Cadernos de Pesquisa, Volume: 34, Issue: 121, Published: 2004
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  • Who are the boys failing at school? Tema Em Destaque

    Carvalho, Marília Pinto de

    Abstract in Portuguese:

    Com o objetivo de conhecer as formas cotidianas de produção do fracasso escolar mais acentuado entre meninos nas séries iniciais do ensino fundamental, o artigo baseia-se em estudo desenvolvido entre 2002 e 2003 com o conjunto das crianças e professoras de 1ª a 4ª séries de uma escola pública do Município de São Paulo. Busca compreender os processos que têm conduzido um maior número de meninos do que meninas, e, dentre eles, uma maioria de meninos negros e/ou provenientes de famílias de baixa renda, a obter conceitos negativos e a ser indicados para atividades de recuperação. Conclui pela necessidade de discutir a cultura escolar como fonte importante na construção das identidades de meninos e meninas, seja na reprodução de estereótipos e discriminações de gênero, raça e classe, seja na construção de relações mais igualitárias.

    Abstract in English:

    This article aims at understanding the every day situations producing greater school failure among boys rather than among girls in the early grades of elementary school. It is based on a study conducted between 2002 and 2003 involving the ensemble of students and teachers at grades first to fourth at a public school in the municipality of São Paulo. This study seeks to understand the processes leading to the fact that a greater number of boys than girls - mostly black boys and/or boys from low income households - get poor grades and are directed to revision classes. The study concludes that there is a need for debate on school culture once it is an important ingredient in shaping boys and girls identities, whether by reproducing stereotypes, gender, race and class discrimination or by building more equalitarian relationships.
  • Ways of education, gender and school family relationship Tema Em Destaque

    Carvalho, Maria Eulina Pessoa de

    Abstract in Portuguese:

    As relações entre escola e família baseiam-se na divisão do trabalho de educação de crianças e jovens, envolvendo expectativas recíprocas. Quando se fala na desejável parceria escola-família e convoca-se a participação dos pais na educação, sobretudo pelo dever de casa como estratégia de promoção do sucesso escolar, não se consideram: as mudanças históricas e a diversidade cultural nos modos de educação e reprodução social; as relações de poder entre estas instituições e seus agentes; a diversidade de arranjos familiares e as desvantagens materiais e culturais de grande parte das famílias; as relações de gênero que estruturam a divisão de trabalho em casa e na escola. Este texto discute estas questões argumentando que a política educacional, o currículo e a prática pedagógica articulam os trabalhos educacionais realizados pela escola e pela família, segundo um modelo de família e papel parental ideal e com base nas divisões de sexo e gênero, subordinando a família à escola e sobrecarregando as mães, o que perpetua a iniqüidade de gênero.

    Abstract in English:

    School-family relationship is based on the sharing of responsibilities in the education of children and adolescents, considering mutual expectations. When referring to the ideal school-family relationship and the need for parents to be involved in education, specially in homework, as an strategy to promote school success, some factors are not taken into consideration: historical changes and cultural differences in educational and social reproduction modes; power relations between these institutions and their agents; the diversity of family arrangements and material and cultural disadvantages in many households; gender relations shaping the division of labour at home and at school. This text discusses these issues arguing that educational policy, the curriculum, and pedagogical practice coordinate the educational work at school and at home according to an ideal model of family and parental role and based on sex and gender division, subordinating the family to the school and overburdening mothers, therefore perpetuating gender inequity.
  • Together but apart: physical education through the gender optics

    Scharagrodsky, Pablo Ariel

    Abstract in Spanish:

    Aceptando que el cuerpo se ha visto históricamente atravesado por diferentes dispositivos, prácticas, saberes, modelos y conceptos, y que dicho proceso se ha configurado en diferentes instituciones, el siguiente artículo indaga en dicho proceso en el ámbito escolar argentino. El análisis focaliza las prácticas, los saberes y los efectos en la configuración y re-configuración de los cuerpos masculinos y femeninos, centrándose en la disciplina escolar conocida como educación física. El estudio de las clases mixtas en educación física escolar ha puesto de relieve, muy especialmente, la contribución en la construcción de cierta masculinidad y femineidad como productos de relaciones de poder marcadamente desiguales y asimétricas.

    Abstract in English:

    Given that the body has been historically crossed by different devices, practices, knowledge, models and concepts, and also given that such process has taken place in the context of different institutions, this article delves into this question in the case of Argentinean educational institutions. This analysis is focused on those practices, knowledge and effects that can be found in the (re)configuration of male and female bodies, centered around physical education. Studying coeducational physical education classes has revealed the markedly asymmetrical and unequal power relations serve to construct a specific form of masculinity and a specific form of femininity.
  • Gender and educational policies in Brazil: 1988-2002 Tema Em Destaque

    Vianna, Cláudia Pereira; Unbehaum, Sandra

    Abstract in Portuguese:

    Orientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero.

