Acessibilidade / Reportar erro

Formação de educadores numa perspectiva de construção do saber - contributos da abordagem biográfica

Teacher Education under a knowledge construction perspective - contributions of the biographical approach

O texto tem o objectivo de analisar uma prática de formação de educadores em que se recorreu à abordagem biográfica, procurando compreender a especificidade desta abordagem formativa e o seu contributo no desenvolvimento profissional dos atores envolvidos. A análise enquadra-se numa investigação qualitativa, que recorreu a dois tipos de dados empíricos - a explicitação de uma prática de formação e as narrativas biográficas elaboradas pelos educadores. A formação é entendida como um processo amplo, que ocorre em todos os espaços e tempos da vida, operando-se um distanciamento crítico face à forma escolar. A investigação revela a importância da formação ser entendida como um processo de apropriação individual e colectiva do vivido, o que confirma a pertinência da formação de educadores se basear na análise das suas experiências, através da superação da forma escolar, com o entendimento que sujeitos são autores na produção de conhecimento.

Formação; Educadores; Histórias de vida; Experiência; Saberes


CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br