Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2014
  • EDITORIAL Editorial

  • Emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em frequências ultra-altas em pais de indivíduos com deficiência auditiva autossômica recessiva Original Articles

    Mello, Jaqueline Medeiros de; Della-Rosa, Valter Augusto; Carvallo, Renata Mota Mamede

    Resumo em Português:

    Objetivo: Avaliar a função coclear em pais de indivíduos com deficiência auditiva de herança autossômica recessiva do gene Gap Junction Bet-2 Protein por meio das emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção (EOA-PD) em frequências ultra-altas, comparando com as respostas de um grupo controle, pareadas por gênero e idade. Métodos: Foram avaliados 56 indivíduos, entre 20 a 58 anos de idade, distribuídos em dois grupos. O grupo estudo foi constituído por 28 pais de deficientes auditivos decorrentes de herança autossômica recessiva, sendo 14 mulheres com idade entre 20,0 a 55,0 anos (média 32,8) e 14 homens de 20,0 a 58,0 anos (média 35,2), enquanto o grupo controle era formado por indivíduos sem queixa auditiva, composto por 14 homens e 14 mulheres, com idades pareadas ao grupo estudo. Os indivíduos foram submetidos aos exames de audiometria tonal, imitanciometria e EOA-PD na faixa de frequência de 9.000 a 16.000 Hz. Resultados: Foram observados 64,3% de resultados normais das EOA-PD no grupo estudo em comparação a 91,1% no controle. Houve diferença estatisticamente significante entre as orelhas e grupos nas respostas de EOA-PD, sendo que a média do nível de resposta foi 10 dBNPS no grupo estudo e 14 dBNPS no controle. A correlação de Pearson entre a idade e as EOA-PD em frequências ultra-altas não demonstrou correlação significativa. Conclusão: As EOA-PD em frequências ultra-altas foram capazes de distinguir os indivíduos de ambos os grupos, sugerindo que indivíduos heterozigotos para a mutação do gene GJB2 podem apresentar dano na função coclear antes da manifestação clínica na avaliação audiológica convencional.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To evaluate the cochlear function of parents of individuals with autosomal recessive gene Gap Junction Protein Beta-2 hearing loss by ultra-high frequencies distortion-product otoacoustic emissions (DPOAEs), compared with responses of a control group matched for age and gender. Methods: We studied 56 subjects aged from 20 to 58 years, divided into two groups. The study group comprised 28 parents of hearing-impaired patients due to autosomal recessive inheritance, 14 females aged 20.0-55.0 years (mean 32.8 years) and 14 males aged 20.0-58.0 years (mean 35.2 years). Control group was composed of normal hearing individuals, 14 males and 14 females age-matched to the study group. The subjects underwent tests for audiometry, tympanometry, and DPOAE in the frequency range of 9.000-16.000 Hz. Results: We found 64.3% of normal results of DPOAE in the study group compared to 91.1% in the control. There were significant differences between groups in the ears and DPOAE responses, and the mean level of response was in 10 dBNPS in study group and 14 dBNPS in the control. The Pearson's correlation between age and DPOAE in ultra-high frequencies showed no statistical significance. Conclusion: DPOAE at ultra-high frequencies were able to identify individuals from both groups, suggesting that heterozygous individuals for the Gap Junction Protein Beta-2 gene mutation may have damage to the cochlear function before clinical manifestation in audiometry.
  • Habilidades de manuseio dos aparelhos de amplificação sonora individuais: relação com satisfação e benefício Original Articles

    Campos, Patrícia Danieli; Bozza, Amanda; Ferrari, Deborah Viviane

    Resumo em Português:

    Objetivos: Avaliar as habilidades de manuseio dos aparelhos de amplificação sonora individuais (AASIs) em usuários novos e experientes de tais dispositivos e verificar se estas habilidades influenciam no benefício e satisfação dos usuários. Métodos: Setenta e quatro indivíduos (média da idade de 70,43), usuários experientes (n=37) ou novos (n=37) de AASI, desempenharam as tarefas do instrumento "Habilidades Práticas de Manuseio do AASI" (PHAST), as quais foram pontuadas em uma escala Likert de cinco pontos - maiores pontuações indicam melhor habilidade de manuseio do AASI. Os usuários responderam ao inventário internacional de resultados com o AASI (IOI-HA) e também foi calculado o benefício do AASI quanto à restrição de participação (questionários de handicap auditivo - HHIA/HHIE) para estes indivíduos. Resultados: Medianas de pontuações totais do PHAST iguais a 79 e 71% foram obtidas para os usuários experientes e novos, respectivamente, não havendo diferença significativa entre os grupos. Maiores dificuldades foram observadas quanto à manipulação do controle de volume e uso do telefone. Foram obtidas correlações moderadas entre o item de benefício e qualidade de vida do IOI-HA e a pontuação do PHAST. Não houve correlação entre os resultados do PHAST e dados sociodemográficos dos participantes. Conclusão: Não houve diferença da habilidade de manipulação do AASI entre usuários novos e experientes. As habilidades de manipulação estavam relacionadas ao benefício obtido com o uso do AASI.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To evaluate hearing aid handling skills for new and experienced users and to assess if such skills influence user's benefit and satisfaction. Methods: Seventy four participants (mean age of 70.43), experienced (n=37) or new hearing aid users (n=37) performed the tasks of "Practical Hearing Aid Skills Test" (PHAST), which were scored on a five-point Likert scale - higher scores indicate better hearing aid handling skills. Experienced users answered the International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA) and the hearing aid benefit for handicap reduction was calculated by the hearing handicap inventory (HHIA/HHIE). Results: Medians for PHAST total scores of 79 and 71% were obtained for experienced and new users, respectively - there were no significant difference between groups. Lower PHAST scores were observed for the tasks of volume control manipulation and telephone usage. Moderate correlations were obtained between IOI benefit and quality of life items and the PHAST scores. There was no correlation between the results of PHAST and demographic data of the participants. Conclusion: There was no difference in handling skills between new and experienced hearing aid users. Handling skills affected hearing aid benefit.
  • Identificação de grupos de risco para disfagia orofaríngea em pacientes internados em um hospital universitário Original Articles

    Bassi, Daiane; Furkim, Ana Maria; Silva, Cristiane Alves; Coelho, Mara Sérgia Pacheco Honório; Rolim, Maria Rita Pimenta; Alencar, Maria Luiza Aires de; Machado, Marcos José

    Resumo em Português:

    Objetivo: Identificar os grupos de risco para disfagia orofaríngea em pacientes internados em um hospital universitário. Métodos: O estudo foi transversal do tipo exploratório com análise quantitativa dos resultados. A população pesquisada foi formada por 32 pacientes internados nas clínicas médicas do hospital. Foram coletados dados da história do paciente e realizada a triagem universal de deglutição, avaliação funcional da alimentação para observação de sinais e sintomas de disfagia e avaliação do estado nutricional por dados antropométricos e exames laboratoriais. Resultados: Da amostra total, a maioria dos pacientes era homens acima de 60 anos. As comorbidades mais associadas a pacientes com sintomas e sinais de disfagia foram doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes melitus e infarto agudo do miocárdio. A consistência alimentar em que foi observada a maior presença de sinal clínico de aspiração foi o pudim, e o sinal predominante, a voz molhada. Conclusão: Há grande incidência de risco para disfagia orofaríngea nos pacientes internados e um índice ainda maior de pacientes internados em comprometimento nutricional ou já desnutridos. Pacientes internados com doenças respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência cardíaca congestiva e pacientes com xerostomia foram apontados como grupo de risco para disfagia orofaríngea.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To identify risk groups for oropharyngeal dysphagia in hospitalized patients in a university hospital. Methods: The study was design as an exploratory cross-sectional with quantitative data analysis. The researched population consisted of 32 patients admitted to the medical clinic at the university hospital. Patient history data were collected, followed by a universal swallowing screening which included functional feeding assessment, to observe clinical signs and symptoms of dysphagia, and assessment of nutritional status through anthropometric data and laboratory tests. Results: Of the total sample, the majority of patients was male over 60 years. The most common comorbidities related to patients with signs and symptoms of dysphagia were chronic obstructive pulmonary disease, systemic arterial hypertension, congestive heart failure, diabetes mellitus and acute myocardial infarction. The food consistency that showed higher presence of clinical signs of aspiration was pudding and the predominant sign was wet voice. Conclusion: There is a high incidence of risk for oropharyngeal dysphagia in hospitalized patients and an even higher rate of hospitalized patients with nutritional deficits or already malnourished. Hospitalized patients with respiratory diseases, chronic obstructive pulmonary disease, congestive heart failure and patients with xerostomia were indicated as risk group for oropharyngeal dysphagia.
  • Construção e validação de instrumento de avaliação da compreensão de leitura para escolares do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental Original Articles

