Estudos Avançados, Volume: 13, Issue: 37, Published: 1999
  • Editorial

  • O campo de Terezin Dossiê Memória

    Bosi, Ecléa
  • Memórias de um comunista Dossiê Memória

    Coelho, Marco Antônio Tavares
  • Caderneta de lembranças Dossiê Memória

    Almeida, Luiz Sávio de
  • Um pouco da minha infância Dossiê Memória

    Oliveira, José Nunes de
  • Uma autobiografia operária: a memória entre a entrevista e o romance Dossiê Memória

    Lopes, J. Sergio Leite; Alvim, Rosilene

    Abstract in Portuguese:

    TRATA-SE da apresentação e análise de uma rara autobiografia romanceada feita por um trabalhador e entregue aos pesquisadores após entrevista realizada com o autor em trabalho de campo na vila operária da cidade de Paulista, em Pernambuco. Apesar de apresentar metáforas e fábulas comuns ao gênero de literatura para leitura em voz alta, como o cordel, o autor domina uma narrativa elaborada com três versões de uma história comum, vista por três personagens, com pequenos mistérios e surpresas: só no meio da narrativa é que o leitor percebe se tratar de uma autobiografia. Por meio de uma narrativa ficcional de sua história vivida, o autor aborda suas origens rurais, a importância de alguns membros do grupo familiar na sua infância e adolescência; aspectos não-revelados nas entrevistas que versavam sobre sua participação recente no trabalho industrial. A experiência de migração para os centros metropolitanos, a diversidade de trabalhos na indústria, a relação com a leitura e a autodidaxia desse filho caçula são fatores, como em outras autobiografias operárias de que se tem conhecimento em escala internacional, para explicar esse trabalho reflexivo por escrito sobre o passado e suas origens sociais.

    Abstract in English:

    IN THIS article is presented and analysed a rare ficional worker's autobiography given to the anthropologists after interviews in fieldwork done in the company-town located at the city of Paulista, Pernambuco. In spite of the use of fables and metaphors that are common to the literary genre for loud voice lecture, as cordel, the author masters an elaborate narrative with three versions of the same story, seen by three characters, with some mysteries and surprises: only in the middle of the text the reader perceives that it is an autobiography. Through fictional narrative of his living history, the author describes his rural origins and the importance of some members of his family unit in his childhood and youth; all non revealed aspects in the interviews that focused in his recent industrial work participation. The experience of migration to metropolitan centres, the diversity of industrial jobs, the relation to lecture and self-instruction, the position of youngest between brothers, are all factors, as show other working-class autobiographies seen in international comparison, to explain this reflexive written work about the past and about social origins.
  • Lembrar, esquecer, censurar Dossiê Memória

    Tavares, Rui

    Abstract in Portuguese:

    O OBJECTIVO do autor neste artigo é descrever, de um ponto de vista micro, as articulações entre poder, censura e memória em Portugal, durante a fase final do regime do marquês de Pombal. Para tal, considera-se a produção da Real Mesa Censória, a instituição da censura que veio substituir o antigo sistema de censura tripartida em vigor durante mais de dois séculos. Através de uma viagem por algumas censuras do seu fundo documental, tenta ler-se a censura enquanto tentativa de controlar o que deve ser lembrado e o que deve ser esquecido, mas também a forma como deve ser lembrado e a forma como deve ser esquecido. Tenta também valorizar-se a censura enquanto documento que regista um trabalho intelectual, enquanto objecto de leitura e interpretação e enquanto parte de um diálogo mais vasto entre poder e cultura.

