Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 21, Número: 6, Publicado: 2023
  • Liderança com dados: aperfeiçoando a gestão de pessoas por meio de People Analytics, liderança e Workforce Planning Editorial

    Irigaray, Hélio Arthur Reis; Stocker, Fabricio
  • Liderança: revisitando e reformulando as grandes questões da teoria e da prática Presentation

    Mansur, Juliana; Tavares, Gustavo; Lagowska, Urszula; Furtado, Liliane

    Resumo em Português:

    Resumo Esta apresentação é uma introdução à edição especial do Cadernos EBAPE.BR sobre liderança. Em resposta aos recentes apelos por estudos de liderança mais rigorosos, os editores desta edição pretendem apresentar estudos que adotem uma abordagem inovadora para avaliar os processos de liderança. Os artigos selecionados demonstram originalidade em termos de enquadramento conceitual, metodologia e implicações para a teoria e a prática. O conjunto de quatro estudos, três selecionados e um convidado, permite ao leitor explorar diversos temas e pontos de vista. De modo geral, os artigos abordam a liderança como um fenômeno que ainda não é totalmente compreendido, mas que pode ser explorado a partir de múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas. Os editores desta edição também apresentam sua avaliação sobre o estado da pesquisa sobre liderança no Brasil e oferecem sugestões para estudos futuros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta presentación es una introducción a la edición especial de Cadernos EBAPE.BR sobre liderazgo. En respuesta a la reciente demanda de estudios de liderazgo más rigurosos, los editores de este número pretenden presentar estudios que adopten un enfoque innovador para evaluar los procesos de liderazgo. Los artículos seleccionados demuestran originalidad en términos de marco conceptual, metodología e implicaciones para la teoría y la práctica. El conjunto de cuatro estudios, tres seleccionados y uno invitado, permite al lector explorar diferentes temas y puntos de vista. En general, los artículos abordan el liderazgo como un fenómeno que aún no se comprende del todo, pero que puede explorarse desde múltiples perspectivas teóricas y metodológicas. Los editores de esta edición también presentan su evaluación del estado de la investigación sobre liderazgo en Brasil y ofrecen sugerencias para estudios futuros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This presentation is an introduction to the special issue of Cadernos EBAPE.BR on leadership. In response to recent calls for more rigorous leadership scholarship, the editors of this issue aim to showcase studies that take a novel approach to assessing the leadership processes. The articles selected demonstrate originality in terms of conceptual framing, methodology, and implications for theory and practice. The collection of four studies, three selected and one invited, allows readers to explore various topics and points of view. Overall, the articles approach leadership as a phenomenon that is not yet fully understood but can be explored from multiple theoretical and methodological perspectives. The editors of this issue also present their assessment of the state of leadership research in Brazil and offer suggestions for future studies.
  • QUANDO O CHARME AZEDA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO INÍCIO DA CARREIRA? A RELAÇÃO ENTRE O NARCISISMO E A TROCA LÍDER-MEMBRO E MEMBRO-MEMBRO Invited Article

    Schyns, Birgit; Gauglitz, Iris K.; Veestraeten, Marlies; Nestler, Steffen; Bonnefous, Annabel-Mauve

    Resumo em Português:

