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Cadernos de Pesquisa, Volume: 34, Issue: 122, Published: 2004
  • Untitled document Editorial

  • Post-critical research on education in Brazil: outlining a map Tema Em Destaque - Teorias Pós-Críticas E Educação

    Paraíso, Marlucy Alves

    Abstract in Portuguese:

    As correntes teóricas que conhecemos sob os rótulos de pós-estruturalismo e de pós-modernismo influenciaram profundamente, como sabemos, as teorizações e as pesquisas em diversos campos das ciências sociais e humanas nos últimos anos; uma influência que tem sido igualmente considerável na pesquisa em educação no Brasil. Os efeitos combinados dessas correntes, sintetizados talvez na chamada "virada lingüística", expressam-se naquilo que se convencionou chamar de "teorias pós-críticas em educação". Em seu conjunto, essas teorias utilizam uma série de ferramentas conceituais, de operações analíticas e de processos investigativos que as destacam tanto das teorias tradicionais como das teorias críticas que as precederam. Este artigo discute os efeitos dessas teorias sobre a pesquisa educacional brasileira. Traçando uma espécie de esboço de um mapa do campo dos estudos pós-críticos em educação no Brasil, este artigo mostra o início das discussões pós-críticas no campo educacional brasileiro, discute as principais temáticas exploradas por essas pesquisas e indica os principais traçados por elas efetuados, descrevendo as expansões, as fraturas, as conquistas e as aberturas produzidas no campo educacional brasileiro.

    Abstract in English:

    The theoretical currents we know under the post-structuralism and the post-modernism labels have deeply influenced theorization and research in several social and human fields in the last years; an influence that has been equally felt in educational research in Brazil. The combined effects of these currents, possibly synthesized in the so-called "linguistic turn", are expressed in what is conventionally named "post-critical theories in education". As a whole, these theories use a number of conceptual tools, analytical operations, and investigative processes which differentiate them both from the traditional and from the critical theories which preceded them. This article discusses the effects of these theories on Brazilian educational research. Outlining a kind of field map of post-critical studies in education in Brazil, this article shows the beginning of post-critical discussions in the Brazilian educational field, addresses the key issues explored by these studies and indicates the main pathways they laid out, describing expansions, fractures, achievements, and breakthroughs produced in the Brazilian educational field.
  • Inclusion and exclusion in Argentina's modern school: a poststructuralist view

    Dussel, Inés

    Abstract in Spanish:

    Este artículo se propone revisar la historia de la escuela moderna en América Latina, utilizando conceptos de las teorías postestructuralistas sobre la identidad y su constitución paradójica. Poniendo en cuestión la hipótesis de que la expansión de la escuela fue un movimiento ascendente y progresivo, analiza cómo se construyó la equivalencia discursiva entre igualdad y homogeneización en el espacio educativo latinoamericano, y cómo esta equivalencia congeló a las diferencias como amenaza o deficiencia. A partir de dos ejemplos (las pedagogías normalizadoras y el uso de delantales en las escuelas argentinas), discute los efectos de la producción de estas identidades, y plantea desafíos para una rearticulación más democrática de la propuesta escolar.

    Abstract in English:

    This article revisits the history of modern schooling in Latin America, using concepts provided by poststructuralist theories on identity and its paradoxical constitution. Questioning the hypothesis that the expansion of schooling was a progressive, ascending movement, the article analizes how a peculiar discursive equivalence between equality and homogenization was constructed in the Latin American educational space, and how this equivalence froze difference as threat or defficiency. Using two examples (normalizing pedagogies and the wearing of uniforms in Argentinean schools), it discusses the effects of producing such identities, and posits the challenges faced towards a more democratic rearticulation of schooling.
  • The neoconservantism of the post-modern agenda Tema Em Destaque - Teorias Pós-Críticas E Educação

    Moraes, Maria Célia Marcondes de

    Abstract in Portuguese:

    O artigo tem como objetivo discutir aspectos da agenda pós-moderna e a permanência de sua vitalidade nos dias de hoje. Seu ponto de partida são as idéias desenvolvidas pela autora em artigos anteriores, nos quais privilegia a crítica às principais propostas das tendências "pós": o relativismo epistemológico, a suspeita em relação ao conhecimento objetivo e ao caráter estruturado das coisas e do mundo. Na primeira parte, retomam-se os textos de 1996 e 1998, que apresentam, ainda que rapidamente, as origens da "agenda pós" e indicam alguns de seus desdobramentos, notadamente a virada lingüística e a supressão das fronteiras entre História e Literatura; na segunda, recuperam-se as idéias expostas nos textos de 1998 e 2003, com vistas a mostrar algumas características do pensamento neopragmático de Richard Rorty. Finalmente, assinalam-se as principais repercussões desta ampla agenda na pesquisa e em práticas educacionais.

