(Atualizado: 08/01/2020)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A revista Estudos Avançados é uma publicação  quadrimestral do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Seu site na internet é www.iea.usp.br/revista

Criada em dezembro de 1987, Estudos Avançados já consolidou sua posição como uma das principais revistas interdisciplinares brasileiras.

Além de publicar trabalhos de pesquisadores do IEA-USP e de conferencistas convidados, a revista traz textos produzidos por outros especialistas sobre questões de relevância nacional e internacional. Procura ser também um fórum de debates sobre problemas socioeconômicos e latino-americanos.

Apreciações feitas por consultores independentes a pedido da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, revelam a importância de Estudos Avançados nos seus 30 anos de existência. Aqui vale destacar que ela tem sido considerada desaguadouro natural de qualificada produção intelectual das mais variadas procedências.

Cada edição traz um dossiê com abordagens diferenciadas e complementares.

A abreviatura de seu título é Estud. av., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

Os artigos publicados em Estudos Avançados são indexados ou resumidos por:

  • Scientific Electronic Library Online - SciELO
  • Science Citation Index Expanded (ISI Web of Knowledge)
  • Scopus Elsevier
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
  • Lilacs
  • Latindex
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Portal de Periódicos Capes/MEC
  • Portal de Revistas USP
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

 

 

Mantenedora e patrocinadores

 
  • Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).
  • Recursos provenientes de assinaturas e de vendas avulsas.
  • Comissão de Credenciamento de Periódicos Científicos da USP.
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior‎ / Ministério da Educação do Brasil.

 

 


fim /app/opac/webapp/../../data/pages/ea/paboutj.htm inicio /app/opac/webapp/../../data/pages/ea/pedboard.htm

Corpo Editorial

 

Editor

  Sergio Adorno  @ – sadorno@usp.br  (Universidade de São Paulo)  

 

Editor executivo

  Dario Luis Borelli  @ – dariolb@usp.br  (Universidade de São Paulo)  

 

Conselho editorial

 
Alfredo Bosi (Universidade de São Paulo)Antonio José da Costa Filho (Universidade de São Paulo)Benjamin Caballero (Universidade Johns Hopkin, EUA)Boaventura de Souza Santos (Universidade de Coimbra, Portugal)Carlos Guilherme Mota (Universidade de São Paulo)Carlos Henrique de Brito Cruz (Universidade Estadual de Campinas)Celso Lafer (Universidade de São Paulo)Claudia Costin (Fundação Getúlio Vargas)Elza Berquó (Cebrap – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento)Eric Danzi Lemos (Representante discente)Gerhard Malnic (Universidade de São Paulo)Giancarlo Cesana (Universidade dos Estudos de Milão, Itália)Guilherme Ary Plonski (Universidade de São Paulo)Hernan Chaimovich (Universidade de São Paulo),  Ignacy Sachs (Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França)Iván Izquierdo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)Jaan Valsiner (Universidade Clark, EUA)Jacob Palis Jr. (Impa – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro)Jacques Marcovitch (Universidade de São Paulo)João E. Steiner (Universidade de São Paulo)José Galizia G. Tundisi (Universidade de São Paulo)José Luis Fontes da Costa Lima (Universidade do Porto, Portugal)José Roberto Castilho Piqueira (Universidade de São Paulo)Luiz Roberto Giorgetti de Britto (Universidade de São Paulo)Martin Grossmann (Universidade de São Paulo)Newton da Costa (Universidade de São Paulo)Paulo Hilário Nascimento Saldiva (Universidade de São Paulo)Ramón Latorre (Instituto Científico Del Sur, Valdivia, Chile)Ricardo Ohtake (Instituto Tomie Ohtake)Rubens Ricupero (Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais, França)Sérgio Rezende (Universidade Federal de Pernambuco)Valéria De Marco (Universidade de São Paulo) eValtencir Zucolotto (Universidade de São Paulo).
 

