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CoDAS, Volume: 25, Issue: 6, Published: 2013
  • Editorial Editorial

    Behlau, Mara; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
  • Bilingualism and auditory processing abilities: performance of adults in dichotic listening tests Original Articles

    Gresele, Amanda Dal Piva; Garcia, Michele Vargas; Torres, Enma Mariángel Ortiz; Santos, Sinéia Neujahr dos Santos; Costa, Maristela Julio

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Avaliar e comparar o desempenho de sujeitos adultos normo-ouvintes monolíngues do Português, bilíngues simultâneos do Português-Alemão e sucessivos do Português-Italiano em tarefas de escuta dicótica de dissílabos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter observacional descritivo e de corte transversal. A amostra foi composta por 87 sujeitos com idade entre 18 e 55 anos, distribuídos em: Grupo Controle (GC), composto por 30 monolíngues falantes do Português Brasileiro; Grupo Estudo A (GEA), composto por 31 bilíngues simultâneos do Português-Alemão; e Grupo Estudo I (GEI), composto por 26 bilíngues sucessivos do Português-Italiano. Os indivíduos foram submetidos ao Teste Dicótico de Dígitos (TDD) e ao Teste de Escuta Dicótica de Dissílabos (SSW). RESULTADOS: No TDD, observou-se diferença no escore da orelha direita e total ao comparar-se o GC e o GEA. Entre o GC e o GEI, observou-se diferença no escore das orelhas direita e esquerda e no total. Comparando-se GEA e GEI, não houve diferença de desempenho entre os grupos. No SSW, ambos os grupos bilíngues apresentaram diferença de desempenho comparados aos monolíngues na análise das orelhas separadamente e no total. Comparando-se GEA e GEI, observou-se vantagem significante do GEI no escore da orelha direita e total. CONCLUSÃO: Observou-se influência positiva do bilinguismo na escuta dicótica de dissílabos de alta previsibilidade, avaliada pelo TDD, e de baixa previsibilidade, analisada através do SSW. No SSW, houve vantagem significante no desempenho dos bilíngues sucessivos do GEI quando comparados aos bilíngues simultâneos.

    Abstract in English:

    Purpose: To evaluate and compare the dichotic listening abilities in non-hearing-impaired adults monolingual speakers of the Brazilian Portuguese language (CG) and simultaneous Brazilian Portuguese-German (GG) bilingual speakers or successive Brazilian Portuguese-Italian bilingual speakers (IG). Methods: This is about an observational, descriptive, transverse and quantitative research. The sample consisted of 87 subjects aged between 18 and 55 years, divided into: Control Group (CG), of 30 monolingual speakers of Brazilian Portuguese; Study Group A (SGA), of 31 simultaneous Brazilian Portuguese-German bilingual speakers; and Study Group I (SGI), of 26 successive Brazilian Portuguese-Italian speakers. The individuals were submitted to the Dichotic digits test (DDT) and to Staggered Spondaic Words (SSW). Results: The DTT results showed difference in right ear and total scores when comparing SGA to CG. Comparing the CG and the SGI, it was observed difference in right and left ears and total scores. Comparing the SGA and the SGI, no difference was observed between the groups. Results of SSW showed that both bilingual groups were significantly better in the right and left ears scores and even in total one when compared to CG. Comparing the SGA and the SGI, the SGI showed better significant scores in the right ear and total. Conclusion: Bilingual experiences seem to influence positively the ability of high predictability dichotic listening, evaluated by DDT, and the low predictability dichotic listening, evaluated by SSW test. The SSW results also showed statistically significantly better results for successive Brazilian Portuguese-Italian bilingual speakers when compared to simultaneous Brazilian Portuguese-German speakers.
  • Hearing loss in children with HIV/AIDS Original Articles

    Buriti, Ana Karina Lima; Oliveira, Simone Helena dos Santos; Muniz, Lilian Ferreira

