraso neuropsicomotor. Conclusão Para esta amostra, a tecnologia não teve influência, porém sugere-se mais estudos com um número maior de participantes e de outras idades.Abstract in English: Abstract Introduction Studies indicate that children are spending more time with technology. Objective To verify the influence of technology in the neuro psychomotor development of children from four to six years of age in a private school. Method a questionnaire was applied to parents regarding the time of exposure and ways of using technologies and daily activities and was applied Denver II Test, comparing the performance of the most with those least exposed to the technology. Results technology does not influenced the neuropsychomotor development, possibly because besides the use of technologies, they report diverse stimuli, including jokes. An age influence was observed in the existence of delays, and the lower the age the greater the neuro psychomotor delay. Conclusion For this sample the technology had no influence, but more studies are suggested with a larger number of participants and other ages. |
Artigo Original Disabled persons on the way to participatory democracy Silva, Ana Cristina Cardoso da Oliver, Fátima Correa Abstract in Portuguese: Resumo O presente artigo objetiva discutir sobre a participação social das pessoas com deficiência e o exercício do controle social nas Organizações, Associações, Grupos e Conselho específicos do segmento. Para tanto, o estudo constrói uma relação entre a compreensão sobre deficiência, a questão da representatividade e o protagonismo desse segmento na luta por direitos e no controle social das políticas públicas. Traz como chave de leitura as concepções de democracia participativa e controle social; as diferentes perspectivas de compreender a deficiência e as concepções de Hannah Arendt para espaço público e privado. Trata-se de um estudo exploratório, realizado com Organizações DE e PARA pessoas com deficiência, através de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e presidentes; observação participante de reuniões, encontros e assembleias; pesquisa documental sobre leis e decretos vigentes em âmbito municipal e nacional, Conferências locais de educação, saúde e assistência social, estatutos, folders, atas e cartilhas produzidos pelas Organizações e por meio da construção de um diário de campo. Os resultados e discussões abordam a realidade de um município específico, todavia, também se balizam pelo contexto nacional da luta organizada pelos direitos da pessoa com deficiência. As representações sociais da deficiência, atreladas à dinâmica de funcionamento e gestão das Organizações e às mudanças no contexto dos movimentos sociais formados nas ruas, nos espaços públicos e privados apresentam, ao mesmo tempo, fragilidades e potencialidades na defesa e fortalecimento da participação das pessoas com deficiência nos processos decisórios.Abstract in English: Abstract This article aims to discuss the social participation of disabled persons and the exercise of social control in the specific Organizations, Associations, Groups and Council of the segment. For this, the study builds a relationship between: understanding about disability, the issue of representativeness and the role of this segment in the struggle for rights and in the social control of public policies. And it brings as a key reading the conceptions of participatory democracy, social control; the different perspectives of understand the deficiency and the conceptions of Hannah Arendt for public and private space. This is an exploratory study carried out with organizations OF and FOR disabled persons, through semi-structured interviews with coordinators and presidents; participant observation of meetings and assemblies; documentary research on municipal and national laws and decrees, municipal conferences on education, health and social assistance, statutes, folders, minutes and leaflets produced by the Organizations and through the construction of a field diary. The results and discussions approach the reality of a specific municipality, however, are also marked by the national context of the struggle organized by the rights of disabled persons. The social representations of disability, coupled with the dynamics of the functioning and management of the Organizations and the changes in the social movements formed in the streets, in the public and private spaces, present, at the same time, weaknesses and potentialities in the defense and strengthening of the participation of disabled persons in decision-making processes. |
Artigo Original Cross-cultural adaptation of Autism Classification System of Functioning: Social Communication (ACSF: SC) for use in Brazil Eloi, Débora Santana Mareco, Kesia Kelen Gonçalves Queiroz, Adriana Gonçalves Lage, Carla Ribeiro Galvão, Cecília Pletschette Araújo, Clarice Ribeiro Soares Araújo Costa, Samara de Cardoso, Ana Amélia Abstract in Portuguese: Resumo Objetivo Realizar a adaptação transcultural do instrumento: Autism Classification System of functioning: Social communication (ACSF: SC), que permite classificar o nível da função da comunicação social de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), para uso no Brasil. Método Estudo metodológico de adaptação transcultural do instrumento ACSF: SC. Foram seguidas recomendações para adaptação transcultural de protocolos da área da saúde, que incluiu a permissão assegurada, tradução, tradução reversa, revisão e painel de especialistas. Resultados A avaliação dos especialistas evidenciou que a versão traduzida do instrumento ACSF: SC foi bem compreendida conceitualmente e adequada culturalmente, com 48 frases apresentando índice de concordância maior que 90% quanto à equivalência conceitual e cultural. Frases que não obtiveram níveis adequados de concordância foram revisadas, conforme sugestões dos especialistas. Conclusão A equivalência entre o instrumento ACSF: SC original e a tradução está garantida, obtendo índice de concordância acima de 90%. O instrumento estará apto para uso clínico em breve, após validação de suas propriedades de medida.Abstract in English: Abstract Objective To conduct a cross-cultural adaptation of the instrument: Autism Classification System of functioning: Social communication (ACSF: SC), which allows clinicians to classify the level of the social communication function of children with autism spectrum disorder (ASD), for its use in Brazil. Method Methodological study of cross-cultural adaptation of the instrument ACSF: SC. We followed recommendations for transcultural adaptation of health protocols, which included assured permission, translation, reverse translation, review, and panel of experts. Results The evaluation of the experts revealed that the translated version of the ACSF: SC instrument was well understood conceptually and culturally adequate, with 48 sentences presenting a concordance index greater than 90% regarding conceptual and cultural equivalence. Phrases that did not achieve adequate levels of agreement were reviewed, according to experts’ suggestions. Conclusion Equivalence between the original ACSF: SC and its translated into Brazilian Portuguese is guaranteed, as it reached a concordance index above 90%. The Brazilian version of the ACSF: SC will be suitable for clinical use once its psychometrics properties are established. |
