Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2024
  • Reflexões sobre resiliência empresarial, governança corporativa e responsabilidade social Editorial

    IRIGARAY, HÉLIO ARTHUR REIS; STOCKER, FABRICIO
  • Impacto da COVID-19 nas PMEs no Brasil e drivers de percepção gerencial: um novo modelo neural baseado em funções de utilidade ponderadas pela entropia Artigo

    Barbosa, Luiz Gustavo Medeiros; Wanke, Peter Fernandes; Antunes, Jorge Junio Moreira; Rocha, Saulo Barroso

    Resumo em Português:

    Resumo Partindo dos resultados inconclusivos da escassa literatura sobre o impacto do COVID-19 nas pequenas e médias empresas (PMEs), este artigo propõe um novo modelo de avaliação para abordar esse problema por meio de percepções gerenciais. Para atingir esse objetivo, mais de 6.000 PMEs responderam doze rodadas de pesquisas de 2020 a 2021, durante a pandemia, permitindo assim acompanhar a evolução do impacto percebido da pandemia nas pequenas e médias empresas. Uma nova abordagem de função de utilidade ponderada pela entropia é proposta aqui, seguida por regressão de rede neural para mapear quais variáveis relacionadas aos negócios das PMEs impulsionam mais a utilidade percebida de cada critério de negócios durante a pandemia. Primeiro, os pesos dos critérios relacionados aos negócios foram calculados usando a análise de proporção de avaliação de peso passo a passo (SWARA), classificando sua importância relativa - ou percepções - com base nas classificações de entropia de informações derivadas de dados coletados. As medições de entropia de transferência também ajudaram a revelar as relações de causa e efeito entre os critérios. Em segundo lugar, as funções de utilidade comercial para cada critério foram calculadas usando a Avaliação Proporcional Complexa com base nos pesos SWARA. Terceiro, regressões de redes neurais foram usadas para explicar as percepções gerenciais sobre cada critério de negócios durante a pandemia à luz de cada variável de negócios. Nossos resultados, esperados e inesperados, sugerem que as PMEs mais resilientes no Brasil são aquelas com 5 a 10 anos de idade operando nos setores de serviços e construção. Além disso, o sucesso do empréstimo é o segundo critério de maior impacto, impactando profundamente a continuidade dos níveis de atividade econômica; e não é afetado por nenhum outro critério de negócio. Implicações para formuladores de políticas e ações governamentais são destacadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con base en los resultados no concluyentes de la escasa literatura sobre el impacto de la COVID-19 en las pequeñas y medianas empresas (pymes), este artículo propone un nuevo modelo de evaluación para abordar este problema a través de las percepciones gerenciales. Para lograr este objetivo, más de 6.000 pymes respondieron a doce rondas de encuestas de 2020 a 2021, durante la pandemia, lo que permitió monitorear la evolución del impacto percibido de la pandemia en las pequeñas y medianas empresas. Aquí se propone un nuevo enfoque de función de utilidad ponderada por entropía, seguido de una regresión de red neuronal para mapear qué variables relacionadas con el negocio de las pymes impulsan más la utilidad percibida de cada criterio comercial durante la pandemia. Primero, los pesos de los criterios relacionados con el negocio se calcularon utilizando un análisis de relación de evaluación de peso paso a paso (SWARA), clasificando su importancia relativa ‒o percepciones‒ en función de las calificaciones de entropía de la información derivada de los datos recopilados. Las mediciones de entropía de transferencia también ayudaron a revelar las relaciones de causa y efecto entre los criterios. En segundo lugar, las funciones de utilidad comercial para cada criterio se calcularon mediante una evaluación proporcional compleja basada en los pesos SWARA. En tercer lugar, se utilizaron regresiones de redes neuronales para explicar las percepciones gerenciales de cada criterio comercial durante la pandemia a la luz de cada variable comercial. Nuestros resultados, esperados e inesperados, sugieren que las pymes más resilientes en Brasil son aquellas que tienen de 5 a 10 años, que operan en los sectores de servicios y construcción. Además, el éxito del préstamo es el segundo criterio de mayor impacto, que afecta profundamente la continuidad de los niveles de actividad económica; y no se ve afectado por ningún otro criterio comercial. Se destacan las implicaciones para los formuladores de políticas y las acciones gubernamentales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Departing from the inconclusive results of the scant literature on the COVID-19 impact on Small and Medium Enterprises (SMEs), this paper proposes a novel evaluation model for addressing this issue through managerial perceptions. Over 6000 SMEs responded to twelve rounds of surveys from 2020 to 2021 during the pandemic, allowing to track the evolution over time of the perceived impact of the pandemic on small businesses. A novel entropy-weighted utility function approach is proposed here, followed by artificial neural network regression to map the variables related to the SME’s businesses that most foster the perceived utility of each business criterion during the pandemic. First, weights of business-related criteria were computed using Stepwise Weight Assessment Ratio Analysis (SWARA), sorting their relative importance - or perceptions - based on information entropy ranks derived from questionnaires collected. Transfer entropy measurements also helped in unveiling the hidden cause-effect relationships among criteria. Second, business utility functions for each criterion were computed using Complex Proportional Assessment based on SWARA weights. Third, neural network regressions were used to explain the managerial perceptions on each business criterion during the pandemic, considering each business variable. Our expected and unexpected results suggest that more resilient SMEs in Brazil are 5-10 years old and operating in the services and construction sectors. Moreover, loan success is the second most impactful criterion, deeply impacting the continuity of economic activity levels, and it is not impacted by any other business criteria. Implications for policymakers and governmental actions are highlighted.
  • Estrutura do conselho de administração como mecanismo para atingir a Agenda 2030 na América Latina Artigo

