Análise da timidez na desvantagem vocal percebida em professores

Sandra Rosa Machado Luz Gimenez Glaucya Madazio Fabiana Zambon Mara Behlau Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Verificar a relação entre a timidez autorreferida e a desvantagem vocal percebida em professores da Educação Infantil e Fundamental I e II.

Método

200 professores (média de 41,8 anos), sem queixa vocal atual, preencheram 3 protocolos: uma ficha de identificação pessoal e caracterização do trabalho, composta por 11 questões, elaborada pelo Programa de Saúde Vocal do SinproSP; o Índice de Desvantagem Vocal, instrumento de autoavaliação que investiga a autopercepção do impacto de um problema vocal; e a Escala de Timidez, com 14 itens sobre sentimentos e comportamentos comunicativos relacionados ao cotidiano organizacional.

Resultados

Do total da amostra, 142 (71%) professores não apresentaram desvantagem vocal, sendo 42% (n=59) professores tímidos e 58% (n=83) não tímidos. Para os 58 (29%) professores que apresentaram desvantagem vocal, houve um maior número de tímidos (64%) do que não tímidos (26%). Entre o total de professores tímidos, houve uma proporção maior destes entre os professores que atuam exclusivamente na Educação Infantil, com faixa etária entre 20-30 anos, formados em até 10 anos e com queixa da presença de ruído na sala de aula. A presença de afecções de vias aéreas superiores foi o único aspecto que diferenciou tímidos com e sem desvantagem vocal, sendo mais frequente nos professores tímidos sem desvantagem vocal.

Conclusão

Professores tímidos percebem mais desvantagem vocal quando comparados aos não tímidos. Os docentes com faixa etária entre 20 e 30 anos, com até 10 anos de formados e que lecionam para Educação Infantil relatam timidez, porém sem associação com a desvantagem vocal.

Descritores
Autoavaliação; Docente; Saúde do Trabalhador; Timidez; Voz

ABSTRACT

Purpose

To verify the relation between the self-reported shyness and perceived vocal handicap in teachers from Early childhood and Primary education (elementary and middle school).

Methods

200 teachers (mean age 41.8 years old) without vocal complaint answered to personal identification protocol, work characterization information, the Vocal Handcap Index and the Shyness Scale.

Results

From the total sample, 142 (71%) teachers had no vocal disadvantage, 42% (n = 59) were shy and 58% (n = 83) were non-shy. Among the 58 (29%) teachers with vocal disadvantage, most of them were shy (64%) instead of non-shy (26%). Considering the shy teachers, most of them worked in Early Childhood Education, were aged between 20-30 years old, had from 1 to 10 years of teaching experience and were working in a noisy classroom. The presence of upper airway affections was more frequent in shy teachers without vocal disadvantage and this was the only aspect that differentiated shy and non-shy teachers.

Conclusion

Shy teachers showed higher frequency of vocal disadvantage when compared to non-shy teachers. Teachers between 20 and 30 years old, with up to 10 years of teaching experience and who teach in Early Childhood Education reported shyness, but there was no relation with vocal disadvantage.

Keywords
Self-assessment; Faculty; Occupational Health; Shyness; Voice

INTRODUÇÃO

Os professores representam cerca de 1,65% do total de trabalhadores no Brasil e, assim como em outros países, a profissão é considerada de alto risco para o desenvolvimento de alterações vocais(11 Behlau M, Zambon F, Guerrieri AC, Roy N. Epidemiology of voice disorders in teachers and nonteachers in Brazil: prevalence and adverse effects. J Voice. 2012;26(5):665.e10-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011.09.010. PMid:22516316.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011....
). Fatores extrínsecos como longas jornadas de trabalho, ambientes ruidosos e número elevado de alunos por sala são descritos na literatura como aspectos que favorecem a sobrecarga vocal. Entretanto, a influência de fatores intrínsecos inerentes ao próprio sujeito como traços de personalidade, aspectos psicossociais e estratégias de enfrentamento em relação ao desempenho vocal, ainda é pouco conhecida nesta população(22 Ahlander VL, Rydell R, Lofqvist A. How do teachers with self-reported voice problems differ from their peer with self-reported voice health? J Voice. 2011;26(4):149-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011.06.005.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011....
,33 Zambon F, Moreti F, Behlau M. Coping strategies in teachers with vocal complaint. J Voice. 2014;28(3):341-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2013.11.008. PMid:24495425.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2013....
).