Artigo Original Schooling of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in adulthood: reports and perspectives of parents and caregivers of adults with ASD Rosa, Fernanda Duarte Matsukura, Thelma Simões Squassoni, Carolina Elisabeth Abstract in Portuguese: Resumo A Política Nacional da Educação, dentro da perspectiva da educação inclusiva, orienta que os sistemas de ensino e aprendizagem garantam o acesso desde a educação infantil até o ensino superior/profissionalizante. A literatura da área revela a necessidade de uma maior compreensão acerca dos processos de escolarização para pessoas com TEA nas diversas etapas da vida. Este trabalho teve como objetivo identificar perspectivas de familiares de adultos com TEA em relação às instituições que se propõem a atenção aos autistas na vida adulta. Objetivou também identificar como foi o percurso escolar, os aspectos positivos e desafios, sob o ponto de vista de seus familiares. O método incluiu a administração de dois questionários, analisados através de estatística descritiva e da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Participaram do estudo 67 pais/cuidadores de adultos com TEA residentes em 14 estados brasileiros. Os resultados evidenciam exclusão vivenciada por esses adultos em seu processo de escolarização desde o período da infância/adolescência até a idade adulta. Verifica-se que a maior parte destes autistas esteve inserida somente em instituições educacionais especiais, sendo que somente oito chegaram a instituições regulares de ensino na idade adulta. As dificuldades relatadas estavam relacionadas à inserção, qualidade dos serviços e permanência nas instituições escolares. Foram apresentados como pontos positivos a ampliação da socialização e o ganho de habilidades. Por fim estes familiares apresentam suas perspectivas sobre como deveriam ser as instituições aptas a receberem a pessoa com TEA, já em idade adulta, englobando atendimentos individualizados e de forma integral.Abstract in English: Abstract The Educational National Policy, within the perspective of inclusive education, orients teaching and learning systems to guarantee access since preschool until high school/vocational school. The literature on the field reviews the need for a greater understanding of schooling processes for people with ASD in the different stages of life. This study has aimed to identify the perspective of families of adults with ASD regarding the institutions that offer care to autistic people during adulthood. The study has also aimed to identify the educational trajectory, its positive aspects/challenges, under the outlook of their family members. The research methodology includes the provision of two questionnaires, subsequently analyzed under descriptive statistics and Collective Subject Discourse Methodology (CSD). In total, 67 parents/caregivers of adults with ASD, residents in 14 Brazilian states, were part of the study. The results reveal the exclusion experienced by these adults in their educational trajectories, since their childhood/adolescence, until their adulthood. Moreover, it is noted that most of them have been inserted only in special education institutions, with only eight reaching regular teaching institutions within adulthood. The reported challenges were related to inclusion, service quality and permanence in the educational institutions. As for positive aspects, the expansion of socialization and the gain of new skills have been highlighted. Ultimately, these family members showed their perspectives on characteristics institutions should have, in order to be considered suitable to care for people with ASD during adulthood, comprising individual and comprehensive care. |
Artigo Original Intensive care protocol for infants with asymmetry Correr, Mayara Thais Pfeifer, Luzia Iara Abstract in Portuguese: Resumo Introdução Lesões no sistema nervoso central em desenvolvimento podem causar alterações de tônus, de coordenação e de equilíbrio, assim como assimetria de membros superiores, resultando em limitações funcionais mais evidentes em um hemisfério corporal e restrição na participação social de crianças. Objetivo Partindo do princípio de que a terapia é mais eficiente quando iniciada em idade precoce, o objetivo deste estudo foi elaborar um protocolo modificado da CIMT (Constraint-Induced Movement Therapy) em associação com o HABIT (Hand-Arm Bimanual Intensive Therapy) e investigar seus efeitos em lactentes com hemiparesia ou assimetria de membros superiores. Método Participaram do estudo 5 lactentes com idade entre 6 e 24 meses que apresentaram assimetria dos membros superiores. A Avaliação Manual Infantil Geral e Objetiva (AMIGO) foi utilizada para avaliar a função motora dos membros superiores. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) foi realizado com os cuidadores, a fim de avaliar a percepção dos mesmos sobre a participação funcional do lactente em tarefas de vida diária. Todas as avaliações foram realizadas antes, imediatamente após a intervenção, e 4 meses após o desenvolvimento do protocolo para registro de follow-up. Os dados foram analisados descritivamente e por meio de análise utilizando o método Jacobson-Truax. Resultados Foi observado nos lactentes, aumento expressivo na utilização espontânea do membro superior mais comprometido em tarefas de motricidade fina e grossa. Conclusão O protocolo adaptado utilizou brinquedos e tarefas apropriadas à idade e foi eficaz para produzir aumento quantitativo e qualitativo na utilização do membro superior mais comprometido, bem como na função unimanual e bimanual.Abstract in English: Abstract Introduction Injuries to the developing central nervous system can cause changes in muscle tone, coordination, and balance, as well as asymmetry of the upper limbs resulting in more obvious functional limitations in a body hemisphere and restriction in the social participation of children. Objective Based on the principle that therapy is more effective when started at an early age, the objective of this study was to develop a modified CIMT protocol (Constraint-Induced Movement Therapy) in association with HABIT (Hand-Arm Bimanual Intensive Therapy) and investigate the effects in infants with hemiparesis or asymmetry of upper limbs. Method Five infants aged 6 to 24 months who presented asymmetry of the upper limbs participated in the study. The General and Objective Manual Evaluation of Infants (AMIGO) was used to evaluate the motor function of the upper limbs. The Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) was carried out with the caregivers in order to evaluate their perception of the functional participation of the infant in daily tasks. All evaluations were performed before and immediately after the intervention, and 4 months after protocol development for follow-up recording. The data were analyzed descriptively and by means of analysis using the Jacobson-Truax method. Results A significant increase in the spontaneous use of the more compromised upper limb was observed in infants with fine and gross motor tasks. Conclusion The adapted protocol used toys and tasks appropriate to the age and was effective in producing a quantitative and qualitative increase in the use of the most compromised upper limb as well as in the unimanual and bimanual function. |