    Pinheiro, Alan Bandeira; Ribeiro, Cintia de Melo de Albuquerque; Bizerra, André Luiz Villagelim

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem por objetivo investigar o efeito da estrutura do conselho no engajamento das empresas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram analisadas as características do conselho de administração relacionadas a tamanho, independência e diversidade, bem como a divulgação dos 17 ODS de 371 empresas sediadas na América Latina no período de 2016 a 2020. Os dados foram analisados mediante regressão de dados em painel com efeitos fixos e regressão de dados em painel pelo método logit. Os achados da pesquisa mostraram que o tamanho e a independência do conselho têm um efeito positivo na divulgação dos ODS. Os resultados dialogam com a Teoria dos Altos Escalões, na medida em que ela preconiza que as escolhas e o posicionamento estratégico da empresa são feitos pela alta administração, ou seja, os membros do conselho de administração. A pesquisa amplia a explicação dessa teoria, confirmando que a alta administração é determinante para o posicionamento estratégico em questões ambientais e sociais. Gestores e acionistas devem compreender que determinados fatores, como a formação de um comitê de responsabilidade social e a elaboração de relatório de sustentabilidade, também podem contribuir para a Agenda 2030. No nível governamental, os resultados são úteis a formuladores de políticas públicas, já que eles podem incentivar a criação de normas para divulgação voluntária de informações ambientais e sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo investigar el efecto de la estructura de la junta directiva en el compromiso de las empresas con los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS). Se analizaron las características de la junta directiva relacionadas con el tamaño de la junta, la independencia y la diversidad, así como la divulgación de los 17 ODS de 371 empresas con sede en América Latina para el período de 2016 a 2020. Los datos se analizaron utilizando regresión de datos en panel con efectos fijos y regresión de datos de panel utilizando el método logit. Los hallazgos de la investigación mostraron que el tamaño y la independencia de la junta tienen un efecto positivo en la divulgación de los ODS. Los resultados están en línea con la teoría de la alta dirección, ya que defiende que las decisiones y posicionamientos estratégicos de la empresa sean realizados por la alta dirección, es decir, los miembros de la junta directiva. La investigación amplía la explicación de esta teoría, confirmando que la alta dirección es crucial para el posicionamiento estratégico en temas ambientales y sociales. Los gerentes y accionistas deben entender que ciertos elementos, como la formación de un comité de responsabilidad social y la elaboración de un informe de sostenibilidad, también pueden contribuir a la Agenda 2030. A nivel de gobierno, los resultados son útiles para los hacedores de políticas públicas, ya que pueden incentivar la creación de normas para la divulgación voluntaria de información ambiental y social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to investigate the effect of board structure on companies’ engagement with the Sustainable Development Goals (SDGs). The characteristics of the board of directors related to the size of the board, independence, and diversity were analyzed, as well as the disclosure of the 17 SDGs of 371 companies headquartered in Latin America from 2016 to 2020. The data were analyzed using data regression in a panel with fixed effects and regression of panel data using the logit method. Research findings showed that board size and board independence have a positive effect on SDG disclosure. The results are in line with the Upper Echelons Theory, as it advocates that the company’s strategic choices and positioning are made by senior management - the members of the board of directors. The research expands the explanation of this theory, confirming that top management is crucial for strategic positioning in environmental and social issues. Managers and shareholders must understand that certain features, such as the social responsibility committee and the preparation of a sustainability report, can also contribute to the 2030 Agenda. At the government level, the results are useful for public policy makers, as they can encourage the creation of norms for the voluntary disclosure of environmental and social information.
  • Inovação ou progresso social? Uma análise dos fatores preditores para o avanço mundial da igualdade de gênero Artigo