Embora os primeiros estudos que relacionam distúrbios de voz e personalidade sejam antigos, recentemente o interesse nessa área aumentou com trabalhos de maior complexidade metodológica. Estudos envolvendo a personalidade vêm ganhando cada vez mais importância na área científica. Os traços de personalidade distinguem os indivíduos entre si; entretanto, esses traços são estáveis em cada pessoa e podem resumir, prever e explicar a forma de agir de cada um(44 Moses PJ. The study of personality from records of the voice. J Consult Psychol. 1942;6(5):257-61. http://dx.doi.org/10.1037/h0055754.
http://dx.doi.org/10.1037/h0055754...
,55 Almeida AAF, Fernandes LR, Azevedo EHM, Pinheiro RSA, Lopes LW. Características vocais e de personalidade de pacientes com imobilidade de prega vocal. CoDAS. 2015;27(2):178-85. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152014144. PMid:26107084.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2015...
). Os indivíduos com disfonia funcional são descritos como introvertidos, ansiosos e podem apresentar tensão laríngea. Por outro lado, indivíduos com nódulos vocais apresentam traços de extroversão e impulsividade, e parecem ser mais comunicativos(66 Roy N, Bless DM, Heisey D. Personality and voice disorders: a superfactor trait analysis. J Speech Lang Hear Res. 2000;43(3):749-68. http://dx.doi.org/10.1044/jslhr.4303.749. PMid:10877443.
http://dx.doi.org/10.1044/jslhr.4303.749...
).

A timidez é um conceito distinto das dimensões da introversão(77 Scott S. Researching shyness: a contradiction in terms? Qual Res. 2004;4(1):91-105. http://dx.doi.org/10.1177/1468794104041109.
http://dx.doi.org/10.1177/14687941040411...
). Timidez é uma preocupação ansiosa do self, em resposta à interação social real ou imaginária do sujeito, e está associada à sua elevada capacidade de autoavaliação sobre si mesmo. Já a introversão é definida como um traço de personalidade inato, que independe de estar exposto a uma situação de comunicação. O introvertido pode parecer tímido, pois sua interação social é baixa. No entanto, não sente preocupação com o que os outros pensam ou acham sobre ele mesmo(88 Schmidt S. Personality diversity: extrovert and introvert temperaments. J Food Sci Educ. 2015;15:73-4.). O sujeito tímido, por outro lado, apresenta sentimentos desconfortáveis, principalmente em ambientes sociais, com maior propensão à depressão, ansiedade e fobia social. Alguns estudos defendem que o amadurecimento do lobo pré-frontal ocorre mais tardiamente entre as crianças com timidez, levando-as a dificuldades emocionais, comportamentais, e de autorregulação(99 Kwiatkowska MM, Rogoza R. A measurement invariance investigation of the differences in shyness between adolescents and adults. Pers Individ Dif. 2017;116:331-5. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2017.05.012.
http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2017.05...
,1010 Schmidt LA, Poole KL. Children’s shyness and frontal brain maturation. Pers Individ Dif. 2018;127:44-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2018.01.043.
http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2018.01...
). A timidez reflete uma dificuldade de comunicação, associada a um sentimento de baixa performance e um julgamento social negativo de fala. Com certa frequência, os tímidos têm dificuldades de serem ouvidos e entendidos, apresentam dificuldades em iniciar e estruturar uma conversa, falam menos, são pouco relaxados e menos competentes na comunicação(1111 Afshan A, Askari I, Manickam LSS. Shyness, self-construal, extraversion-introversion, neuroticism, and psychoticism: a cross-cultural comparison among college students. SAGE Open. 2015;5(2):1-8. http://dx.doi.org/10.1177/2158244015587559.
http://dx.doi.org/10.1177/21582440155875...
).

