Acessibilidade / Reportar erro
Dementia & Neuropsychologia, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2019
  • Hidrocefalia de pressão normal: uma revisão crítica Views & Reviews

    Oliveira, Louise Makarem; Nitrini, Ricardo; Román, Gustavo C.

    Resumo em Português:

    RESUMO. A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é uma síndrome potencialmente reversível marcada por ventrículos cerebrais alargados (ventriculomegalia), declínio cognitivo, apraxia da marcha e incontinência urinária. Revisar criticamente o conceito, a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento da HPN idiopática e secundária. Os autores acessaram as bases de dados Medline e Pubmed entre janeiro de 2012 e dezembro de 2018, utilizando as palavras-chave “normal-pressure hydrocephalus” / “idiopathic normal-pressure hydrocephalus” / “secondary normal-pressure hydrocephalus” / “NPH” / “ventriculoperitoneal shunt”. A busca inicial resultou em 341 artigos. Após cuidadosa seleção, 54 estudos foram escolhidos e pesquisas adicionais foram incluídas durante o processo de elaboração do manuscrito. A HPN é uma importante causa de demência potencialmente reversível, quedas frequentes e infecção urinária recorrente em idosos. As características clínicas e de imagem da HPN podem ser incompletas ou inespecíficas, de modo que este se torna um diagnóstico difícil para médicos. Não raro uma avaliação por especialista é necessária, visando minimizar tratamentos cirúrgicos ineficazes. Avanços recentes advindos do uso não invasivo de ressonância magnética para quantificação do fluxo sanguíneo cerebral, em particular arterial spin-labeling (ASL), assim como a usual associação entre HPN e apneia obstrutiva do sono representam novos meios de entender e de tratar a HPN.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Normal-pressure hydrocephalus (NPH) is a potentially reversible syndrome characterized by enlarged cerebral ventricles (ventriculomegaly), cognitive impairment, gait apraxia and urinary incontinence. A critical review of the concept, pathophysiology, diagnosis, and treatment of both idiopathic and secondary NPH was conducted. We searched Medline and PubMed databases from January 2012 to December 2018 using the keywords “normal-pressure hydrocephalus” / “idiopathic normal-pressure hydrocephalus” / “secondary normal-pressure hydrocephalus” / “NPH” / “ventriculoperitoneal shunt”. The initial search produced 341 hits. After careful selection, a total of 54 articles were chosen and additional relevant studies were included during the process of writing this article. NPH is an important cause of potentially reversible dementia, frequent falls and recurrent urinary infections in the elderly. The clinical and imaging features of NPH may be incomplete or nonspecific, posing a diagnostic challenge for medical doctors and often requiring expert assessment to minimize unsuccessful surgical treatments. Recent advances resulting from the use of non-invasive MRI methods for quantifying cerebral blood flow, in particular arterial spin-labeling (ASL), and the frequent association of NPH and obstructive sleep apnea (OSA), offer new avenues to understand and treat NPH.
  • Diagnóstico de demência e disfunção cognitiva em idosos na atenção primária à saúde: uma revisão sistemática Original Article

    Pelegrini, Lucas N.C.; Mota, Gabriela M.P.; Ramos, Caio F.; Jesus, Edson; Vale, Francisco A.C.

    Resumo em Português:

    RESUMO. Demência é uma questão de saúde pública logo, rastrear e diagnosticar demência e suas fases prodrômicas em todos os níveis de atenção à saúde é imperativo. Objetivo: uilizando o PRISMA, esta revisão sistemática verificou como os países de baixa, média e alta renda realizam o diagnóstico de demência e disfunção cognitiva na atenção primária. Métodos: estudos dos últimos cinco anos, em inglês, português e espanhol foram obtidos no Scopus, PubMed, Embase, Lilacs, Scielo, e Web of Science. De 1987 artigos, 33 foram selecionados para a análise. Resultados: três artigos eram de países de média renda e nenhum de baixa renda. O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) foi o instrumento mais utilizado. Os diagnósticos de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) e demência foram baseados em recomendações de especialistas e no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM)/Classificação Internacional de Doenças (CID-10), respectivamente. Conclusão: houve diferenças para estes critérios entre países de alta e média renda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Dementia is a public health issue making the screening and diagnosing of dementia and its prodromal phases in all health settings imperative. Objective: using PRISMA, this systematic review aimed to identify how low-, middle-, and high-income countries establish dementia and cognitive dysfunction diagnoses in primary health care. Methods: studies from the past five years in English, Spanish, and Portuguese were retrieved from Scopus, PubMed, Embase, Lilacs, Scielo, and Web of Science. Of 1987 articles, 33 were selected for analysis. Results: only three articles were from middle-income countries and there were no studies from low-income countries. The most used instrument was the Mini-Mental State Examination (MMSE). Mild Cognitive Impairment (MCI) and dementia criteria were based on experts’ recommendation as well as on the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) and International Classification of Diseases (ICD-10), respectively. Conclusion: differences between these criteria among high- and middle-income countries were observed.
  • Alterações olfatórias em Demência Frontotemporal: Revisão sistemática e meta-análise Original Article

    Silva, Maren de Moraes e; Viveiros, Camila Poletto; Kotsifas, Nikolai José Eustátios; Duarte, Alexia; Dib, Evelyn; Mercer, Pilar Bueno Siqueira; Pessoa, Renata Ramina; Witt, Maria Carolina Zavagna

    Resumo em Português:

    RESUMO. A demência frontotemporal apresenta-se clinicamente em três variantes: uma comportamental e duas com afasia progressiva primária - não fluente/agramática e semântica. Definida pelo processo degenerativo e atrofia cerebral, apresenta uma prevalência de disfunção olfatória de até 96% em séries anteriores. Objetivo: o presente estudo objetiva sintetizar criticamente dados sobre a relação entre DFT e o comprometimento olfatório para analisar a utilidade dos testes de avaliação olfatória como elemento complementar no diagnóstico precoce. Métodos: uma pesquisa de banco de dados foi realizada usando as palavras-chave “olfactory OR smell OR olfaction AND frontotemporal dementia”. Foram incluídos estudos que avaliaram a função olfatória em pacientes com diagnóstico de demência frontotemporal, todos os subtipos, em comparação com controles saudáveis ​​pareados por idade. Para fins de comparação, o tamanho do efeito foi calculado usando D de Cohen. Os estudos selecionados foram separados por variante de demência e tipo de teste olfativo. Uma meta-análise foi realizada utilizando gráficos floresta - sua homogeneidade foi avaliada por testes estatísticos (i2 e Cochran Q). Resultados: dez artigos preencheram os critérios de inclusão. A heterogeneidade foi classificada como baixa para os grupos de identificação olfatória em demência semântica e discriminação olfatória em variante comportamental (i2 = 0 e 3.4%, respectivamente) e moderada para identificação olfatória no grupo de variante comportamental (i2 = 32.6%). Conclusão: pacientes com variante comportamental de demência frontotemporal parecem apresentar alterações na identificação de odores, com discriminação preservada. A identificação de odores parece estar prejudicada, também, na demência semântica. Desta forma, concluímos que a avaliação olfatória nesses pacientes é possivelmente impactada por alterações cognitivas e não por déficits sensoriais propriamente. A aplicação de testes olfatórios pode ser importante na diferenciação de estados prodrômicos de outros tipos de demência com comprometimento olfatório mais pronunciado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Frontotemporal dementia (FTD) presents clinically in three variants: one behavioral and two with progressive primary aphasia - non-fluent/agrammatic and semantic. Defined by the degenerative process and cerebral atrophy, olfactory dysfunction occurs in up to 96% of previous FTD case series. Objective: the present study aims to critically synthesize data about the relationship between FTD and olfactory impairment to analyze the usefulness of olfactory evaluation tests as a complementary element in early diagnosis. Methods: a database search was performed using the keywords “olfactory OR smell OR olfaction AND frontotemporal dementia”. We included studies that evaluated olfactory function in patients diagnosed with frontotemporal dementia, all subtypes, compared with age-matched healthy controls. For comparative purposes, the effect size was calculated using Cohen’s D. The studies selected were categorized according to dementia variant and olfactory test type. A meta-analysis was performed using forest plots - homogeneity was evaluated by statistical tests (i2 and Cochran Q). Results: ten articles met the inclusion criteria. Heterogeneity was classified as low for semantic dementia olfactory identification and behavioral variant olfactory discrimination groups (i2 = 0 and 3.4%, respectively) and as moderate for the behavioral variant olfactory identification group (i2 = 32.6%). Conclusion: patients with the frontotemporal dementia behavioral variant seem to present with alterations in odor identification, but with preserved discrimination. Scent identification also seems to be impaired in semantic dementia. Therefore, we conclude that olfactory evaluation in these patients is possibly impacted by cognitive alterations and not by sensory deficits. Application of olfactory tests may prove important in differentiating prodromal states from other types of dementia with more pronounced olfactory impairment.
  • Revisão Sistemática de Instrumentos Neuropsicológicos usados em Pacientes com Doença de Parkinson e Estimulação Cerebral Profunda no Núcleo Subtalâmico Original Article

    Barbosa, Eduarda Naidel Barboza e; Charchat-Fichman, Helenice

    Resumo em Português:

    RESUMO. Além do tratamento medicamentoso, a intervenção cirúrgica é uma alternativa aos pacientes com DP com déficits motores. A mais comum é a estimulação cerebral profunda do núcleo subtalâmico (ECP-NST). É extremamente importante realizar uma avaliação neuropsicológica em pacientes com ECP-NST, não apenas para identificar perdas relacionadas à doença, mas também para comparar a influência na cognição em cirurgias pré e pós-operatórias. Objetivo: esta revisão sistemática teve como objetivo investigar os instrumentos frequentemente utilizados em pesquisas relacionadas a ECP-NST em pacientes com DP. Métodos: Os artigos foram coletados nas bases de dados Medline / Pubmed publicadas no período de 2007-2017, utilizando os critérios do PRISMA. Resultados: após a análise de 27 artigos, percebeu-se a ausência de um protocolo de avaliação específico para a DP com ECP-NST. Conclusão: os sintomas não motores não tem recebido a devida importância na avaliação neuropsicológica. É fundamental reconhecer que eles representam grande influência na qualidade de vida dos pacientes. É necessário maior engajamento na avaliação desses aspectos, a fim de preencher as lacunas das pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. In addition to drug treatment, surgical intervention represents an alternative to PD patients with motor deficits. The most common intervention is subthalamic nucleus deep brain stimulation (STN-DBS). It is extremely important to perform a neuropsychological assessment in patients with STN-DBS, not only to identify losses related to the disease, but also to compare influence on cognition both pre and postoperatively. Objective: the objective of this systematic review was to investigate the instruments frequently used in studies related to STN-DBS in PD patients. Methods: articles were retrieved from Medline/Pubmed databases published in the 2007-2017 period using PRISMA criteria. Results: after analyzing 27 articles, the absence of a specific evaluation protocol for PD with STN-DBS was evident. Conclusion: non-motor symptoms are not given due importance in neuropsychological assessments. It is crucial to acknowledge that these symptoms have a major impact on the quality of life of patients. Greater engagement in assessing these aspects is required, in order to bridge the gaps in research.
  • Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) na recuperação do traumatismo cranioencefálico (TCE): uma revisão sistemática Original Article