    Cunha, Vera Lúcia Orlandi; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    Objetivo: Este estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento de avaliação da compreensão de leitura a fim de caracterizar o perfil de leitura e detectar dificuldades de compreensão em escolares do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Métodos: Participaram 378 escolares divididos em trés grupos para avaliação da compreensão de proposições literais e inferenciais de micro e macroestruturas de dois textos expositivos e dois textos narrativos por meio de questões de múltipla escolha. Resultados: Os dados analisados estatisticamente indicaram valores do teste alfa de Cronbach apresentando consisténcia interna nos quatros textos aplicados para os trés grupos. Conclusão: Foi possível constatar que os escolares apresentaram menor número de erros com o aumento da escolarização e que cada tipo de texto apresentou uma dificuldade específica para os escolares.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: In this study, we aimed at building and validating an instrument to assess reading comprehension, with the purpose of characterizing the reading profile and detecting comprehension difficulties among students from the third to the fifth grades of elementary school. Methods: Participants were 378 students, divided into three groups. Their comprehension of micro- and macrostructural literal and inferential propositions that composed two expository texts and two narrative texts were assessed by means of multiple-choice questions. Results: The data analyzed statistically yielded Cronbach's alpha values showing internal consistency in the four texts applied to the three groups. Conclusion: It was possible to verify that the students had fewer errors as the school years progressed and that each type of text posed a particular difficulty to the students.
  • Adaptação transcultural para o Português Brasileiro do Teste de Rastreamento Western Aphasia Battery - Revised: um estudo preliminar Original Articles

    Neves, Márli de Borborema; Borsel, John Van; Pereira, Mônica Medeiros de Britto; Paradela, Emylucy Martins Paiva

    Resumo em Português:

    Objetivo: A proposta deste estudo foi traduzir e adaptar transculturalmente o Teste de Rastreamento Western Aphasia Battery - Revised (WAB-R), colaborando para futura aplicação do instrumento em adultos brasileiros. Métodos: O roteiro de adaptação foi baseado na perspectiva universalista. As etapas de equivalência conceitual e de itens, semântica e operacional foram cumpridas rigorosamente, chegando-se a uma versão síntese usada no pré-teste. Participaram do estudo 30 indivíduos, dos 18 aos 89 anos, todos apresentando o Português Brasileiro como primeira língua. No entanto, apenas 28 voluntários preencheram os critérios de inclusão na pesquisa. Dois participantes foram excluídos, porque apresentaram pontuação baixa no Mini-Exame do Estado Mental, e foram encaminhados para avaliação geriátrica. Resultados: A versão síntese do Teste de Rastreamento WAB-R, usada no pré-teste, permitiu observar o comportamento e a linguagem dos sujeitos em interações, coletar impressões do quadro geral de comunicação e quantificar a habilidade comunicativa de acordo com o cálculo do quociente de afasia e do quociente de linguagem, com parâmetros do instrumento original. Conclusão: Ao se adaptar um instrumento, é importante manter suas características originais. Contudo, as propriedades de medidas podem não estar de acordo com as propriedades psicométricas da cultura brasileira. Sendo assim, propõe-se a análise da confiabilidade e validação no cenário brasileiro, que ocorrerão na equivalência de mensuração e funcional.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: The purpose of this study was to translate and cross-culturally adapt the Western Aphasia Battery - Revised (WAB-R) screening test, thus contributing to future applications of the instrument with Brazilian adults. Methods: The adaptation was based on a universalist perspective. The steps for conceptual, item, semantic and operational equivalence were strictly followed, resulting in a short version used in the pretest. The study participants were 30 individuals, between 18 to 89 years old; all were Brazilian speakers, with Portuguese as their first language. However, only 28 volunteers met the criteria for inclusion in the study. Two participants were excluded because they had low scores on the mini-mental state examination and were referred to geriatric assessment. Results: The short version of the WAB-R screening test, used in the pretest, allowed us to observe the behavior and language of the individuals during interactions, to collect impressions of overall communication, and to quantify communication ability by calculating the aphasia quotient and the language quotient, according to parameters of the original instrument. Conclusion: When adapting an instrument, it is important to maintain its original characteristics. However, the properties of measurement may not be in accordance with the psychometric properties of Brazilian culture. Therefore, we propose further analyses of the reliability and validation of the instrument in question in Brazil, which will occur by means of measurement and functional equivalence.
  • Desempenho de pré-escolares em desenvolvimento normal de linguagem em tarefa de flexão de tempo verbal no passado Original Articles