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Investigar a ocorrência de perda auditiva em crianças com HIV/AIDS e verificar sua associação com a carga viral, as doenças oportunistas e o tratamento antirretroviral instituído. MÉTODOS: Estudo descritivo, transversal, realizado em 23 crianças com HIV/AIDS de dois serviços especializados de João Pessoa (PB). Seus responsáveis responderam a um questionário, contendo dados sobre a situação clínica e a saúde auditiva das crianças, sendo estas submetidas a avaliação audiológica. Foram respeitadas as orientações para pesquisa em seres humanos contidas na Resolução CNE Nº 196/1996. Os achados foram analisados a partir da estatística descritiva. RESULTADOS: Observou-se que a lamivudina (3TC) foi o antirretroviral mais utilizado em 17 (94,4%) pacientes, seguido do Kaletra (KAL), administrado em 14 (77,8%) pacientes, do d4T em 11 (61,1%) e da zidovudina (AZT) em sete (38,9%). A otite foi a doença oportunista de maior frequência com 11 (61,1%) registros. No exame audiométrico, observou-se 39 (84,8%) orelhas com perda auditiva e sete (15,2%) normais. Na imitanciometria, encontrou-se cinco (10,9%) orelhas normais, caracterizadas por curvas timpanométrica tipo A. As demais 41 (89,1%), mostraram-se alteradas com predominância na curva do tipo B em 67,4% dos casos. CONCLUSÃO: Houve alterações auditivas nas crianças com HIV/AIDS analisadas neste estudo, sendo as perdas auditivas discretas as de maior ocorrência. Foi verificada associação significativa com o uso da terapia antirretroviral e com a otite. Desta forma, percebe-se a importância do monitoramento auditivo e da intervenção o mais cedo possível, favorecendo um desenvolvimento linguístico adequado e reduzindo possíveis dificuldades de aprendizagem e de inclusão social.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To investigate the occurrence of hearing loss in children with HIV and its association with viral load, opportunistic diseases, and antiretroviral treatment. METHODS: A cross-sectional study was carried out with 23 HIV-positive children under care at two specialized centers in João Pessoa, Paraíba, Brazil. Their parents or legal guardians responded to a questionnaire, containing data on the clinical situation and the hearing health of the children, who were then submitted to audiological assessment. We complied with the guidelines for human research contained in the CNE (National Education Council) Resolution number 196/1996. The findings were analyzed through descriptive statistics. RESULTS: We observed that lamivudine (3TC) was the antiretroviral drug most used in 17 (94.4%) patients, followed by Kaletra (KAL), administered in 14 (77.8%) patients, d4T in 11 (61.1%) patients, and zidovudine (AZT) in 7 (38.9%) participants. Otitis was the most frequent opportunistic disease, with 11 (61.1%) cases. In the audiometric examination, we observed 39 (84.8%) ears with hearing loss and 7 (15.2%) normal ears. After the immitance testing, we found five (10.9%) normal ears, characterized by type A tympanometric curves. The other 41 (89.1%) ears were revealed as altered, with predominance of type B curves in 67.4% of the cases. CONCLUSION: There were hearing alterations in children with HIV/AIDS analyzed in this study. Discreet hearing losses were the most occurring. We verified statistically significant associations with the use of antiretroviral therapy and otitis. Therefore, we point out the importance of auditory monitoring and intervention as soon as possible, thus favoring adequate development in language and decreasing possible difficulties in learning and social inclusion.
  • Auditory perceptual performance of children in the identification of contrasts between stressed vowels Original Articles