    Resumo Os estágios oferecem a oportunidade para os alunos do ensino superior terem a sua primeira experiência de trabalho e começarem a construir relações profissionais. No entanto, as formas pelas quais essas experiências e relacionamentos se desenrolam podem diferir significativamente. Neste estudo, conectamos o lado sombrio da personalidade ao comportamento vocacional, examinando o papel do narcisismo na construção de relacionamentos no início da carreira no trabalho. Embora os narcisistas muitas vezes causem uma boa primeira impressão como charmosos e extrovertidos, essa impressão positiva provavelmente muda e se torna negativa após um período de tempo. Embora esse efeito tenha sido demonstrado em ambientes de grupo, ainda não foi replicado em um ambiente organizacional real. Propomos e testamos um modelo de interação de três vias usando dados de estagiários que foram avaliados em termos de suas qualidades de relacionamento por seu supervisor (troca líder-membro, LMX) e seus colegas (troca membro-membro, MMX). Nossos resultados indicaram nenhum efeito para a duração da relação de trabalho, mas um efeito para o tamanho dos grupos. Especificamente, estagiários narcisistas que trabalham em grupos de trabalho menores foram classificados como inferiores em LMX e MMX do que aqueles que trabalham em grupos maiores. Esses resultados têm implicações para pesquisas futuras sobre narcisismo e o uso de outras classificações em ambientes organizacionais. Eles também têm implicações para a prática de contratação de estagiários como membros da equipe.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las pasantías ofrecen la oportunidad para que los estudiantes de la educación superior tengan su primera experiencia laboral y comiencen a construir relaciones profesionales. Sin embargo, las formas en que se desarrollan estas experiencias y relaciones pueden diferir significativamente. En este estudio, conectamos el lado oscuro de la personalidad con el comportamiento vocacional al examinar el papel del narcisismo en la construcción de relaciones laborales al principio de la carrera. Aunque los narcisistas a menudo dan una buena primera impresión por ser encantadores y extrovertidos, es probable que esta impresión positiva cambie y se vuelva negativa después de un período de tiempo. Si bien este efecto se ha demostrado en entornos grupales, aún no se ha replicado en un entorno organizacional real. Proponemos y probamos un modelo de interacción de tres vías utilizando datos de pasantes que fueron calificados en términos de sus cualidades relacionales por su supervisor (intercambio líder-miembro, LMX) y sus colegas (intercambio miembro-miembro, MMX). Nuestros resultados no indicaron ningún efecto para la duración de la relación laboral, pero sí para el tamaño de los grupos. Específicamente, los pasantes narcisistas que se desempeñan en grupos de trabajo más pequeños obtuvieron una calificación más baja en LMX y MMX que los que trabajaban en grupos más grandes. Estos resultados tienen implicaciones para futuras investigaciones sobre el narcisismo y el uso de otras calificaciones en entornos organizacionales. También tienen implicaciones para la práctica de contratación de pasantes como miembros del personal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Internships offer the opportunity for students in higher education to have their first work experience and start building professional relationships. However, the ways in which these experiences and relationships unfold may differ significantly. In this study, we connect the dark side of personality to vocational behavior by examining the role of narcissism in early-career relationship building at work. Although narcissists often make a good first impression as being charming and extravert, this positive impression likely changes and turns negative after a period of time. While this effect has been shown in groups settings, it has yet to be replicated in a real organizational setting. We propose and test a three-way interaction model using data from interns who were rated in terms of their relationship qualities by their supervisor (Leader-Member Exchange, LMX) and their colleagues (Member-Member Exchange, MMX). Our results indicated no effect for the duration of the work relationship but an effect for groups size. Specifically, narcissistic interns working in smaller work groups were rated lower in LMX and MMX than those working in larger groups. These results have implications for future research on narcissism and the use of other ratings in organizational settings. They also have implications for the practice of hiring interns as members of staff.
  • Às coisas mesmas: contribuições da epistemologia fenomenológica para os estudos de liderança Artigo Temático

    Medeiros, Vicente Reis; Capaverde, Caroline Bastos; Santos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos; Henriqson, Éder

    Resumo em Português:

    Resumo As teorias de liderança que vêm sendo desenvolvidas desde o início do século passado representam, em sua maioria, premissas positivistas, fortemente marcadas pela separação entre sujeito e objeto, dicotomização, objetivismo, quantificação, reprodução, validação. Com base nisso, argumentamos que o campo carece de abordagens epistemológicas que desafiem o mainstream dos estudos de liderança. Nesse intuito, a fenomenologia pode fundamentar a possibilidade para o entendimento da liderança enquanto um fenômeno no mundo. Em termos teóricos, a fenomenologia é um retorno aos atos por meio dos quais se tem conhecimento dos objetos: por isso a proposta de se voltar às coisas mesmas. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições da fenomenologia para os estudos em liderança. Para tanto, de modo a interagir com tais lacunas identificadas no campo de estudos de liderança, exploramos o resgate do mundo-da-vida frente ao objetivismo; à reconciliação entre sujeito e objeto; à atribuição de sentidos; à epoché e à mudança de posicionamento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las teorías del liderazgo que se han desarrollado desde principios del siglo pasado representan, en su mayoría, premisas positivistas, fuertemente marcadas por la separación entre sujeto y objeto, dicotomización, objetivismo, cuantificación, reproducción y validación. A partir de esto, argumentamos que el campo carece de enfoques epistemológicos que desafíen la corriente principal de los estudios de liderazgo. Para ello, la fenomenología puede sustentar la posibilidad de entender el liderazgo como un fenómeno en el mundo. En términos teóricos, la fenomenología es una vuelta a los actos a través de los cuales se conocen los objetos, de ahí la propuesta de volver a las cosas mismas. Así, el objetivo de este artículo es analizar las contribuciones de la fenomenología a los estudios de liderazgo. Por tanto, para interactuar con tales vacíos identificados en el campo de los estudios de liderazgo, exploramos el rescate del mundo de la vida frente al objetivismo; la reconciliación entre sujeto y objeto, atribución de significados; la epoché y el cambio de posición.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Leadership theories developed since the beginning of the last century primarily represent positivist premises, strongly marked by the separation between subject and object, dichotomization, objectivism, quantification, reproduction, and validation. Based on this, we argue that the field needs epistemological approaches that challenge the mainstream of leadership studies. To this end, phenomenology can ground the possibility of understanding leadership as a world phenomenon. In theoretical terms, phenomenology is a return to the acts through which we gain knowledge of objects, thus the proposal to return to the things themselves. This article analyzes the contributions of phenomenology to leadership studies. In order to interact with such identified gaps in leadership studies, we explore the rescue of the lifeworld in the face of objectivism, the reconciliation between subject and object, the attribution of meanings, the epoché, and the change of positioning.
  • Sob pressão: como líderes reagem a ameaças à identidade relacionada a sua liderança paradoxal Artigo Temático