    Abstract in English:

    THE MAIN goal of this article is to describe in a detailed way the connections between power, censorship and memory, during the final stage of Pombal's regime. Its mains source are the written records of the Real Mesa Censória (Royal Censorship Board) the institution of censorship that Pombal created to replace the tripartite censorship that lasted for more than two centuries. A voyage to some of its reports will allow us to understand their reports as an attempt to control what should be remembered and what should be forgotten, but also in what ways it should be remembered or forgotten. Finally, these reports will be understood as documents that record an intellectual task; objects for reading and interpretation, and part of a broader dialogue between power and culture.
  • O soldado Luís Gonzaga das Virgens Dossiê Memória

    Tavares, Luís Henrique Dias

    Abstract in Portuguese:

    O SOLDADO Luís Gonzaga das Virgens foi um dos quatro supliciados em 8 de novembro de 1799 (enforcado e esquartejado) na praça da Piedade, cidade de Salvador, Bahia. Distingue-se dos outros três (Lucas Dantas de Amorim Tores, Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento) por ser mais letrado. Pelo lado materno, descendia de português e crioula; pelo lado paterno, de crioulo. Era católico praticante. Sentiu e expressou o sentimento de revolta contra o preconceito de cor dominante no seu tempo.

    Abstract in English:

    PTE LUÍS Gonzaga das Virgens was one of four people executed (hanged and quartered) on Nov. 8, 1799, in the Brazilian city of Salvador, Bahia. Among the three others (Lucas Dantas de Amorim Tores, Manuel Faustino dos Santos Lira and João de Deus do Nascimento) he stood out for his higher education level. On his mother's side, he was a descendant of Portuguese and creoles; on his father's side, of creoles. A practicing Catholic, he nursed and made manifest a rebellious feeling against the predominant color prejudice of his day.
  • Memórias do futebol brasileiro Dossiê Memória

    Máximo, João
  • Teologia e Messianismo no pensamento de W. Benjamin Textos

    Gagnebin, Jeanne-Marie

    Abstract in Portuguese:

    NESTE ARTIGO retoma-se o debate a respeito de uma interpretação marxista ou de uma interpretação religiosa da filosofia de Walter Benjamin e propõe-se substituir essa alternativa por uma compreensão mais fina do papel da teologia nesse pensamento. A análise de alguns textos-chave de Benjamin (em particular Sobre o conceito de história e o Fragmento teológico-político) permite interpretar a dimensão teológica como a recordação da incompletude e, simultaneamente, da pluralidade semântica da linguagem humana. Assim, o paradigma teológico introduz a uma teoria da textualidade e da leitura do mundo profano, em oposição a um paradigma religioso que tenta reverter o desencantamento do mundo.

    Abstract in French:

    CET ARTICLE reprend le débat au sujet de l'interprétation marxiste ou de l'interprétation religieuse de la philosophie de Walter Benjamin et propose de remplacer cette alternative par une compréhension plus fine du rôle de la théologie dans cette pensée. L'analyse de certains textes clefs de Benjamin (Sur le concept d'histoire et Fragment théologico-politique en particulier) permet d'interpréter la dimension theólogique comme le rappel de l'incomplétude et, simultanément, de la pluralité sémantique du langage humain. Ainsi le paradigme théologique introduitil à une théorie de la textualité et de la lecture du monde profane, en opposition a un paradigme religieux Qui s'efforce de combattre le désenchantement du monde.
  • Sobre a formação da Formação econômica do Brasil de C. Furtado Textos

    Szmrecsányi, Tamás
  • Dependência: da teoria à prática Textos

    Batista Jr., Paulo Nogueira
  • Idéias do poder: dependência e globalização em F. H. Cardoso Textos

    Cruz, Sebastião C.Velasco e

    Abstract in Portuguese:

    O PROBLEMA da relação entre idéias e políticas tem suscitado vivo debate nas Ciências Sociais. Inscreve-se nesse quadro a discussão travada no Brasil a respeito da continuidade/descontinuidade entre a teoria da dependência e a ação de Fernando Henrique Cardoso, como presidente da República. Antes de se pronunciar sobre tais afinidades, o artigo examina detidamente o discurso de Cardoso sobre a globalização. Constatando, neste, a presença de dois argumentos contraditórios sobre o tema, propõe uma interpretação que responde à dupla pergunta: sobre o significado político desse discurso e sobre os seus vínculos com a teoria da dependência.
  • Sobre o valor e o desvalor da obra de arte Criação/música

    Koellreutter, H. J.
  • Mário de Andrade no Café Criação/música

    Toni, Flávia Camargo; Moraes, Marcos Antonio de
  • Koellreutter fala sobre "Café" Criação/música

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