 

Produção editorial e gráfica

  Dario Luis Borelli @ – dariolb@usp.br (Universidade de São Paulo)  

 

Secretaria editorial

 

Marli Pedro @ – marli@usp.br (Instituto de Estudos Avançados da USP) 

Tel.: (55) 11 3091-1676
 

 

Preparação de original e revisão de provas

  Nelson Luís Barbosa @ – nelsonlb@uol.com.br  

 


fim /app/opac/webapp/../../data/pages/ea/pedboard.htm inicio /app/opac/webapp/../../data/pages/ea/pinstruc.htm

Instruções aos autores

 

 

Perfil

Com perfil editorial bastante singular entre as publicações acadêmicas brasileiras, Estudos Avançados publica trabalhos sobre temas de cultura humanística, científica e tecnológica.

Público leitor

Seu público é formado por professores e alunos da rede pública e privada do Ensino Médio, estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de nível superior públicas e privadas, professores universitários de instituições públicas e privadas, pesquisadores, cientistas, profissionais liberais, lideranças comunitárias e de movimentos sociais, adminstradores públicos, políticos, empresários, jornalistas, entre outros.

Apreciação de manuscritos

Os originais submetidos para apreciação serão analisados em uma primeira etapa pela Mesa editorial, quanto à observância do atendimento das normas editoriais, coerência interna do texto, pertinência do conteúdo do original a linha editorial do periódico e contribuição para a inovação do conhecimento na área. Importante: para que possam ser avaliados nessa primeira fase, os originais não poderão ultrapassar 40 mil caracteres com espaço.

Sendo aprovados na etapa preliminar, os originais são encaminhados para apreciação de mérito de seu conteúdo. Para tanto, utiliza-se o modelo peer review, de forma a garantir o sigilo quanto à identidade dos consultores e dos autores. A análise do texto é feita com base no instrumento de avaliação do periódico. Os pareceres encaminhados pelos consultores são analisados pela Mesa editorial quanto ao cumprimento das normas de publicação, conteúdo e pertinência. Após esse processo, são enviados aos autores com indicação de aceitação, reformulação ou recusa.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

Os direitos morais e intelectuais dos artigos pertencem aos respectivos autores, não sendo propriedade da revista.

Envio de manuscritos

Os originais para apreciação podem ser submetidos por meio do endereço eletrônico oficial da revista Estudos Avançados (estudosavancados@usp.br), ou por meio de submissão on-line via Scielo (Scientific Electronic Library Online).

Normas gerais

1. A Mesa Editorial de Estudos Avançados solicita, recebe e distribui textos a conselheiros qualificados para análise e apreciação de mérito.

2. Os créditos dos autores deverão trazer sua titulação, função e instituição a que estão vinculados, últimas publicações (se houver), seguidas de e-mail pessoal.

3. Os textos deverão trazer Resumo (até dez linhas) e Palavras-chave, com respectiva versão inglesa (Abstract e Keywords).

4. Textos citados, com até cinco linhas, entrarão no corpo do texto principal, destacados por aspas duplas. Os textos citados com mais de cinco linhas  deverão entrar com destaque, de forma recuada, em corpo menor. 

5. As Notas deverão se restringir a textos e comentários explicativos, se necessários, inseridas no final do texto, antes das Referências bibliográficas.

6. As Referências bibliográficas deverão ser citadas no texto, de forma abreviada, entre parênteses, pelo nome do autor, ano da obra e o número de página. Exemplo: (Le Goff, 1980, p.134).

7. As Referências bibliográficas completas deverão ser listadas no final do texto, obedecendo-se às regras da ABNT.

8. Além de inseridos no texto, os arquivos de imagens (tabelas e/ou figuras, gráficos, fotos etc., em cores ou p&b) deverão ser encaminhados em separado, na extensão em que foram originalmente criados, e em alta resolução para impressão.

9. A Mesa Editorial se reserva o direito de solicitar a redução do número de páginas dos textos.

10. A Mesa Editorial se reserva o direito de solicitar a redução do número de caracteres dos títulos dos textos.
 

 


fim /app/opac/webapp/../../data/pages/ea/pinstruc.htm
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br