Acessibilidade / Reportar erro

Descrição comparativa versus Fundamentação: o quinto capítulo de Para Além de Bem e Mal: "Contribuição à história natural da moral"1 1 Este trabalho foi financiado pelo projeto de pesquisa "Nietzsche: Edition und Rezeption" (PRIN 2009, MIUR, Itália). Publicado originalmente em: "Vergleichende Beschreibung versus Begründung. Das fünfte Hauptstück: ‚zur Naturgeschichte der Moral'". In: Marcus Andreas Born (ed.), Friedrich Nietzsche - Jenseits von Gut Und Böse. De Gruyter: Berlin, p. 111-130 (2014). Tradução de William Mattioli. Revisão técnica de Rogério Lopes.

Resumo

Para além de bem e mal, sobretudo o quinto livro, é um texto chave no que diz respeito ao programa nietzschiano de uma "história natural da moral". Em oposição ao projeto de fundamentação da moral que caracterizou a suposta ciência da moral até então, Nietzsche propõe ali, por um lado, um trabalho de reunião de material etnográfico e histórico, realizado a partir de uma análise comparativa das diversas morais, e, por outro, a elaboração de uma tipologia da moral capaz de nos revelar as configurações mais assíduas e recorrentes nos diversos sistemas morais. O que norteia esse programa de renovação da ciência da moral é a ideia de que é preciso retraduzir o homem de volta à natureza, de modo que as diversas configurações morais, heterogêneas e historicamente situadas, poderiam ser interpretadas psicologicamente: elas são uma semiótica dos afetos. Nesse sentido, aspectos psicológicos e histórico-naturais convergem em torno de um tema central: a moral do rebanho e os instintos que nela se expressam. A essa moral Nietzsche contrapõe seu problemático projeto de disciplinação e cultivo de um tipo superior.

Palavras-chave
moral; ciência; tipologia; história; homo natura

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br