Um estudo realizado com 755 estudantes de Pedagogia mostrou que sujeitos com inibição social e emoções negativas apresentaram índices elevados para o questionário VHI (Voice Handicap Index) quando comparados a sujeitos não tímidos. Achados semelhantes também foram encontrados na população geral e em indivíduos sem queixa de voz, e a presença da timidez aumentou a percepção da desvantagem vocal(1212 Jalili S, Mall-Amiri B. The difference between extrovert and introvert EFL teachers’ classroom management. TPLS. 2015;5(4):826-36. http://dx.doi.org/10.17507/tpls.0504.19.
http://dx.doi.org/10.17507/tpls.0504.19...
,1313 Behlau M, Borrego MCM, Madazio G. Influência da timidez na desvantagem vocal percebida. In: 23º Congresso Brasileiro e 9º Congresso Internacional de Fonoaudiologia; 2015; Salvador. Anais. Salvador: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; 2015.).

Alguns sinais de timidez, como baixa intensidade de voz, fala disfluente, monótona e o fato de o indivíduo ser pouco falante, são descritos no comportamento vocal de alguns professores(1414 Arroyo A, Harwood J. Communication competence mediates the link between shyness and relational quality. Pers Individ Dif. 2011;50(2):264-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2010.09.041.
http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2010.09...
,1515 Meulenbroek LF, Thomas G, Kooijman PG, Jong FI. Biopsychosocial impact of voice in relation to the psychological features in female student teachers. J Psychosom Res 2010;68(4):379-84. http://dx.doi.org/10.1016/j.jpsychores.2009.10.002. PMid:20307705.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jpsychores.2...
). Contudo, professores extrovertidos utilizam-se mais da comunicação verbal e não verbal do que os professores introvertidos. Isso promove uma comunicação mais rica e uma interação mais produtiva com seus alunos. Os professores extrovertidos falam mais e com maior velocidade, em loudness forte e repetem mais vezes as instruções verbais. Além disso, procuram maior contato físico e visual, sorriem e gesticulam mais, o que resulta em um ambiente mais positivo ao aprendizado(1616 Dietrich M, Verdolini Abbott K. Vocal functional in introverts and extroverts during a psychological stress reactivity protocol. J Speech Lang Hear Res. 2012;55(3):973-87. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011/10-0344). PMid:22232397.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011...

17 Eryilmaz A. Perceived personality traits and types of teachers and their relationship to the subjective well-being and academic achievements of adolescents. Educ Sci Theor Pract. 2014;14(6):2049-62.
-1818 Zafarghandi AM, Salehi S, Sabet MK. The effect of EFL teachers’ extrovert and introvert personality on their instructional immendiacy. IJALEL. 2016;5(1):57-64.).

O trabalho desenvolvido pelos professores apresenta diferentes desafios, demandas e recompensas, dependendo de variáveis como tipo de escola, nível de ensino e faixa etária dos alunos(1919 Carlotto MS. Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino. PSICO. 2010;41(4):495-502.

20 Fusari JC. O professor de 1 ° grau: trabalho e formação. São Paulo: Loyola; 1990.
-2121 Pinto MFN, Duarte AMC, Vieira LMF. O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte. Rev Bras Educ. 2012;17(51):611-745. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000300007.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012...
). O professor da Educação Infantil, que atende crianças de dois a cinco anos de idade, e o de Ensino Fundamental I, que atende crianças de seis a dez anos de idade, apresentam demandas vocais diferentes em função de suas distintas atribuições. Na Educação Infantil, as atividades são variadas, como contar histórias, teatro de fantoches, músicas e conversas em roda, nas quais o falar é o meio de comunicação mais usado. O professor do Ensino Fundamental, por exemplo, necessita abrir espaços para diálogos e reflexões. O uso da argumentação por parte do professor e dos alunos é intenso, podendo levar a um abuso de voz e, consequentemente, a um desgaste vocal e emocional(2222 Behlau M, Dragone MLS, Nagano L. A voz que ensina: o professor e a comunicação em sala de aula. Rio de Janeiro: Revinter; 2004.).

