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Perspectivas do Sul Global sobre Stonewall após 50 anos, Parte I—Sul pelo Sul, Trans por Trans

Resumo

Os distúrbios contra uma batida policial em Nova York no bar Stonewall Inn em junho de 1969 são frequentemente identificados como tendo desencadeado o movimento pelos direitos LGBT e a comemoração dos distúrbios um ano depois, em junho de 1970, inaugurou uma série de eventos do Orgulho LGBT que continuam até hoje em todo o mundo. Neste fórum de duas partes, refletimos sobre os efeitos contraditórios do legado internacional de Stonewall. Quais fatos ou lendas são celebrados e quais são marginalizados cinquenta anos depois? Como o sinal ‘Stonewall’ veio para inspirar e/ou marginalizar outras resistências conforme o evento dos EUA se tornou apropriado globalmente? Nesta primeira parte do Fórum, Silva e Jacobo consideram como as mulheres trans negras no Sul Global têm perseguido a luta das mulheres trans ativistas pioneiras na cidade de Nova York e engajado na história de Stonewall além dos Estados Unidos, negando o branqueamento do discurso sobre as revoltas por homens gays cis e mulheres lésbicas cis hegemônicos do movimento, mesmo em suas respectivas nações, Brasil e Filipinas. Esta contribuição do fórum homenageia pessoas trans negras e pardas, cujos corpos foram considerados monstruosos no coração do império e em outros lugares, onde o império permanece. As autoras juntas aspiram a pensar o planeta a partir de suas coordenadas: sul pelo sul, trans por trans. Da irmandade que forjaram, essas duas mulheres trans do Rio de Janeiro e de Manila, imbricadas em suas feridas, mas unidas pela vontade de curar, teorizam a resistência e reexistência como mulheres em um presente decolonial transfeminista.

Palavras-chave
Stonewall; Sul Global; resistência trans; travestilidade; kabaklaan

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