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Prevalência de estresse infantil e fatores associados: um estudo com escolares em uma cidade do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Trata-se de estudo de base escolar, com delineamento transversal, que avaliou 883 crianças que estudavam na 4ª série do Ensino Fundamental das escolas particulares (5), municipais (18) e estaduais (11) de uma cidade do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo foi identificar prevalência e fatores associados ao estresse infantil. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Estresse Infantil e questionário dirigido aos pais. Os resultados mostraram prevalência de estresse em 18,2% dos escolares. Os fatores associados ao desfecho na análise bivariada foram: sexo (feminino), idade (mais de dez anos), tipo de escola (pública), situação conjugal dos pais (não casados), relacionamento familiar (regular/ruim), convívio social (regular/ruim), atividades de autonomia (não possui) e escolaridade da mãe e do pai (1º grau). Na regressão de Cox, permaneceram, no modelo final associados ao estresse, sexo e convívio social, mostrando que meninas e crianças com convívio social regular/ruim possuem maior probabilidade de apresentar estresse. Esses resultados apontam para a importância da detecção precoce do estresse infantil e de ações preventivas a fim de aliviar o sofrimento causado pelo estresse em muitas crianças.

Estresse; Criança; Saúde da Criança


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