    Cunha, Victoria Barboza de Castro; Nascimento, Thiago Cavalcante; Silva, Rodrigo Alves

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo visa verificar a relação entre inovação e progresso social para o avanço da igualdade de gênero em esfera global. Para tanto, dados secundários foram coletados no Índice Global de Inovação (GII), no Índice de Progresso Social (SPI) e no Índice Global de Igualdade de Gênero (GGGI) dos anos de 2020 e 2021. Na análise quantitativa, utilizou-se o modelo de regressão linear múltipla por meio do software de código aberto R Studio. Os resultados evidenciaram que o progresso social afeta positiva e significativamente a igualdade de gênero, embora não se tenha encontrado nenhuma correlação entre esta e a inovação. Ao fornecer uma estrutura compreensível para avaliar os fatores relacionados à diminuição das lacunas globais de gênero, este estudo serve como um catalisador para uma maior conscientização pública a respeito do tema, além de representar uma importante fonte de informação aos formuladores de políticas públicas e demais públicos de interesse.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo pretende verificar la relación entre innovación y progreso social para el avance de la igualdad de género en la esfera mundial. Para ello, se recopilaron datos secundarios del Índice Global de Innovación (GII), el Índice de Progreso Social (SPI) y el Índice Global de Igualdad de Género (GGGI) de los años 2020 y 2021. En el análisis cuantitativo, se utilizó el modelo de regresión lineal múltiple en el software de código abierto R Studio. Los resultados pusieron de relieve que el progreso social afecta positiva y significativamente a la igualdad de género, aunque no se encontró ninguna correlación entre esta y la innovación. Al proporcionar un marco exhaustivo para evaluar los factores relacionados con la disminución de la brecha mundial de género, este estudio sirve de catalizador para una mayor concienciación pública sobre el tema, así como de importante fuente de información para los formuladores de políticas públicas y otras partes interesadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to verify the relationship between innovation and social progress for the advancement of gender equality on a global level. Secondary data were collected on the Global Innovation Index (GII), the Social Progress Index (SPI), and the Global Gender Equality Index (GGGI) for the years 2020 and 2021. In the quantitative analysis, the multiple linear regression model was used in the open-source software R Studio. The results highlighted that social progress positively and significantly affects gender equality, although no correlation was found between it and innovation. By providing a comprehensive framework for evaluating factors related to closing the global gender gap, this study catalyzes increased public awareness of the issue and an important source of information for policymakers and stakeholders.
  • Crimes estatais-corporativos e violações de direitos humanos: um ensaio sobre a relação simbiótica entre Estados e corporações Artigo

    Resumo em Português:

    Resumo Nesse ensaio buscamos ampliar a compreensão dos crimes estatais-corporativos que violam direitos humanos por meio de uma aproximação da literatura do crime-estatal corporativo com campo dos estudos organizacionais. Argumentamos que crimes corporativos violadores de direitos humanos são (re)produzidos com a participação do Estado, em função das lacunas de governança estabelecidas pela globalização, criando uma relação simbiótica que potencializa a normalização de tais infrações. Nossa argumentação é a de que tal problema resulta de uma articulação deliberadamente organizada e constituída, historicamente, por meio de relações de poder, que visam garantir uma ordem social centrada na manutenção dos interesses capitalistas, modo de produção em que vida, morte e violência são normalizadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este ensayo buscamos ampliar la comprensión de los crímenes estatales-corporativos que violan los derechos humanos a través de una aproximación de la literatura sobre delitos estatales-corporativos al campo de los estudios organizacionales. Defendemos el argumento de que los crímenes corporativos violatorios de los derechos humanos se producen y reproducen con la participación del Estado, debido a las brechas de gobernabilidad establecidas por la globalización, en una relación simbiótica que potencia su normalización. Nuestro argumento es que dicho problema resulta de una articulación deliberadamente organizada e históricamente constituida a partir de relaciones de poder, que pretende garantizar un orden social centrado en el mantenimiento de los intereses capitalistas, un modo de producción en el que la vida, la muerte y la violencia están normalizadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this essay, we seek to expand the understanding of state-corporate crimes that violate human rights by approximating the literature on state-corporate crime with the field of organizational studies. We argue that corporate crimes that violate human rights are produced and reproduced with the state’s participation in the governance gaps established by globalization in a symbiotic relationship that enhances their normalization. Our argument advances toward unveiling the problem as a configuration resulting from a deliberately organized and historically constituted articulation based on power relations, which aims to guarantee a social order centered on maintaining capitalist interests in which the exploration of life, death, and violence are normalized.
  • Estilo cooperativo ou competitivo de gerenciamento de conflitos? Efeitos no compartilhamento de informações e no desempenho de cooperativas agropecuárias Artigo