    Monteiro-Luperi, Telma Iacovino; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    A aquisição da flexão de tempo verbal é um processo gradual, realizado inicialmente sem conhecimento de significado e regra que diferencia as formas. Objetivo: Verificar a habilidade gramatical de flexão de tempo verbal no passado em crianças em desenvolvimento normal de linguagem (DNL). Métodos: Foram sujeitos 30 crianças em DNL, com idades entre 4 e 6 anos. Para avaliar o uso dos verbos no passado, foi desenvolvido um teste composto por 30 verbos regulares e irregulares. A análise das respostas considerou os acertos, as substituições, as generalizações e as respostas incorretas. Resultados: As crianças de 4 anos em DNL tiveram desempenho inferior às crianças de 5 e 6 anos para acertos e a pontuação total. Não houve diferença entre a quantidade de substituição em função da idade. Aos 4 anos, observaram-se mais erros de modificação do tempo verbal. Os erros de generalização de regra não diferiram entre os grupos etários. Aos 4 anos, as crianças acertaram mais verbos regulares do que irregulares. Conclusão: Os sujeitos de 4 anos em DNL tiveram desempenho inferior aos demais, pois ainda estão aprimorando o uso de verbos em suas produções. Nessa idade, observamos erros de modificação do tempo verbal. Aos 5 e 6 anos as crianças já dominam a habilidade de flexão do verbo no passado e não se diferenciam.

    Resumo em Inglês:

    The acquisition of tense inflection is a gradual process, and the children appear unaware of the significance of inflectional endings, without recognizing that there is a general rule for deriving one form from another. Purpose: To investigate the ability of past tense in children with normal language development (NLD). Methods: The subjects were 30 children with NLD, aged between 4 and 6 years. To evaluate the use of past tense, we developed a test composed of 30 regular and irregular verbs. The analysis of the answers considered the correct ones, the replacement, overregularization and errors. Results: The 4 years old children with NLD had worse performance than the children of 5 and 6 years in correct answers and total score. There was no difference between the numbers of replacement based on age. By the age of 4, we observed more tense inflection errors. The overregularization errors did not differ between age groups. By the age of 4, children had more regular than irregular verbs correct answers. Conclusion: The 4 years old children with NLD had worse performance than 5 and 6 years old children, because they are still improving the use of verbs in their productions. At this age, we observed tense inflection errors. The 5 and 6 years old children already master the skill of past tense and do not differenciate.
  • Leitura da fala como mediadora da comunicação Original Articles

    Oliveira, Letícia Neves de; Soares, Alexandra Dezani; Chiari, Brasilia Maria

    Resumo em Português:

    Objetivos: Comparar a habilidade de leitura da fala entre indivíduos com deficiência auditiva e ouvintes e verificar os fatores que podem influenciá-la nos deficientes auditivos. Métodos: Foram avaliados 40 indivíduos com perda auditiva de grau severo a profundo e idade entre 13 e 70 anos (grupo em estudo) e 21 ouvintes com idade entre 17 e 63 anos (grupo controle). Como instrumentos de pesquisa, utilizaram-se anamnese, para caracterizar os grupos; três instrumentos de leitura da fala, apresentando-se estímulos por meio de vídeo, sem som, com uma locutora feminina; e um teste de vocabulário, para verificar a sua influência sobre a leitura da fala. Realizou-se estatística descritiva e analítica (Teste ANOVA e Correlação de Pearson), adotando-se o nível de significância de 0,05 (5%). Resultados: Observou-se melhor desempenho do grupo com deficiência auditiva nos testes de leitura da fala do que ouvintes. Analisando somente o grupo com deficiência auditiva, verificou-se diferença de desempenho entre os testes (p<0,001) e estes apresentaram correlação entre si. Apresentaram melhor desempenho para a maioria dos instrumentos de leitura da fala os indivíduos com deficiência auditiva pré-lingual e os que realizaram terapia de leitura da fala. As variáveis sexo e anos de estudo não indicaram influência na leitura da fala. Conclusão: Indivíduos com deficiência auditiva apresentam melhor desempenho em tarefas de leitura da fala em comparação com ouvintes. Além disso, verificou-se que a capacidade de realizar a leitura da fala pode ser influenciada pelo vocabulário, época de instalação da deficiência auditiva e realização da terapia de leitura da fala.

    Resumo em Inglês:

    Purposes: To compare the speechreading between individuals with hearing impairment and with normal hearing levels to verify the factors that influence the speechreading among hearing impaired patients. Methods: Forty individuals with severe-to-profound hearing loss aged between 13 and 70 years old (study group) and 21 hearing individuals aged between 17 and 63 years old (control group) were evaluated. As a research instrument, anamnesis was used to characterize the groups; three speechreading instruments, presenting stimuli via a mute video, with a female speaker; and a vocabulary test, to verify their influence on speechreading. A descriptive and analytical statistics (ANOVA test and Pearson's correlation), adopting a significance level of 0.05 (5%). Results: A better performance was observed in the group with hearing impairment in speechreading tests than in the group with hearing individuals. By analyzing the group with hearing loss, there was a mean difference between tests (p<0.001), which also showed correlation between them. Individuals with pre-lingual hearing loss and those who underwent therapy for speechreading had a better performance for most speechreading instruments. The variables gender and schooling showed no influence on speechreading. Conclusion: Individuals with hearing impairment had better performance on speechreading tasks in comparison to people with normal hearing. Furthermore, it was found that the ability to perform speechread might be influenced by the vocabulary, period of installation of the hearing loss, and speechreading therapy.
  • Perfil das habilidades de consciência fonológica em crianças bilíngues e monolíngues Original Articles

