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Estudos Avançados, Volume: 24, Issue: 69, Published: 2010
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  • "Listen to the dead with our eyes" Humanidades

    Chartier, Roger
  • The outcasts of the world: images of the pariahs Humanidades

    Varikas, Eleni

    Abstract in Portuguese:

    Do século XVI ao século XVIII, o termo pária, cunhado por viajantes ocidentais, oficiais do império ou missionários para designar a degradação dos marginalizados na Índia, era corrente em círculos letrados portugueses, ingleses, franceses, alemães e holandeses. No discurso iluminista - e ao longo do século XIX -, o termo adquiriu um novo sentido, relacionado à conotação cada vez mais pejorativa de "casta". Assim, a metáfora do pária representa uma expressão idiomática de crítica à autoridade arbitrária e à exclusão social e política persistente. Graças à literatura, ao teatro e à opera, ela adentra os espaços públicos literário e plebeu europeus, dando nome às hierarquias modernas invisíveis e denunciando a construção desumanizadora do outro em um mundo que alega ter a universalidade dos direitos humanos como seu princípio fundador.

    Abstract in English:

    From the 16th to the 18th centuries, the term pariah, coined by Western travelers, imperial officials or missionaries to designate the abjection of the outcasts in India, circulated in Portuguese, English, French, German and Dutch literati circles. In the discourse of Enlightenment - and throughout the 19th century - it acquires a new meaning, related to the increasingly pejorative connotation of "caste". The metaphor of the "pariah" provides thus an idiom of the critique of arbitrary authority and the persisting social and political exclusion. Thanks to the literature, theater, and opera, it enters the European literary and plebeian public spaces, giving a name to the modern invisible hierarchies, and denouncing the dehumanizing construction of the other in a world claiming as its grounding principle the universality of human rights.
  • Portugal in Unamuno's view of Iberia as a dialectic unity Humanidades

    Newcomb, Robert Patrick

    Abstract in Portuguese:

    Embora as relações do intelectual espanhol Miguel de Unamuno com Portugal tenham recebido bastante atenção crítica, o enfoque dessa tem sido a afirmação do interesse, mantido por décadas, de Unamuno pela terra e pela literatura portuguesa, e a confirmação de relações de influência entre Unamuno e escritores portugueses destacados. Longe disso, neste trabalho consideraremos como Unamuno incorpora Portugal numa concepção geral da Ibéria como unidade dialética, e demonstraremos como seu uso de um vocabulário corporal, de carne y hueso, contribui para dar sentido pleno à sua visão de tal Ibéria dialética, na qual Portugal desempenha um papel integral.

    Abstract in English:

    While the topic of Spanish intellectual Miguel de Unamuno's relationship with Portugal has received a good deal of scholarly attention, this has focused on affirming Unamuno's longstanding interest in Portuguese literature and history, and on confirming the existence of relationships of influence between Unamuno and prominent Portuguese writers. This paper, instead, will consider how Unamuno fits Portugal into his broader vision of Iberia as a dialectical unity, and will demonstrate how Unamuno's use of a corporeal vocabulary, of carne y hueso, contributes to the fleshing out of his vision of a dialectical Iberia, in which Portugal plays an integral role.
  • Science and destruction Humanidades

    Malferrari, Carlos
  • Joaquim Nabuco, memorialist Presenças

    Bosi, Alfredo
  • Eric Hobsbawm, sociologist of peasant millenarianism Presenças

    Löwy, Michael

    Abstract in Portuguese:

    Graças à problemática do milenarismo, a historiografia de Eric Hobsbawm integra toda a riqueza da subjetividade sociocultural, a profundidade das crenças, sentimentos e emoções em sua análise dos acontecimentos históricos, que não são mais, nessa perspectiva, percebidos simplesmente como produtos do jogo "objetivo" das forças econômicas ou políticas. Ainda distinguindo cuidadosamente os milenarismos primitivos dos revolucionários modernos, não deixa de mostrar sua afinidade eletiva. Isso não quer dizer que todos os movimentos revolucionários sejam milenaristas em sentido estrito ou, pior todavia, que respondam a um quiliasmo de tipo primitivo. Isso não impede afirmar que a afinidade entre os dois seja um fato fundamental na história das revoltas camponesas contra a modernização capitalista. Trata-se de uma das hipóteses de investigação mais interessantes esquematizadas em seus trabalhos desta época. Hobs-bawm ilustra seus propósitos com dois estudos de caso apaixonantes: o anarquismo rural na Andaluzia e as ligas camponesas da Sicília, os dois surgidos em fins do século XIX com prolongamentos no XX.