Artigo Original Parkinson's Disease: The occupational therapeutic treatment in the perspective of professionals and elderly Silva, Thaiane Pereira da Carvalho, Claudia Reinoso Araujo de Abstract in Portuguese: Resumo O envelhecimento populacional mundial vem acontecendo de forma acelerada e um dos grandes desafios deste século é a criação de estratégias para manter a qualidade de vida e para qualificar o cuidado da população idosa, que apresenta uma elevada prevalência de doenças crônicas degenerativas e incapacitantes, entre elas a Doença de Parkinson. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo conhecer as intervenções do terapeuta ocupacional junto aos idosos com Doença de Parkinson, bem como as concepções dos idosos com Doença de Parkinson sobre a terapia ocupacional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito terapeutas ocupacionais que atendem idosos com Doença de Parkinson e seis idosos com a doença. Os dados foram analisados por meio da análise temática proposta por Minayo. A partir disso, surgiram as seguintes categorias que nortearam a discussão: compreensão sobre a Terapia Ocupacional por parte dos idosos; objetivos do tratamento terapêutico ocupacional; avaliações, técnicas, recursos e abordagens em Terapia Ocupacional e a percepção sobre os resultados do tratamento terapêutico ocupacional. Conclui-se que os idosos possuem dificuldade em compreender a profissão, que há divergências entre as concepções dos idosos e dos profissionais em relação aos objetivos do tratamento; as técnicas e os métodos utilizados pelos profissionais foram distintos, mas em sua maioria se deu com base em componentes motores; e que os resultados do tratamento estão fortemente relacionados à fase da doença em que o idoso se encontra e a sua adesão ao tratamento.Abstract in English: Abstract The world population aging has been happening fast and one of the great challenges of this century is the creation of strategies for quality of life and for the care of the elderly population that still presents a high prevalence of chronic degenerative and incapacitating diseases, among them the Disease of Parkinson This qualitative study had as objective to know the interventions of the occupational therapist next to the elderly with Parkinson's Disease, as well as the conceptions of the elderly with Parkinson's Disease on the occupational therapy. Semi-structured interviews were conducted with eight occupational therapists attending elderly people with Parkinson's disease and six elderly with the disease. The data were analyzed through the thematic analysis proposed by Minayo. From this, the following categories emerged that guided the discussion: understanding about Occupational Therapy by the elderly; objectives of occupational therapy; evaluations, techniques, resources, and approaches in Occupational Therapy and the perception about the results of occupational therapy. It is concluded that the elderly have difficulty in understanding the profession, that there are differences between the conceptions of the elderly and the professionals in relation to the objectives of the treatment, the techniques and the methods used by the professionals were different, but mostly based in motor components, and that the efficacy of treatment is strongly related to the stage of the disease in which the elderly are and to their adherence to treatment. |
Artigo Original Health conditions of institutionalized elderly: contributions to interdisciplinary action and health promoter Silva, Rosane Seeger da Fedosse, Elenir Pascotini, Fernanda dos Santos Riehs, Estefânia Brunelli Abstract in Portuguese: Resumo Introdução A avaliação do estado de saúde dos idosos institucionalizados é considerada uma prática essencial à promoção e recuperação da saúde, que deve incluir a investigação de aspectos relacionados às necessidades biopsicossociais. Objetivo Caracterizar clinicamente os idosos residentes em uma ILPI filantrópica de uma cidade do interior do RS, visando o planejamento de ações interdisciplinares que preservem a independência e/ou previnam dependência funcional desses idosos. Método Estudo transversal, descritivo e quantitativo, fundamentado na análise de um documento denominado Ficha de Cadastro que compõe o prontuário dos idosos. Foram analisadas a totalidade dos cadastros, entre os meses de maio e junho de 2017. As informações pesquisadas foram: sexo, idade, etnia/raça, escolarização, profissão/ocupação prévia, estado civil, presença de doenças e uso de medicações, bem como manutenção ou não de vínculo familiar. Resultados Participaram da pesquisa 67 idosos, todos do sexo masculino. A idade variou entre 60 e 105 anos, sendo que a maioria se encontrava na faixa etária dos 70 anos ou mais. Identificou-se a predominância de idosos brancos, alfabetizados, profissionais de serviços gerais e solteiros; foram mais comuns os déficits visuais (maioria corrigida) e os auditivos (minoria corrigida). Destacaram-se as condições de saúde relacionadas à história de uso abusivo de álcool e tabaco, de doenças sistêmicas e neurodegenerativas, seus agravos e consequências desfavoráveis, bem como uso excessivo de medicamentos psicotrópicos e bom nível de manutenção de vínculo familiar. Conclusão Constataram-se situações de ordem biológica e psicossocial, abordadas pela atual equipe, entre outras que requerem a atuação de novos profissionais de saúde que não compõem a equipe. Esses dados podem auxiliar no planejamento de ações voltadas à promoção de saúde, incluindo atenção interdisciplinar – ampliada, individualizada e coletiva – ao idoso institucionalizado.Abstract in English: Abstract Introduction The evaluation of the health status of the institutionalized elderly is considered an essential practice for the promotion and recovery of health, which should include the investigation of aspects related to biopsychosocial needs. Objective Clinically characterize the elderly living in a philanthropic ILPI in a city in the interior of the State of Rio Grande do Sul, aiming at the planning of interdisciplinary actions that preserve independence and / or prevent functional dependence of these elderly people. Method This is a cross-sectional, descriptive and quantitative study, based on the analysis of a document called the Data Sheet that composes the medical records of the elderly. The data were: sex, age, ethnicity / race, schooling, previous occupation / occupation, marital status, presence of diseases and medications, as well as maintenance or not of family bond. Results 67 elderly people, all males, participated in the study. The age ranged from 60 to 105 years, with the majority being in the age group of 70 years or older. It was identified the predominance of white, literate elderly, general and single professionals; visual deficits (corrected majority) and auditory deficits (corrected minority) were more common. The health conditions related to the history of abuse of alcohol and tobacco, systemic and neurodegenerative diseases, their aggravations and unfavorable consequences, as well as excessive use of psychotropic drugs and low level of maintenance of family bonding were highlighted. Conclusion Biological and psychosocial situations were analyzed, which were addressed by the current team, among others, which require the participation of new health professionals who do not make up the team. These data can help in planning actions aimed at health promotion, including interdisciplinary attention - extended, individualized and collective - to the institutionalized elderly. |