    Berti, Larissa Cristina; Roque, Lívia Mayra Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVOS: Investigar o desempenho perceptivo-auditivo de crianças no tocante à identificação de contrastes entre as vogais tônicas; identificar quais fonemas e contrastes vocálicos indicam maior ou menor grau de dificuldade de identificação; e verificar se a idade influencia a acurácia perceptivo-auditiva. MÉTODOS: Foram selecionadas, de um banco de dados, informações referentes ao desempenho perceptivo-auditivo de 66 crianças em uma tarefa de identificação perceptivo-auditiva da classe das vogais tônicas do Português Brasileiro. Com o uso do software Perception Evaluation Auditive & Visuelle (PERCEVAL), foram apresentados os estímulos acústico e visual solicitando da criança a escolha da gravura correspondente à palavra apresentada auditivamente dentre duas possibilidades de imagens dispostas na tela do computador. O tempo de apresentação do estímulo e de reação das crianças foi computado automaticamente pelo software. RESULTADOS: Observou-se acurácia perceptivo-auditiva de 88% das crianças e correlação positiva com a idade. A variância do tempo de reação dos erros foi superior à dos acertos (p=0,00). Foram observados diferentes graus de similaridade perceptivo-auditiva: vogais anteriores registraram maior similaridade do que vogais posteriores. A tendência que prevaleceu nos erros foi a das vogais menos para as mais periféricas, sugerindo que estas últimas parecem servir como pontos de ancoragem na percepção. CONCLUSÃO: A habilidade perceptivo-auditiva no tocante à identificação de contrastes vocálicos ainda não está estabilizada na faixa etária estudada. O domínio perceptivo-auditivo dos contrastes vocálicos se dá de forma gradativa e assimétrica, e o paralelismo entre a ordem de aquisição em termos de produção e em termos de percepção nem sempre se manteve.

    Abstract in English:

    Purpose: To assess the auditory perceptual performance of children in a task of identification of vowel contrasts, to classify which phonemes and vowel contrasts provide higher or lower degrees of difficulty, and to verify the influence of age in this performance. Methods: Data recordings of auditory perceptual performance of 66 children in a task of identification using the software Perception Evaluation Auditive & Visuelle (PERCEVAL) were selected from a database. The task consisted of presenting sound stimuli through headphones to children, who would then choose, from two pictures arranged on the computer screen, the one corresponding to the word they heard. The time between auditory inputs and the child's reaction was automatically computed in the software. Results: The perceptual accuracy was 88% and we found a positive correlation with the variable age. The time of response was significantly longer for incorrect answers as opposed to correct answers (p=0.00). Different degrees of similarity in auditory perception were observed, where front vowels were similar more often than back vowels. The tendency for errors was prevalent in the range of non-peripheral to peripheral vowels, which suggests that the latter may serve as a reference or perceptual anchor. Conclusion: The auditory perceptual ability concerning the identification of vowel contrasts is not yet established in the age group studied. The auditory perception of vowel contrasts occurs gradually and asymmetrically, as the order of acquisition in terms of production and perception was not always the same.
  • A new proposal for evaluation of the pharyngoesophageal segment and its relation with the narrow-band spectrogram in tracheoesophageal speakers Original Articles

    Fouquet, Marina Lang; Behlau, Mara; Gonçalves, Antônio José

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Avaliar a relação entre a configuração do segmento faringoesofágico (SFE) e a espectrografia acústica nas vozes traqueoesofágicas (TE). Métodos: Participaram 30 sujeitos laringectomizados totais com fonação TE, que se submeteram à gravação da vogal /a/, para análise espectrográfica acústica, e ao exame videofluoroscópico (VF), durante a deglutição e a fonação. A análise espectrográfica foi feita pela avaliação visual do tipo do traçado e classificado como Tipo I, II, III ou IV. No exame, foi avaliado o grau de contato da proeminência do SFE com sua parede anterior, definido como ausente/leve (hipocontato), moderado (contato normal) e intenso (hipercontato); e mensurados: distância anteroposterior (DAP), comprimento do SFE (cSFE); área do reservatório de ar (área AR); área do SFE na deglutição (área DE) e na fonação (área FO). RESULTADOS: O tipo de sinal espectrográfico I-II caracteriza-se por contato normal; Tipo III, hipercontato; e Tipo IV, hipocontato. O grupo com sinal Tipo I-II apresenta DAP maior e cSFE menor do que o Tipo IV. Há correlação entre DAP maior e cSFE menor. CONCLUSÃO: Os sinais espectrográficos Tipo I e II caracterizam o SFE com contato normal; Tipo III, com hipercontato e Tipo IV, com hipocontato. SFE com contato normal, curtos e com DAP maior caracterizam as melhores vozes TE. Somente o grau de contato da proeminência do SFE com sua parede anterior diferencia SFE com contato normal de segmentos com hipercontato.