    Felix, Bruno; Santana, João

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi compreender como indivíduos com uma identidade de liderança paradoxal respondem a ameaças a essa identidade. Para isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, por meio de entrevistas com 44 líderes de uma cooperativa de crédito brasileira. Após a realização de uma análise de conteúdo, identificamos cinco respostas de enfrentamento, que codificamos como “abandonando a identidade”, “defendendo a identidade”, “desacreditando ameaçadores”, “alterando o significado da identidade” e “relativizando a relevância da ameaça”. O estudo conclui que a escolha do tipo de estratégia de enfrentamento é crucial para a preservação ou reformulação da identidade de liderança paradoxal de um indivíduo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue comprender cómo los individuos con una identidad de liderazgo paradójico responden a las amenazas a esa identidad. Para ello, se realizó un estudio cualitativo, a través de entrevistas con 44 líderes de una cooperativa de crédito brasileña. Después de realizar un análisis de contenido, identificamos cinco respuestas de afrontamiento, que codificamos como “Abandono de la identidad”, “Defensa de la identidad”, Desacreditación de las amenazas”, “Cambio del significado de la identidad” y “Relativización de la relevancia de la amenaza”. El estudio concluye que la elección del tipo de estrategia de afrontamiento es crucial para preservar o reformular la identidad de liderazgo paradójico de un individuo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to understand how individuals with a paradoxical leadership identity respond to threats to that identity. To this end, we conducted a qualitative study, through interviews with 44 leaders of a Brazilian credit cooperative. After performing a content analysis, we identified five coping responses, which we coded as “Abandoning the identity”, “Defending the identity”, Discrediting threatenings”, “Changing the meaning of the identity” and “Relativizing the relevance of the threat”. The study concludes that the choice of the type of coping strategy is crucial for the preservation or reformulation of the individual’s paradoxical leadership identity.
  • Avançando no campo da neuroliderança: uma revisão sistemática e integrativa Artigo Temático

    Guarnier, Kelly; Chimenti, Paula

    Resumo em Português:

    Resumo Acadêmicos e gestores há muito discutem o melhor perfil para uma liderança bem-sucedida, que pode influenciar o desempenho dos funcionários e o crescimento organizacional. Apesar da liderança ser o foco de muitos estudos e treinamento contínuo, ainda não está claro o que explica a eficácia dos líderes dentro das instituições e empresas. Para entender melhor esse fenômeno, realizamos uma revisão abrangente de estudos empíricos e ensaios teóricos (N = 93) explorando a aplicação da neurociência nas práticas e desenvolvimento de liderança e organizacionais. Realizamos uma revisão sistemática utilizando essas referências e construímos argumentos narrativos organizando as subáreas estudadas e definindo um processo através do qual é possível classificar e integrar tendências. O estudo se diferencia de pesquisas anteriores ao identificar grupos de áreas de pesquisa como as abordagens biológica, cerebral, psicológica, gerencial, emocional e cognitiva, bem como temas de pesquisa como cultura, tomada de decisão, engajamento, ética e desenvolvimento humano. Além disso, sugerimos um referencial teórico compreendendo essas abordagens e os principais tópicos de pesquisa para estimular o avanço do campo. Este artigo contribui para a literatura organizando o estado a arte da pesquisa e apresentando a neuroliderança como um construto. Concluímos com sugestões para pesquisas futuras que esperamos abordar as lacunas existentes e contribuir para a construção de recomendações relevantes para políticas de teorias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Hace mucho tiempo que académicos y gestores discuten cuál es el mejor perfil para un liderazgo exitoso, que pueda influir en el desempeño de los empleados y en el crecimiento de la organización. A pesar de que el liderazgo es objeto de muchos estudios y formación continua, todavía no está claro qué explica la eficacia de los líderes dentro de las instituciones y empresas. Para comprender mejor este fenómeno, realizamos una revisión exhaustiva de estudios empíricos y ensayos teóricos (N = 93) que exploran la aplicación de la neurociencia a las prácticas de una organización y el desarrollo de líderes. Realizamos una revisión sistemática utilizando estas referencias y construimos argumentos narrativos organizando áreas poco estudiadas y definiendo un proceso para clasificar e integrar tendencias. El estudio se diferencia de investigaciones anteriores en la identificación de grupos de áreas de investigación como los enfoques biológico, cerebral, psicológico, de gestión, emocional y cognitivo, así como temas de investigación como la cultura, la toma de decisiones, el compromiso, la ética y el desarrollo humano. Además, sugerimos un marco teórico que comprenda esos enfoques y los principales temas de investigación para estimular el avance del campo. El artículo contribuye a la literatura al organizar el estado del arte de la investigación y presentando el neuroliderazgo como un constructo. Concluimos con sugerencias para investigaciones futuras que esperamos que aborden las brechas existentes y contribuyan a la construcción de teorías relevantes y recomendaciones de políticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Scholars and managers have long discussed the best profile for successful leadership, which can influence employee performance and organizational growth. Despite leadership being the focus of many studies and continuous training, what explains leaders’ effectiveness within institutions and companies remains unclear. To better understand this phenomenon, we perform a comprehensive review of empirical studies and theoretical essays (N = 93) exploring the application of neuroscience in an organization’s practices and leaders’ development. We conducted a systematic review using these references and built narrative arguments organizing understudied areas and defining a process to classify and integrate trends. The study is different from previous research in identifying groups of research areas such as the biological, brain, psychological, management, emotional, and cognitive approaches, as well as research topics such as culture, decision-making, engagement, ethics, and human development. Moreover, we suggest a theoretical framework comprising those approaches and the main research topics to stimulate the move of the field forward. The article contributes to the literature by organizing the state of the art of research and presenting neuroleadership as a construct. We conclude with suggestions for future research that we hope will address existing gaps and contribute to building relevant theories and policy recommendations.
  • Modelo de expatriação com políticas e práticas de gestão de pessoas Artigo