Artigo Original Stretching exercises in perception of stress in nursing professionals: randomized clinical trial Costa, Max Vanderson Cezar da Silva, José Nunes da Gurgel, Jonas Lírio Porto, Flávia Abstract in Portuguese: Resumo Introdução: Profissionais de Enfermagem (PE) possuem rotina de trabalho muito estressante que os tornam categoria de risco para o desenvolvimento de doenças ocupacionais. Exercícios físicos podem atenuar o estresse, mas, há dúvida sobre os benefícios do alongamento muscular. Objetivo Verificar o efeito de exercícios de alongamento sobre o estresse em PE. Método Estudo clínico randomizado, tipo paralelo, com a participação de 39 PE (Experimental = 20; Controle = 19). Os perfis laborais e de estresse ocupacional foi investigado via questionário. As aulas de alongamento duraram 8 semanas, 3 vezes semanais sessões de 40 minutos. Os dados foram tratados com estatística descritiva e teste ANCOVA (p≤0,05). Resultados Quanto ao perfil laboral e estresse ocupacional, os resultados mostraram que 64% consideravam o trabalho ‘pesado’ com mais de 10h/dia (97%). Sobre férias, 62% afirmaram tirar mais de 20 dias, mas, 28% trabalhavam nesse período. Mais da metade envolvia-se com outras atividades profissionais (51%) e costumava trabalhar aos finais de semana (97%). No ano anterior, 49% ausentaram-se do serviço uma ou mais vezes por motivos de saúde. A maioria apresentou insatisfação (56%) quanto à sua vida profissional, mas, considerou ‘satisfatório’ a ‘muito bom’ o ambiente de trabalho (92%) e ‘bom’ a ‘muito bom’ o relacionamento com os colegas (98%). Após oito semanas de aulas, houve diminuição de estresse (F = 43,522; p<0,001; tamanho do efeito = 0,547). Conclusão Apesar do perfil laboral e de estresse, os exercícios de alongamento proporcionaram atenuação do estresse ocupacional nos PE. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-6PVVDB).Abstract in English: Abstract Introduction: Nursing professionals (NP) have a very stressful work routine that makes them a category of risk for the development of occupational diseases. Physical exercises can ease stress, but there is doubt about the benefits of muscle stretching. Objective To verify the effect of stretching exercises on stress in NP. Method This is a randomized, parallel type study with the participation of 39 NPs (Experimental = 20, Control = 19). The occupational and occupational stress profiles were investigated by a questionnaire. The stretching classes lasted 8 weeks, 3 times weekly and 40 minute sessions. The data were treated with descriptive statistics and ANCOVA test (p≤0.05). Results Regarding the occupational profile and occupational stress, the results showed that 64% considered the work 'heavy' with more than 10h/day (97%). On holiday, 62% reported taking more than 20 days, but 28% worked in that period. More than half were involved in other professional activities (51%) and used to work on weekends (97%). In the previous year, 49% were absent from the service one or more times for health reasons. Most of them (56%) were dissatisfied with their professional life, but considered the work environment to be 'very good' (92%) and 'good' and the relationship with colleagues as 'very good' (98%). After eight weeks of classes, there was a decrease in stress (F = 43.522, p <0.001, effect size = 0.547). Conclusion Despite the work profile and stress, stretching exercises provided attenuation of occupational stress in NPs. Brazilian Registry of Clinical Trials (RBR-6PVVDB). |
Artigo Original Chromatic visual preference in full-term newborns Albuquerque, Raquel Costa Ferreira, Wilsineth Borges Teixeira Holanda, Norrara Scarlytt de Oliveira Paiva, Rayssa Béder César Marcelino, Juliana Fonsêca de Queiroz Pereira, Silvana Alves Abstract in Portuguese: Resumo Introdução Evidências têm apontado que a preferência visual por cores em crianças com desenvolvimento atípico pode ser diferente, quando comparada à criança sem alterações do desenvolvimento. Embora esse dado representa um importante mediador sobre a trajetória do desenvolvimento, nenhum estudo caracterizou este perfil em recém-nascidos (RN). Objetivo Caracterizar a preferência visual por cores em RN termo nas primeiras horas de vida. Método Estudo transversal com 46 RN posicionados no colo das mães. Para a avaliação da preferência visual por cores foram apresentados seis cartões, sendo metade branca e a outra metade na cor cromática. A prevalência entre as cores foi testada pelo teste Qui-quadrado e considerou-se o nível de significância de 5%. Resultados 75% dos RN preferiram a cor azul (p=0,001) e apesar da frequência do olhar entre a cor verde e branca ser maior para a cor cromática, não foi detectado preferência entre esta análise (p=0,23). Os únicos cartões que as frequências foram maiores para a o branco foram os cartões com cores amarela e laranja e, ainda assim, não há preferência entre elas (p=0,05 e p=0,37, respectivamente). Conclusão Foi possível conhecer a preferência cromática pelo azul em RN já nas primeiras horas de vida. Considerando que os problemas detectados e ganhos visuais que acontecem ainda no período neonatal irão interferir no desenvolvimento para a vida adulta, sugere-se que uma avaliação da preferência visual por cores possa ser incorporada na rotina do terapeuta ocupacional da Unidade Neonatal, mesmo quando o público alvo for um RN com poucas horas de vida.Abstract in English: Abstract Introduction Evidence has indicated that the visual preference for color in children with atypical development may be different, when compared with child without developmental changes. Although this data represents an important mediator on the developmental trajectory, no study has characterized this profile in newborns (NB). Objective To characterize visual preference for color in full-term NB in the first hours of life. Method This is a cross-sectional study with 46 NBs. Six cards were presented to evaluate the visual chromatic preference, being half white and half in chromatic color. To compare the prevalence of color choice, the chi-square test was applied and the significance level of 5% was considered. Results It was found that 75% of the NBs preferred the color blue (p=0.001) and although the visual frequency between green and white color was higher for chromatic color, no preference was detected (p=0.23). The only cards that had visual frequency higher for white color were yellow and orange, but no preference between them (p=0.05 and p=0.37, respectively). Conclusion The chromatic preference for blue in NBs in the first hours of life was observed. Considering that visual problems and visual gains during neonatal period will interfere with development into adult life, it is suggested that an assessment of visual color preference can be incorporated into the routine of the Neonatal occupational therapist even the NB has few hours of life. |