    Abstract in English:

    Oriented by the theory of gender relations, this paper examines the main legislation and federal plans and programs, which specify the national guidelines for the public education policies in Brazil. More attention for the purpose of analysis was given to documents such as the Brazilian Federal Constitution (CF/1988), the New Act of Guidelines of Education, (LDB/1996), the National Education Plan, Act n. 10.172 (PNE/2001) and the National Curricular Parameters for the Elementary School (PCN/1997). Taking the viewpoint of gender to analyze such policies enables us to evaluate how they can make more easier or difficult the acquisition of democratic standards, as the public education policy is neither neutral nor free of prejudices, such as gender prejudice.
  • The work of executive women in Brazil in the late 20th century Outros Temas

    Bruschini, Cristina; Puppin, Andrea Brandão

    Abstract in Portuguese:

    O artigo tece considerações sobre o trabalho das mulheres executivas no Brasil, no final do século XX. Na primeira parte, com base em estatísticas oficiais (Censos e Pesquisas Domiciliares, dados do Ministério do Trabalho, Ministério da Educação e outros), apresenta algumas tendências gerais da inserção laboral das brasileiras nesse período, visando compor o cenário no qual o trabalho das executivas surge e se consolida. Na segunda parte, é realizada breve análise da presença de executivas em cargos de diretoria em empresas brasileiras do setor formal, no ano 2000, com base em dados do Ministério do Trabalho. Na terceira e última, são apresentados resultados de entrevistas realizadas com 10 executivas de empresas diversas do mercado de trabalho.

    Abstract in English:

    The article presents some comments on the work of executive women in Brazil during the late 20th century. In the first section, based on official statistics (Census and Household Surveys, data from the Ministry of Labor, Ministry of Education and others), it presents some general trends of labor insertion of Brazilian women in that period, aiming at building the context in which the work of executive women emerged and was consolidated. The second part presents a short analysis of the presence of executive women in top level positions in Brazilian corporations of the formal economy, in 2000, based on data from the Ministry of Labor. The third and last section presents the results of interviews with 10 executive women of different corporations.
  • Teacher's training in Minas Gerais and São Paulo: a comparative analyses Outros Temas

    Duarte, Vanda Catarina

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação.

    Abstract in English:

    The objective of this article is to examine teacher training approaches in both elementary schools in the States of São Paulo and Minas Gerais, identifying the relevant aspects related to its implementation. We examined the available documents on the programs, technical proposals, and external assessment reports. Training carried out between 1996 and 1998 was supported by the World Bank and included different teaching methods: face-to-face education in São Paulo and mixed education (face-to-face and distance education) in Minas Gerais. Comparing the two programs it was finally concluded that in order for training to be successful it is important to observe a set of factors and leave space for different training designs.
  • Social representation, ideology and consciousness development Outros Temas

    Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    Este texto representa uma tentativa de estabelecer associação entre os conceitos de representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência, o que pode constituir uma contribuição para o entendimento de por que e para que estudar representações sociais. Justifica a importância do estudo das representações sociais, sua gênese, seus pressupostos teórico-metodológicos e sua vinculação com os conceitos de ideologia e com o aparecimento e desenvolvimento da consciência humana. Não se limita à exposição dos componentes teóricos dos referidos conceitos. Recorre, sempre que necessário, a exemplos concretos para facilitar a compreensão dos temas propostos e para tornar mais eficaz e significativo o desenvolvimento da problemática em questão.

    Abstract in English:

    This text is an attempt to link the concepts of social representation, ideology and consciousness development aiming to contribute to the understanding the reasons and the purposes of studying social representations. It warrants the importance of studying social representations, its origin, its theoretical and methodological assumptions and its links to concepts of ideology and to the emergence and development of the human consciousness. The text is not limited to exposing the theoretical components of these concepts. When required it makes use of concrete examples in order to ease understanding of the proposed topics and render the development of the issue in focus more effective and meaningful.
  • Democratizing, descentralizing, municipalizing: elementary education expansion in Santa Catarina Outros Temas

    Valle, Ione Ribeiro; Mizuki, Gláucia Elisa de Paula; Castro, Inaiara Maria Ferreira de

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental.

    Abstract in English:

    This study analyses the dynamics of the municipalization of education after the 80's. Firstly, we sought to draw the lines of educational policies that recommend democratization, by focusing on the conditions to expand educational opportunities in some municipalities in the State of Santa Catarina. Next, we developed a schematic drawing for sociological interpretation, highlighting some underlying logic in these educational policies, such as: the segregationist logic related to excluding pedagogical processes; the integrator logic that refers to the merit principle, which tries to explain the positions of individuals in different social groups; the decentralizing logic aiming at redirecting the dominant decision making power in educational systems; the municipalist logic associated to democratization and to the sharing of responsibilities regarding elementary schooling.
  • Racial quota and government: racism erradication or race rights? Temas Em Debate

    Azevedo, Celia Maria Marinho de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é examinar a proposta corrente de racialização da população brasileira pelo Estado, com vistas a amparar programas de ação afirmativa para o atendimento específico daqueles que se autodenominarem negros. Analisa-se, inicialmente, o ressurgimento da noção de raça entre acadêmicos, políticos e militantes do anti-racismo, bem como as dificuldades de se delimitar quem é negro no Brasil. Em seguida, examina-se o modelo de cota racial dos Estados Unidos e seu apregoado sucesso. Por fim, busca-se avaliar até que ponto a instituição de cota racial no emprego e na universidade deveria se impor como a única opção política para aqueles que pretendem a abolição do racismo na sociedade brasileira.

    Abstract in English:

    The objective of this article is to examine the current government proposal of "racialization" in the Brazilian population, in order to offer support to affirmative action programs that meet the specific needs of those who classify themselves as black. Firstly we focused on the revival of the notion of race among scholars, politicians, and anti-racism activists, as well as on the difficulty in determining who is black in Brazil. Next we examined the racial quota system in the United States and its proclaimed success. Finally, we assessed the extent to which the introduction of racial quota in employment and university enrollment should be imposed as the sole political option for those intending to eliminate racism in Brazilian society.
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