    Zaninotto, Ana Luiza; El-Hagrassy, Mirret M.; Green, Jordan R.; Babo, Maíra; Paglioni, Vanessa Maria; Benute, Glaucia Guerra; Paiva, Wellingson Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO. A lesão cerebral traumática (TCE) é uma das principais causas de incapacidade crônica. Menos de um quarto dos pacientes com TCE moderada e grave melhoraram sua cognição dentro de cinco anos. A estimulação cerebral não invasiva, incluindo a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), pode ajudar na reabilitação neurológica, aumentando a neuroplasticidade adaptativa e reduzindo as sequelas patológicas após o TCE. Métodos: pesquisamos os bancos de dados MEDLINE / PubMed e Web of Science. Usamos a escala de Jadad para avaliar os métodos utilizados nos ensaios clínicos. Resultados: os 14 artigos incluídos relataram diferentes desenhos de estudo; 2 estudos foram abertos, 9 foram ensaios clínicos randomizados (ECRs) cruzados e 3 foram ECR de grupos paralelos. A maioria dos estudos utilizou a ETCC anódica do córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo, mas os parâmetros de montagem e estimulação variaram. Múltiplos estudos mostraram melhoras nas escalas de recuperação de coma em pacientes com distúrbios da consciência e melhora da cognição. Alguns estudos mostraram alterações nas medidas neurofisiológicas (eletroencefalografia (EEG) e estimulação magnética transcraniana (EMT)), correlacionando com os achados clínicos. Os principais vieses metodológicos foram a falta de relatos de cegamento e randomização. Conclusão: a ETCC é uma técnica neuromodulatória segura e não invasiva que pode ser administrada em monoterapia, mas a utilização da ETCC parece impulsionar os resultados clínicos quando combinada com outras estratégias terapêuticas (como reabilitação cognitiva e fisioterapia). O EEG e o EMT podem ajudar a orientar a pesquisa e tambem mensurar os ganhos clínicos por serem potenciais biomarcadores da neuroplasticidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Traumatic brain injury (TBI) is a major cause of chronic disability. Less than a quarter of moderate and severe TBI patients improved in their cognition within 5 years. Non-invasive brain stimulation, including transcranial direct current stimulation (tDCS), may help neurorehabilitation by boosting adaptive neuroplasticity and reducing pathological sequelae following TBI. Methods: we searched MEDLINE/PubMed and Web of Science databases. We used Jadad scale to assess methodological assumptions. Results: the 14 papers included reported different study designs; 2 studies were open-label, 9 were crossover randomized clinical trials (RCTs), and 3 were parallel group RCTs. Most studies used anodal tDCS of the left dorsolateral prefrontal cortex, but montages and stimulation parameters varied. Multiple studies showed improved coma recovery scales in disorders of consciousness, and improved cognition on neuropsychological assessments. Some studies showed changes in neurophysiologic measures (electroencephalography (EEG) and transcranial magnetic stimulation (TMS), correlating with clinical findings. The main methodological biases were lack of blinding and randomization reports. Conclusion: tDCS is a safe, non-invasive neuromodulatory technique that can be given as monotherapy but may be best combined with other therapeutic strategies (such as cognitive rehabilitation and physical therapy) to further improve clinical cognitive and motor outcomes. EEG and TMS may help guide research due to their roles as biomarkers for neuroplasticity.
  • Avaliação do analfabetismo funcional em saúde em cuidadores de idosos brasileiros Original Article

    Almeida, Kaoana Maria Vieira de; Toye, Christine; Silveira, Liciana Vaz de Arruda; Slatyer, Susan; Hill, Keith; Jacinto, Alessandro Ferrari

    Resumo em Português:

    RESUMO. Indivíduos com baixo alfabetismo em saúde têm menos conhecimento sobre sua própria condição de saúde. Cuidadores desempenham um papel fundamental nas atividades de vida diária dos idosos. Objetivo: avaliar o desempenho de cuidadores de pessoas idosas usando o “S-TOFHLA (Short Test of Functional Health Literacy in Adults)” e identificar características do cuidador associadas ao baixa alfabetismo em saúde. Métodos: um estudo transversal foi conduzido. O S-TOFHLA, um instrumento sociodemográfico, o Miniexame do Estado Mental e o “Patient Health Questionnaire - 2” foram aplicados a 80 cuidadores de pacientes idosos rotineiramente acompanhados por médicos do Setor de Atenção Primária à Saúde da cidade de Botucatu, São Paulo. A análise multivariada utilizou um modelo de regressão logística ordinal com os escores do S-TOFHLA como variável dependente. O nível de significância estatística adotado foi de 0,05. Resultados: os indivíduos tiveram idade média de 54,6 (± 11,7) anos; 27% dos cuidadores avaliados apresentavam níveis inadequados de alfabetização em saúde. Uma proporção maior de indivíduos com baixa escolaridade apresentou alfabetização em saúde inadequada e limítrofe (p<0,001). Conclusão: aproximadamente 1/3 dos cuidadores apresentaram níveis limítrofes e inadequados de alfabetização em saúde. Esses resultados destacam as dificuldades de muitos cuidadores em compreender informações sobre saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Individuals with low health literacy have less knowledge of their own health condition. Carers play a key role in older people’s activities of daily living. Objective: to evaluate the performance of carers of older people using the S-TOFHLA (Short Test of Functional Health Literacy in Adults) and to identify caregiver characteristics associated with low functional health literacy. Methods: a cross-sectional study was conducted. The S-TOFHLA, a sociodemographic instrument, the Mini-Mental State Exam and the Patient Health Questionnaire-2 were applied to 80 carers of older patients routinely followed by doctors from the Primary Health Care Sector of the City of Botucatu, São Paulo. The multivariate analysis used an ordinal logistic regression model with test (S-TOFHLA) scores as the dependent variable. The level of statistical significance adopted was 0.05. Results: the individuals had a mean age of 54.6 (± 11.7); 27% of the carers evaluated had inadequate levels of health literacy (S-TOFHLA ≥54). A higher proportion of individuals with low education had inadequate or marginal health literacy (p<0.001). Conclusion: nearly 1/3 of the carers had marginal or inadequate levels of health literacy. These results highlight the difficulties of many carers in understanding health information.
  • Estimulação Transcraniana por Corrente Direta (ETCD) em idosos com comprometimento cognitivo leve: um estudo piloto Original Article