    Abstract in English:

    Thanks to the problematic of millenarianism, Eric Hobsbawm's historiography incorporates all the richness of socio-cultural subjectivity - the depth of beliefs, feelings and emotions - into his analysis of historical events, which, from this viewpoint, are no longer perceived simply as products of the "objective" interplay of economic or political forces. Although he makes a careful distinction between primitive millenarianisms and modern revolutionary movements, Hobsbawm nevertheless shows their elective affinity between them. This does not mean that all revolutionary movements are millenarian in the strict sense or - which is even worse - that they are connected to a primitive type of chiliasm. All the same, the affinity between them is a basic fact in the history of peasant revolts against capitalist modernization. This is one of the most interesting research hypotheses outlined by Hobsbawm in his work of that period. He illustrated his idea in two fascinating case studies: rural anarchism in Andalusia and the Sicilian peasant leagues, both arising at the end of the nineteenth century and continuing into the twentieth.
  • Insurrectionist turned saint: a biographical study of Salvador Carvalho do Amaral Gurgel Presenças

    Gonçalves, Adelto
  • Canonical intertext in Avalovara Literatura

    Nitrini, Sandra

    Abstract in Portuguese:

    O intertexto canônico de Avalovara concretiza-se neste artigo a partir do diálogo desse romance de Osman Lins com A divina comédia, de Dante, Werther, de Goethe, Moby Dick, de Melville, e La modification, de Butor. Essas obras se unem em torno de uma experiência comum de seus protagonistas: a viagem e a busca de algo inapreensível, motivos nucleares do gênero épico.

    Abstract in English:

    The canonical intertext Avalovara materializes in this article from the dialogue with Osman Lins's novel with The Divine Comedy, by Dante, Werther, by Goethe, Moby Dick, by Melville, and La Modification, by Butor. These works are joined around a common experience of their protagonists: the journey and the quest for something inapprehensible, nuclear reasons of epic genre.
  • Cyro dos Anjos and Diary of a civil servant (O amanuense Belmiro) Literatura

    Mourão, Rui

    Abstract in Portuguese:

    O texto aborda a linguagem de essencialidade machadiana de Cyro dos Anjos e, em seguida, parte para uma interpretação de O amanuense Belmiro, livro insuperável na carreira do autor. Enveredando por caminho inédito na fortuna crítica do romance, que é considerável, propõe uma leitura estrutural que subverte a visão que veio se firmando sobre a obra, revelando-a de dimensões bem mais amplas, debaixo de sol forte, como recriação brasileira do quixotismo de Miguel de Cervantes.

    Abstract in English:

    The paper discusses Cyro dos Anjos' essentiality on Machado de Assis' language style, and later interprets Cyro's masterpiece O amanuense Belmiro [Amanuensis Belmiro]. Following an unprecedented path through the considerable novel's criticism wealth, this paper takes a structural approach which subverts the signed visions on the work, revealing and broadening its size, under the blazing sun, as a Brazilian Miguel de Cervantes' quixotic recreation.
  • Ethics in literature: reading Clarice Lispector's "Mineirinho" Literatura

    Rosenbaum, Yudith

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo aborda o texto "Mineirinho", de Clarice Lispector, buscando a partir dele depreender uma visão da constituição do sujeito à luz de alguns aspectos da psicanálise. A leitura analítico-interpretativa identifica os procedimentos estilísticos e temáticos que alicerçam o texto, desvendando suas implicações éticas e estéticas. Ao comentar a morte de um bandido pela polícia carioca nos anos 1960, a autora põe em xeque afirmações ideológicas tidas como inequívocas e subverte categorias políticas e sociais que se querem absolutas. No horizonte da interpretação proposta, o texto problematiza, ainda, as noções de normalidade e loucura, bem como as relações entre história social e trajetória individual.

    Abstract in English:

    Through a reading of Clarice Lispector's "Mineirinho", the author tries to depict the constitution of the individual self, as explained by the psychoanalytical theory. The analysis and interpretation of Lispector's text identifies stylistic and thematic manoeuvers which intend to highlight its ethical and aesthetical implications. Writing a comment on the murder, by policemen, of a notorious criminal in nineteen-sixties Rio de Janeiro, Lispector casts a shadow of doubt over some ideological presumptions habitually taken for granted, and subverts political and social categories which intend to absolute validity. Within the author's interpretative frames, this text also queries the concepts of normality and madness, as well as the relationship between social history and biography.
  • Nature or God: pantheistic affinities between Goethe and Martius, "the Brazilian" Literatura

    Mazzari, Marcus V.