    Gallon, Shalimar

    Resumo em Português:

    Resumo A expatriação é um processo corrente nas empresas para a ampliação de negócios internacionais. A expatriação está fortemente relacionada com o desempenho empresarial no exterior, pois a implementação de estratégias ocorreria mais lentamente sem a presença do expatriado na subsidiária. Esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo de expatriação como um processo em três fases que contemplam políticas e práticas de gestão de pessoas, a fim de mostrar a sua contribuição para a internacionalização empresarial. A pesquisa é descritiva e qualitativa e contou com 30 entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com gestores e expatriados em empresas brasileiras e portuguesas. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo apoiada pelo software MAXQDA. Os resultados mostram que, nas organizações analisadas, não há planejamento formal para a expatriação. Há, portanto, maior diversidade de práticas informais que surgem para suprir as lacunas da expatriação. O modelo mostra a diversidade de práticas que podem dar suporte ao processo, visando torná-lo menos penoso para os envolvidos, bem como amplia o entendimento sobre a expatriação como objeto de pesquisa. Cabe, entretanto, a cada empresa ajustar suas perspectivas a seus contextos de atuação, não se tendo a pretensão de esgotar o modelo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La expatriación es un proceso actual en las empresas para expandir sus negocios internacionales. Está fuertemente relacionada con el desempeño de los negocios en el extranjero, ya que la implementación de las estrategias ocurriría más lentamente sin la presencia del expatriado en la filial. Esta investigación tiene como objetivo proponer un modelo de expatriación como un proceso de tres fases que incluye políticas y prácticas de gestión de personas, con el fin de mostrar su contribución a la internacionalización empresarial. Para la investigación, descriptiva y cualitativa, se realizaron 30 entrevistas semiestructuradas con gerentes y expatriados en empresas brasileñas y portuguesas. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido apoyada en el software MAXQDA. Los resultados muestran que, en las organizaciones analizadas, no existe una planificación formal para la expatriación. Hay, por tanto, una mayor diversidad de prácticas informales que surgen para llenar los vacíos en la expatriación. El modelo muestra la diversidad de prácticas que pueden apoyar el proceso, con el objetivo de hacerlo menos doloroso para los involucrados, así como ampliar la comprensión de la expatriación como objeto de investigación. Con todo, corresponde a cada empresa ajustar sus perspectivas a sus contextos operativos, sin ánimo de agotar el modelo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Expatriation is a current process in companies to expand their international business. Expatriation is strongly related to multinational companies’ (MNC) performance abroad because the implementation of strategies occurs more slowly without the presence of the expatriate in the subsidiary. This research proposes an expatriation model as a process with three-phase that includes Human Resource Management policies and practices to show its contribution to business internationalization. The research is descriptive and qualitative, in which thirty semi-structured interviews were carried out with managers and expatriates from Brazilian and Portuguese MNCs. Data were analyzed using the content analysis technique supported by the MAXQDA software. The results show that there is no formal planning for expatriation in the MNCs examined. There is a greater diversity of informal practices that arise to fill the gaps in expatriation. The model shows diverse practices that can support the process, making it less painful for those involved and increasing the understanding of expatriation as an object of research. However, it is up to each MNC to adjust its perspectives to its operation contexts, as there is no intention to exhaust the model.
  • O silêncio, o silenciamento e o silêncio cúmplice como mecanismos de perpetuação do racismo nas organizações Artigo

    Menezes, Mário; Mendes, Luciano

    Resumo em Português:

    Resumo O presente ensaio tem como objetivo interpretar os processos de silêncio, silenciamento e silêncio cúmplice como fatores que contribuem para a perpetuação do racismo, das desigualdades e exclusões que ocorrem nas organizações. Por meio de referenciais teóricos sobre silêncio, silenciamento e silêncio cúmplice, pretende-se apresentar uma forma complementar de se demonstrar como os ecos de processos históricos de racismo contra pessoas negras podem ainda ser responsáveis pela estruturação de práticas nas organizações. Adicionalmente, busca-se indicar como os estudos sobre silêncio, silenciamento e silêncio cúmplice podem oferecer alternativas de práxis para administradores e acadêmicos de estudos organizacionais, visando à mudança de práticas estruturais, de modo a quebrar o ciclo de racismo estrutural nas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo tiene como objetivo interpretar los procesos de silencio, silenciamiento y silencio cómplice como factores que contribuyen a la perpetuación del racismo, las desigualdades y las exclusiones que se dan en las organizaciones. A partir de la presentación de referentes teóricos sobre el silencio, el silenciamiento y el silencio cómplice, se pretende presentar una forma complementaria de demostrar cómo los ecos de procesos históricos de racismo contra las personas negras aún pueden ser responsables de estructurar prácticas en las organizaciones. Además, pretendemos demostrar cómo los estudios sobre el silencio, el silenciamiento y el silencio cómplice pueden ofrecer alternativas de praxis para administradores y académicos de estudios organizacionales, con el objetivo de cambiar las prácticas estructurales para romper el ciclo del racismo estructural en las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to interpret the processes of silence, silencing, and complicit silence as factors that contribute to the perpetuation of racism, inequalities, and exclusions that occur in organizations. From the presentation of theoretical references on silence, silencing, and complicit silence, the essay presents a complementary way of demonstrating how the echoes of historical processes of racism against Black people can still be responsible for structuring practices in organizations. Additionally, we demonstrate how studies on silence, silencing, and complicit silence can offer praxis alternatives for administrators and academics of organizational studies to change structural practices to break the cycle of structural racism in organizations.
  • Maria Ester de Freitas para além do pioneirismo: crítica e “brasilidade” nos estudos organizacionais Artigo

    Cavalcanti, Maria Fernanda Rios; Silva, Andre Luis

    Resumo em Português:

    Resumo Nosso objetivo é investigar e destacar as contribuições de Maria Ester de Freitas para o desenvolvimento do campo brasileiro de estudos organizacionais e de gestão. Ester escreveu trabalhos pioneiros no desenvolvimento de temas impactantes nessa área - como cultura organizacional, gestão intercultural, diversidade e assédio moral. O estilo dessa estudiosa do Sul Global em abordar tais temas foi moldado por uma crítica peculiar que encontrou eco entre estudiosos e profissionais brasileiros. Ester soube produzir e reproduzir temas complexos e muitas vezes polêmicos de forma corajosa, com requinte intelectual e um impressionante repertório cultural envolvidos em elementos da “brasilidade”. A principal preocupação de Ester foi pensar a condição humana nas organizações e, por isso, promover a responsabilidade social das organizações, preocupação que continua a exigir uma reflexão urgente. Assim, a pergunta que queremos responder é: além de ter sido pioneira no desenvolvimento de tais temas no Sul Global, quais elementos mantêm a obra de Ester relevante hoje para os estudos organizacionais em geral? Concluímos que a relevância de Ester extrapola a relevância dos temas por ela abordados, pois seu estilo acadêmico é marcado por perspectivas críticas e manifestações de “brasilidade”. Essa correlação aparece em uma espécie de “Devir-Ester”, ao longo de seus textos e falas, consolidando uma postura investigativa e provocativa que nos convida a refletir e ampliar horizontes ao abordar nossas realidades locais. Por fim, mostramos que o conteúdo e o estilo do legado de Ester instigam caminhos alternativos para refletir criticamente sobre a condição humana nas organizações com um olhar não convencional e sem preconceitos, fomentando assim novas abordagens para imaginar e criar organizações mais socialmente responsáveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Nuestro objetivo es investigar y resaltar las contribuciones de Maria Ester de Freitas para el desarrollo del campo brasileño de Estudios Organizacionales. Ester escribió obras pioneras en el desarrollo de temas de impacto en esta área, como la cultura organizacional, la gestión intercultural, la diversidad y el acoso moral. El estilo de abordar estos temas de esta académica del Sur global fue moldeado por una crítica peculiar que resonó entre los académicos y profesionales brasileños. Ester supo producir y reproducir valientemente temas complejos y a menudo controvertidos, con refinamiento intelectual y un repertorio cultural impresionante embutido en elementos de la “brasilidad”. La principal preocupación de Ester fue pensar la condición humana en las organizaciones y, por tanto, promover la responsabilidad social de las organizaciones, preocupación que sigue exigiendo una reflexión urgente. De esta manera, la pregunta que queremos responder es: además de ser pionera en el desarrollo de tales temas en el Sur global, ¿qué elementos hacen que el trabajo de Ester hoy continúe siendo relevante para los estudios organizacionales en general? Concluimos que la relevancia de Ester va más allá de la relevancia de los temas que aborda, ya que su estilo académico está marcado por correlatos críticos y expresiones de “brasilidad”. Esta correlación aparece en una especie de “Devenir-Ester” a lo largo de sus textos y discursos, una postura indagatoria y provocadora que nos invita a reflexionar y ampliar nuestros horizontes al acercarnos a nuestras realidades locales. Finalmente, mostramos que el contenido y el estilo del legado de Ester instigan formas alternativas para reflexionar críticamente sobre la condición humana en organizaciones con una mirada no convencional y desprejuiciada, fomentando así nuevos enfoques para imaginar y crear organizaciones más socialmente responsables.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Our objective is to investigate and highlight the contributions of Maria Ester de Freitas to the development of the Brazilian field of Management and Organization Studies (MOS). Ester wrote pioneering work in the development of impacting themes in this field - such as organizational culture, intercultural management, diversity, and moral harassment. This Global South scholar’s approach to such themes was shaped by a peculiar criticism that found an echo amongst Brazilian scholars and practitioners. Ester knew how to produce and reproduce complex and often controversial topics courageously, with intellectual refinement and an impressive cultural repertoire embedded in elements of “Brasilidade.” Ester’s main concern was to think about the human condition in organizations and, therefore, to promote the social responsibility of organizations, a concern that continues to demand urgent reflection. Hence, this research question is: in addition to being a pioneer in developing such themes in the Global South, which elements keep Ester’s work relevant today for organization studies in general? We conclude that Ester’s relevance extrapolates the relevance of the topics she addressed, as her academic style is marked by correlating criticism and manifestations of “Brasilidade”. This correlation appears in a kind of “Becoming-Ester” throughout her texts and speeches, an investigative and provocative posture that invites us to reflect and broaden our horizons when approaching our local realities. Finally, we show that the content and style of Ester’s legacy instigates alternative ways to critically reflect on the human condition in organizations through unconventional and unprejudiced eyes, thus, fostering new approaches to imagining and creating more socially responsible organizations.
  • O efeito do ativismo social em organizações: uma visão integrativa da literatura Artigo