Artigo Original Passengers with visual disability in air transport: evaluation of airports’ accessibility Silva, Talita Naiara Rossi da Silva, Ana Luisa Rodrigues Caetano, Valéria Oliveira Silvestrini, Gabriela Almeida Menegon, Nilton Luiz Abstract in Portuguese: Resumo Introdução Nas últimas décadas ocorreram mudanças no entendimento da deficiência e avanços no que tange aos direitos humanos das pessoas com deficiência. Apesar disso, estudos mostram que essas pessoas ainda encontram barreiras que restringem sua participação nos diversos contextos sociais, como o transporte aéreo. Objetivo Analisar as condições e procedimentos de acessibilidade em aeroportos brasileiros e compreender as experiências de viagem de pessoas com deficiência visual nas fases de pré-voo, embarque e desembarque. Método Pesquisa com abordagem quantitativa-qualitativa realizada a partir de observação participante em viagens aéreas, entrevista de autoconfrontação com passageiros com deficiência visual e verificação do cumprimento das regras sobre condições e procedimentos de acessibilidade por meio de checklists baseados na norma ABNT NBR-9050/2015 e na Resolução ANAC nº 280/2013. Resultados Participaram do estudo sete passageiros com deficiência visual, incluindo pessoas com cegueira ou com baixa visão, e 30 gerentes de base e supervisores vinculados a quatro companhias aéreas que operam no transporte aéreo doméstico brasileiro. Foram analisados 10 aeroportos, nos quais os passageiros vivenciaram dificuldades que se relacionam, principalmente, a inadequação, descontinuidade e insuficiência das informações e sinalizações, descumprimento e desconhecimento dos procedimentos relativos à acessibilidade, impropriedade da alocação de assentos preferenciais e do atendimento prestado aos passageiros. Conclusão O estudo evidenciou descumprimento das normas e resoluções relativas à acessibilidade além de problemas que afetam a orientação espacial, o deslocamento e a comunicação nas viagens aéreas. Espera-se contribuir para a transformação da acessibilidade nos aeroportos brasileiros, visando favorecer a participação das pessoas com deficiência nas viagens aéreas.Abstract in English: Abstract Introduction In the last decades, there have been changes in the understanding of disability and advances in the human rights of people with disabilities. Nevertheless, studies show that disabled people still encounter barriers which restrict their participation in various social contexts, such as air transportation. Objective To analyze accessibility conditions and procedures in Brazilian airports and to understand the travel experiences of people with visual impairment in the pre-flight, embarkation and disembarkation phases. Method Quantitative-qualitative research based on participant observation in air travel, auto-confrontation interview with visually impaired passengers, and verification of rules compliance of accessibility conditions and procedures through checklists based on ABNT NBR-9050/2015 and ANAC Resolution nº 280/2013. Results The participants were seven passengers with visual impairment, either blind or with low vision plus 30 managers and supervisors linked to four different airlines that operate in the Brazilian air transportation. Ten airports were analyzed, in which passengers experienced difficulties related, mainly, to the inadequacy, discontinuity and insufficiency of information and signage; noncompliance with and lack of knowledge of accessibility procedures; inappropriate allocation of preferential seats and attendance to passengers. Conclusion Besides evidencing the noncompliance with the norms and resolutions related to accessibility, the study also evidenced problems that affect the spatial orientation, the displacement and the communication in travels. Having all this compiled data, contributions to transformation of accessibility in Brazilian airports is expected, with a view to favoring the participation of people with disabilities in air travel. |
Artigo Original Perception of quality of life in athletes of athletics and swimming paralympic Freire, Gabriel Lucas Morais Granja, Carla Thamires Laranjeira Torres, Vanthauze Marques Freire Vasconcelos, Gustavo César de Morais, Milena Pedro de Abstract in Portuguese: Resumo O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção da qualidade de vida (QV) dos atletas paralímpicos das modalidades de atletismo e natação. Tratou-se de um estudo descritivo e de corte transversal com 32 paratletas, sendo 22 de atletismo e 10 de natação. Para avaliação da QV foi utilizado o questionário de avaliação abreviado da qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk; como os dados apresentaram distribuição não paramétrica, foi adotada a apresentação descritiva em mediana (Md) e intervalo interquartílico (Q1; Q3). Para comparar a QV em função do gênero e do patrocínio, foi utilizado o teste de “U” de Mann-Whitney, e para comparar a QV entre o nível de escolaridade, foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis. Observou-se entre os domínios de QV que o domínio meio ambiente obteve o menor índice e o domínio social obteve o maior índice entre os paratletas pesquisados. Em relação aos subgrupos mais prejudicados os menores valores encontrados foram entre os paratletas com níveis de escolaridades fundamental I e nível superior, que apresentaram diferenças nos domínios ambientais e de QV geral, fundamental I com ensino médio, apenas na QV geral e fundamental II com ensino superior, apenas no domínio ambiental. Não foram constatadas diferenças significativas na percepção da QV entre os paratletas com e sem patrocínio, e entre as modalidades atletismo e natação. Conclui-se que os atletas paralímpicos que possuem menor nível de escolaridade apresentaram-se como os grupos com menores percepções de QV.Abstract in English: Abstract The objective of the present study was to evaluate the perception of the quality of life (QoL) of Paralympic athletes of athletics and swimming. It was a descriptive and cross-sectional study with 32 Paralympic athlete. To evaluate the QoL, the questionnaire of abbreviated quality of life evaluation of the World Health Organization was used. For the analysis of the data the Shapiro-Wilk test was used; because the data presented non-parametric distribution, the descriptive presentation was adopted in median (Md) and interquartile range (Q1; Q3). To compare QoL according to gender and sponsorship, the Mann-Whitney “U” test was used, and the Kruskal-Wallis test was used to compare the QoL between the level of schooling. There was a lower perception of QoL in the environmental domain and a greater perception in the social domain among the parathletes surveyed. In relation to the most impaired subgroups, the lowest values were found among paratrans with primary and higher levels of schooling presented differences in environmental domains and general QoL, fundamental I with secondary education, only in general and fundamental QoL II with higher education, only in the environmental domain. There were no significant differences in the perception of QoL between Paralympic athlete with and without sponsorship, and between athletics and swimming modalities. It is concluded that Paralympic athletes who have lower level of schooling presented themselves as the groups with lower perceptions of QoL. |
Artigo Original Plans for the future: an analysis of the occupational perspective of professors for the retirement period Nascimento, Pamela Daniel Machado Polia, Andreza Aparecida Abstract in Portuguese: Resumo Introdução O presente trabalho baseou-se no Modelo de Ocupação Humana, especificamente no subsistema da volição para compreender a fase da aposentadoria. Objetivo A partir das teorias abordadas objetivou-se conhecer a perspectiva ocupacional para a aposentadoria dos professores universitários do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Método Tratou-se de um estudo de natureza exploratório-descritiva aplicado com 11 professores universitários do CCS a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em abril e maio de 2017 e posteriormente analisadas segundo a técnica da Análise de conteúdo de Bardin. Resultados O estudo teve seus resultados e discussões baseados nas seguintes categorias: como os professores se percebem dentro do planejamento da aposentadoria; os fatores que contribuem para a saída ou permanência no trabalho e qual é o significado da aposentadoria individualmente. Conclusão A partir dos resultados verifica-se que o planejamento requer uma adaptação