    Oliveira, Renata Mendes de; Beuren, Ilse Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo examina a influência dos estilos de gerenciamento de conflitos, tanto cooperativos quanto competitivos, no compartilhamento de informações e, por sua vez, deste no desempenho organizacional. Examina-se também a mediação do compartilhamento de informações na relação entre os estilos de gerenciamento de conflitos e o desempenho organizacional. Os efeitos dos estilos de gerenciamento de conflitos foram analisados no nível intragrupo em um campo que pressupõe cooperação por meio de uma survey realizada com profissionais que atuam em cooperativas agropecuárias. Para a análise das 91 respostas válidas, utilizou-se modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os resultados indicam relação entre estilos de gerenciamento de conflitos e compartilhamento de informações, que é positiva para o estilo cooperativo e negativa para o estilo competitivo. Além disso, foi observada relação positiva entre compartilhamento de informações e desempenho organizacional. No entanto, não se verificou um efeito mediador do compartilhamento de informações na relação entre os estilos de gerenciamento de conflitos cooperativo e competitivo e o desempenho organizacional. Com base nos resultados, conclui-se que o estilo cooperativo de gerenciamento de conflitos promove o compartilhamento de informações e melhora o desempenho organizacional. O mesmo não foi constatado para o estilo competitivo de gerenciamento de conflitos nas cooperativas pesquisadas. Isso amplia as discussões sobre os possíveis benefícios dos conflitos nas organizações, contrastando com as abordagens sobre seus efeitos maléficos no desempenho organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio examina la influencia de los estilos de gestión de conflictos, tanto cooperativo como competitivo, en el intercambio de información y, a su vez, en el desempeño organizacional. También se examina la mediación del intercambio de información en la relación entre los estilos de gestión de conflictos y el desempeño organizacional. Los efectos de los estilos de gestión de conflictos se analizaron a nivel intragrupal en un campo que presupone la cooperación, a través de una encuesta realizada a profesionales que trabajan en cooperativas agropecuarias. Para el análisis de las 91 respuestas válidas se utilizó el modelo de ecuaciones estructurales por mínimos cuadrados parciales (PLS-SEM). Los resultados indican una relación entre los estilos de gestión de conflictos e intercambio de información, que es positiva para el estilo cooperativo y negativa para el estilo competitivo. Además, se observó una relación positiva entre intercambio de información y desempeño organizacional. Sin embargo, no se encontró un efecto mediador del intercambio de información en la relación entre los estilos cooperativo y competitivo de gestión de conflictos y el desempeño organizacional. Con base en los resultados, se concluye que el estilo cooperativo de gestión de conflictos promove el intercambio de información y mejora el desempeño organizacional, mientras que no se observó lo mismo para el estilo competitivo de gestión de conflictos en las cooperativas investigadas. Así, se amplían las discusiones sobre los posibles beneficios de los conflictos en las organizaciones, contrastando con los enfoques sobre sus efectos nocivos en el desempeño organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study examines the influence of conflict management styles, both cooperative and competitive, on information sharing and, in turn, on organizational performance. The mediation of information sharing in the relationship between conflict management styles and organizational performance is also examined. The effects of conflict management styles were analyzed at the intragroup level in a field that presupposes cooperation through a survey carried out with professionals who work in agricultural cooperatives. For the analysis of the 91 valid answers, partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) was used. The results indicate a relationship between conflict management styles and information sharing, which is positive for the cooperative style and negative for the competitive style. Furthermore, a positive relationship was observed between information sharing and organizational performance. However, no mediating effect of information sharing on the relationship between cooperative and competitive conflict management styles and organizational performance was found. Based on the results, it is concluded that the cooperative style of conflict management promotes the sharing of information and improves organizational performance. The same was not found for the competitive style of conflict management in the researched cooperatives. This broadens discussions about the possible benefits of conflicts in organizations, contrasting with the approaches about their harmful effects on organizational performance.
  • Citacionismo como erudição acadêmica e como ação estratégica Artigo

    Vizeu, Fabio

    Resumo em Português:

    Resumo A erudição é uma característica representativa para o acadêmico. Ela marca a prosa acadêmica com uma aura de sofisticação e elitização intelectual. Quando a erudição se manifesta na prática do citacionismo, pode constituir-se como uma estratégia de distorção comunicativa instrumentalizada para evitar ou minimizar o debate ou a argumentação mais acurada. Discutir esse problema específico é o objetivo deste ensaio. Para articular essa crítica, consideramos a perspectiva filosófico-sociológica de Habermas, segundo a qual a comunicação constitui um processo de troca de significados intersubjetivos, ao mesmo tempo que se estabelece como um agir estratégico de intervenção no mundo. Nesse sentido, o citacionismo é visto como um importante mecanismo que utiliza especificidades do léxico especializado do mundo acadêmico com o fim de dominação e influência, a despeito da ininteligibilidade derivada deste processo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La erudición es una característica importante para el académico, que marca la prosa académica con un aura de sofisticación y elitismo intelectual. Cuando la erudición se manifiesta en la práctica del citacionismo, puede constituir una estrategia de distorsión comunicativa instrumentalizada para evitar o minimizar el debate o la argumentación más certera. Discutir este problema específico es el propósito de este ensayo. Para articular esta crítica, consideramos la perspectiva filosófico-sociológica de Habermas, donde la comunicación constituye un proceso de intercambio de significados intersubjetivos al tiempo que se erige como un acto estratégico de intervención en el mundo. En este sentido, el citacionismo es visto como un uso de las especificidades del léxico especializado del mundo académico que funciona como un importante mecanismo de dominación e influencia, a pesar de la ininteligibilidad derivada de este proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Being erudite represents an important characteristic of the academic, causing academic prose to be marked by an aura of sophistication and intellectual elitism. When erudition manifests in the practice of citationism, it can constitute a communicative distortion strategy instrumentalized to avoid or minimize debate or more accurate argumentation. Discussing this specific problem is the purpose of this essay. This criticism is developed by considering Habermas’ philosophical-sociological perspective, in which communication constitutes a process of exchange of intersubjective meanings while establishing itself as a strategic act of intervention in the world. In this sense, citacionism is seen as a usage of the specificities of the specialized lexicon in the academic world, working as an important mechanism of domination and influence despite the unintelligibility derived from this process.
  • Fã cínico: falando a verdade descaradamente Artigo

    Souza-Leão, André Luiz Maranhão de; Ferreira, Bruno Rafael Torres; Moura, Bruno Melo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo é avaliar como os fãs estruturam sua fanidade a partir de discussões sobre a inserção de pautas políticas em produtos midiáticos, uma ação recorrente observada na indústria do entretenimento nos últimos tempos. A partir da análise das interações dos fãs de Star Wars sobre a recente introdução de personagens que representam identidades políticas na saga, o estudo abordou o conceito foucaultiano de subjetivação por meio da manifestação de verdades, adotando seu método arqueogenealógico. Dessa análise resultaram dois agenciamentos morais, a saber: a inovação avaliada pelos fãs de Star Wars quanto à inserção de novos personagens representativos na saga e a adequação que tais mudanças precisam atender, embora mantendo-se em conformidade com a forma estabelecida do cânone da saga. Ambas as agências refletem a preocupação com a manutenção do status quo da franquia e não com a agenda política. O presente estudo avaliou a coragem de dizer a verdade como uma prática cínica empenhada em perpetuar sua própria subjetividade ao reger outras verdades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del presente estudio es evaluar cómo los fans estructuran su condición a partir de discusiones sobre la inserción de agendas políticas en los productos mediáticos, que es un comportamiento recurrente observado en la industria del entretenimiento en los últimos tiempos. Con base en el análisis de las interacciones de los fanes de Star Wars sobre la reciente introducción de personajes que representan identidades políticas en la saga, el estudio abordó el concepto foucaultiano de subjetivación a través de la manifestación de verdades, adoptando su método arqueogenealógico. Dos agenciamientos morales resultaron de este análisis, a saber: la innovación evaluada por los fanes de Star Wars en cuanto a la inserción de nuevos personajes representativos en la saga y la adecuación que dichos cambios deben cumplir, aunque permaneciendo en conformidad con la forma establecida del canon de la saga. Ambos agenciamientos reflejan la preocupación por mantener el statu quo de la franquicia más que por la agenda política. El presente estudio ha evaluado el coraje de decir la verdad como una práctica cínica comprometida con perpetuar su propia subjetividad al regir otras verdades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the current study is to assess how fans structure their fannish based on discussions about the insertion of political agendas in media products, which is a recurring behavior observed in the entertainment industry in recent times. Based on the analysis of Star Wars fan’s interactions about the recent introduction of characters representing political identities in the saga, the study addressed the Foucauldian concept of subjectivation through the manifestation of truths, by adopting his archaeogenealogical method. Two moral agencies resulted from this analysis, namely: the innovation evaluated by Star Wars fans concerning the insertion of new representative characters in the saga and the adequacy such changes need to meet, although remaining in compliance with the established form of the saga canon. Both agencies reflect the concern with maintaining the franchise’s status quo rather than with the political agenda. The current study has evaluated the courage to tell the truth as a cynical practice committed to perpetuate its own subjectivity by ruling other truths.
  • A evolução na divulgação de práticas de compliance por companhias abertas brasileiras no período “Lava Jato” Artigo