    Souza, Lourdes Bernadete Rocha de; Leite, Aline Gisele Conceição

    Resumo em Português:

    Objetivo: Comparar o desempenho das habilidades de consciência fonológica em escolares bilíngues e monolíngues de ambos os gêneros. Métodos: Esta pesquisa apresenta um estudo observacional, transversal, descritivo, realizado com 17 escolares do terceiro ano, com faixa etária entre sete anos e 8 anos e 11 meses, de duas escolas particulares, com nível socioeconômico próximo, sendo uma de ensino monolíngue e a outra bilíngue. Foram excluídos da pesquisa os escolares com risco de privação auditiva de qualquer grau e dificuldade de aprendizagem e as crianças bilíngues matriculadas na escola há menos de dois anos. Ao total, foram testados nove escolares bilíngues e oito monolíngues utilizando o teste Perfil de Habilidades Fonológicas. Resultados: Os resultados demonstraram que 64,7% das 17 crianças alcançaram o desempenho esperado para a sua idade, e 35,3% obtiveram desempenho acima do esperado, sendo que dessas, 83,3% eram bilíngues. As crianças bilíngues obtiveram melhor desempenho na habilidade de rima sequencial e no total do teste. As bilíngues do gênero masculino apresentaram melhor desempenho na habilidade de adição de fonemas. Não houve diferença ao comparar o desempenho nas tarefas dos escolares bilíngues e monolíngues do gênero feminino. Conclusão: As crianças bilíngues indicaram maior domínio da habilidade de consciência fonêmica e os meninos bilíngues demonstraram melhor desempenho quando comparados aos seus pares monolíngues do que as meninas bilíngues.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To compare the performance of phonological awareness skills in bilingual and monolingual students of both genders. Methods: This research presents an observational, cross-sectional descriptive study conducted with 17 students from the 3rd grade, aged between seven years and 8 years and 11 months, with similar socioeconomic level, from two private schools, being one a monolingual school, and the other a bilingual one. Children at risk for auditory deprivation of any degree, those with learning difficulties, and children enrolled in the school less than two years were excluded from the research. A total of nine bilingual and eight monolingual students was tested using the Phonological Awareness Profile test. Results: The results showed that 64.7% of the 17 students tested reached the performance expected for their age, and 35.3% performed above expectation, being 83.3% of the latter bilingual students. The bilingual children presented better performance in the sequential rhyme skill and in the total test score, and the male bilingual children presented better performance in the phoneme addition skill. There was no statistically significant difference when comparing the performance of bilingual and monolingual female students. Conclusion: Bilingual children had greater command of phonemic awareness skill. Male bilingual children showed better performance when compared to their monolingual peers than female bilingual students.
  • Influência da percepção olfativa e gustativa na fase oral da deglutição de indivíduos tabagistas Original Articles

    Santos, Karoline Weber dos; Echeveste, Simone Soares; Vidor, Deisi Cristina Gollo Marques

    Resumo em Português:

    Objetivo: Analisar a diferença entre indivíduos não fumantes e fumantes quanto às modificações nas percepções de olfato e paladar e verificar a influência desses aspectos no aparecimento de movimentos compensatórios durante a deglutição. Métodos: Para avaliação desses aspectos, foram verificadas as capacidades de reconhecimento olfativo e gustativo, bem como as compensações de deglutição. Foram avaliados 24 indivíduos em cada grupo de estudo com idade a partir de 18 anos, agrupados de forma estratificada. A avaliação olfativa consistiu na apresentação de sete essências, devendo ser escolhida uma entre três opções. Para o teste de paladar, foram oferecidos 16 sabores de forma não sequencial e decrescente em quantidade de soluto. Foi avaliada a deglutição de sólido e líquido na qual se observaram aspectos de compensação da musculatura perioral. Resultados: Foi verificado pior desempenho nos testes olfativo e gustativo entre indivíduos tabagistas (p≤0,01). Por meio dos resultados dos testes do χ2 e exato de Fisher, foi verificado que a contração da musculatura mentual é menos observada em não fumantes, sendo que fumantes apresentam grau médio de alteração estatisticamente significativo em relação a não fumantes. Além disso, por meio do coeficiente de correlação de Spearman, verificou-se que a piora no desempenho dos testes sensoriais implica aumento de compensações durante a deglutição em indivíduos fumantes. Conclusão: Estes dados permitiram verificar que as modificações sensoriais apresentam influência no padrão de deglutição, evidenciando que essas alterações são aspectos que devem ser considerados no diagnóstico diferencial das modificações de deglutição.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To analyze the difference between nonsmokers and smokers on the changes in the perceptions of smell and taste and to verify the influence of these aspects in the emergence of compensatory movements during swallowing. Methods: To evaluate these aspects, capabilities of olfactory and gustatory recognition were observed, as well as the compensation swallowing. Twenty-four patients were evaluated in each study group aged from 18 years, grouped in a stratified way. The olfactory evaluation consisted in presenting seven essences and one of three options should be chosen. For the taste test, 16 flavors were offered in a non-sequential and decreasing way in amount of solute. Swallowing solid and liquid was evaluated, in which aspects of compensation perioral muscles were observed. Results: Worst performance in olfactory and gustatory tests among smokers (p≤0.01) was found. Through the results of χ2 and Fisher's exact tests, it was found that the contraction of the mentalis muscle is less observed in non-smokers, and smokers have an average degree of statistically significant change compared to nonsmokers. Furthermore, through the Spearman correlation coefficient, it was found that the worsening in the sensory tests implies increased compensation during swallowing in smokers. Conclusion: These data allowed us to verify that the sensory changes have influence on swallowing pattern, indicating that these changes are aspects that should be considered in the differential diagnosis of changes in swallowing.
  • Sinais e sintomas dos Transtornos Temporomandibulares em Idosos Original Articles

    Camacho, José Gustavo Dala Déa; Oltramari-Navarro, Paula Vanessa Pedron; Navarro, Ricardo de Lima; Conti, Ana Cláudia de Castro Ferreira; Conti, Marcio Rodrigues de Almeida; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes; Fernandes, Karen Barros Parron

    Resumo em Português:

    Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de Transtornos Temporomandibulares (DTM) em idosos e sua associação com a palpação da articulação temporomandibular (ATM), dos músculos mastigatórios e cervicais, bem como com a presença de dores de cabeça e ruídos articulares. Métodos: A amostra foi composta por 200 idosos, de ambos os gêneros (média de idade: 69,2±5,7 anos). A avaliação clínica dos sinais e sintomas foi dividida em três etapas: aplicação de questionário anamnésico, avaliação da ATM e exame muscular. Os resultados foram avaliados por meio de estatística descritiva, teste do χ2 e teste de tendência. Resultados: A presença de DTM foi observada em 61% da amostra (leve: 43,5%, moderada: 13%, intensa/grave: 4,5%). Verificou-se prevalência significantemente maior de DTM para as mulheres (72,4%) em comparação aos homens (41,1%) (p<0,0001). Houve associação significante entre a severidade da DTM e a presença de dor à palpação da ATM (p=0,0168), dos músculos mastigatórios (p<0,0001) e cervicais (p<0,0001). Observou-se associação significante entre a frequência de dores de cabeça e a presença de DTM (p=0,0001). Não houve associação significante entre a presença de ruídos articulares e a sensibilidade à palpação da ATM. Conclusão: Os idosos apresentaram alta prevalência de DTM, em sua maioria no gênero feminino, de grau leve, relacionada à palpação na ATM e nos músculos mastigatórios e cervicais. Assim, é essencial a realização de um completo exame clínico para investigar a presença desses transtornos, especialmente durante o tratamento de idosos.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: This study investigated the prevalence of Temporomandibular Disorders (TMD) in the elderly and its association with palpation of the temporomandibular joint (TMJ), masticatory and cervical muscles as well as the presence of headache and joint noises. Methods: The sample consisted of 200 elderly of both genders (mean age: 69.2±5.7 years). The clinical evaluation of TMD signs and symptoms was divided into three stages: an anamnestic questionnaire, a TMJ evaluation, and a muscular examination. The results were analyzed through descriptive statistics as well as using χ2 and the tendency tests. Results: The presence of TMD was observed in 61% of the sample (mild: 43.5%, moderate: 13%, severe: 4.5%). A significantly greater prevalence of TMD was found for females (72.4%) compared with that for men (41.1%) (p<0.0001). Additionally, a significant association among TMD severity and palpation of the TMJ (p=0.0168), of masticatory muscles (p<0.0001), and of cervical muscles (p<0.0001) was verified. Also, there was a significant association between the frequency of headaches and the presence of TMD (p=0.0001). The association between the presence of joint noises and sensitivity to TMJ palpation was not significant. Conclusion: The elderly presented high TMD prevalence, mostly in females, with mild severity and related to TMJ and masticatory/cervical muscles palpation. Thus, the accomplishment of a detailed clinical examination to investigate the presence of such disorders is essential and it must not be neglected during the treatment of elderly patients.
  • Avaliação da deglutição em prematuros com mamadeira e copo Original Articles