    Abstract in Portuguese:

    Na segunda parte do romance As afinidades eletivas, a jovem Ottilie registra em seu diário as seguintes palavras: "Digno de veneração é apenas o naturalista que sabe descrever e expor o mais estranho, o mais insólito, com sua cor local, com todo o seu entorno e sempre em seu elemento mais próprio. Como eu gostaria de ver-me um dia na presença de Humboldt, ouvindo suas narrações!". A passagem revela, ao lado da admiração de Goethe por Humboldt, o seu interesse pelas ciências naturais, o qual experimenta significativa intensificação em setembro de 1824, quando estabelece contato pessoal com o botânico Carl F. P. von Martius. Em seu jovem interlocutor Goethe logo reconhece as qualidades de naturalista que no romance são atribuídas a Humboldt. Passa então a acompanhar com máximo interesse as publicações em que Martius elabora as pesquisas, observações e experiências realizadas ao longo dos três anos e meio em que percorreu, junto com o zoólogo Spix, mais de dez mil quilômetros de território brasileiro. Nasce assim um intercâmbio científico e cultural dos mais fecundos, o qual se enraíza especialmente nas concepções panteístas de que partilhavam o velho poeta de Weimar e o jovem botânico. Além de enfocar alguns aspectos das viagens brasileiras de Martius, este ensaio tem por objetivo expor a sua recepção por Goethe e discutir ainda eventuais influxos sobre sua produção literária. A reelaboração, em 1825, de uma das canções que Goethe, 43 anos antes, havia redigido com o subtítulo Brasilianisch deve-se seguramente a esse intercâmbio. Pretende-se discutir também a hipótese de que determinados textos e concepções de Martius tenham deixado vestígios em passagens da segunda parte do Fausto.

    Abstract in English:

    In the second part of the novel Elective Affinities, young Ottilie registered the following words in her diary: "The only inquirers into nature whom we care to respect, are such as know how to describe and to represent to us the strange wonderful things which they have seen in their proper locality, each in its own special element. How I should enjoy once hearing Humboldt talk!". Besides Goethe's admiration for Humboldt, this excerpt reveals his interest in natural sciences, which experienced significant intensification in September 1824 when Goethe established a personal contact with botanist Carl F. P. von Martius. In this young interlocutor, Goethe soon recognized the qualities of a naturalist which, in the novel, were attributed to Humboldt. He then developed a keen interest in and started to keep up with the publications in which Martius elaborated research, observations and experiments carried out throughout the three and a half years in which he travelled across more than ten thousand kilometers of Brazilian territory together with zoologist Spix. Thus, a most fruitful scientific and cultural exchange arose, rooted mainly in the pantheistic conceptions shared by Weimar's old poet and the young botanist. In addition to focusing on some aspects of Martius's expeditions in Brazil, the present essay aims to expose the reception given to them by Goethe and discuss occasional influxes in his literary production. The reelaboration, in 1825, of one of the songs Goethe had written 43 years earlier with the subtitle Brasilianisch is certainly due to this exchange. We also aim to discuss the hypothesis that certain texts and conceptions by Martius have left marks on passages in the second part of Faust.
  • "In the vortex of the spiral tendency": questions of aesthetics, literature and natural sciences in the work of Goethe Literatura

    Mainberger, Sabine

    Abstract in Portuguese:

    Em seus últimos anos de vida, Goethe esteve obcecado pela assim chamada "tendência-espiral". Essa questão, contudo, de modo algum constituía algo novo para ele, como demonstram claramente suas formulações anteriores em torno de linhas curvas e espirais. De fato, essas formas encontram-se nas zonas de intersecção entre literatura, artes visuais (em especial, as ornamentais) e estudos científicos. Uma referência crucial para as estéticas do final do século XVIII foi a famosa concepção de William Hogarth sobre a "linha da beleza" (1753), a qual também deixou vestígios nos escritos de Goethe, até mesmo em sua fase tardia. O presente trabalho examina sua elegia "Amynthas" (1799), o ensaio "Touro fossilizado" (1822), assim como textos sobre a metamorfose das plantas e a tendência-espiral da vegetação. Formas espirais parecem ter exercido fascínio tão intenso sobre Goethe porque elas possibilitam, com seus múltiplos significados e funções, extrapolar fronteiras entre diferentes gêneros e disciplinas e estabelecer conexões entre diferentes pensamentos. Essa atividade intelectual transgressora, a que chamaríamos de "interdisciplinaridade", continuou sendo modelar para importantes pensadores do século XX, tais como Paul Valéry, Walter Benjamin ou Aby Warburg.