Os dados apresentados pela literatura retratam a presença de tensão muscular e dificuldades de comunicação vivenciadas pelo sujeito tímido. Levando-se em consideração que a fala é o meio de comunicação mais utilizado por este profissional, torna-se imprescindível investigar se há relação entre a timidez e a presença da desvantagem vocal do professor. Tais dados fornecerão evidências científicas que permitirão compreender melhor o perfil vocal dessa população, não apenas no que diz respeito ao uso profissional da voz, como também ao seu bem-estar físico, mental e social. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a timidez autorreferida e a desvantagem vocal percebida em professores da Educação Infantil e Fundamental I e II.

MÉTODO

Trata-se de um estudo transversal, observacional e quantitativo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas/SP sob parecer número 1.963.878.

O recrutamento foi realizado online via plataforma Survey Monkey ou pessoalmente em escolas públicas e particulares das cidades de Campinas e São Paulo, Estado de São Paulo e os participantes consentiram na utilização de seus dados, aceitando o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) no próprio questionário de resposta.

Foram incluídos professores de ambos os gêneros, faixa etária entre 20 e 60 anos de idade, sem queixa vocal, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, de escolas públicas e particulares das cidades de Campinas e São Paulo, Estado de São Paulo.

Os sujeitos responderam a uma ficha de identificação composta por 11 questões, elaborada pelo Programa de Saúde Vocal do SinproSP. O questionário foi entregue em papel impresso para preenchimento no local de trabalho, ou ainda enviado em link para preenchimento online via plataforma Survey Monkey, conforme a preferência da escola.

Na ficha de identificação, foram investigados os seguintes dados: gênero, idade, nível de ensino que leciona (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II), tempo de magistério em anos, número de alunos por sala de aula, carga horária diária de trabalho, presença de ruído no ambiente de trabalho, consulta médica e/ou fonoaudiológica prévia devido a problemas de voz, uso vocal em outra atividade fora do momento de trabalho, tabagismo, etilismo, presença de infecção em vias aéreas, dificuldades na audição e antecedentes familiares. Os dados foram utilizados também para caracterizar o perfil do professor na etapa de análise de dados. Os questionários foram entregues apenas a sujeitos sem queixa vocal, sendo os sujeitos com queixa não contabilizados neste estudo.

Participaram do presente estudo 200 professores, 194 mulheres e seis homens, média de idade de 41,8 anos, sem queixa vocal, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

A amostra caracterizou-se por ser predominantemente do gênero feminino (97%), com idade média de 41,8 anos. A atuação mais frequentemente encontrada foi no Ensino Fundamental (57%), o tempo de formação foi em média de 22 anos, carga horária de trabalho mais frequente de um período e média de 17 alunos por sala. Aspectos relacionados à voz mostraram que 61% não têm nenhum cuidado específico com a voz, 62% referiram algum tipo de afecção das vias aéreas superiores e 78% desta população nunca realizou fonoterapia durante sua vida profissional.

Os dados de identificação pessoal e caracterização do trabalho encontram-se na Tabela 1.

Tabela 1
Distribuição numérica e percentual dos dados de identificação pessoal e caracterização do trabalho em professores

Os participantes foram convidados a responder os demais instrumentos da pesquisa: Escala de Timidez(2323 Cheek JM. The Revised Cheek and Buss Shyness Scale [Internet]. Wellesley: Wellesley College; 1983 [cited2015 July 08]. Available from: http://www.wellesley.edu/Psychology/Cheek/research.html.
http://www.wellesley.edu/Psychology/Chee...
) e o protocolo Índice de Desvantagem Vocal - IDV-10(2424 Behlau M, Oliveira G, Costa T. Validação do Índice de Desvantagem Vocal: 10 (IDV-10) para o português brasileiro. CoDAS. 2013;25(5):482-5. PMid:24408554.).

O protocolo da Escala de Timidez é uma escala mundialmente utilizada, traduzida para o Português por Vasconcellos (2005) e não há validação para a nossa língua. Apresenta 13 itens sobre sentimentos e comportamentos comunicativos relacionados ao cotidiano organizacional. Para a categorização dos resultados, há uma classificação que varia de um a cinco pontos, em que um equivale a discordo totalmente e cinco a concordo totalmente(2323 Cheek JM. The Revised Cheek and Buss Shyness Scale [Internet]. Wellesley: Wellesley College; 1983 [cited2015 July 08]. Available from: http://www.wellesley.edu/Psychology/Cheek/research.html.
http://www.wellesley.edu/Psychology/Chee...
). Para os sujeitos tímidos, a somatória de pontos deve ser maior que 34 pontos e a análise foi realizada por somatória simples.