    Abstract in English:

    The article aims to discuss some features of the postmodern agenda and the possible vitality of this trend of thought nowadays. The main framework of the article are the ideas presented in some of the author's previous essays (1996, 1997, 1998, 2003) where she sustains a critical position concerning the various "post" trends and emphasizes their epistemological relativism, their suspicion of the objective knowledge and their mistrust on the structured character of things and of the world. In the first part, the article recalls the ideas exposed in the works published in 1996 and 1998, and outlines the beginnings of the "post" agenda and of some of its developments, in particular the linguistic turn and the suppression of the boundaries between History and Literature; in the second part, it summarizes the analyses of Richard Rorty's neopragmatism, previously introduced in the texts of 1998 and 2003. Finally, the article indicates the impacts of this broad agenda on educational practices and on educational research.
  • Dialogues between teachers and literary texts Outros Temas

    Dietzsch, Mary Julia Martins

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é discutir as concepções de linguagem e as maneiras pelas quais professores organizam sua sala de aula para o trabalho com a leitura e a escrita. Foram realizados, entre 1997 e 1998, seminários em que professoras de escolas públicas da cidade de São Paulo tiveram oportunidade de falar de sua prática pedagógica, partilhando, no grupo, suas dúvidas, acertos e propostas de trabalho. A leitura de textos literários e teóricos foi enriquecida com anotações feitas no caderno de escrita, com imagens do cinema e música. Com humor, tentou-se desconstruir palavras e rótulos que dissimulam preconceitos e limitam as interações em sala de aula. Estabeleceu-se correspondência com os alunos dos professores, tornando mais efetivos os projetos didáticos conduzidos pelos docentes em suas classes. As cartas, desenhos e postais trocados com as crianças estimularam a atividade intelectual e reavivaram o trabalho pedagógico.

    Abstract in English:

    The aim of this paper is to discuss teachers' conceptions of language and ways through which they organize their classroom in order to provide reading and writing. Workshops were held with teachers from public schools of São Paulo City, Brazil. In these meetings, the attendants were free to speak about their practices and to share doubts, improvements and proposals with colleagues. The reading of literary and theoretical texts during the seminars were enriched by the teachers' own writings, movies and musical rhythms. With humor, it was tried to disconstruct words and labels which convey prejudices, restricting interactios and learning among students and their teachers in the classrooms. In addiction, letters were exchanged with students, giving birth to didatic projects that made classrooms' practices more effectives. These letters, drawings and postcards exchanged with children incentivated intelectual activities and pedagogical work.
  • Men and women in an educator's union: a case study Outros Temas

    Ferreira, Márcia Ondina Vieira

    Abstract in Portuguese:

    O estudo examina a relação entre participação feminina e masculina no Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - CPERS/Sindicato -, comparando filiação e presença nas diretorias da entidade segundo o sexo, para verificar se nessa entidade a situação das mulheres é diferente da sua situação em outras diretorias de sindicatos de classe, com base composta majoritariamente por homens. Discorre sobre a reduzida participação sociopolítica das mulheres, apresentando, também, números sobre docência e gênero no Brasil. Os resultados indicam inversão da proporcionalidade homens/mulheres na base da categoria em relação às direções da entidade, de tal maneira que, mesmo estando as mulheres bem representadas nesse sindicato, são os homens que ocupam os lugares com maior poder de mando e prestígio, como nas diretorias. Por fim, considerando que a atividade sindical é dominada por um viés masculino, questiona-se se o sindicato estaria tendo condições de acompanhar possíveis modificações na identidade docente, a partir da imagem que tem da categoria.

    Abstract in English:

    This study examines the relationship between male and female participation in the Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - CPERS/Sindicato (Center of Educators in the State of Rio Grande do Sul - CPERS/Union), comparing membership and presence in the board of directors according to sex, to find out whether women's situation in this union is different from those of other class union boards of directors, composed mostly of men. It discusses the small social and political participation of women and shows some figures on educators and gender in Brazil. The findings indicate a men vs. women proportionality inversion in the category base compared to the board of directors, in such a way that, although women are well represented in this union, men are the ones who occupy positions of greater power and prestige, such as the board. Finally, considering the fact that union activity is dominated by a male bias, one wonders whether the union is able to follow the possible changes in educators' identity based on the category image it has.
  • Juvenile protagonism in specialized literature and in secondary-school education reform Outros Temas

    Ferretti, Celso J.; Zibas, Dagmar M. L.; Tartuce, Gisela Lobo B. P.

    Abstract in Portuguese:

    O "protagonismo juvenil" tem tido ampla repercussão na área educacional, principalmente a partir da implementação da reforma curricular do ensino médio, cujas diretrizes adotam esse conceito como um dos pilares das inovações sugeridas. No entanto, o tema é sujeito a diferentes interpretações. Com a preocupação de maior precisão conceitual, este artigo recorre às definições de diversos autores como contraponto para a análise do protagonismo tal como proposto pelo documento oficial da reforma.

    Abstract in English:

    "Juvenile protagonism" has had a considerable impact on the educational area, mainly after implementation of the secondary-school education curricular reform, whose guidelines adopt this concept as one of the pillars of the suggested innovations . However, the issue can have different interpretations. Concerned with greater conceptual accuracy, this article draws upon several authors' definitions as a counterpoint for the analysis of protagonism such as proposed in the official reform document.
  • Aesthetics of sensibility as a curricular principle Outros Temas

    Trojan, Rose Meri

    Abstract in Portuguese:

    O fato de que a estética constitua um dos princípios norteadores da organização curricular no Brasil impõe-nos uma reflexão sobre a concepção que a fundamenta e justifica. Para isso, situamos o princípio estético nos documentos normativos que definem e explicitam as atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Indicamos os fundamentos que definem a concepção de estética adotada e suas relações com a ética e a política, que compõem a trilogia que deve orientar as práticas educacionais, a fim de evidenciar as intenções que se abrigam em torno da estética da sensibilidade, revelando sua funcionalidade no atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.