    Abstract in English:

    In his final years Goethe was obsessed by the so-called "spiral tendency". The problem, however, was far from new to him as the versions and variations of curved lines and spirals in Goethe's work clearly show. These forms can actually be found at the crossroads of poetry, visual aesthetics (namely of ornaments), and scientific studies. A crucial point of reference for aesthetics in the later 18th century was William Hogarth's famous concept and model of the "line of beauty" (1753), which also left its traces in Goethe's writings, even in his late period. This study examines his elegy "Amyntas" (1799), the essay "Fossile Bull" (1822), and texts on the metamorphoses of plants and the spiral tendency in vegetation. Spiral forms seem to be so fascinating for Goethe because, with their manifold functions and meanings, they allow us to cross the borders between different genres and disciplines and to connect different kinds of thinking. This transgressive intellectual activity, which we could call 'transdisciplinary', remains a model for important thinkers of the 20th century, such as Paul Valéry, Walter Benjamin or Aby Warburg.
  • Talking to the living and the dead: Lezama Lima's "Oda a Julián del Casal" Literatura

    Irby, James

    Abstract in Portuguese:

    Este comentário ao notável poema de Lezama Lima (1910-1976), "Oda a Julián del Casal", detém-se sobre o modo como seis de seus principais atributos textuais - suas apóstrofes, os motivos verbais recorrentes, a obscuridade, os motivos históricos reconhecíveis, seus tempos verbais, bem como suas alusões míticas - interagem de forma a produzir um efeito retórico determinado. Julián del Casal (Cuba, 1863-1893) é atualmente considerado um dos mais importantes poetas hispano-americanos de seu tempo. Lezama, por seu turno, compôs seu poema em 1963, durante a celebração do centenário de nascimento de Casal.

    Abstract in English:

    This commentary on one of José Lezama Lima's (1910-1976) most memorable poems, "Oda a Julián del Casal", focuses on how six of its textual features - apostrophes, recurrent verbal motifs, obscurity, recognizability, verb tenses and moods, and mythical allusions - interact to produce an overall rhetorical effect. Julián del Casal (Cuba, 1863-1893) is now considered one of the most important Hispanic American poets of his historical moment. Lezama composed his poem in 1963 during the celebration of the centenary of Casal's birth.
  • The Tempo Brasileiro argument Literatura

    Portella, Eduardo
  • Rereading the National Library Literatura

    Portella, Célia Maria

    Abstract in Portuguese:

    História e memória na Biblioteca Nacional. O conceito de biblioteca pública e nacional. Integração entre biblioteca física e digital. Leitura e cidadania. Transparência. Acessibilidade. Uma nova concepção da Fundação Biblioteca Nacional, apoiada na estrutura unitária do tempo, a uma só vez, passado, presente e futuro. Aglutina retrospectivas, perspectivas e prospectivas, no empenho de releitura da lição e da vida da Biblioteca Nacional.

    Abstract in English:

    History and Memory of the national library. The concept of public and national library. Integration between physical and digital library. Reading and citizenship. Transparency. Accessibility. A new conception of the National Library Foundation, based upon an unitarian structure of time, wich holds past present and future, wich gathers a retropective, perspective and prospective approach. Lesson and Life of the national library foundation.
  • Red, green and yellow: everything was once upon a time Literatura

    Meneses, Adélia Bezerra de

    Abstract in Portuguese:

    Os contos de fada, transmitidos de pais a filhos, pela voz, foram se constituindo num patrimônio precioso de cultura, veiculando experiência humana - e podendo significar para a criança um momento inaugural de "organização da experiência" que a literatura propicia. A proposta, aqui, é um estudo comparativo dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Perrault, Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa, e Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, levando-se em conta que os autores brasileiros estabelecem um inevitável diálogo com o texto-matriz do século XVII. Com efeito, embora as três narrativas enfoquem a questão do crescimento da criança, são apontadas as visões diferentes que elas veiculam: 1. abordagem moralizante e pedagógica do conto de Perrault (os perigos da desobediência infantil, a questão da iniciação sexual); 2. viés metafísico do conto de Guimarães Rosa (confronto com a finitude e a morte, passagem do plano psicológico ao plano metafísico); 3. enfoque da eficácia simbólica da poesia, no conto de Chico Buarque (vitória sobre o medo infantil, mediante o poder da palavra). E tudo levando em conta o que diz Goethe, em sua Teoria das cores: "Quando o artista se deixa levar pelo sentimento, algo de colorido se anuncia".