O IDV-10 é um instrumento de autoavaliação traduzido e validado para o português brasileiro, composto por dez questões, que investiga a autopercepção do impacto de um problema vocal. Cada questão deve ser respondida por meio de uma escala numérica de cinco pontos, sendo que zero corresponde a nunca e quatro, sempre. O escore total é calculado por somatória simples das respostas e varia de zero a 40 pontos, sendo que zero indica nenhuma desvantagem e 40, desvantagem máxima(2424 Behlau M, Oliveira G, Costa T. Validação do Índice de Desvantagem Vocal: 10 (IDV-10) para o português brasileiro. CoDAS. 2013;25(5):482-5. PMid:24408554.). A nota de corte é de 7,5 pontos, quando o instrumento é utilizado para fins de triagem vocal. Isso significa que indivíduos que pontuam acima de 7 pontos devem ser encaminhados para avaliação vocal completa.

Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística. Para tanto, foram realizadas análises de contingência das categorias pesquisadas através de testes de Qui-quadrado e de Duas Proporções. Adotou-se um nível de significância de 5% (p<0,05) para todas as análises estatísticas inferenciais. O software utilizado foi o JMP/SAS 13.1.

RESULTADOS

A Tabela 2 mostra que houve um maior número de indivíduos tímidos com faixa etária entre 20 e 30 anos (p=0,003) que lecionam no ensino infantil (p=0,002), com tempo de formados entre 1 e 10 anos (p=0,001) e que referem a presença de ruído em sala de aula (p<0,001). A presença de professores tímidos e jovens destacou-se nesses resultados.

Tabela 2
Distribuição numérica e percentual dos dados de identificação pessoal e caracterização do trabalho dos professores de acordo com a timidez

Dos 58 (29%) professores que apresentaram desvantagem vocal, houve um maior número de indivíduos tímidos (64%, n=37) do que não tímidos (26%, n=21; p=0,042). Dos 142 sujeitos (71%) que não apresentaram desvantagem vocal, 42% (n=59) eram tímidos e 58% (n=83), não tímidos (p=0,047). Tais dados podem ser observados na Figura 1. Nesses achados, vale ressaltar a maior proporção de professores tímidos no grupo com desvantagem vocal.

Figura 1
Ilustração da distribuição numérica e percentual dos sujeitos de acordo com a ocorrência de desvantagem vocal e timidez

Observa-se na Tabela 3 a desvantagem vocal em professores tímidos, de acordo com os dados de identificação pessoal e caracterização do trabalho. Houve maior frequência de professores tímidos e sem desvantagem vocal que possuíam afecções de vias aéreas superiores (p=0,006). Nessa tabela, as características de trabalho do professor tímido não têm associação significativa com a presença da desvantagem vocal.

Tabela 3
Desvantagem vocal de acordo com os dados de identificação pessoal e caracterização do trabalho em professores tímidos

DISCUSSÃO

Os professores, em geral, são profissionais que fazem parte de uma categoria de risco para o desenvolvimento de alterações vocais, por possuírem fatores extrínsecos ocupacionais que geram elevada demanda e sobrecarga vocal(22 Ahlander VL, Rydell R, Lofqvist A. How do teachers with self-reported voice problems differ from their peer with self-reported voice health? J Voice. 2011;26(4):149-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011.06.005.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011....
,2525 Morais EPG, Azevedo RR, Chiari BM. Correlação entre voz, autoavaliação vocal e qualidade de vida em voz de professoras. Rev CEFAC. 2012;14(5):892-900. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000032.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012...
). Tais fatores são consenso na literatura, porém fatores intrínsecos inerentes à personalidade do sujeito, como a timidez, ainda são pouco conhecidos nesta população(22 Ahlander VL, Rydell R, Lofqvist A. How do teachers with self-reported voice problems differ from their peer with self-reported voice health? J Voice. 2011;26(4):149-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011.06.005.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011....
,33 Zambon F, Moreti F, Behlau M. Coping strategies in teachers with vocal complaint. J Voice. 2014;28(3):341-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2013.11.008. PMid:24495425.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2013....
,2626 Yuksel-Sahin F. Certain predictors of shyness among turkish pre-service teachers. Procedia Soc Behav Sci. 2012;47:207-17. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.06.640.
http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012....
).