    López, Claudia Peyres; Chiari, Brasília Maria; Goulart, Ana Lúcia; Furkim, Ana Maria; Guedes, Zelita Caldeira Ferreira

    Resumo em Português:

    Objetivo: Comparar o desempenho da deglutição com uso de copo e mamadeira em prematuros, na primeira oferta do alimento por via oral. Métodos: Estudo em prematuros de muito baixo peso ao nascer, sem comprometimento neurológico, síndromes genéticas ou malformações congênitas. Os recém-nascidos foram avaliados por meio da videofluoroscopia, com uso de copo e mamadeira, quando atingiram idade corrigida ≥34 semanas, peso ≥1.500 g e apresentavam indicação de iniciar alimentação por via oral. Todos receberam alimentação exclusivamente por gavagem no período prévio ao estudo. Resultados: Foram avaliados 20 prematuros, com peso médio de 1.356 g e idade gestacional ao nascimento de 31,3 semanas. Grande parte dos recém-nascidos alimentados por mamadeira (68%) apresentou sucção forte e com ritmo e 63% mostraram boa coordenação das funções sucção/deglutição/respiração. A mesma porcentagem de recém-nascidos alimentados pelo copo (68%) não realizou o movimento de sorver e apenas 32% sorveram quantidades mínimas de contraste líquido. Não foram observados sinais de penetração laríngea e aspiração traqueal em ambos os procedimentos. Conclusão: Na primeira oferta de alimento por via oral, recém-nascidos prematuros apresentaram melhor desempenho na deglutição com o uso da mamadeira em relação ao copo.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To compare the swallowing performance of premature infants using a cup and a bottle during the first offer of food by mouth. Methods: This study was carried out with preterm newborns who presented low weight at birth and no neurological illnesses, genetic syndromes or congenital malformations. The newborns were assessed by videofluoroscopy while using a cup and a bottle, when they reached a post-conceptual age of ≥34 weeks, weight ≥ 1,500 g and showed signs of readiness for oral feeding. All children were fed exclusively by gavage during the period prior to the study. Results: This study included 20 preterm newborns, with average birth weight of 1,356 g and gestational age of 31.3 weeks. The majority of the bottle-fed newborns (68%) presented strong and rhythmic suction and 63% showed good sucking/swallowing/breathing coordination. The same percentage of newborns fed by cup (68%) could not perform the sipping movement and only 32% could suck a minimal amount of liquid contrast. There were no signs of laryngeal penetration and tracheal aspiration in both procedures. Conclusion: At the first oral feeding, preterm newborns showed better swallowing performance with a bottle in comparison to using a cup.
  • Qualidade de Vida em Voz na População Pediátrica: validação da versão brasileira do Protocolo Qualidade de Vida em Voz Pediátrico Original Articles