    Sousa, Henrique Adriano de; Passos, Gabriela de Abreu; Portulhak, Henrique; Azevedo, Sayuri Unoki de

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo investiga a evolução na divulgação de compliance por companhias abertas brasileiras no contexto da Lava Jato, comparando o ano de início com o último ano de protagonismo da operação. Com base no paradigma interpretativista, foram analisados os relatórios de administração de 104 companhias listadas no segmento Novo Mercado da B3, de 2014 a 2019, por meio da técnica de análise de conteúdo. Os achados indicaram um substancial aumento na divulgação de compliance nas companhias analisadas, principalmente em categorias como “política anticorrupção”, “cultura organizacional de compliance”, “programas e processos internos de compliance” e “legislação e normas de compliance”. Revelou-se que a divulgação de práticas de monitoramento e gestão de riscos exerceram um relevante papel nas práticas voluntárias de divulgação de compliance dessas entidades. O destacado aumento do disclosure de compliance por companhias com forte relacionamento com o poder público sugere que pressões coercitivas de caráter governamental tendem a maximizar a adoção de práticas de compliance e sua divulgação. Os achados contribuem em termos teóricos ao identificar o avanço na divulgação voluntária do compliance como estratégia de resposta a pressões institucionais, com maior efeito em companhias expostas a pressões coercitivas governamentais. Em termos práticos, contribui ao revelar as categorias de compliance enfatizadas nas divulgações de companhias nacionais, auxiliando elaboradores de relatórios corporativos e informando demais agentes econômicos. De forma social, o aumento da divulgação de compliance aponta avanços na criação de condições que visam aumentar a confiança dos agentes econômicos, favorecendo o crescimento econômico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio investiga la evolución de la divulgación de compliance de las empresas brasileñas que cotizan en bolsa en el contexto de la operación “Lava-Jato”. Se analizaron los Informes de Gestión de los años 2014 a 2019 de 104 empresas listadas en el segmento Novo Mercado de B3, a través de la técnica de análisis de contenido. Los resultados indicaron un aumento sustancial en la divulgación de compliance, especialmente en categorías Política Anticorrupción, Cultura Organizacional de Compliance, Programas y Procesos Internos de Compliance, y Legislación y Normas de Compliance. La divulgación de prácticas de monitoreo y gestión de riesgos desempeñó un papel relevante en las prácticas de divulgación voluntaria de compliance. El aumento destacado de la divulgación de compliance por empresas con fuerte relación con el poder público sugiere que las presiones coercitivas de naturaleza gubernamental tienden a maximizar la adopción de prácticas de compliance y su divulgación. Los resultados contribuyen en el aspecto teórico al identificar el avance de la divulgación voluntaria de cumplimiento como estrategia de respuesta a las presiones institucionales, con mayor efecto en las empresas expuestas a presiones coercitivas gubernamentales. En cuanto al aspecto práctico, contribuye al revelar las categorías de compliance enfatizadas en las divulgaciones de las empresas nacionales, ayudando a los elaboradores de informes corporativos e informando a otros agentes económicos. Para la sociedad, una mayor divulgación del compliance indica un avance en la creación de condiciones que buscan aumentar la confianza de los agentes económicos, fomentando el crecimiento económico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigates the evolution of compliance disclosure by Brazilian public companies in the context of Operation Lava Jato (Car Wash), comparing the opening year and the last year of its protagonism. Using the interpretive paradigm, the Management Reports of 2014 and 2019 of 104 companies listed in the New Market segment of B3 were analyzed through the content analysis technique. The findings indicated a substantial increase in compliance disclosure in the analyzed companies, mainly in categories such as Anti-corruption Policy, Compliance Organizational Culture, Internal Compliance Programs and Processes, and Compliance Legislation and Standards. It was revealed that the disclosure of Monitoring and Risk Management Practices played a relevant role in the voluntary disclosure practices of these entities. The increased compliance disclosure by companies with a strong relationship with the Public Power suggests that coercive pressures of a government nature tend to maximize the adoption of compliance practices and disclosure. The findings contribute from a theoretical perspective by identifying the progress in voluntary compliance disclosure as a response strategy to institutional pressures, especially in companies exposed to coercive governmental pressures. From a practical viewpoint, it contributes by revealing the compliance categories emphasized in the disclosures by Brazilian companies, helping corporate report developers, and informing other economic agents. On a social level, the increased compliance disclosure points to progress in creating conditions that seek to increase confidence among economic agents, thus favoring economic growth.
  • Pirataria intelectual nas práticas de pesquisa em Administração Artigo