Professores geralmente percebem os sinais e sintomas vocais quando se tornam relevantes e frequentes, nem sempre associam ao uso vocal profissional e, muitas vezes, consideram a presença do desvio vocal como parte integrante de suas atribuições. A autopercepção de problemas vocais pode ser uma importante ferramenta a ser desenvolvida pelos professores com o objetivo de promover maior busca de informações sobre a voz e um melhor autocuidado(22 Ahlander VL, Rydell R, Lofqvist A. How do teachers with self-reported voice problems differ from their peer with self-reported voice health? J Voice. 2011;26(4):149-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011.06.005.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2011....
,33 Zambon F, Moreti F, Behlau M. Coping strategies in teachers with vocal complaint. J Voice. 2014;28(3):341-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2013.11.008. PMid:24495425.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2013....
,2727 Choi-Cardim K, Behlau M, Zambon F. Sintomas vocais e perfil de professores em um programa de saúde vocal. Rev CEFAC. 2010;12(5):811-9. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000075.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010...
).

O ruído do ambiente não foi significativo para o total de sujeitos, porém foi significativo para o grupo de professores tímidos. Indivíduos com maior predisposição a sentir emoções negativas, ansiedade e vulnerabilidade ao stress percebem o ruído como algo incômodo, mostrando maior sensibilidade e intolerância(2828 Zijlema WL, Morley DW, Stolk RP, Rosmalen JG. Noise and somatic symptoms: A role for personality traits? Int J Hyg Environ Health. 2015;218(6):543-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijheh.2015.05.001. PMid:26003940.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijheh.2015.0...
).

Na Educação Infantil, houve maior proporção de tímidos entre professores de 20 e 30 anos de idade e tempo de formados de até 10 anos (Tabela 2). Para este grupo exclusivo de professores jovens, a desvantagem vocal não foi significativa, apesar de o presente estudo mostrar que entre os professores com desvantagem vocal predominaram os tímidos (Tabela 3 e Figura 1). Não encontramos na literatura estudos que relacionem a desvantagem vocal com a timidez em professores jovens. No entanto, estudos distintos descrevem que, nos primeiros 4 anos de atuação do professor, há uma maior ocorrência de queixas vocais quando comparados a anos posteriores de profissão(2929 Kooijman PG, Thomas G, Graamans K, Jong FI. Psychosocial Impact of the Teacher’s Voice Throughout the Career. J Voice. 2007;21(3):316-24. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2005.12.007. PMid:16545941.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2005....
), e que a inibição social é destacada e descrita entre os professores jovens(1515 Meulenbroek LF, Thomas G, Kooijman PG, Jong FI. Biopsychosocial impact of voice in relation to the psychological features in female student teachers. J Psychosom Res 2010;68(4):379-84. http://dx.doi.org/10.1016/j.jpsychores.2009.10.002. PMid:20307705.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jpsychores.2...
). Comportamentos característicos do professor tímido como baixa intensidade vocal, comunicação não verbal pouco expressiva, voz monótona, associados a um ambiente ruidoso podem gerar desconforto para este grupo exigindo deste maior flexibilidade e competência comunicativa(1717 Eryilmaz A. Perceived personality traits and types of teachers and their relationship to the subjective well-being and academic achievements of adolescents. Educ Sci Theor Pract. 2014;14(6):2049-62.). Por essa razão, há a necessidade de se preparar melhor esses professores, com destaque para os jovens, para as demandas vocais da profissão, levando-se em consideração as características pessoais e emocionais de cada um(1515 Meulenbroek LF, Thomas G, Kooijman PG, Jong FI. Biopsychosocial impact of voice in relation to the psychological features in female student teachers. J Psychosom Res 2010;68(4):379-84. http://dx.doi.org/10.1016/j.jpsychores.2009.10.002. PMid:20307705.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jpsychores.2...
).