    Ribeiro, Lívia Lima; Paula, Kely Maria Pereira de; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    Objetivo: Mensurar a qualidade de vida relacionada à voz de crianças/adolescentes com queixa vocal por meio da validação brasileira do PediatricVoice-Related Quality-of-Life Survey (Qualidade de Vida em Voz Pediátrico - QVV-P), verificando se a presença de uma queixa vocal interfere na qualidade de vida de crianças/adolescentes e se há relação entre a avaliação vocal realizada por pais e os escores do QVV-P. Métodos: Participaram 246 pais de crianças/adolescentes com e sem queixa vocal, de ambos os sexos, com idade entre 2 e 18 anos (divididos em: pré-escolar, escolar e adolescente). Todos assinaram o Termo de Consentimento. Realizaram-se a Tradução e adaptação linguística e cultural, avaliação da equivalência cultural, aplicação do protocolo na sua versão final, avaliação vocal pelos pais/responsáveis, análise estatística descritiva demográfica e clínica da população, análise individual das questões, verificação das medidas psicométricas de validade, confiabilidade e sensibilidade do instrumento. Resultados: Indivíduos com queixa vocal, especialmente os adolescentes, apresentaram escores do QVV-P reduzidos, sobretudo, no domínio físico. O domínio Socioemocional não foi sensível nos pré-escolares. Houve correlação entre todos os escores do protocolo e a percepção dos pais sobre a qualidade vocal de seus filhos. O QVV-P mostrou-se válido, confiável e sensível aos problemas de voz. Conclusão: A alteração vocal interfere na qualidade de vida de crianças/adolescentes, havendo relação entre a avaliação da qualidade vocal realizada pelos pais/responsáveis e os escores do QVV-P; quanto maior a idade, pior a qualidade de vida nos aspectos relacionados à voz, principalmente no domínio Físico, melhor a avaliação da qualidade vocal pelos pais.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To measure the voice-related quality of life in children/adolescents with vocal complaints through the validation of the Brazilian Pediatric Voice-Related Quality-of-Life survey - VR-QOL-P (Qualidade de Vida em Voz Pediátrico - QVV-P), to verify whether the presence of vocal complaints interfere with the quality of life of children/adolescents, and to determine the relationship between the vocal assessment carried out by parents and the VR-QOL-P scores. Methods: The participants included 246 parents of children/adolescents of both sexes, aged between 2 years and 18 years (divided into preschoolers, schoolers and adolescents), with and without vocal complaints. All participants signed the informed consent form. Translation, linguistic and cultural adaptation, assessment of cultural equivalence, implementation of the protocol in its final version, voice assessment by parents, demographic and clinical descriptive statistical analysis of the population, individual analysis of the items, verification of psychometric measures of validation, reliability, reproducibility and responsiveness of the instrument to treatment, were carried out. Results: Low scores, especially in the physical domain, were found in subjects with vocal complaints. Among those, adolescents suffered the greatest impact. The social-emotional domain was not sensitive in preschoolers. There was a correlation among the overall, social-emotional and physical scores, and the vocal assessment performed by parents. The VR-QOL-P was reliable, reproducible and responsive to voice problems. Conclusion: Voice change interferes with the quality of life of children/adolescents, and there is a relationship between the assessment of voice quality and VR-QOL-P scores - the older the individual, the worse the quality of life in aspects related to voice, especially in the physical domain, and the better the vocal quality, as perceived by the parents.
  • Instrumentos quantitativos para avaliação do olfato na população infantil: artigo de revisão Original Articles

    Moura, Raissa Gomes Fonseca; Cunha, Daniele Andrade; Gomes, Ana Carolina de Lima Gusmão; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    Objetivo: Levantar na literatura, de forma sistemática, os instrumentos quantitativos utilizados para a avaliação do olfato em estudos com crianças. Estratégia de pesquisa: O presente estudo incluiu pesquisa nas plataformas Pubmed e Bireme e nas bases de dados MedLine, Lilacs, SciELO regional e Web of Science, seguindo etapas de seleção e análise crítica dos periódicos encontrados e escolhidos. Critérios de seleção: Foram selecionados artigos originais relacionados ao tema, realizados somente com a população infantil nas línguas portuguesa, inglês e espanhol. Foram excluídos estudos abordando outras fases do desenvolvimento humano, exclusivamente, ou concomitantemente com a população pediátrica; estudos com animais; artigos de revisão de literatura; dissertações; capítulos de livros; artigos de estudo de caso e editoriais. Análise dos dados: Foi criado um fichamento protocolar para este estudo contemplando os seguintes pontos: autor, departamento, ano, local, população/amostra, idade, objetivo do estudo, métodos utilizados e resultados principais. Resultados: Foram encontrados 8.451 artigos a partir da busca de descritores e termos livres. Desse total, 5.928 foram excluídos pelo título, 2.366 pelo resumo e 123 pela leitura do texto completo, sendo selecionados 34, dos quais 28 estavam repetidos nas bases de dados. Ao final, seis artigos foram analisados nesta revisão. Conclusões: Foi observada ausência de padronização dos instrumentos quantitativos utilizados para a avaliação do olfato na população infantil, com grande variabilidade na metodologia dos testes, diminuindo, portanto, a efetividade e a confiabilidade dos resultados encontrados.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To systematically gather from the literature available the quantitative instruments used to assess the sense of smell in studies carried out with children. Research strategy: The present study included a survey in the Pubmed and Bireme platforms and in the databases of MedLine, Lilacs, regional SciELO and Web of Science, followed by selection and critical analysis of the articles found and chosen. Selection criteria: We selected original articles related to the topic in question, conducted only with children in Portuguese, English, and Spanish. We excluded studies addressing other phases of human development, exclusively or concurrently with the pediatric population; studies on animals; literature review articles; dissertations; book chapters; case study articles; and editorials. Data analysis: A book report protocol was created for this study, including the following information: author, department, year, location, population/sample, age, purpose of the study, methods, and main results. Results: We found 8,451 articles by typing keywords and identifiers. Out of this total, 5,928 were excluded by the title, 2,366 by the abstract, and 123 after we read the full text. Thus, 34 articles were selected, of which 28 were repeated in the databases, totalizing 6 articles analyzed in this review. Conclusion: We observed a lack of standardization of the quantitative instruments used to assess children's sense of smell, with great variability in the methodology of the tests, which reduces the effectiveness and reliability of the results.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br