    Siedschlag, Djeison; Lana, Jeferson

    Resumo em Português:

    Resumo Da falta de atenção em questões sociais por empresas até demandas climáticas globais, indivíduos e grupos organizados podem utilizar-se do ativismo social para reivindicar mudanças corporativas. Com base no reconhecimento de que o ativismo social influencia as organizações, este estudo tem como objetivo analisar seu efeito em organizações. Por meio de uma revisão do tipo integrativa para análise do uso teórico, de constructos, achados e lacunas, foram identificados 152 artigos nas bases de dados Scopus e no Portal de Periódicos da Capes. Os resultados apontam para a análise do ativismo social sob diferentes lentes teóricas. Como fenômeno de estudo, ele se materializa em ações isoladas ou em movimentos coordenados na promoção e no apoio a uma causa específica, trazendo efeitos diversos para as organizações. A igualdade de gênero, a diversidade nas empresas, o impacto ao meio ambiente, as questões sociais e de governança são exemplos de causas ativistas, e os estudos apontam para o uso de táticas diversas na promoção do ativismo social. Na esfera teórica, não se verificou a aplicação de uma perspectiva teórica única, e grande parte dos estudos não mencionou uma perspectiva teórica específica. As teorias mais recorrentes identificadas nos artigos foram a teoria da agência, a institucional, a de stakeholders, a do ativismo digital, a da dependência de recursos (RDT), a do movimento social e a da mobilização de recursos. A conexão teórica, portanto, pode trazer novas contribuições para o estudo do fenômeno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde la falta de atención a los problemas sociales por parte de las empresas hasta las demandas climáticas globales, las personas y los grupos organizados pueden utilizar el activismo social para reivindicar cambios corporativos. Basado en el reconocimiento de que el activismo social influye en las organizaciones, este estudio tiene como objetivo analizar el efecto del activismo social en las organizaciones. A través de una revisión integradora para analizar el uso teórico, los constructos, los hallazgos y las lagunas, se identificaron 152 artículos en las bases de datos Scopus y Portal de Periódicos da Capes. Los resultados apuntan al análisis del activismo social bajo diferentes lentes teóricos, como fenómeno de estudio, materializado en acciones aisladas o en movimientos coordinados en la promoción y apoyo a una causa específica, trayendo efectos diversos a las organizaciones. La igualdad de género, la diversidad en las empresas, el impacto en el medio ambiente, los problemas sociales y de gobernanza son ejemplos de causas activistas, y los estudios apuntan al uso de diferentes tácticas para promover el activismo social. En el ámbito teórico, no se verificó la aplicación de una sola perspectiva teórica y la mayoría de los estudios no mencionaron una perspectiva teórica específica. Las teorías más recurrentes identificadas en los artículos fueron la teoría de la agencia, la teoría institucional, la teoría de las partes interesadas, la teoría del activismo digital, la teoría de la dependencia de recursos (RDT), la teoría de los movimientos sociales y la teoría de la movilización de recursos. La conexión teórica, por tanto, puede traer nuevos aportes al estudio del fenómeno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Individuals and organized groups may adopt social activism to demand corporate change to tackle many issues, from the companies’ lack of attention to social problems to global climate demands. This research considers that social activism influences organizations and aims to analyze the effects of this influence. An integrative review was carried out in the databases Scopus and Portal de Periódicos da Capes, identifying 152 articles to analyze the theories and constructs adopted, findings, and gaps in the literature on social activism. The results reveal that studies have analyzed social activism under different theoretical lenses, as a phenomenon of study, materialized in isolated actions, or as coordinated movements advocating a specific cause, bringing different effects to organizations. The literature reveals the use of different tactics to promote social activism and that gender equality, company diversity, and impact on environmental, social, and governance issues are examples of causes advocated. In the theoretical perspective, most of the studies did not mention a specific theory. Even when studies mention theories, they do it in a pluralistic way, not focusing on the development of one specific theory. The most recurrent theories identified were agency theory, institutional theory, stakeholder theory, digital activism theory, resource dependency theory (RDT), social movement theory, and resource mobilization theory. The theoretical connection, therefore, can bring new contributions to the study of social activism.
  • Oportunidade ou necessidade? O caso da ZM S/A Estudos De Casos & Ensino