Estabelecer algum tipo de relação entre a desvantagem vocal e a timidez do professor nem sempre se mostra uma tarefa fácil(66 Roy N, Bless DM, Heisey D. Personality and voice disorders: a superfactor trait analysis. J Speech Lang Hear Res. 2000;43(3):749-68. http://dx.doi.org/10.1044/jslhr.4303.749. PMid:10877443.
http://dx.doi.org/10.1044/jslhr.4303.749...
). Dentre os motivos citados pela literatura na tentativa de explicar a relação entre a presença da timidez e a desvantagem vocal, é a de que a timidez está associada a um estado emocional negativo(2626 Yuksel-Sahin F. Certain predictors of shyness among turkish pre-service teachers. Procedia Soc Behav Sci. 2012;47:207-17. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.06.640.
http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012....
). Dessa forma, ela pode gerar um aumento da tensão muscular, especialmente sobre as estruturas laríngeas e perilaríngeas, e causar fadiga e desconforto vocal(1616 Dietrich M, Verdolini Abbott K. Vocal functional in introverts and extroverts during a psychological stress reactivity protocol. J Speech Lang Hear Res. 2012;55(3):973-87. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011/10-0344). PMid:22232397.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2011...
).

Para os professores tímidos, a queixa de afecções de vias aéreas superiores foi significativamente maior entre os sujeitos sem desvantagem vocal, não sendo a desvantagem vocal um fator contribuinte (Tabela 3). A literatura relata que, do ponto de vista sistêmico, a timidez representa não só uma hiper-reatividade comportamental ao meio ambiente, como também uma hiper-reatividade somática, mediadas pelo sistema nervoso autônomo e imunológico. A resposta exacerbada do sistema nervoso límbico presente em sujeitos tímidos, acentuam as respostas imunes a tecidos-alvo alérgicos, o que poderia justificar em parte a presença dessas afecções em professores tímidos, independentemente do uso vocal(3030 Bell RI. Allergens, Physical Irritants, Depression, and Shyness. J Appl Dev Psychol. 1992;1(3):125-33. http://dx.doi.org/10.1016/0193-3973(92)90022-A.
http://dx.doi.org/10.1016/0193-3973(92)9...
).

Estudos longitudinais com esta população de professores tímidos são primordiais para clarear tais achados ainda incipientes. O estudo mostrou que há relação entre a timidez e a desvantagem vocal em professores. A não validação da Escala de Timidez para o Português Brasileiro pode ser uma limitação do estudo. Contudo, a relação entre os maiores desvios nos protocolos de desvantagem vocal e maiores escores da escala de timidez deixam clara essa relação. Dados de identificação pessoal e caracterização do trabalho obtiveram maior associação com a presença da timidez do que propriamente com a desvantagem vocal. Portanto, estudos longitudinais com um número maior de sujeitos poderão talvez revelar como essa relação entre a timidez e a desvantagem vocal se entrelaçam. Será que a timidez poderia estar mais relacionada à forma como o indivíduo reage ao ambiente e isso ser um fator de risco à desvantagem vocal? O amadurecimento mais tardio das áreas pré-frontais nos sujeitos tímidos poderia levar a uma dificuldade em lidar com as questões de enfretamento diante das mudanças externas e medidas de autocuidado com relação à voz? Quais seriam, então, os parâmetros de risco para essa detecção em professores tímidos? Será que, com o passar dos anos e uma vivência maior profissional, o professor poderia tornar-se mais comunicativo, menos tímido e menos preocupado em se expor ao ambiente, e assim adquirir melhores estratégias de enfretamento quando comparado ao professor não tímido? Questionamentos como esses devem trilhar os prospectivos caminhos da pesquisa sobre esse tema.

CONCLUSÃO

Professores tímidos percebem maior desvantagem vocal quando comparados a professores não tímidos. Os docentes com faixa etária entre 20 e 30 anos, com até 10 anos de formados e que lecionam para Educação Infantil relatam timidez, porém sem associação com a desvantagem vocal.

  • Trabalho realizado na Centro de Estudos da Voz – CEV - São Paulo (SP), Brasil.
  • Fonte de financiamento: nada a declarar.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2019
  • Data do Fascículo
    2019

Histórico

  • Recebido
    23 Jul 2018
  • Aceito
    30 Out 2018
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