    Abstract in English:

    The fact that aesthetics is one of the guiding principles for curricular organization in Brazil forces us to reflect upon its founding and justifying concept. To this end, we situate the aesthetic principle in the regulatory documents which define and detail the current national curricular guidelines for primary education. We also indicate the foundations that define the aesthetic concept adopted and its relationship with ethics and politics, which are the three pillars that should guide educational practices. Thus, we intend to highlight the purposes involved in the aesthetics of sensibility, revealing its function in the present development stage of the capitalist production mode.
  • The World Bank and educational management for Latin America Outros Temas

    Bueno, Maria Sylvia Simões

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo empreende a análise do discurso dos capítulos cinco e sete do documento do Banco Mundial: Para além do consenso de Washington: a importância das instituições, identificando e questionando a proposição de modelos teóricos para as reformas da administração pública e educacional na América Latina, com fundamento em autores preocupados em examinar o conceito de modelo teórico. A intenção é discutir as categorias envolvidas, suas ambigüidades e seu caráter inovador/conservador e definir se as propostas contidas no texto referido são nacional e regionalmente adequadas, se detêm o poder de transformar a realidade ou constituem apenas algo mais sobre a mesma coisa ou, pior, traduzem o resgate/elogio de modelos "remodelados", inspirados na teoria empresarial, que alimentam a crítica dos acadêmicos regionais há décadas.

    Abstract in English:

    This article attempts a discourse analysis of two chapters of the World Bank document Beyond the Washington consensus: institutions matter, identifying and questioning the proposition of theoretic models for public administration and educational reforms in Latin America, having as a basis authors concerned with thrashing out the theoretic model concept. The purpose is to discuss the categories involved, their ambiguities and their innovative/conservative character, and define whether the proposals in the above-mentioned text are nationally and regionally appropriate, whether they are capable of transforming reality or, rather, just some more of the same old thing or, worse still, whether, inspired by the business theory, they translate into bringing back/praising "remodelled" models which have been the cause of regional academic critique for decades.
  • Political project and systematization of Brazilian public-school education in the 19th century Outros Temas

    Paulilo, André Luiz

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo situa a concepção de sistema público de ensino no quadro do pensamento político de Rui Barbosa e do liberalismo republicano de João Köpke. Depois de apresentar as posições com que consideram a questão, o texto investiga os argumentos desenvolvidos na prática parlamentar de Rui Barbosa e na carreira profissional de João Köpke, para compreender as relações que os dois autores mantiveram com os critérios de reforma da instrução pública no século XIX.

    Abstract in English:

    This article situates the concept of public-school education system within the framework of Rui Barbosa's political thought and João Köpke's republican liberalism. After presenting their views on this issue, the text explores the arguments developed during Rui Barbosa's parliamentary practice and João Köpke's professional carrier to try to understand the relationship both authors kept with public education reform criteria in the 19th century.
  • Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin Outros Temas

    Kramer, Sonia

    Abstract in Portuguese:

    Este texto - escrito a partir de entrevistas coletivas realizadas na pesquisa Formação de profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação - tem seu foco no tema e referencial teórico-metodológico da mudança. Esse referencial baseia-se na concepção de linguagem de Bakhtin, preciosa para a compreensão da originalidade com que o tema da mudança foi abordado pelos participantes: a metáfora de sacudir. Conceitos de ambivalência dialética e dialogismo revelaram-se ferramentas teóricas fundamentais para a pesquisa. A idéia de que é preciso mudar, acompanhada pelo desejo de mudar, emergiu em quase todas as entrevistas. Mas foi em entrevista feita com nove professoras que a mudança foi mencionada como se constituísse a ação educativa: uma das professoras entrevistadas relatou que não concordava com a prática vivida e resolveu "dar um sacode no pedagógico".

    Abstract in English:

    This text - based on collective interviews conducted in the study Formação de profissionais da educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: concepções, políticas e modos de implementação [Primary Education Professional Training in the State of Rio de Janeiro: concepts, policies and implementation modes] - focuses on the theoretic and methodological theme and reference named change. The theoretic reference basis is Bakhtin's conception of language, invaluable for understanding the originality with which the subject of change was approached by participants: a metaphor for shaking. The concepts of dialectic ambivalence and dialogism presented themselves as fundamental theoretic tools for the study. The idea of the need for change, accompanied by the desire to change, emerged in almost all interviews. However, it was in an interview conducted with nine teaching professionals that change was mentioned as the educational action itself: one of the teachers interviewed reported that she did not agree with the practice experienced and decided "to give pedagogy a shake".
  • A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no país Destaque Editorial

    Velloso, Jacques
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