Acessibilidade / Reportar erro

Clínica fonoaudiológica bilíngue, uma proposta terapêutica para surdos com a língua escrita: estudo de caso

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi analisar produções escritas de um sujeito surdo em processo de apropriação da escrita.

Métodos:

Participou dessa pesquisa um sujeito surdo, reconhecido pela inicial R., em conjunto com a sua fonoaudióloga. Cabe esclarecer que tal profissional, proficiente em língua de sinais, atuou como interlocutora e intérprete, priorizando a natureza interativa da linguagem e interferindo nas produções escritas apenas quando solicitada.

Resultados:

Durante os três anos trabalhados com R., observou-se uma mudança de postura perante a língua escrita. Além disso, ele passou a refletir sobre seus textos e a utilizar a Língua Portuguesa de maneira que seus textos tornaram-se mais coerentes para os leitores. A escrita tornou-se, assim, um espaço a mais de manifestação da singularidade de R., que passou a reconstruir sua história de relação com a linguagem.

Conclusão:

O trabalho fonoaudiológico em uma clínica bilíngue, por meio do qual os surdos podem ter acesso precoce à língua de sinais, pode possibilitar o desenvolvimento da modalidade escrita da Língua Portuguesa.

Descritores:
Fonoaudiologia; Surdez; Escrita manual; Linguagem; Terapia

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br