    Zimermann, Poliana Eliza Pinotti; Lana, Jailson; Batista, Marcos Aurélio; Partyka, Raul Beal

    Resumo em Português:

    Resumo Este caso para ensino retrata o dilema da ZM S/A, uma indústria de autopeças, ante a ruptura de canais de vendas, que passaram de B2B para B2C, e seus potenciais conflitos. Com a crescente demanda das vendas nos canais on-line em virtude da pandemia de COVID-19, a empresa coloca em perspectiva a viabilidade de iniciar operações de venda direta (B2C), com a criação de um e-commerce próprio ou fomentando as vendas de seus distribuidores. O objetivo do caso é promover a reflexão sobre as mudanças estratégicas dos canais de vendas e os potenciais conflitos na mudança destes canais em um setor com estrutura engessada, mas que vem mudando seu formato por uma demanda do acesso digital dos consumidores. Trata-se de um caso real, que retrata o nome verdadeiro da empresa. Apenas os nomes dos personagens foram são fictícios. A construção do caso contou com fontes primárias, via entrevistas com os envolvidos, e fontes secundárias, que foram os dados setoriais. O caso pode ser aplicado nos anos finais dos cursos de graduação em Administração e em cursos de pós-graduação em Marketing Estratégico e Marketing Digital, especificamente em disciplinas que envolvem a gestão empresarial, estratégias organizacionais e de marketing, gestão de operações e inovação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este caso didáctico retrata el dilema de ZM S/A, una industria de autopartes, con respecto a la disrupción de los canales de venta B2B a B2C y sus posibles conflictos. Con la creciente demanda de ventas a través de canales online a raíz de la pandemia de COVID-19, la compañía pone en perspectiva la viabilidad de iniciar operaciones de venta directa (B2C), mediante la creación de un e-commerce propio o del fomento de las ventas de sus distribuidores. El propósito del caso es promover la reflexión sobre los cambios estratégicos en los canales de venta y los posibles conflictos en el cambio de estos canales en un sector con estructura enyesada, pero que ha ido cambiando su formato debido al acceso digital de los consumidores. Este es un caso real en el que se usa el nombre real de la empresa. Solo los nombres de los personajes son ficticios. La construcción del caso se basó en fuentes primarias, a través de entrevistas a los involucrados, y en fuentes secundarias, a través de datos sectoriales. El caso puede aplicarse en los últimos años de carreras de grado en administración y en posgrados en marketing estratégico y marketing digital, específicamente en disciplinas que involucren gestión empresarial, estrategias organizacionales y de marketing, gestión de operaciones e innovación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This teaching case portrays the dilemma of ZM S/A, an auto parts industry, regarding the disruption of B2B to B2C sales channels. With the growing demand for sales through online channels due to the COVID-19 pandemic, the company puts into perspective the feasibility of starting direct sales operations (B2C) through the creation of its own e-commerce or the promotion of its distributors’ online sales. The purpose of the case is to promote reflection on the strategic changes in sales channels and the potential conflicts of creating an e-commerce platform. This is a real case that uses the company’s name and replaces the names of individuals involved for privacy. The construction of the case relied on primary sources, through interviews with those involved, and on secondary sources, through sectoral data. The case can be applied in the final years of undergraduate programs in business administration and graduate programs in strategic marketing and digital marketing, specifically in courses related with business management, organization and marketing strategies, operations management, and innovation.
  • Americanas: nem tudo o que reluz é ouro Estudos De Casos & Ensino

    Girão, Mel; Barreto, Lilian Melo

    Resumo em Português:

    Resumo No início de 2023, um grande revés abala o mercado acionário brasileiro: a Americanas, empresa quase centenária e uma das maiores varejistas do Brasil, anuncia ao mercado, em um Fato Relevante, que haviam sido encontradas “inconsistências contábeis”, estimadas em R$ 20 bilhões, na sua conta fornecedores. A empresa é gerida há mais de 30 anos pelo trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, considerados, até então, uma referência no capitalismo brasileiro. Neste momento, em que o caso ainda se desdobra diante de nós e atrai imensa atenção da mídia pelos números superlativos - milhares de pontos de vendas, 45.000 empregos, bilhões em dívidas com fornecedores e uma perda de R$ 8 bilhões em ações -, é fundamental que a academia qualifique o debate e faça uma discussão de seus impactos e desdobramentos de forma estruturada em sala de aula.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A principios de 2023, cayó una bomba en la bolsa de valores brasileña: Americanas, una empresa casi centenaria y una de las mayores minoristas de Brasil, administrada durante más de 30 años por el trío Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles y Beto Sicupira y hasta entonces considerada una referencia en el capitalismo brasileño, anuncia al mercado, a través de un hecho relevante, que se encontraron “inconsistencias contables” estimadas en R$ 20 mil millones en su cuenta de proveedores. En este momento, cuando el caso aún se desarrolla ante nosotros y atrae una inmensa atención de los medios debido a los números superlativos: miles de puntos de venta, 45.000 empleos, miles de millones en deudas a proveedores y una pérdida de 8 mil millones de reales en acciones, es fundamental que la academia evalúe el debate y discuta sus impactos y desarrollos de forma estructurada en el aula.

    Resumo em Inglês:

    Abstract At the beginning of 2023, a bomb fell on the Brazilian stock market: Americanas, an almost centenary company and one of the largest retailers in Brazil, managed for more than 30 years by the trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles, and Beto Sicupira and which until then were considered a reference in Brazilian capitalism, announces to the market, in a Relevant Fact, that “accounting inconsistencies” estimated at R$ 20 billion had been found in its suppliers account. At this moment, when the case is still unfolding before us and attracting immense media attention due to the superlative numbers - thousands of points of sale, 45,000 jobs, billions in debt with suppliers, and a loss of 8 billion reais in shares - it is paramount that the academy qualifies the debate and discusses its impacts and developments in a structured way in the classroom.
  • Falhas contábeis e manipulação de resultados: o caso da CVC S.A. Estudos De Casos & Ensino

    Oliveira, Willams da Conceição de; Machado, Márcio André Veras; Bruni, Adriano Leal

    Resumo em Português:

    Resumo O caso de ensino relata a situação real de uma companhia com atuação no ramo de turismo, que foi fundada em 1972 e teve sua primeira agência localizada no município de Santo André, SP. O dilema dá-se em torno de uma situação causada por possíveis falhas contábeis que elevaram os resultados da companhia CVC S.A. e geraram o pagamento de remuneração variável aos ex-executivos. Espera-se que o caso contribua para a discussão sobre possíveis estímulos que geram conflito de interesses, bem como para a identificação de ferramentas de controle interno que minimizem a exposição a fraudes contábeis. A construção do caso envolveu a coleta de dados na internet por meio de reportagens de jornais, análise das notas explicativas, dos formulários de referência, do relatório das demonstrações financeiras auditadas e do relatório de auditoria independente não auditado, disponíveis nos sites da companhia e da B3. Recomenda-se a sua aplicação em cursos de graduação ou pós-graduação em Administração e Contabilidade, assim como sua utilização em disciplinas que abordem os tópicos “conflito de interesses” e “gerenciamento de resultados”, tais como Governança Corporativa, Finanças Corporativas, Auditoria, Fraude Corporativa ou Análise das Demonstrações Financeiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El caso didáctico relata la situación real de la empresa CVC S.A., del ramo de turismo, que fue fundada en 1972 y cuya primera agencia estaba ubicada en el municipio de Santo André, SP. El dilema gira en torno a una situación provocada por posibles errores contables que incrementaron los resultados de dicha empresa y generaron el pago de compensación variable a los exejecutivos. Se espera que el caso contribuya a la discusión sobre posibles estímulos que generan conflictos de interés y la identificación de herramientas de control interno que minimicen la exposición al fraude contable. La construcción del caso implicó la recolección de datos, a través de internet, de reportajes periodísticos, análisis de notas explicativas, formularios de referencia, informe de los estados financieros auditados e informe de auditoría independiente no auditado, disponibles en los sitios web de la empresa y de la Bolsa de Valores B3. Se recomienda que se utilice en cursos de grado o posgrado en Administración y Contabilidad, así como en disciplinas que aborden los temas de conflicto de intereses y gestión de resultados, como Gobernanza Corporativa, Finanzas Corporativas, Auditoría, Fraude Corporativo o Análisis de Estados Financieros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This teaching case reports the real situation of CVC S.A., a company operating in the tourism industry. The company was founded in 1972, with its first agency located in the Brazilian city of Santo André (SP). The dilemma of the case refers to accounting failures that boosted the company’s results. and led to payment of bonuses to former executives. This teaching case aims to contribute to the discussion about possible incentives that generate conflicts of interest and the identification of internal control tools that minimize exposure to accounting fraud. The construction of the case involved data collection from the Internet through newspaper reports, analysis of explanatory notes, reference forms, report of audited financial statements, and unverified independent audit reports, available on the company’s and B3’s websites. This teaching case is recommended for undergraduate or graduate programs in Administration and Accounting, in courses addressing conflict of interest and earnings management, such as Corporate Governance, Corporate Finance, Auditing, Corporate Fraud, or Analysis of Financial Statements.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br