    Gomes, Marcos Alvinair; Akiba, Henrique Teruo; Gomes, July Silveira; Trevizol, Alisson Paulino; Lacerda, Acioly Luiz Tavares de; Dias, Álvaro Machado

    Resumo em Português:

    RESUMO. A ETCC (estimulação transcraniana por corrente contínua) é uma tecnologia não-invasiva, indolor e de fácil utilização. Pode ser usada na depressão, esquizofrenia e outros distúrbios neurológicos. Não há orientações ideais sobre o uso de protocolos mais longos quanto à duração e frequência semanal da ETCC. Objetivo: estudar o uso de ETCC duas vezes por semana por 5 semanas em idosos com CCL. Métodos: o estudo foi controlado, randomizado, duplo-cego com ETCC anódica em 58 idosos acima de 60 anos. Uma corrente de 2,0 mA foi aplicada por 30 minutos durante 10 sessões consecutivas, 2 vezes por semana. O ânodo foi colocado no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo (LDLFC). Os pacientes foram avaliados antes e após 10 sessões pelos testes: CAMCOG, Mini-Exame do Estado Mental (MMSE), Trilhas, Fluência Verbal Semântica - Animais, Boston, Relógio, Memória da Lista de Palavras (WLMT), Dígitos - ordem direta e indireta (WAIS-III e WMS-III) e N-back. Resultados: foram encontradas interações significativas (tempo/grupo) para CAMCOG - funcionamento executivo (χ2 = 3,961, p = 0,047), CAMCOG - fluência verbal (χ2 = 3,869, p = 0,049), CAMCOG - recuperação da memória (χ2 = 9.749, p = 0,004), WMLT - recordação (χ2 = 7,254, p = 0,007). Foi observado um declínio no grupo ETCC após a intervenção para CAMCOG - praxia construtiva (χ2 = 4,371, p = 0,037). Não encontramos diferenças significativas entre os grupos ETCC e placebo para outros testes. Conclusão: A ETCC de 2 mA por 30 min, 2x por semana, por 5 semanas consecutivas, é superior ao placebo (Sham) na melhoria da recuperação de memória, fluência verbal e funcionamento executivo em idosos com CCL.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Transcranial direct current stimulation (tDCS) is a non-invasive, painless and easy-to use-technology. It can be used in depression, schizophrenia and other neurological disorders. There are no studies about longer usage protocols regarding the ideal duration and weekly frequency of tDCS. Objective: to study the use of tDCS twice a week for longer periods to improve memory in elderly with MCI. Methods: a randomized double-blind controlled trial of anodal tDCS on cognition of 58 elderly aged over 60 years was conducted. A current of 2.0 mA was applied for 30 minutes for 10 sessions, twice a week. The anode was placed over the left dorsolateral prefrontal cortex (LDLFC). Subjects were evaluated before and after 10 sessions by the following tests: CAMCOG, Mini-Mental State Examination (MMSE), Trail Making, Semantic Verbal Fluency (Animals), Boston naming, Clock Drawing Test, Word list memory (WLMT), Direct and Indirect Digit Order (WAIS-III and WMS-III) and N-back. Results: After 10 sessions of tDCS, significant group-time interactions were found for the CAMCOG - executive functioning (χ2 = 3.961, p = 0.047), CAMCOG - verbal fluency (χ2 = 3.869, p = 0.049), CAMCOG - Memory recall (χ2 = 9.749, p = 0.004), and WMLT - recall (χ2 = 7.254, p = 0.007). A decline in performance on the CAMCOG - constructional praxis (χ2 = 4.371, p = 0.037) was found in the tDCS group after intervention. No significant differences were observed between the tDCS and Sham groups for any other tasks. Conclusion: tDCS at 2 mA for 30 min twice a week over 5 consecutive weeks proved superior to placebo (Sham) for improving memory recall, verbal fluency and executive functioning in elderly with MCI.
  • Análise posturográfica de adultos idosos sem demência e com doença de Alzheimer: estudo de corte transversal Original Article

    Sant’Anna, Paula; Silva, Felipe de Oliveira; Rodrigues, Ana Carolina de Mello Alves; Plácido, Jéssica; Ferreira, José Vinicius; Meereis, Estele Caroline Welter; Praxedes, Jomilto; Marinho, Valeska; Laks, Jerson; Sobral, Renato; Deslandes, Andrea Camaz