    Abstract in English:

    Fairytales, orally passed down from parents to children, have become a precious cultural asset over time, conveying human experience and perhaps even representing an inaugural moment of "organizing experience" for children, a possibility offered by literature. Our proposal here is to carry out a comparative study of the tales Little Red Riding Hood by Perrault, Fita Verde no Cabelo [Green Ribbon in her Hair] by Guimarães Rosa and Chapeuzinho Amarelo [Little Yellow Riding Hood] by Chico Buarque, considering that both Brazilian authors have established an inevitable dialogue with the source text, which dates from the 17th century. Indeed, though all three narratives focus on the issue of child growth, the different views conveyed by each of them will be pointed out: 1. the moralizing and pedagogical approach of Perrault's tale (the dangers of child disobedience, the issue of sexual initiation); 2. the metaphysical bias of Guimarães Rosa's tale (confrontation with finitude and death, going from the psychological to the metaphysical plane); and 3. the focus on the symbolic efficiency of poetry of Chico Buarque's tale (victory over childhood fears through the power of words). All of this is done taking Goethe's statement in his Theory of colors into account: "When the artist gives over to his feeling, it immediately gives rise to a colored object".
  • The problem of authorship in literary theory: deletions, resumptions and revisions Literatura

    Gagliardi, Caio

    Abstract in Portuguese:

    Os debates mais recentes a respeito da autoria estão diretamente ligados ao problema da busca do sentido do texto. Por esse motivo, a autoria vem sendo encarada como uma das questões mais controversas relativas à teoria literária. Nas duas primeiras partes deste artigo, realiza-se uma leitura crítica e sistemática das bases de 1. recusa doautor como tutor do sentido do texto (Proust, Eliot, Croce, Wimsatt e Beardsley, Derrida, Barthes e Foucault) e de 2. defesa e revisão desse conceito (Booth, Bloom, Eco e Compagnon). Em sua etapa consecutiva, 3. propõe-se uma hipótese particular de análise e interpretação da autoria, mediante um deslocamento de contextos: a recorrência à noção de heteronímia, de Fernando Pessoa.

    Abstract in English:

    The latest discussions about authorship are closely related to the searching for the meaning of the text. Because of that, the authorship is being understood as one of the most controversial subjects in literature theory. The first two parts of this paper comprehend a critic and sistematic analysis of 1. the author refusal as source of the text meaning (Proust, Eliot, Croce, Wimsatt and Beardsley, Derrida, Barthes and Foucault), and 2. the defense and reviewing of this concept (Booth, Bloom, Eco e Compagnon). And in the last part, 3. it is proposed a particular hypothesis of analises and interpretation of the authorship, through a change of contexts: the recurrence to the heteronomy concept, by Fernando Pessoa.
  • Water, people and milieu according to Guimarães Rosa Literatura

    Rocha, Gerôncio
  • Seven quartets for Zé: memorial for a paragon poet Música

    Miranda, Marlui
  • The singing guitar, yo Música

    Vilela, Ivan

    Abstract in Portuguese:

    A viola é um instrumento que veio ao Brasil com as primeiras levas de colonizadores e jesuítas. Utilizado como ferramenta na catequese, esse instrumento, aos poucos, foi ganhando a cara da nova terra nas mãos de bandeirantes, tropeiros e cantadores. Na medida em que se configurava uma cultura popular no Brasil, a viola foi assumindo ares de porta-voz dos povos de algumas das regiões, como foi o caso do Centro-Sudeste. Este artigo trata um pouco de sua origem e suas relações com o brasileiro no passar dos tempos.

