cr
Ciência Rural
Cienc. Rural
0103-8478
1678-4596
Universidade Federal de Santa Maria
Santa Maria, RS, Brazil
An experiment was conducted aiming to evaluate the effect of Chlormequat Chloride (CCC) doses and application time on the wheat cultivar CEP-19. It was carried out during 1990, at the Federal University of Santa Maria on a Distrophic Read Yellow Podzolic soil. The doses applied were zero, 200, 300, 400 and 500g/ha having as source the product Tuval (10% a. i.) and 1000g/ha of the commercial product Cycocel (50% ai.) applied at growth stage 3 (tillering), 6 (first visible nod) and 8 (booting) and doses fractioning. Grain yield and harvest index increased linearly with CCC applied at tillering stage. Plant height decreased with CCC applied mainly at growth stages 3 and 6. Dose parceling did not affect plant characteristics studied or grain yields.
DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DO CLORETO DE CHLORMEQUAT EM TRIGO.
II. Resposta da cv. CEP-19.1
DOSES AND APPLICATION TIME OF CHLORMEQUAT CHLORIDE IN WHEAT.
II. EFFECT ON CV. CEP-19.
Enilce Rossarola2 Maria Isabel da Silva Aude3 Osmar Souza dos Santos3
RESUMO
O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Santa Maria-RS, no ano de 1990, em solo Podzólico Vermelho Amarelo distrófico (Unidade de Mapeamento São Pedro), com o objetivo de avaliar o efeito de doses e épocas de aplicação de Cloreto de Chlormequat (CCC) em trigo, cv CEP-19. Foram estudadas as doses Zero, 200, 300, 400, 500g/ha de CCC, tendo como fonte o produto comercial Tuval (10% i. a.) e 1000g/ha de CCC, do produto comercial Cycocel (50% i. a.), aplicadas nos estádios 3 (afilhamento), 6 (primeiro nó visível no colmo) e 8 (início do emborrachamento) e o fracionamento das doses. O rendimento de grãos e índice de colheita apresentaram acréscimo linear em respostas à aplicação de CCC no afilhamento. A altura de planta decresceu com a aplicação do CCC principalmente nos estádios 3 e 6. O parcelamento das doses não afetou o rendimento de grãos e as demais características da planta estudadas.
Palavras-chave:
trigo, bio-regulador, Cloreto de Chlormequat, CCC, Tuval, Cycocel.
SUMMARY
An experiment was conducted aiming to evaluate the effect of Chlormequat Chloride (CCC) doses and application time on the wheat cultivar CEP-19. It was carried out during 1990, at the Federal University of Santa Maria on a Distrophic Read Yellow Podzolic soil. The doses applied were zero, 200, 300, 400 and 500g/ha having as source the product Tuval (10% a. i.) and 1000g/ha of the commercial product Cycocel (50% ai.) applied at growth stage 3 (tillering), 6 (first visible nod) and 8 (booting) and doses fractioning. Grain yield and harvest index increased linearly with CCC applied at tillering stage. Plant height decreased with CCC applied mainly at growth stages 3 and 6. Dose parceling did not affect plant characteristics studied or grain yields.
Key words:
wheat, bio-regulator, Chlormequat chloride, CCC, Tuval, Cycocel.
INTRODUÇÃO
O trigo é o cereal de inverno de maior importância sócio-econômico no Estado do Rio Grande do Sul e, nos últimos anos, tem passado por alterações na tecnologia de produção, em função de uma série de razões técnicas e econômicas. A utilização mais adequada de práticas culturais, juntamente com a introdução de cultivares com maior potencial de produção, elevou a produtividade média do trigo de 875kg/ha (1973 a 1985) para 1657kg/ha (1986 a 1990) (FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 1990). Por outro lado, diversos problemas de ordem econômica têm tornado a triticultura menos rentável, obrigando o produtor a recorrer a novas tecnologias de produção que reduzam os custos ou aumentem a produtividade.
