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O ensino na graduação em saúde coletiva: o que dizem os projetos pedagógicos

Undergraduate teaching in public health: what the pedagogical projects say

Resumo

Em 2017, para nortear o currículo de ensino, são apresentadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC). Com o objetivo de analisar o ensino nos cursos de graduação em saúde coletiva no brasil à luz dos projetos pedagógicos, realizamos um estudo qualitativo e exploratório com abordagem documental, utilizando o método da análise de conteúdo. Depois da análise de 22 projetos, observou-se que a maioria dos cursos segue ou se adequou (31,8%) às DCNsCGSC quanto a carga horária total, estágio, trabalho de conclusão e atividades complementares. A nomenclatura bacharelado em saúde coletiva é a principal denominação (77,3%). A maioria dos cursos está na região Norte (27,%) e em instituições federais (68,5%). Sobre o ensino, foram identificadas 274 citações de componentes obrigatórios com o termo de referência das subáreas da saúde coletiva. Desses, o eixo de políticas, planejamento e gestão em saúde, representa 66,42% (182) dos componentes e as ciências sociais e humanas em saúde 9,50% (26). O estudo elucidou como é realizado o ensino na graduação, agregando reflexões sobre a convergência das DCNsCGSC. Além disso, revela possíveis lacunas dos conteúdos de ensino necessários à formação para a atuação profissional, sobretudo para a consolidação do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave:
Ensino; Graduação; Saúde coletiva; Pesquisa qualitativa

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