    Resumo em Português:

    RESUMO. Ferramentas clínicas adicionais devem ser investigadas para facilitar e auxiliar o diagnóstico prévio do declínio cognitivo. O controle postural piora com o envelhecimento e este fato pode estar relacionado com o comprometimento cognitivo patológico. Objetivo: comparar o equilíbrio de adultos idosos sem demência no grupo controle (GC) e com doença de Alzheimer (DA), observar as possíveis associações com as variáveis independentes (diagnóstico, idade, sexo e estado cognitivo global) e verificar as melhores análises posturográficas para determinar a diferença entre os grupos. Métodos: 86 idosos (DA = 48; GC=38) foram avaliados utilizando a escala de equilíbrio Berg (EEB) e o controle postural pela estabilometria no Wii Balance Board ® (WBB). Testes T independente, Mann Whitney U, o tamanho de efeito (TE) e uma regressão linear foram realizados. Resultados: houve diferença significativa para AE, VT, ML com OA e OF, AP com OF e EEB entre os grupos. Estas variáveis mostraram um TE grande para EEB (-1.02), AE (0,83) com OF, ML (0,80; 0,96) e VT (0,92; 1,10) com OA e OF, respectivamente. A regressão indicou que a cognição global acompanhada da idade, gênero e diagnóstico contribuem para as alterações do controle postural. Conclusão: pacientes com DA apresentam comprometimento do controle postural quando comparados a idosos saudáveis. A VT com OF foi o parâmetro mais sensível para diferenciar os grupos e deve ser melhor investigada como possível biomarcador motor de demência na análise posturográfica com o WBB.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Additional clinical tools should be investigated to facilitate and aid the early diagnosis of cognitive decline. Postural control worsens with aging and this may be related to pathological cognitive impairment. Objective: to compare the balance of older adults without dementia in a control group (CG) and with Alzheimer’s disease (AD), to observe the possible association with the independent variables (diagnosis, age, gender, and global cognition) and to verify the best posturographic analyses to determine the difference between the groups. Methods: 86 older adults (AD = 48; CG = 38) were evaluated using the Berg Balance Scale (BBS) and postural control was assessed by stabilometry on the Wii Balance Board ® (WBB). Independent T, Mann-Whitney U-tests, Effect Size (ES) and a linear regression were performed. Results: there was a significant difference for Elliptical Area, Total Velocity, Medio-Lateral displacements with closed eyes and open eyes, antero-posterior, with closed eyes and BBS between groups. These variables showed a large effect size for BBS (-1.02), Elliptical Area (0.83) with closed eyes, Medio-Lateral (0.80, 0.96) and Total Velocity (0.92; 1.10) with eyes open and eyes closed, respectively. Regression indicated global cognition accompanied by age, gender, and diagnosis influenced postural control. Conclusion: patients with AD showed impaired postural control compared to Control Group subjects. Total Velocity with closed eyes was the most sensitive parameter for differentiating groups and should be better investigated as a possible motor biomarker of dementia in posturographic analysis with WBB.
  • Validade discriminativa de um teste abreviado de Fluência Verbal Semântica Original Article

    Herrera-García, José David; Rego-García, Iago; Guillén-Martínez, Virginia; Carrasco-García, María; Valderrama-Martín, Carmen; Vílchez-Carrillo, Rosa; López-Alcalde, Samuel; Carnero-Pardo, Cristóbal

    Resumo em Português:

    RESUMO. A fluência verbal semântica (SVF) é um dos testes mais utilizados na avaliação cognitiva devido à sua utilidade diagnóstica (UD). Objetivo: Nosso objetivo foi o de avaliar o DU de uma versão abreviada do SVF aplicado em 30 segundos (SVF1-30) para a detecção do comprometimento cognitivo (CC). Métodos: Amostra prospectiva de pacientes avaliados em uma Unidade de Neurologia entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017. Global Deterioration Scale (GDS), um teste de SVF (animais), registrando os resultados em 30 e 60 segundos e Fototest, que inclui uma tarefa de fluência de nomes de pessoas foram aplicadas. A UD para CC foi avaliada pela área sob a curva ROC e o tamanho do efeito (“d” Cohen). Resultados: foram incluídos 1012 sujeitos (256 CC e 395 demência). O SVF1-30 mostrou uma boa correlação com o estágio GDS. A UD de SVF1-30 é idêntico ao da versão clássica (SVFtotal) para CC (0,89 ± 0,01; p > 0,50) e sem diferença significativa para demência (0,85 ± 0,01 vs. 0,86 ± 0,01; p > 0,15). Discussão: a UD do SVF1-30 é similar ao SVFtotal, o que permite diminuir o tempo de exploração sem perder a capacidade discriminativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Semantic verbal fluency (SVF) is one of the most widely used tests for cognitive assessment due to its diagnostic utility (DU). Objective: our objective is to evaluate the DU to detect cognitive impairment (CI) of a short version of the SVF applied in 30 seconds (SVF1-30). Methods: a prospective sample of consecutive patients evaluated in a Neurology Unit between December 2016 and December 2017 were assessed with the Global Deterioration Scale (GDS), 30-second and 60-second SVF tests (animals), and the Fototest, which includes a fluency task of people’s names. The DU for CI was evaluated by the area under the ROC curve and effect size (“d” Cohen). Results: the study included 1012 patients (256 with CI, 395 with dementia). SVF1-30 shows a good correlation with GDS stage. The DU of SVF1-30 is identical to that of the classical version, applied in 60 seconds, (SVFtotal) for CI (0.89 ± 0.01; p > 0.50), and shows no significant difference for dementia (0.85 ± 0.01 vs. 0.86 ± 0.01, p > 0.15). Discussion: the DU of SVF1-30 is similar to that of the SVFtotal, allowing a reduction in examination time with no loss of discriminative capacity.
  • VALORES DE CORTE DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO “MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT” PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA NA DOENÇA DE PARKINSON. Original Article

