Acessibilidade / Reportar erro

INFÂNCIAS, CULTURA VISUAL E CONSUMO: REFLEXÕES DE PESQUISAS

CHILDHOOD, VISUAL CULTURE AND CONSUMPTION: STUDIES THOUGHTS

RESUMO

O artigo reflete sobre pesquisas realizadas nos últimos vinte anos, com foco nas relações entre infância, cultura visual e consumo. As pesquisas aqui trazidas, na linha da cultura visual, investigaram não somente as imagens, mas principalmente as relações das crianças com e pelas imagens. Apontam como as crianças “são” com os artefatos da cultura visual. Com a conexão de nossas vidas com as imagens hoje vivemos “experiências culturais de olhar” e o desafio dessa reflexão é pensar o modo como as crianças lidam com essa “visualização da existência” em meio ao consumo vivido por elas.

Palavras-chave
Cultura visual; Formação; Infância

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br