O uso de bio-reguladores com a finalidade de reduzir a altura das plantas e, por conseguinte, o acamamento, já é recomendado há algum tempo em outros países. Entretanto, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a recomendação de CCC foi feita a partir de 1990, e está restrita às cultivares de porte alto, com tendência ao acamamento e em solos de alta fertilidade, não se recomendando sua aplicação no caso de ocorrência de deficiência hídrica na fase inicial do desenvolvimento da cultura (REUNIÃO DA COMISSÃO SUL-BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRIGO, 1990).
Diversos trabalhos já foram realizados com o objetivo de estudar o efeito do bio-regulador Cloreto de Chlormequat sobre a altura das plantas e o rendimento de grãos de trigo, com respostas muito variáveis. Segundo CANAL & RUEDELL (1989), o CCC usado isoladamente ou juntamente com N, reduziu o porte e, conseqüentemente, o acamamento, provocando um aumento na produção. Existem ensaios nos quais não houve efeito positivo do bio-regulador sobre a produtividade (FLECK, 1980) e até efeitos negativos, reduzindo a produtividade, por incrementar a ocorrência de moléstias (JOHNSTON et al, 1979).
As respostas obtidas com o uso de CCC apresentam um comportamento diferencial entre cultivares. Em vista disso, o presente trabalho objetiva avaliar o efeito de doses e épocas de aplicação e o fracionamento dessas doses sobre as características da planta e o rendimento de grãos de trigo da cultivar CEP-19.
MATERIAL E MÉTODOS
O experimento foi conduzido a campo, em área experimental do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria-RS, no ano de 1990.
O solo do experimento pertence à Unidade de Mapeamento São Pedro (Podzólico Vermelho Amarelo distrófico). O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas de 10 linhas com 5,0m de comprimento, espaçadas de 0,2m. Na época de colheita, eliminou-se 0,5m de cada extremidade das seis linhas centrais, colhendo-se uma área útil de 4,8m2.
Foram estudadas seis doses do bio-regulador Cloreto de Chlormequat: zero, 200, 300, 400, 500g/ha de CCC tendo como fonte o produto comercial Tuval (10% i. a.) e 1000g/ha de CCC do produto comercial Cycocel (50% i.a.) em três épocas de aplicação: estádios 3, 6 e 8 da cultura do trigo, segundo a escala de Feekes e Large (LARGE, 1954), portanto, no afilhamento, primeiro nó visível no colmo da planta e início do emborrachamento e o fracionamento das doses nas diferentes épocas de aplicação, perfazendo um total de 23 tratamentos (Tabela 1).
A aplicação do bio-regulador foi realizada com pulverizador pressurizado com CO2 provido de três bicos Teejet nº 80.02, à pressão constante de 3,15kgf/cm2. Aplicou-se quantidade equivalente a 3001/ha, nos dias 03, 14 e 22/08/90, correspondendo ao afilhamento, primeiro nó visível e ao início do emborrachamento, respectivamente.
Na área destinada ao experimento foi executada uma aração e duas gradagens. A adubação de manutenção foi realizada, manualmente, seguindo-se as Recomendações de Adubação e Calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (SIQUEIRA et al 1987), com aplicação de 20kg/ha de N, 130kg/ha de P2O5 e 20kg/ha de K2O por ocasião da semeadura, tendo como fontes uréia, superfosfato simples e cloreto de potássio, respectivamente e, 80kg/ha de N, na forma de uréia, em cobertura 35 dias após a emergência.
A semeadura foi efetuada em 27/6/90, manualmente em sulcos, objetivando a densidade de 600 plantas/m2. Utilizou-se a cultivar CEP-19-Jataí, obtida pela Fecotrigo em Cruz Alta-RS. Possui porte alto, hábito indeterminado e ciclo de aproximadamente 144 dias da emergência à maturação.
Durante o ciclo da cultura foram realizadas observações referentes aos estádios de crescimento e desenvolvimento da planta e também parâmetros relacionados à população final (amostra de 1,0m de linha), altura de planta (amostra de 20 plantas), diâmetro do colmo (em 20 plantas, com auxílio de paquímetro), número de espigas/10m2 (amostra de 1,0m de linha), número de grãos/espiga (em 20 espigas), peso de 1000 grãos, peso do hectolitro, rendimento de grãos (área útil de 4,8m2), índice de colheita (relação entre massa seca de grãos e massa seca da parte aérea de todas as plantas da área útil) e, análise de N-total na parte aérea em amostra de 10 plantas, colhidas no florescimento, seguindo a metodologia descrita por TEDESCO et al (1985).
