Abstract in Portuguese:
No presente artigo destaca-se a importância de Florestan Fernandes para o desenvolvimento da educação brasileira. Com base em suas próprias obras, á exposição foi organizada em torno de quatro eixos: o educador, o cientista, o militante e o publicista. O primeiro aspecto enfoca a figura do professor Florestan evidenciando o profundo significado educativo que marcou a sua atividade docente. O segundo põe em evidência o lugar ocupado pela educação nas investigações científicas por ele realizadas. O terceiro eixo de análise se ocupa de seu engajamento na luta em defesa da educação pública. Finalmente, o quarto aspecto traz à tona o publicista incansável, empenhado em divulgar, sob todas as formas a seu alcance, a causa da defesa de uma escola pública de qualidade acessível a todos os brasileiros.Abstract in English:
This article highlights the important part played by Florestan Fernandes for the development of education in Brasil. Departing from his own works, my exposition has been organized around four focal points: the educator, the scientist, the activist, and the advertiser. The first aspect focuses on the figure of the teacher evincing the deep educational significance which characterized his teaching activity. The second one emphasizes the role education played in his scientific research. The third point deals with his engagement in the fight for public education. Finally, the fourth aspect brings to the surface the tireless advertiser striving to propagate, in every way within his reach, the cause of a high quality public school open to every Brazilian citizen.Abstract in Portuguese:
Este é um estudo sobre o processo de criação da nova maneira de pensar o Brasil e o subdesenvolvimento que Florestan Fernandes institui (sua problemática). Trata especialmente da construção do conceito de capitalismo dependente como uma forma assumida pelo capitalismo. Mostra como Florestan Fernandes, desde 1959-1960, rompendo com a ideologia dominante e a partir do par conceituai autonomia/heteronomia, caracteriza a situação heteronômica: externamente, enquanto dependência econômica, social, política, ideológica e moral; e internamente, através do sistema das classes sociais, classes que apoiam aquela dependência mas que, em determinadas condições, podem opor-se a elas. Mostra ainda como Florestan Fernandes considera que a revolução social contra a ordem capitalista dependente é condição para o desenvolvimento.Abstract in English:
This is a study on the creation process of the new mode of thinking Brazil and underdevelopment which is instituted by Florestan Fernandes (his problematics). The paper is specially concerned with the construction of the concept of dependent capitalism as a form of capitalism itself. It shows how Florestan Fernandes, since 1959-60, breaking away from the dominant ideology and departing from the conceptual pair autonomy/ heteronomy, characterizes the heteronomous situation: externally, as economic, social, political, ideological, and moral dependency; and internally, through the social class system, classes which support such dependence but which, under certain conditions, may as well oppose it. It also shows how Florestan Fernandes believes that the social revolution against the dependent capitalistic order is a condition for development.Abstract in Portuguese:
A revisão da República é central na obra de Euclides da Cunha, presente em seus artigos de jornal e na maior parte de seus livros. Analisou o regime republicano não só em Os sertões (1902), em que tratou da guerra de Canudos, como em Contrastes e confrontos (1907) e em Á margem da história (1909). Foi testemunha e intérprete dos rumos do novo regime, que ajudara a fundar com artigos de propaganda política no jornal A Província de S. Paulo.Abstract in English:
The revision of the Republic is a central concern in the works of Euclides da Cunha. It appears in his newspaper articles and in most of his books. He analysed the republican regime not only in Os sertões (Rebellion in the backlands, 1902), in which he deals with the Canudos War, but also in Contrastes e confrontos (1907) and in À margem da história (1909). He both witnessed and interpreted the trends of the new regime which he had helped to set up with his political articles in the newspaper A Província de S. Paulo.Abstract in Portuguese:
Este artigo analisa um dos aspectos menos enfatizados nas interpretações correntes sobre a obra de Euclides da Cunha: sua filiação às tendências estéticas e à concepção de mundo do Romantismo, muito marcante na literatura e cultura brasileiras da segunda metade do século XIX. Na busca dessas raízes, recupera-se, de modo sumário, o roteiro de uma poética das ruínas e seu vínculo estreito com a própria visão da História em Euclides, cujas figurações remontam a Volney, no fim do século XVIII, e a V. Hugo, mais proximamente ao autor de Os sertões. Tais afinidades são indicadas em textos menos estudados de Euclides, entre os quais "Poema rude", escrito em 1895, em Campanha, Minas Gerais, e não-incluído em sua Obrei completa.Abstract in English:
This article analyses one of the least emphasized aspects in the current interpretation of Euclides da Cunha's work, his affiliation with the asthetic trends and world views of Romanticism, remarkably present in Brazilian literature and culture during the second half of the nineteenth century. In the quest for those roots, we retrace briefly the traveled road of a "poetics of ruins" and its close connection with the author's eighteenth century and, closer to the author of Os sertões (Rebellion in the backlands), to Victor Hugo. Such affinities are pointed in some of Euclides da Cunha's least studied texts, among which "Poema rude" (Rough poem), written in 1895 at Campanha, Minas Gerais, and not included in his Obra completa (Complete work).