do indivíduo devido à importância da fase da aposentadoria e que, por esse fator, é necessário que haja um investimento por parte das universidades em projetos de extensão ou pesquisa, e até mesmo criação de grupos em que o planejamento para a aposentadoria seja o assunto em pauta para que os fatores que os impede de experienciar esse momento sejam revistos e trabalhados, para que ganhos possam ser percebidos como mais gratificantes que as perdas.Abstract in English: Abstract Introduction The present work was based on the Human Occupation Model, specifically in the volition subsystem to understand the retirement phase. Objective Based on the theories addressed, the objective was to know the occupational perspective for the retirement of the university professors of the Health Sciences Center (CCS) of Campus I of the Federal University of Paraíba. Method This was an exploratory-descriptive study applied with 11 university professors from the CCS from a semi-structured interview conducted in April and May of 2017 and later analyzed according to the technique of Content Analysis of Bardin. Results The study had its results and discussions based on the following categories: how teachers perceive themselves within the planning of retirement; the factors that contribute to the exit or permanence in the work; and what is the meaning of retirement individually. Conclusion Based on the results it is verified that the planning requires an adaptation of the individual due to the importance of the retirement phase and that by this factor it is necessary that there is an investment by the universities in projects of extension or research and even creation of groups in which planning for retirement is the issue at hand so that the factors that prevent them from experiencing this moment are reviewed and worked out so that gains can be perceived as more rewarding than losses. |
Artigo Original “And a door opens”: reflections on conceptual and identity issues on clinical reasoning in occupational therapy Marcolino, Taís Quevedo Von Poellnitz, Jéssica Cristina Silva, Carla Regina Villares, Cecília Cruz Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Abstract in Portuguese: Resumo Introdução Colocar a prática em palavras é tarefa árdua para terapeutas ocupacionais, considerando os aspectos narrativos da prática nas relações complexas e multifacetadas entre seres humanos e sociedade. A linguagem favorece a nomeação e a conceituação daquilo que se faz e abre esse espaço de compreensão e aprofundamento do conhecimento. Objetivo Discutir a necessidade de conceituação de termos para melhor delinear a prática profissional. Método Uma pesquisa-ação participativa, organizada como comunidade de prática para o desenvolvimento do raciocínio clínico, com participação de terapeutas ocupacionais iniciantes e experientes, teve seus dados analisados tematicamente, explicitando a construção de sentidos sobre a assistência em terapia ocupacional em saúde mental (especificidades práticas, teóricas e conceituais), à luz do Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Resultados A reflexão sobre a prática compartilhada favoreceu a identificação de dilemas em torno de narrativas sobre a atividade terapêutica e, na medida em que foi ganhando clareza conceitual, favoreceu a valorização do contexto e das ações em terapia ocupacional. Conclusão Quando a prática é colocada como objeto de estudo, identificando-se enunciados capazes de representá-la, nosso campo profissional e de saber ganham clareza e possibilitam visibilidade a comunidades epistêmicas e de práticas mais críticas, delimitadas, coerentes, significativas e complexas.Abstract in English: Abstract Introduction Placing practice in words is an arduous task for occupational therapists by considering the narrative aspects of practice in the complex and multifaceted relationships between human beings and society. Language favors the naming and conceptualization of what is done and opens up space of understanding and deepening of knowledge. Objective To discuss the need to conceptualize terms to better delineate professional practice. Method A participatory action research, organized as a community of practice for the development of clinical reasoning, with the participation of novice and experienced occupational therapists, had its data analyzed thematically, highlighting the construction of meanings about care in occupational therapy in mental health (practical, theoretical and conceptual specificities), in the light of the Dynamic Occupational Therapy Method. Results The reflection on the shared practice favored the identification of dilemmas around the therapeutic activity and, as it gained conceptual clarity, favored the valuation of the context and the actions in occupational therapy. Conclusion When practice is placed as an object of study, identifying statements capable of representing it, our professional field of knowledge and practice gain clarity and provide visibility to practice and epistemic communities more critical, situated, coherent, meaningful and complex. |
Artigo Original Characterization of graduation final paper work in occupational therapy of a public university Zanco, Kezia Freire Nascimento, Janaína Santos Gonçalves, Monica Villaça Pelosi, Miryam Bonadiu Abstract in Portuguese: Resumo Introdução O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem a finalidade de aproximar o aluno da prática de pesquisa e da vivência com os aspectos éticos pertinentes à propriedade intelectual e à pesquisa com seres humanos. Sua elaboração oportuniza a investigação de um problema e a elaboração de soluções que consolidam o conhecimento adquirido ao longo do curso. Objetivo Caracterizar os TCCs da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública. Método Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti, que utilizou para coleta de dados informações descritas em 154 documentos, assim como em questionários respondidos por 24 professores orientadores. Resultados Os trabalhos eram majoritariamente pesquisas de revisão de literatura ou documental, com abordagem qualitativa, que utilizaram o caderno de campo como instrumento de coleta de dados. As áreas mais frequentemente estudadas foram a de Contextos Hospitalares e Saúde de Família, em trabalhos relacionados aos temas vivenciados pelos alunos em projetos de extensão, pesquisa, disciplinas ou estágio. As orientações foram realizadas apenas pelo professor orientador, dentro de suas áreas de pesquisa, e o problema mais encontrado foi a dificuldade no processo de escrita do aluno. As bancas de avaliação foram constituídas por professores efetivos ou temporários do próprio curso, que sinalizaram a metodologia como a principal falha dos trabalhos. Conclusão Os dados mostraram que os alunos necessitam de mais oportunidades para exercitar e preparar um texto científico antes do momento da elaboração do TCC, e que os professores precisam apoiar seus orientandos na busca de objetos de pesquisa, instrumentos e metodologias mais diversificados.Abstract in English: Abstract Introduction: The final paper has the purpose of bringing the student closer to the practice of research and experience with the ethical aspects which are relevant to intellectual property and research with human beings. Its elaboration facilitates the investigation of a problem and the elaboration of solutions that consolidate the knowledge acquired during the course. Objective Featuring the graduation final paper in occupational therapy of a public university. Method This is descriptive, qualitative-quantitative research that used data which were collected in 154 documents, as well as in questionnaires answered by 24 advisors. Results The works were mostly literature review or documentary research, with a qualitative approach, which used the field notebook as a data collection instrument. The most studied areas were the Hospital Context and Family Health, in works related to the themes experienced by the students in projects of extension, research, disciplines or internship. The orientations were carried out only by the advisor, within their research areas, and the most found problem was the difficulty in the student’s writing process. The examination boards were made up of effective or temporary teachers from the own course, who signaled the methodology as the main failure of the work. Conclusion The data showed that students need more opportunities to exercise and elaborate a scientific text before the moment of the final paper creation and those teachers need to support their pupils in the search for more diversified research objects, instruments, and methodologies. |
