Acessibilidade / Reportar erro

Pacificação, diminuição da belicosidade e desenvolvimento humano em um mundo organizado pela tradição militar e armamentista1 1 Uma parte deste trabalho foi apresentada e registrada nos Anais do IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (Abrasd), ocorrido na Universidade de São Paulo (USP) entre 26 e 28 de setembro de 2018.

Pacification, Reduction of Bellicosity and Human Development in a World Organized by Military and Weaponry Tradition

RESUMO

Esta pesquisa tem como fonte os Relatórios do Desenvolvimento Humano (RDHs/PNUD/ONU). Objetiva-se compreender o significado político da tentativa, dos produtores de tais materiais, de gerar agendas públicas que envolvam os Estados, os governos e os organismos internacionais no processo de dissuasão das ações e dos procedimentos que têm levado a muitos conflitos bélicos e guerras civis e entre países. Os reflexos perversos das políticas belicosas são sentidos na economia, na infraestrutura e nos serviços sociais. As expectativas de avanços nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) são aniquiladas pelos conflitos bélicos e violência em geral.

Palavras-chave:
desenvolvimento humano; guerras; conflitos violentos; pobreza; belicosidade

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, 1, Sala 109, Cep: 20051-070, Rio de Janeiro - RJ / Brasil , (+55) (21) 3559.1926 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: coordenacao.dilemas@gmail.com