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Multidimensionalidade do preço de frete rodoviário de grãos agrícolas: uma abordagem de um modelo de regressão linear múltipla por seleção de variáveis

RESUMO:

O sistema rodoviário é o principal modal utilizado para o transporte de cargas agrícolas, e em alguns casos, é a única opção para movimentação desse tipo de produto. Esta dependência faz com que a implementação de ferramentas para apoiar a gestão dos custos logísticos possa reduzir o impacto financeiro com o transporte sentido pelos agentes econômicos que atuam na cadeia da soja. O presente trabalho visa contribuir para um melhor entendimento das variáveis que compõem o custo dos fretes rodoviários, gerando um sistema de previsão de fretes rodoviários a partir de um modelo de regressão linear múltipla usando a seleção de variáveis Stepwise, Forward e a eliminação Backward. Isto posto, a pesquisa tem por objetivo avaliar se o comportamento do frete rodoviário da soja é influenciado pelas variáveis que compõem as dimensões produtivas, econômicas e de infraestrutura na formação do preço. Os modelos de regressão tiveram um poder explicativo de 87,20%. Na dimensão infraestrutura o destaque foi a variável distância percorrida como a mais impactante no frete rodoviário da soja, na dimensão econômica as variáveis inflação e preço do combustível, enquanto que na dimensão produtiva a principal contribuição foi o volume de produção. A previsibilidade mais assertiva dos custos logísticos e melhor compreensão da dinâmica de formação do preço do frete auxilia os agentes do setor no planejamento e na tomada de decisão. Outra contribuição deste trabalho é que pode ser usado como uma ferramenta prática para a predição de fretes rodoviários da soja em diversas rotas de transporte.

Palavras-chave:
logística agroindustrial; modelos preditivos; rotas de transporte; comportamento dos preços

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