    Abstract in English:

    PURPOSE: The primary purpose of this study was to assess the relationship between pharyngoesophageal segment (PES) configuration and narrow-band spectrogram of tracheoesophageal voices. METHODS: This study included 30 total laryngectomees tracheoesophageal speakers. Patients were assessed by videofluoroscopy (VF), during deglutition and voicing, and the vowel /a/ was recorded for spectrographic analysis. The evaluation of VF recording consisted of visual perceptual rating of degree of contact between the prominence of PES and its anterior wall, defined as absent/mild (hypo contact), moderate (normo contact) and intense (hyper contact); and quantitative measures of PES: anteroposterior distance (APD) and length of the PES (lenPES); PES surface area in swallowing (areaSw), and phonation (areaPh), and the area of the air reservoir (areaAir). Visual inspection of a narrow-band spectrogram was made and four different acoustic signal typing were defined as Type I, II, III or IV. RESULTS: Type I-II is correlated with moderate contact; Type III, with intense and Type IV, with absent/mild contact. Type I-II has bigger APD and PES with lower length than Type IV. There is a correlation between bigger APD and shorter PES. CONCLUSION: The group with I-II signal typing has PES with normo contact; Type III with hyper contact and Type IV has PES with hypo contact. The best tracheoesophageal voices are achieved by PES with moderate contact of the prominence and with shorter and larger anteroposterior PES distances. What differentiates the PES with hyper contact from PES with normal one is only the degree of contact between the prominence of the PES and its anterior wall.
  • Parameters Acoustic and High-speed kymography identified effects of voiced vibration and vocal fry exercises Original Articles

    Pimenta, Regina Aparecida; Dájer, María Eugenia; Hachiya, Adriana; Tsuji, Domingos Hiroshi; Montagnoli, Arlindo Neto

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Identificar efeitos imediatos das vibrações sonorizadas e do som basal em indivíduos saudáveis por meio de parâmetros acústicos e quimografia de alta velocidade. MÉTODOS: Participaram 30 sujeitos, 12 homens e 18 mulheres (19 a 45 anos) sem alterações laríngeas. As vozes foram gravadas à taxa de 44.100 amostras/segundo e as videolaringoscopias de 4.000 quadros/segundo, antes e depois dos exercícios vocais. Foi desenvolvida uma rotina computacional para extrair Jitter e Shimmer. Foram geradas quimografias de alta velocidade a partir das imagens laríngeas para a análise dos tempos de fase: fechada (FF); aberta (FA); de fechamento (Ff) e de abertura (Fa), e usados o Teste t de Student pareado e o teste Mann-Whitney, com nível de significância de 0,05. RESULTADOS: Após as vibrações sonorizadas, houve diminuição de Jitter (0,018 para homens e p<0,01para mulheres) para ambos os gêneros e diminuição de Shimmer (p<0,01) ao gênero feminino. Houve diminuição de FF (p=0,046) e de Ff (p=0,026) e aumento de FA (p=0,05) em pregas vocais femininas. Após o som basal, foram identificados diminuição de Jitter (p<0,01) em vozes femininas e da Ff (p=0,026) em pregas vocais masculinas. CONCLUSÃO: Foi possível verificar mais efeitos imediatos positivos após as vibrações sonorizadas principalmente em qualidade vocal e pregas vocais de mulheres. No entanto, são necessárias pesquisas com maior número de amostras masculinas e investigação sobre o tempo adequado do som basal para corroboração dos resultados desta pesquisa.

    Abstract in English:

    Purpose: To identify the immediate effects of voiced vibration and vocal fry exercises on healthy subjects by means of acoustic parameters and high-speed kymography. Methods: Thirty healthy subjects (18 women and 12 men, aged from 19 to 45 years old) participated in this study. The voices were recorded at the range of 44.100 samples/second, before and after of the vocal exercises. We developed a computational routine to extract jitter and shimmer. High-speed kymography was generated from laryngeal images for the analysis of the phase times: closed (CPh), open (OPh), of closing (cPh) and of opening (oPh) and used the paired t-Student test and the Mann-Whitney test, with a significance level of 0.05. Results: After voiced vibrations, acoustic parameters showed reduced jitter for both genders (p=0.018 for men and p<0.01 for women) and reduced shimmer for female voices (p<0.01). There was a decrease in CPh (p=0.046) and cPh (p=0.026) and an increase in OPh (p=0.05) in female vocal folds. After vocal fry, we identified decreased jitter (p<0.01) in female voices and cPh (p=0.026) in male vocal folds. Conclusion: We observed more positive immediate effects of the voiced vibrations, mainly in voice quality and vocal folds among females. Nevertheless, studies with larger male sample and investigation of the appropriate time of vocal fry are necessary to confirm the results of this search.
  • Long latency auditory evoked potentials in children with cochlear implants: systematic review Evidence-Based Speech-Language Pathology

    Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Couto, Maria Inês Vieira; Matas, Carla Gentile; Carvalho, Ana Claudia Martinho de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do presente estudo foi analisar os resultados dos Potenciais Evocados Auditivos Corticais em crianças usuárias de Implante Coclear, por meio da revisão sistemática da literatura. Após formulação da pergunta da pesquisa e levantamento dos estudos em quatro bases de dados com os descritores: eletrofisiologia (electrophysiology), implante coclear (cochlear implantation), criança (child), plasticidade neuronal (neuronal plasticity) e audiologia (audiology), foram selecionados artigos (originais e completos) publicados entre 2002 e 2013 na língua portuguesa ou inglesa. Por meio disto, foram localizados 208 estudos; contudo, apenas 13 contemplaram os critérios estabelecidos e foram lidos na íntegra; foi realizada a extração de dados para análise da metodologia e conteúdo das pesquisas. Os resultados descritos sugerem rápidas modificações no componente P1 dos Potenciais Evocados Auditivos Corticais em crianças usuárias de implante coclear. Apesar dos poucos estudos sobre o tema, o implante coclear tem se mostrado capaz de gerar modificações efetivas nas vias auditivas centrais, principalmente em crianças implantadas antes dos 3 anos e 6 meses de idade.

    Abstract in English:

    The aim of this study was to analyze the findings on Cortical Auditory Evoked Potentials in children with cochlear implant through a systematic literature review. After formulation of research question and search of studies in four data bases with the following descriptors: electrophysiology (eletrofisiologia), cochlear implantation (implante coclear), child (criança), neuronal plasticity (plasticidade neuronal) and audiology (audiologia), were selected articles (original and complete) published between 2002 and 2013 in Brazilian Portuguese or English. A total of 208 studies were found; however, only 13 contemplated the established criteria and were further analyzed; was made data extraction for analysis of methodology and content of the studies. The results described suggest rapid changes in P1 component of Cortical Auditory Evoked Potentials in children with cochlear implants. Although there are few studies on the theme, cochlear implant has been shown to produce effective changes in central auditory path ways especially in children implanted before 3 years and 6 months of age.
  • Cross-cultural adaptation of the Brazilian version of the Eating Assessment Tool - EAT-10 Brief Communication

    Gonçalves, Maria Inês Rebelo; Remaili, Carla Bogossian; Behlau, Mara

    Abstract in Portuguese:

    O Eating Assessment Tool (EAT-10) foi conceitualmente desenvolvido nos Estados Unidos da América, a partir de informações de 482 pacientes, para o uso como instrumento de autoavaliação do risco de disfagia e de sintomas para evidenciar respostas clínicas ao tratamento. O objetivo deste estudo é apresentar a equivalência cultural da versão brasileira do EAT-10. O processo seguiu as recomendações do Scientific Advisory Committee of Medical Outcome Trust (SACMOT). O questionário foi traduzido para a língua portuguesa por duas fonoaudiólogas brasileiras bilíngues, cientes do objetivo desta pesquisa. Uma retrotradução foi efetuada por uma terceira fonoaudióloga brasileira, bilíngue e professora de inglês, não participante da etapa anterior. Após comparação das traduções, produziu-se uma única versão traduzida denominada Instrumento de Autoavaliação da Alimentação (EAT-10), aplicada em um grupo de 107 indivíduos adultos, internados no Hospital São Paulo, com solicitação de avaliação clínica fonoaudiológica da deglutição. No processo de tradução e adaptação cultural, não houve modificação e/ou eliminação de nenhuma questão. A composição do EAT-10 reflete a versão original do inglês, com dez questões, sendo três do domínio funcional, três do domínio emocional e quatro do domínio físico. Houve equivalência cultural do EAT-10 para o português brasileiro, sendo um escore de três ou mais pontos a nota de corte para risco de disfagia também na realidade nacional.