Artigo de Revisão Barriers and facilitators to return to work post-acute orthopedic trauma in upper limbs: an integrative literature review Silva, Ana Raquel Sime, Mariana Midori Abstract in Portuguese: Resumo Introdução As lesões traumáticas de membro superior frequentemente levam ao afastamento do trabalho. Assegurar a manutenção do papel ocupacional de trabalhador compõe os objetivos do terapeuta ocupacional que atua na área de saúde do trabalhador, por meio de ações de prevenção e reabilitação. Nesse sentido, é importante conhecer os fatores que influenciam no retorno ao trabalho. Objetivo Documentar evidências sobre as barreiras e facilitadores para o retorno ao trabalho de pessoas que sofreram traumas agudos em membros superiores. Método Estudo de revisão bibliográfica pelo método de revisão integrativa. A busca foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Lilacs, Periódicos Capes e Pubmed. Foram pesquisados artigos publicados no período entre 2005 e 2015, escritos em português, inglês ou espanhol. Resultados A amostra final é composta de 13 artigos. Após a análise qualitativa, os resultados foram agrupados em quatro categorias temáticas para a verificação das barreiras e facilitadores correspondentes: Paciente, Lesão, Reabilitação e Trabalho. A gravidade da lesão, tempo de hospitalização, número de procedimentos cirúrgicos, inserção em programa de reabilitação, reabilitação voltada ao trabalho, suporte sócio familiar e no local de trabalho foram os principais elementos identificados. Conclusão O programa de reabilitação deve ser integrado e multidisciplinar com ações voltadas ao manejo da dor, recuperação funcional e preparo para o retorno ao trabalho. O suporte sócio familiar e no ambiente de trabalho sempre que possível devem ser considerados dentro do programa de reabilitação profissional para garantir o retorno ao trabalho.Abstract in English: Abstract Introduction Traumatic upper limb injuries often lead to work disability. Ensuring the maintenance of the worker occupational role is a goal for occupational therapists in occupational health, using prevention and rehabilitation techniques. Therefore, it is important to know the factors that influence return to work. Objective To document evidence of barriers and facilitators elements of return to work after acute upper limb trauma. Method A review study using the integrative review approach. The search included Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Lilacs, Periódicos Capes and Pubmed databases. Articles that mentioned a return to work and upper limb trauma in their abstract, published between 2005 and 2015 and written in Portuguese, English or Spanish, were also used. Results The final sample consists of 13 articles, after qualitative analysis the results were grouped into four categories: Patient, Injury, Rehabilitation, and Work. Injury severity, hospitalization time, number of surgical procedures, insertion in a rehabilitation program, work-related rehabilitation, family and workplace support were the main elements identified. Conclusion The rehabilitation program should be integrated and multidisciplinary with actions aimed at pain management, functional recovery, and preparation for a return to work. Support family member and whenever possible work environment should be considered within the vocational rehabilitation program to ensure the return to work. |
Relato de Experiência The utilization of public squares: considerations on the action of the social occupational therapist Silva, Marina Jorge da Oliveira, Marina Leandrini Malfitano, Ana Paula Serrata Abstract in Portuguese: Resumo Este trabalho apresenta, sob a forma de um relato de experiência, a proposta que vem sendo realizada desde 2015 como atividade de ensino, pesquisa e extensão em terapia ocupacional social para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Partindo da proposta de trabalho com a juventude pobre urbana no município de São Carlos, articuladas ao Programa METUIA, que realiza ações de extensão naquela região desde 2005; têm sido realizadas, semanalmente, Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos, com vistas à promoção de espaços de convivência e sociabilidade em uma praça pública. O trabalho utilizou-se metodologicamente de análises advindas da objetivação participante, durante o processo das oficinas, registrada por meio de produções de relatórios acadêmicos e diários de campo, associadas a entrevistas realizadas com os participantes. Os resultados têm apontado o uso de espaços públicos como uma possibilidade de estratégia do trabalho territorial e comunitário com a juventude. Conclui-se que as praças podem se configurar como um local de convivência comunitária e um dos elementos na constituição de redes de suporte social para a juventude daquele bairro.Abstract in English: Abstract This work presents, as an experience report, the proposal which has been presented since 2015 as teaching, research and extension activity in social occupational therapy for undergraduate and graduate students from the Federal University of São Carlos – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Starting from the proposal of working with poor young people from the urban area of São Carlos city, connected to the METUIA Program, which performs an extension program in such region since 2005, we weekly performed Workshops, Dynamics and Projects with the purpose of promoting spaces for interaction and socialization in a public square. The work methodologically used analyses from the participant objectivation at the workshops process, recorded through the production of academic papers and field journals, along with interviews made with participants. The results have shown the use of public spaces as a strategical possibility for the territorial and community work with the youth. The conclusion is that the squares can be a place for living and one of the elements on the constitution of social support networks for the young people from that neighborhood. |