Os resultados foram avaliados através da análise da variância A comparação entre as médias dos tratamentos com doses inteiras foi efetuado com auxílio de análise de regressão ao nível de 5% de probabilidade. Também foi utilizada a análise de contrastes pelo teste de Scheffé para avaliação do parcelamento das doses nas diferentes épocas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com relação à população final e diâmetro do colmo (Tabela 2), a análise de variância não mostrou diferença significativa entre os tratamentos com doses do bio-regulador Cloreto de Chlormequat, em nenhuma das épocas de aplicação. A população final média foi de 5384 plantas/10m2, portanto abaixo do esperado, que era de 600 plantas/m2. Isto indica que nas condições do experimento não houve produção de atilhos produtivos.
O peso do hectolitro foi de 70,3kg/hl, independente das doses de CCC e da época de aplicação. Esta característica não foi influenciada pelo CCC em nenhuma das épocas de aplicação. CANAL & RUEDELL (1989) e NETO et al (1980) também não encontraram efeito do CCC sobre o peso do hectolitro.
Os resultados obtidos neste experimento não mostraram variação do teor de N-total da parte aérea das plantas de trigo (Tabela 2) pela aplicação do Cloreto de Chlormequat. E, à semelhança do experimento conduzido por BERLEZE (1989), os teores de N-total na planta, em geral, foram muito baixos. No entanto, MORANDI et al (1989) observaram que em soja, o teor de nitrogênio aumentou durante a formação das sementes, resultando em aumento da concentração e do conteúdo de N nas sementes das plantas tratadas com CCC.
Os dados de altura de planta (Figura 1) decresceram linearmente com o aumento das doses de CCC. Este decréscimo foi mais acentuado quando o Cloreto de Chlormequat foi aplicado nos estádios de afilhamento (5,6%) e primeiro nó visível no colmo da planta (7,7%) e na dose recomendada (1000g/ha de i. a) pela Comissão Sul-Brasileira de Pesquisa de Trigo (REUNIÃO DA COMISSÃO SUL-BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRIGO, 1990).
O rendimento de grãos (Tabela 3) mostrou acréscimo com a aplicação do CCC no estádio de afilhamento (estádio 3), não ocorrendo aumento significativo no rendimento de grãos quando o Cloreto de Chlormequat foi aplicado no primeiro nó visível no colmo (estádio 6) e inicio do emborrachamento (estádio 8). Resultados semelhantes foram encontrados por NETO et al (1980). Quando o CCC foi aplicado no estádio 6 (primeiro nó visível) e 7 (segundo nó visível) não encontraram efeito das doses de CCC sobre o rendimento de grãos.
Não ocorreu efeito do CCC no número de espigas/10m2, número de grãos/espigas e peso de 1000 grãos (Tabela 3). Em vista disso, o aumento de rendimento de grãos observado quando o CCC foi aplicado no afilhamento, pode ser atribuído ao aumento do índice de colheita O efeito positivo do bio-regulador foi melhor observado quando a aplicação foi realizada no estádio de afilhamento para índice de colheita (Ŷ= 0,1847 + 0,000025 X) e rendimento de grãos (Ŷ=1162,8012 + 0,19955 X). Resultados semelhantes foram verificados por SINGH & STOSKOPF (1971).
Tem-se ainda atribuído ao CCC um aumento no rendimento de grãos, na ausência de acamamento, provocado pelo aumento no número de grãos/espiga (NAYLOR, 1989 e MATTHEUS & CALDICOTT, 1981) e no aumento de espigas por área (ROWLAND, 1975 e NAYLOR, 1989). Contudo os resultados obtidos neste experimento não evidenciaram esses efeitos.