    Abstract in English:

    The Eating Assessment Tool (EAT-10) was conceptually developed in the United States from data collected from 482 patients, for use as a self-administered survey regarding risk identification of dysphagia and symptoms related to clinical response to treatment. The purpose of this study is to present the cultural equivalence of the Brazilian version of the EAT-10. The process followed the Scientific Advisory Committee of Medical Outcome Trust (SACMOT). The questionnaire was translated by two Brazilian bilingual speech-language pathologists, aware of the purpose of this study. A back translation was performed by a third Brazilian speech-language pathologist, bilingual and English teacher that had not participated in the previous stage. After comparing both translations, a final version of the questionnaire was produced and called Instrumento de Autoavaliação da Alimentação (EAT-10). It was administered to 107 adult inpatients of the Hospital São Paulo, cwith request for bedside clinical evaluation of swallow. During the process of translation and cultural adaptation, no item was modified and/or suppressed. The EAT-10 maintained the same structure as the original American English version with ten questions, of which three of functional domain, three of emotional domain and four of physical symptoms domain. The cultural equivalence of the Brazilian version of the EAT-10 was demonstrated, being a score of three points or above it the cutoff for dysphagia risk, also for the Brazilian population.
  • The impact of speech disorders quality of life: a questionnaire proposal Brief Communication

    Lúcio, Gialile de Sá; Perilo, Tatiana Vargas de Castro; Vicente, Laélia Cristina Caseiro; Friche, Amélia Augusta de Lima

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Elaborar um questionário para analisar o impacto dos distúrbios da fala na qualidade de vida e verificar a sua confiabilidade. MÉTODOS: Foi realizada revisão de literatura sobre instrumentos que avaliavam a qualidade de vida, sobretudo nas alterações de comunicação. Foi elaborado questionário com 18 questões fechadas, sendo uma relativa ao comprometimento de fala, outra à qualidade de vida e as demais 16 questões abrangeram os domínios físico, emocional e social. O questionário foi aplicado em 24 sujeitos de ambos os gêneros com idades entre 12 e 50 anos, sendo 12 indivíduos (grupo caso) com distúrbio de fala de origem fonética e 12 (grupo controle) sem comprometimento de comunicação oral, pareados por idade e gênero. Para análise da confiabilidade do questionário, foi analisada a consistência interna dos itens que o compõem por meio do coeficiente Alfa de Cronbach. RESULTADOS: A consistência interna das 16 questões referentes aos domínios foi de á=0,93; para o domínio físico á=0,71, para o emocional á=0,77 e para o social á=0,85. CONCLUSÃO: O questionário apresentou boa confiabilidade para a identificação do impacto do distúrbio da fala na qualidade de vida dos indivíduos.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To develop a questionnaire to analyze the impact of speech disorders on quality of life and verify its reliability. METHODS: A literature review on instruments that assess the quality-of-life was performed, particularly those concerning communication disorders. The questionnaire was designed with 18 closed questions: one related to speech impairments, another about quality-of-life, and 16 questions covering the physical, emotional, and social domains. The questionnaire was applied to a population of 24 individuals of both sexes, aged between 12 and 50 years; 12 patients (case group) had phonetic speech disorders, and 12 (control group) had no impairment in oral communication. They were paired according to age and sex. To analyze the reliability of the instrument, the internal consistency of the items was assessed through Cronbach's Alpha coefficient. RESULTS: The internal consistency of the 16 questions concerning the domains was á=0.93; for the physical domain, á=0.71; for the emotional domain, á=0.77; and for the social domain, á=0.85. CONCLUSION: The questionnaire showed good reliability in identifying the impact of speech disorders on the individuals' quality of life.
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