Relato de Experiência The frevo step improving the rehabilitation of children with Congenital Zika Virus Syndrome Silva, Yone Regina de Oliveira Arrais, Bárbara Botelho Santos, Marília de Arruda Barata, Mayara Francelle Oliveira Falcão, Ilka Veras Abstract in Portuguese: Resumo Introdução A terapia ocupacional compreende que o contexto é constituído por elementos que perpassam a vida do cliente, exercendo influência em seu desempenho ocupacional. Objetivo Apresentar uma atividade cultural como recurso na reabilitação de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). Método Relato de experiência durante estágio de terapia ocupacional, em serviço de Reabilitação para crianças com SCZV em Recife/PE. Através de informações nos prontuários, diário de campo e reuniões de supervisão, analisou-se as possíveis estratégias terapêuticas já utilizadas e foi proposta uma atividade cultural carnavalesca, valorizando o contexto no momento para a reabilitação. Antecipadamente decorou-se o ambulatório, solicitando-se que as crianças viessem fantasiadas no dia da atividade, quando foram estimuladas e fotografadas em diferentes posturas funcionais, com benefícios destacados pela equipe. Resultados A atividade cultural descontraída facilitou orientações, esclarecimento de dúvidas e benefícios de participação social. Observou-se que os familiares interagiram, comparando o desenvolvimento, avanços na reabilitação e experiências de cuidado no domicílio, além de troca de contatos pessoais e fotos das crianças nas redes sociais. A atividade possibilitou contatos entre as crianças e novo olhar para além dos problemas da SCZV e seu sinal clínico mais evidente que é a microcefalia. Foi destacado pelos familiares que o diagnóstico não é impedimento para participação social, como expresso nas declarações “meu filho está no carnaval” e “ela também pode”. Conclusão Incluir uma atividade cultural trouxe ganhos à clientela. O ambiente, fantasias e fotografias facilitaram a interação e compreensão de orientações terapêuticas, desfocando a intervenção apenas no desenvolvimento e favorecendo o pertencimento social. Ratifica-se que adotar elementos do contexto cultural é um importante recurso que pode ser usado pelo terapeuta ocupacional.Abstract in English: Abstract Introduction Occupational therapy understands that the context is constituted by elements that permeate the life of the client exerting influence on their occupational performance. Objective To present a cultural context activity as a resource in the rehabilitation of children with Congenital Zika Virus Syndrome (SCZV). Method Report of experience during the occupational therapy stage, in rehabilitation service for children with SCZV in Recife/PE. Through information in the medical records, field diary and supervision meetings, the possible therapeutic strategies used were analyzed and a carnival cultural activity was proposed, valuing the context for the rehabilitation. The outpatient clinic was decorated in advance, requesting that the children come dressed on the day of the activity, when they were stimulated and photographed in different functional postures, with benefits highlighted by the team. Results The relaxed cultural activity facilitated orientations, clarification of doubts and benefits of social participation. It was observed that the family members interacted, comparing the development, advances in the rehabilitation and experiences of care in the home, besides exchange of personal contacts and photos of the children in the social networks. The activity enabled contacts between children and new look beyond the problems of SCZV and its most evident clinical sign is microcephaly. It was emphasized by the relatives that the diagnosis is not an impediment to participation, as expressed in the statements “my son is in the carnival” and “she can also”. Conclusion Including a cultural activity has brought gains to the clientele. The environment, fantasies and photographs facilitated the interaction and understanding of therapeutic orientations, defusing intervention only in development and favoring social belonging. It is ratified that adopting elements of the cultural context is an important resource for the occupational therapist. |
Relato de Experiência Intersectoriality in the field of child and adolescent mental health: proposal of occupational therapy in the school context Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi Cid, Maria Fernanda Barboza Speranza, Marina Copi, Cleonice Guerrero Abstract in Portuguese: Resumo Introdução A assistência à saúde mental infantojuvenil está pautada em algumas diretrizes de cuidado, dentre elas a construção permanente da rede e da intersetorialidade. A literatura aponta que ações intersetoriais entre os campos da educação e da saúde devem ocorrer no sentido de favorecer a assistência integral às crianças e aos adolescentes. Objetivo Identificar as principais demandas relacionadas ao desenvolvimento emocional e à saúde mental infantil junto a atores do contexto escolar e descrever as possibilidades de intervenções de terapia ocupacional nas práticas intersetoriais em saúde mental com enfoque na promoção e prevenção. Método Trata-se de um relato de experiência relativo a uma ação de extensão universitária desenvolvido em uma Unidade de Educação Infantil. As atividades desenvolvidas no projeto envolveram diferentes ações, divididas em duas etapas. A primeira é voltada para a identificação e mapeamento das dificuldades e demandas no âmbito do desenvolvimento infantil e saúde mental. A segunda refere-se às ações realizadas neste contexto, como a inserção em salas de aula e acompanhamento das atividades desenvolvidas, a orientação e instrumentalização de professores após inserção, e o grupo de reflexão destinado à equipe escolar e familiares. Resultados Avaliou-se que as intervenções realizadas forneceram suporte informacional e prático para os profissionais da escola e familiares das crianças, o que contribuiu na potencialização dos recursos presentes nos diferentes contextos de vida das crianças. Conclusão Ações desta natureza contribuem favorecendo o desenvolvimento infantojuvenil, assim como são fundamentais na garantia de um cuidado integral e efetivo.Abstract in English: Abstract Introduction Child and adolescent mental health care is based on some care guidelines, including the permanent construction of the network and intersectoriality. It is pointed out that intersectoral actions between the fields of education and health are extremely important so that childcare and adolescents to occur in a meaningful and integral way. Objective Identify the main demands regarding child development and mental health in the school context and to describe the possibilities of occupational therapy interventions in intersectoral practices in mental health with a focus on promotion and prevention. Method This is an experience report related to a university extension project developed in a Child Education Unit. The activities developed in the project involved different actions, These are presented in two stages - the first one focused on the identification and mapping of difficulties and demands in the field of child development and mental health, and the second step refers to the actions carried out in this context, such as the insertion in classrooms and follow-up of the activities developed, the orientation and instrumentalization of teachers after insertion, and the reflection group for school staff and family members. Results The interventions performed as positive were evaluated in order to contribute to the potentiation of the different contexts, being considered an important action of prevention and promotion of the development and the mental health of the children. Conclusion Actions of this nature contribute to the development of children and adolescents, as they are fundamental in guaranteeing comprehensive and effective care. |