    Almeida, Kelson James; Carvalho, Larissa Clementino Leite de Sá; Monteiro, Tomásia Henrique Oliveira de Holanda; Gonçalves, Paulo Cesar de Jesus; Campos-Sousa, Raimundo Nonato

    Resumo em Português:

    RESUMO. A Movement Disorder Society publicou algumas recomendações para o diagnóstico de demência na doença de Parkinson (DP), propondo o Montreal Cognitive Assessment (MOCA) como ferramenta de triagem cognitiva nesses pacientes. Entretanto, poucos estudos foram aplicados à versão em português (MOCA-BR). Objetivo: o presente estudo tem o objetivo de definir os valores de corte na escala de MOCA-BR para diagnosticar o Comprometimento Cognitivo Leve (DP-CCL) e Demência (DP-D) em pacientes com DP. Métodos: trata-se de um estudo transversal, analítico, com uma abordagem quantitativa. Os pacientes foram selecionados depois de avaliações consecutivas por um neurologista, após avaliação cognitiva extensa, e foram classificados como cognição normal (DP-N), DP-CCL e DP-D e então o MOCA-BR foi aplicado, sendo selecionados 89 pacientes. Resultados: na avaliação cognitiva, foram encontrados 30.3% de DP-N, 41.6% de DP-CCL e 28.1% DP-D. O valor de corte no MOCA-BR para distinguir entre DP-N de DP-D foi 22.5 (IC 95%; 0.748-0.943), sensibilidade de 85.5% e especificidade de 71.1%. Para distinguir DP-P de CCL, o ponto de corte foi de 17.5 (IC 95%; 0.758-0.951), sensibilidade de 81.6% e especificidade de 76%.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The Movement Disorder Society has published some recommendations for dementia diagnosis in Parkinson disease (PD), proposing the Montreal Cognitive Assessment (MOCA) as a cognitive screening tool in these patients. However, few studies have been conducted assessing the Portuguese version of this test in Brazil (MOCA-BR). Objective: the aim of the present study was to define the cut-off points of the MOCA-BR scale for diagnosing Mild Cognitive Impairment (PD-MCI) and Dementia (PD-D) in patients with PD. Methods: this was a cross-sectional, analytic field study based on a quantitative approach. Patients were selected after a consecutive assessment by a neurologist, after an extensive cognitive evaluation, and were classified as having normal cognition (PD-N), PD-MCI or PD-D. The MOCA-BR was then applied and 89 patients selected. Results: on the cognitive assessment, 30.3% were PD-N, 41.6% PD-MCI and 28.1% PD-D. The cut-off score on the MOCA-Br to distinguish PD-N from PD-D was 22.50 (95% CI 0.748-0.943) for sensitivity of 85.5% and specificity of 71.1%. The cut-off for distinguishing PD-D from MCI was 17.50 (95% CI 0.758-0.951) for sensitivity of 81.6% and specificity of 76%.
  • Associação entre baixa escolaridade, desempenho cognitivo reduzido, incapacidade funcional e fragilidade em idosos Original Article

    Brigola, Allan Gustavo; Alexandre, Tiago da Silva; Inouye, Keika; Yassuda, Monica Sanches; Pavarini, Sofia Cristina Iost; Mioshi, Eneida

    Resumo em Português:

    RESUMO. A baixa escolaridade ainda é comum na população idosa. Embora a limitação na educação formal pareça estar independentemente e negativamente associada à cognição, habilidades funcionais e fragilidade no envelhecimento, nenhum estudo examinou a associação entre baixa escolaridade e um impacto futuro na saúde. Objetivo: esse estudo examinou a relação entre baixa escolaridade e o status cognitivo, habilidades funcionais e fragilidade. Métodos: estudo transversal com 540 idosos divididos em grupos: sem educação formal, 12-24 meses de escolaridade e 25-48 meses de escolaridade. Informações da triagem cognitiva (MEEM), habilidades funcionais (Índice de Lawton); a fragilidade (critérios do CHS) foram coletadas. Análises de regressão foram realizadas. Resultados: 27% não tinham educação formal, 21% tinham entre 12-24 meses de educação formal e 55% tinham entre 25-48 meses de educação formal. Baixa escolaridade apresentou um impacto negativo e gradiente: nenhuma educação formal foi associada à pontuação abaixo do escore do MEEM (OR = 7,9), à dependência total/parcialmente em AIVD (OR = 2,5) e fragilidade (OR = 2,0). Ter 12-24 meses de escolaridade foi associado à pontuação abaixo do escore do MEEM (OR = 5,2) e a ser frágil (OR = 2,0). O grupo sem educação formal foi 10,1 vezes mais provável de apresentar piores escores cognitivos, pior capacidade funcional e fragilidade/pré-fragilidade concomitante (CCoFF), enquanto adultos idosos que tinham entre 12-24 meses de escolaridade tiveram 4,6 vezes maior chance de apresentar CCoFF. Conclusão: a baixa escolaridade apresentou associação com desempenho cognitivo, limitações funcionais e fragilidade. Os achados enfatizam claramente a importância da prevenção através da educação desde a infância à velhice.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Limited formal education is still common in ageing populations. Although limited formal education seems to be independently and negatively associated with cognition, functional abilities and frailty in ageing, no studies have examined whether the gradient of limited formal education has an impact on health in later life. Objective: to examine the relationship of limited formal education with cognitive status, functional abilities, and frailty status. Methods: a cross-sectional study was conducted involving 540 older adults stratified into groups: no formal education, 12-24 months of education, and 25-48 months of education. Cognitive screening (MMSE), functional abilities (Lawton Index), and frailty (CHS criteria) were measured. Regression analyses were performed. Results: 27% had no formal education, 21% had 12-24 months of formal education, and 55% had 25-48 months of formal education. Limited formal education has a clear gradient of negative impact: No formal education was associated with scoring below MMSE cut-off scores (OR = 7.9), being totally/partially dependent for IADLs (OR = 2.5) and frail (OR = 2.0). Having 12-24 months of education was associated with scoring below MMSE cut-off scores (OR = 5.2) and with being frail (OR = 2.0). The No formal education group was 10.1 times more likely to have worse cognitive scores, worse functional abilities and frailty/pre-frailty status concomitantly (CCoFF), while older adults who had 12-24 months of education had a 4.6 times greater chance of having CCoFF. Conclusion: limited education had a gradient association with cognitive performance, functional disability and frailty. These findings clearly emphasize the importance of prevention through education from childhood to older age.
  • Discurso narrativo em pacientes de fala persa com doença de Alzheimer leve Original Article

    Farivar, Masumeh; Anaraki, Zahra Ghayoumi; Derakhshandeh, Fatemeh; Baharloei, Nahid; Poorjavad, Marziyeh

    Resumo em Português:

    RESUMO. Apesar da significância das deficiências discursivas, elas não foram completamente investigadas em pacientes de fala persa com doença de Alzheimer (DA). Objetivo: o objetivo deste estudo foi desenvolver uma análise multinível do discurso narrativo em pacientes de língua persa com DA leve e compará-los com idosos saudáveis. Métodos: o estudo incluiu 14 idosos com DA leve e um grupo pareado de 14 idosos saudáveis. Usando uma tarefa narrativa baseada em imagens seriais, os aspectos macro e microlinguísticos do discurso narrativo foram avaliados. Coesão e coesão foram investigadas como dimensões macrolinguísticas do discurso. As características microlinguísticas estudadas incluíram complexidade sintática e erros verbais (incluindo principalmente parafasias e labirintos fonológicos e semânticos). A gravidade da DA foi avaliada por meio do Cognitive Dementia Rating (CDR). Resultados: houve diferenças significativas entre os grupos quanto ao coeficiente de correlação (0,9 ± 0,34 vs. 1,29 ± 0,45, p = 0,02) e escores de coerência (2,43 ± 0,41 vs. 3,02 ± 0,81, p = 0,03). Erros verbais e complexidade sintática não foram significativamente diferentes entre os grupos. Conclusão: pacientes de língua persa com DA leve apresentam comprometimento macrolinguístico em produzir discursos baseados na descrição de figuras. Portanto, os protocolos de intervenção devem enfocar sua capacidade de organizar informações sobre um assunto específico e também conectar suas sentenças produzidas por laços coesos apropriados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Despite the significance of discourse impairments, they have not been thoroughly investigated in Persian-speaking patients with Alzheimer’s disease (AD). Objective: the aim of this study was to perform a multi-level analysis of narrative discourse in Persian-speaking patients with mild AD and to compare them with healthy elderly. Methods: the study included 14 older adults with mild AD and a matched group of 14 healthy elderly. Using a storytelling task based on serial pictures, both macro- and micro-linguistic aspects of narrative discourse were assessed. Cohesion ratio and coherence were investigated as macrolinguistic dimensions of discourse. The studied microlinguistic features included syntactic complexity and verbal errors (mostly involving phonological and semantic paraphasias and mazes). Severity of AD was determined using the Cognitive Dementia Rating (CDR). Results: there were significant differences between the groups regarding cohesion ratio (0.9 ± 0.34 vs. 1.29 ± 0.45, p = 0.02) and coherence scores (2.43 ± 0.41 vs. 3.02 ± 0.81, p = 0.03). Verbal errors and syntactic complexity did not differ significantly between the groups. Conclusion: Persian-speaking patients with mild AD show macrolinguistic impairments in producing discourses based on picture description. Therefore, intervention protocols should focus on the ability to organize information on a specific subject and also to connect sentences produced using appropriate cohesive ties.
  • Estudo neurocognitivo do desempenho escolar em estudantes do ensino médio marroquino: o papel da memória de trabalho Original Article

    Eloirdi, Aziz; Ahami, Ahmed; Mammad, Khaoula

    Resumo em Português:

    RESUMO. O sistema escolar marroquino sofre de disfunções recorrentes, conforme relatado pelo National Evaluation Body (NEB). Esses resultados levam à degradação da aprendizagem e do desempenho acadêmico, que vários fatores entram em jogo. No Marrocos, pesquisas focadas no perfil neurocognitivo dos estudantes e sua influência no desempenho escolar são muito limitadas a raras. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva estudar o papel da memória de trabalho no desempenho escolar de estudantes do ensino médio marroquino. Métodos: nossa amostra contém 146 estudantes do ensino médio. Entre eles, 78 meninos e 68 meninas participaram deste estudo e utilizamos a versão numérica do teste de Rey-Osterrieth Complex Figure (ROCF) para avaliar a memória de trabalho. Além disso, o desempenho escolar representado neste estudo pela média obtida no primeiro semestre. Resultados: os resultados da regressão linear múltipla revelaram que a memória de trabalho explica significativamente a variação no desempenho escolar. Conclusão: as habilidades neuropsicológicas, particularmente a memória de trabalho, explicam significativamente a deterioração do desempenho escolar do estudante relatado pelo Órgão Nacional de Avaliação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The Moroccan school system suffers from recurring dysfunctions as reported by the National Evaluation Body (NEB). These results lead to the degradation of learning and academic performance, in which several factors come into play. In Morocco, studies focusing on the neurocognitive profile of students and its influence on school performance are very limited or rare. In this context, the present study aims to study the role of working memory in school performance among Moroccan high school students. Methods: our sample contains 146 high school students. A total of 78 boys and 68 girls participated in this study and the numerical version of The Rey-Osterrieth Complex Figure test (ROCF) was used to assess working memory. Moreover, school performance is represented in this study by the mean obtained during the first semester. Results: the results of multiple linear regression revealed that working memory significantly explains variation in school performance. Conclusion: neuropsychological abilities, particularly working memory, significantly explain the deterioration in school performance of students reported by the National Evaluation Body.
  • Localização cerebral de funções superiores: o período entre Thomas Willis e Paul Broca History Note

    Engelhardt, Eliasz

    Resumo em Português:

    RESUMO. Os debates milenares sobre a localização da mente (funções superiores) chegaram a um novo caminho quando Willis localizou uma função nervosa superior (memória) no parênquima cerebral, e supostamente, no córtex cerebral. Cerca de dois séculos depois, Broca, baseado em sólido pensamento científico, localizou uma área circunscrita da 3ª circunvolução frontal do hemisfério esquerdo como o sítio da linguagem articulada, uma função superior (fala - domínio da linguagem). Ele (e Dax) também definiu a assimetria funcional (especialização) dos hemisférios, com dominância esquerda (para linguagem). O período entre os achados dessas duas personalidades não ficou quiescente, considerando que numerosos autores contribuíram, com suas pesquisas teóricas e clinicopatológicas, para criar uma atmosfera científica adequada para tal realização, devendo ser vistos como importantes. Mais estudos, nas décadas seguintes, revelaram a localização de aspectos adicionais da linguagem e de outras funções superiores (domínios cognitivos).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The age-old debates about the localization of the mind (higher functions) took a new course when Willis located a higher nervous function (memory) in the brain parenchyma, and supposedly, in the cerebral cortex. About two centuries later, Broca, founded on solid scientific reasoning, localized a circumscribed area of the 3rd frontal circumvolution of the left hemisphere as the seat of articulate language, a higher function (speech - language domain). He (and Dax) also defined the functional asymmetry (specialization) of the hemispheres, with left dominance (for language). The period between the findings of these individuals was not quiescent, as numerous authors contributed with their theoretical and clinicopathological research toward creating a conducive scientific atmosphere for this accomplishment, and should be regarded as important. Further studies, in the decades that followed, revealed the localization of additional aspects of language and of other higher functions (cognitive domains).
  • Preservação da repetição na afasia talâmica. Uma hipótese fisiopatológica Case Report

    Nitrini, Ricardo; Lucato, Leandro T.; Sitta, Maria C.; Oliveira, Maíra O.; Andrade, Daniel Ciampi de; Silva, Valquiria A.; Carneiro, Camila G.; Buchpiguel, Carlos A.

    Resumo em Português:

    RESUMO. A capacidade de repetir palavras é quase sempre preservada na afasia talâmica. A fisiopatologia da afasia talâmica assim como a da preservação da repetição não são totalmente compreendidas. Em um caso de afasia grave com repetição preservada após hemorragia talâmica esquerda, a RM revelou lesão talâmica esquerda e perda de anisotropia fracionada no centro semioval. O FDG-PET revelou hipometabolismo grave no hemisfério cerebral esquerdo, exceto nos giros temporais superiores e transversos, fissura calcarina e regiões frontopares. A função sensorial primária pode ser menos funcionalmente dependente das conexões talâmicas do que as áreas heteromodais e paralímbicas, que têm conexões com vários núcleos talâmicos. O hipometabolismo cortical extenso devido à diasquise pode ter sido responsável pela gravidade da afasia, enquanto a redução menos severa do metabolismo nos giros temporal superior e transverso, e também, embora menos evidente, na área de Broca, poderia explicar a preservação da repetição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The ability to repeat words is almost always preserved in thalamic aphasia. The pathophysiology of both thalamic aphasia and preservation of repetition are not fully understood. In a case of severe aphasia with preserved repetition after a left thalamic hemorrhage, MRI disclosed left thalamic lesion and loss of fractional anisotropy in the left centrum semiovale. FDG-PET showed severe hypometabolism in the left cerebral hemisphere, except for superior and transverse temporal gyri, calcarine fissure and frontopolar regions. Primary sensory function may be less functionally dependent on thalamic connections than heteromodal and paralimbic areas, which have connections with several thalamic nuclei. The extensive cortical hypometabolism due to diaschisis may have been responsible for the severity of the aphasia, whereas the less severe reduction of metabolism in the superior and transverse temporal gyri, and also, albeit less evident, in Broca’s area, might explain the preservation of repetition.
Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br