O estudo do parcelamento das doses nas diferentes épocas de aplicação (afilhamento, primeiro nó visível no colmo da planta e início do emborrachamento), não mostrou resultados significativos, pelo teste de Scheffé à 5% de probabilidade, para nenhuma das variáveis estudadas. No entanto, BERLEZE (1989) encontrou melhor resposta em rendimento de grãos com a aplicação de 200g/ha de CCC no estádio de afilhamento mais 50g/ha de CCC no estádio de primeiro nó visível na base da planta.
CONCLUSÕES
1. O rendimento de grãos e o índice de colheita aumentaram com a aplicação do CCC no estádio de afilhamento.
2. A altura de plantas decresceu em resposta à aplicação de CCC.
3. O parcelamento das doses não afetou o rendimento de grãos e as outras características da planta estudada.
1
Parte da Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Centro de Ciências Rurais (CCR), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 97119-900 - Santa Maria, RS.
2Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia - área de concentração Produção Vegetal. Rua Eduardo Pinto de Moraes, 37, apt. 01, 97015-164 - Santa Maria, RS.
3Engenheiro Agrônomo, Doutor, Professor Titular. Departamento de Fitotecnia, CCR, UFSM.
Recebido para publicação em 23.09.92. Aprovado para publicação em 12.05.93.
BERLEZE, R. Efeito do bio-regulador Cloreto de Chlormequat no trigo (Triticum-aestivum). Santa Maria, 1989. 117 p. Tese (Mestrado em Agronomia) - Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria, 1989.
Efeito do bio-regulador Cloreto de Chlormequat no trigo (Triticum-aestivum)
1989
BERLEZE
R.
CANAL, l. N., RUEDELL, J. Comportamento de cultivares de trigo frente ao uso de redutores de crescimento e nitrogênio. In: Culturas de Inverno: resultados de pesquisa, FUNDACEP-FECOTRIGO, 1987/88, Cruz Alta, v. 1, p. 214-227, 1989.
Comportamento de cultivares de trigo frente ao uso de redutores de crescimento e nitrogênio
Culturas de Inverno: resultados de pesquisa
1988
214
227
1
CANAL
l. N.
RUEDELL
J.
FLECK, N.G. Interação de cultivares de trigo, nitrogênio e Cycocel. In: REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE TRIGO, 11, Porto Alegre, RS, 1980. Resumos e comunicados técnicos Passo Fundo, EMBRAPA-CNPT, 1980, p. 97.
Resumos e comunicados técnicos
1980
97
FLECK
N.G.
FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Levantamento sistemático da produção agrícola: Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas do ano civil. Rio de Janeiro: IBGE, v. 2, n. 12, 1990.
FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA
Levantamento sistemático da produção agrícola: Pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas do ano civil
1990
12
2
JOHNSTON, H.W., MacLEOP, J.A., CLOUGH, K.S. Effects of Cycocel (CCC) and fungicide sprays on spring wheat grown at three nitrogen levels. Can J Plant Sci Ottava, v. 4, n. 59, p. 917-929, 1979.
Effects of Cycocel (CCC) and fungicide sprays on spring wheat grown at three nitrogen levels
Can J Plant Sci
1979
917
929
59
4
JOHNSTON
H.W.
MacLEOP
J.A.
CLOUGH
K.S.
LARGE, E.C. Growth stages in cereals. Plant Pathology, Oxford, v. 3, p. 128-929, 1954.
Growth stages in cereals
Plant Pathology
1954
128
929
3
LARGE
E.C.
MATTHEUS, P.R, CALDICOTT, J.J.B. The effect of Chlormequat Chloride formulated with Chlormequat Chloride on the height and yield of winter wheat. Ann Appl Biol. Warwickshire, v. 97, p. 227-236, 1981.
The effect of Chlormequat Chloride formulated with Chlormequat Chloride on the height and yield of winter wheat
Ann Appl Biol
1981
227
236
97
MATTHEUS
P.R
CALDICOTT
J.J.B.
MORANDI, E.N., MARTIGNONE, RA, REGGIARDO, LM. et al. Growth retardants effects on nitrogen accumulation and distribution in soybean. In: WORLD SOYBEAN RESEARCH CONFERENCE, 1989, Buenos Aires. Proccedings... Buenos Aires: Associación Argentina de Ia soja, v. 1, p. 332-339, 1989.