    Bispo, Marcelo de Souza; Vieira, Almir Martins

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de pirataria intelectual e suas consequências de caráter ético-legal e formativo no campo acadêmico da Administração. Trata-se de um ensaio sobre uma prática identificada pelos autores, mas pouco discutida no meio acadêmico. A pirataria intelectual é uma modalidade sutil de plágio que normalmente não é identificada por softwares. Consiste na prática de copiar uma sistematização teórica ou ideia produzida por outra pessoa, sem citá-la. Tal prática torna-se evidente não pela cópia de palavras ou frases, mas pelo emprego de um conjunto de autores, até mesmo citações, utilizados em outro trabalho, sob a aparência de que as escolhas e a sistematização teórica são originais. Nossa contribuição está em oferecer um conceito que seja capaz de definir uma prática de plágio que ainda não está presente na literatura sobre o tema em questão. Concluímos que a pirataria intelectual não se trata apenas de um problema ético-legal, mas é também reflexo de deficiências na formação de pesquisadores em relação a aspectos como autoria, originalidade, teorização e teoria no fazer científico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar el concepto de Piratería Intelectual y sus consecuencias ético-jurídicas y formativas en el campo académico de la Administración. Este es un ensayo sobre una práctica identificada por los autores, pero poco discutida en la academia. La piratería intelectual es una forma sutil de plagio generalmente no identificada por softwares. Es la práctica de copiar una sistematización teórica o idea producida por otra persona sin citarla. Dicha práctica se hace evidente no al copiar palabras o frases sino al utilizar un conjunto de autores (incluso citas) utilizados en otro trabajo, como si las elecciones y la sistematización teórica fueran originales. Nuestra contribución es ofrecer un concepto capaz de definir una práctica de plagio que aún no está presente en la literatura sobre el tema en cuestión. Concluimos que la Piratería Intelectual no es sólo un problema ético-jurídico, sino también un reflejo de las deficiencias en la formación de los investigadores en aspectos como la autoría, la originalidad, la teorización y la teoría en la práctica científica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay presents the concept of Intellectual Piracy and its ethical-legal and formative consequences in the academic field of Administration. This is an essay on a practice identified by the authors but little discussed in academia. Intellectual piracy is a subtle form of plagiarism usually not identified by software. It is the practice of copying a theoretical systematization or idea produced by another person without citing it. This practice becomes evident not by copying words or phrases but by using a set of authors (even citations) used in another work as if the choices and theoretical systematization were original. Our contribution is to offer a concept capable of defining a practice of plagiarism that is not yet present in the literature on the subject in question. We conclude that intellectual piracy is an ethical-legal problem and a reflection of deficiencies in training researchers concerning aspects such as authorship, originality, theorization, and theory in scientific practice.
  • Handbook Emerald de empreendedorismo na América Latina: liberando um potencial milenar Resenha Bibliográfica

    Barroso, Henrique César Muzzio de Paiva
  • Aceitar ou recusar órgão doado para transplante: o dilema do Dr. Jonas Estudos De Casos & Ensino

    DIB, LUÍS ANTÔNIO DA ROCHA; ARAÚJO, CLAUDIA; ANDRADE, JOEL DE; SILVA, MÔNICA FERREIRA DA

    Resumo em Português:

    Resumo O caso apresenta o dilema enfrentado pelo Doutor Jonas, médico responsável pela decisão de aceitar ou recusar um rim para transplante do paciente Carlos. O médico é norteado pela racionalidade e pela ciência, quer não apenas o melhor para seu paciente, como também manter seus bons índices de sucesso em transplantes. Carlos está ansioso por “voltar à vida” com o transplante, livrando-se da terrível rotina de diálises ao longo de cinco anos na fila de espera por um rim. Com a morte de Sebastião, um rim fica disponível para Carlos. No entanto, trata-se de um doador com 68 anos de idade. Doutor Jonas hesita em aceitar o órgão não ideal para seu paciente de 40 anos. O caso promove a discussão de processos de Julgamento e Tomada de Decisão (JTD), especialmente a fuga da racionalidade por meio de heurísticas comportamentais simplificadoras e os consequentes vieses delas advindos. O caso foi desenvolvido para ser usado em disciplinas de JTD ou gestão na área de Saúde e Healthcare, com destaque para o papel das pessoas na prestação de serviços, em programas de pós-graduação lato ou stricto sensu. Com a discussão do caso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades para estruturar processos de decisão e evitar armadilhas comportamentais comuns.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El caso presenta el dilema al que se enfrenta el doctor Jonas, médico responsable de la decisión de aceptar o rechazar un riñón para trasplante del paciente Carlos. El doctor Jonas se guía por la racionalidad y la ciencia, quiere lo mejor para su paciente, además de mantener sus buenos índices de éxito en trasplantes. Carlos está ansioso por “volver a la vida” con el trasplante, librándose de la terrible rutina de diálisis de los últimos cinco años en la lista de espera de un riñón. Con la muerte de Sebastião, queda disponible un riñón para Carlos, pero es un donante de 68 años y el doctor Jonas duda en aceptar el órgano no ideal para su paciente, que tiene 40 años. El caso es oportuno para discutir los procesos de Juicio y Toma de Decisiones (JTD), especialmente la fuga de la racionalidad a través de la simplificación de las heurísticas conductuales y los consecuentes sesgos que surgen de ellas. El caso fue desarrollado para ser utilizado en JTD o disciplinas de gestión en el área de Salud y Cuidado de la Salud, enfocándose en el papel de las personas en la prestación de servicios, en programas de posgrado lato o stricto sensu. Con la discusión del caso, se espera que los estudiantes desarrollen habilidades para estructurar procesos de decisión y evitar trampas comunes de comportamiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The case presents the dilemma faced by Dr. Jonas, the physician responsible for the decision to accept or refuse a kidney for transplant for his patient, Carlos, who has been waiting for a kidney for five years. Dr. Jonas is guided by rationality and science and wants the best for his patient. However, he wants to maintain his excellent success rates in transplants. Carlos is eager to “come back to life” with the transplant, getting out of the terrible dialysis routine. With the death of Sebastião, a kidney is available for Carlos, but he is a 68-year-old donor, and Dr. Jonas is hesitant to accept the non-ideal organ for his 40-year-old patient. The case proves to be opportune to discuss Judgment and Decision Making (JTD) processes, especially the escape from rationality by simplifying behavioral heuristics and their consequent biases. The case was developed to be used in JTD or management disciplines in Health and Healthcare services in lato or stricto sensu postgraduate programs. By discussing the case, students are expected to develop skills to structure decision-making and avoid common behavioral pitfalls.
  • O caso Melissa: desafios de sustentabilidade para a expansão internacional de uma marca brasileira de sandálias plásticas Estudos De Caso & Ensino

    Russo, Eduardo; Figueira, Ariane Roder

    Resumo em Português:

    Resumo A divisão de sandálias Melissa é subsidiária da Grendene, fabricante brasileira de calçados com mais de 40 anos de mercado e reconhecida internacionalmente por seus calçados e acessórios de plástico. Nos últimos anos a marca tem enfrentado novos desafios na construção de uma identidade mais sustentável para seus produtos, buscando implementar iniciativas de logística reversa no mercado internacional. Neste contexto, o caso coloca o leitor no papel de Melinda Voguel, Diretora Executiva das Sandálias Melissa, de forma a refletir sobre um plano de sustentabilidade que permitirá uma maior presença da marca nos mercados internacionais. O case foi pensado para estudantes de graduação e pós-graduação em Administração, Economia e Logística que desejam discutir temas como sustentabilidade de marca, marketing e branding internacional, logística reversa e economia circular.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La división de sandalias Melissa es subsidiaria de Grendene, un fabricante de calzado brasileño con más de 40 años de experiencia en el mercado y reconocido internacionalmente por sus calzados y accesorios de plástico En los últimos años, la marca ha enfrentado nuevos desafíos en cuanto a la construcción de una identidad más sostenible para sus productos y trata de implementar iniciativas de logística inversa en los mercados extranjeros. En este contexto, el caso pone al lector en el papel de Melinda Voguel, Directora Ejecutiva de Sandalias Melissa, para reflexionar sobre un plan de sustentabilidad que permitirá una mayor presencia de la marca en los mercados internacionales. El caso fue diseñado para estudiantes de pregrado y posgrado de Administración de Empresas, Economía y Logística que quieran discutir temas como sostenibilidad de marca, marketing y branding internacional, logística inversa y economía circular.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Melissa sandals division is a subsidiary of Grendene, a Brazilian footwear manufacturer with over 40 years experience in the market. It is internationally recognized for its plastic footwear and accessories. In the last few years, the brand has been facing new challenges regarding the building of a more sustainable identity for its products and trying to implement reverse logistics initiatives in foreign markets. In this context, the case puts the reader in the role of Melinda Voguel, the executive director of Melissa Sandals, to reflect on a sustainability plan that will allow the brand a greater presence in international markets. The case was designed for undergraduate and graduate students of Business Administration, Economics, and Logistics who want to discuss topics such as brand sustainability, international marketing and branding, reverse logistics, and circular economy.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br