Proccedings...
1989
332
339
MORANDI
E.N.
MARTIGNONE
RA
REGGIARDO
LM.
NAYLOR, R.E.L Effects of the plant growth regulator Chlormequat on plant form and yield to triticale. Ann Appl Biol. Wardwickshire, v. 114, p. 533-544, 1989.
Effects of the plant growth regulator Chlormequat on plant form and yield to triticale
Ann Appl Biol
1989
533
544
114
NAYLOR
R.E.L
NETO, N., GIORDANI, NA, ABRÀO, J.J.R. et al. Influência da aplicação de Cycocel (CCC) e Nitrogênio (N) em duas cultivares de trigo. In: REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE TRIGO, Porto Alegre-RS. Contribuição do Centro de Experimentação e Pesquisa da Fecotrigo... Passo Fundo: EMBRAPA/CNPT, 1980. p. 126-138.
Contribuição do Centro de Experimentação e Pesquisa da Fecotrigo...
1980
126
138
NETO
N.
GIORDANI
NA
ABRÀO
J.J.R.
REUNIÃO DA COMISSÃO SUL-BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRIGO. Recomendações da Comissão Sul-Brasileira de Trigo em 1990. Passo Fundo: EMBRAPA-CNPT, 1990. 53 p.
Recomendações da Comissão Sul-Brasileira de Trigo em 1990
1990
ROWLAND, P. E. M. Variety and sites as factors modifiying the effect of CCC on spring wheat. Field Crop Abstracts, Slough, v. 28, n. 7, p. 320, 1975.
Variety and sites as factors modifiying the effect of CCC on spring wheat
Field Crop Abstracts
1975
320
7
28
ROWLAND
P. E. M.
SINGH, I.D., STOSKOPF, N.C. Harvest index in cereals. Agron J. Madison, v. 63, n. 2, p. 224-226, 1971.
Harvest index in cereals
Agron J.
1971
224
226
2
63
SINGH
I.D.
STOSKOPF
N.C.
SIQUEIRA, O.J., SCHERER, E.C., TASSINARI, G. et al. Recomendações de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Passo Fundo: EMBRAPA-CNPT, 1987. 100 p.
Recomendações de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
1987
SIQUEIRA
O.J.
SCHERER
E.C.
TASSINARI
G.
TEDESCO, M.J., VOLKWEISS, S.J., BOHNEN, H. Análise de solos, plantas e outros materiais. Porto Alegre: UFRGS, 1985. (Boletim Técnico, 5).
Análise de solos, plantas e outros materiais
1985
TEDESCO
M.J.
VOLKWEISS
S.J.
BOHNEN
H.
Authorship
Enilce Rossarola
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais (CCR) , Santa Maria, , BrazilUniversidade Federal de Santa MariaBrazilSanta Maria, , BrazilUniversidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais (CCR) , Santa Maria, , Brazil
Maria Isabel da Silva Aude
Produção Vegetal, Santa Maria, RSProdução VegetalSanta Maria, RSProdução Vegetal, Santa Maria, RS
Osmar Souza dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria, CCR , Departamento de Fitotecnia, , BrazilUniversidade Federal de Santa MariaBrazil, BrazilUniversidade Federal de Santa Maria, CCR , Departamento de Fitotecnia, , Brazil
SCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais (CCR) , Santa Maria, , BrazilUniversidade Federal de Santa MariaBrazilSanta Maria, , BrazilUniversidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais (CCR) , Santa Maria, , Brazil
Universidade Federal de Santa Maria, CCR , Departamento de Fitotecnia, , BrazilUniversidade Federal de Santa MariaBrazil, BrazilUniversidade Federal de Santa Maria, CCR , Departamento de Fitotecnia, , Brazil
Produção Vegetal, Santa Maria, RSProdução VegetalSanta Maria, RSProdução Vegetal, Santa Maria, RS
Universidade Federal de Santa MariaUniversidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 -
Santa Maria -
RS -
Brazil E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br
rss_feed
Stay informed of issues for this journal through your RSS reader