    Abstract in English:

    Viola (Brazilian five-course guitar) is an instrument that was brought to Brazil by the first people, pioneers and Jesuits. It was used as a tool for the cathequesis. This instrument was transformed correspondently with the new land's development at the hands of bandeirantes (pathfinders), tropeiros (responsible for the transport of goods on donkeys) and popular singers. Along with the configuration of the popular culture in Brazil, viola became the speaker of the people of some regions, such as the South-East. This article deals a little with its origin and its relations with the Brazilian people throughout the years.
  • The thread unraveled: the great themes of traditional popular music in Brazil Música

    Monteiro, Marianna F. M.; Dias, Paulo

    Abstract in Portuguese:

    Nos cantos, danças e folguedos populares brasileiros, podemos encontrar um feixe de motivos entrelaçados, padrões multicores de um tecido de que conviria procurar e acompanhar cada um dos fios aí urdidos e tramados, agrupando-os segundo sua textura ou coloração. Essas diferentes linhas temáticas, os fios da trama das expressões artísticas e religiosas do povo brasileiro são o assunto deste artigo, que procura analisar formas culturais caracterizadas pela hibridação, as quais transitam muitas vezes na ambiguidade entre resistência e aceitação de um padrão cultural dominante. O dinamismo dos arranjos de um certo número de motivos condutores recorrentes no âmbito da cultura de tradição oral brasileira nos leva a especular sobre os processos de formação de suas práticas artísticas, bem como sobre sua circulação num país de dimensões continentais.

    Abstract in English:

    In the Brazilian popular chants, dances and festivities one can detect different motifs and patterns of a tissue. It is interesting to investigate and follow each of these threads that constitute this weft, grouping them according to their texture or coloring. These different thematic lines, threads of the weft of artistic and religious expressions of the Brazilian people are the theme of this article, which intends to analyze cultural forms characterized by hybridization which often resides in the ambiguity between resistance and acceptance of a dominant cultural pattern. The dynamism of these arrangements makes us speculate about the formation or constitution of these artistic practices, as well as their circulation, trying to investigate about the processes that were responsible for the broadcasting of these characteristics and similarities in such an enormous country.
  • Samba de roda, supernal heritage of humanity Música

    Sandroni, Carlos

    Abstract in Portuguese:

    Em 2005, o samba de roda, forma musical-coreográfica da região do Recôncavo, na Bahia, foi incluída pela Unesco na sua III Declaração de Obras-Primas do Patrimônio Imaterial da Humanidade. Essa candidatura vitoriosa foi construída num processo complexo, que envolveu agentes de políticas públicas, antropólogos, etnomusicólogos e, especialmente, sambadores e sambadoras do Recôncavo. A candidatura envolveu a elaboração de um Plano de Ação, previsto para cinco anos, para a salvaguarda do samba de roda no Recôncavo. No presente texto, depois de tratar brevemente do processo que levou à premiação da Unesco, são abordadas sobretudo questões suscitadas pela implementação do Plano de Ação, que se estruturou em torno de quatro "eixos": organização dos sambadores do Recôncavo, transmissão, difusão e documentação do samba de roda.

    Abstract in English:

    In 2005, the samba de roda, a music-dance form from the Recôncavo region in Bahia, Brazil, was included in Unesco's Third Proclamation of the Intangible Heritage of Humanity. This award was the issue of a 20 months-long journey in wich public policy makers, anthropologists, ethnomusicologists and, specially, samba practitionners from Recôncavo were brought together. This included the writing of a Plan of Action, scheduled for five years, to safeguard samba de roda. In this paper, after a brief introduction on the process leading to Unesco's award, I will adress questions raised by the implementing of the Plan, which was built around four main themes: the organization of the sambadores; the transmission, diffusion and documentation of samba de roda.
  • Brazilian popular music: the soundtrack of the political opening (1975/1982) Música

    Napolitano, Marcos

    Abstract in Portuguese:

    A proposta de abertura do regime, elemento central da agenda política do regime militar brasileiro na segunda metade dos anos 1970, teve um grande impacto na cena cultural protagonizada pela oposição civil ao regime. A fase da "distensão-abertura" coincidiu com a consagração comercial e cultural da Música Popular Brasileira (MPB) que, desde os anos 1960, desempenhava um papel importante na cultura de esquerda. Com o abrandamento da censura, esse gênero musical tornou-se uma área de expressão artística ainda mais privilegiada pela oposição, porta-voz dos projetos, dilemas e utopias das classes médias críticas ao regime. Neste artigo, analisarei o papel histórico e os circuitos socioculturais ocupados pela MPB no contexto da "abertura" política.

    Abstract in English:

    The idea of "liberalisation", a central element of the political agenda of the Brazilian military regime in the second half of the 1970s had a major impact on the cultural scene, which had previously been dominated by the civil opposition to the regime. The phase of "decompression-opening" coincided with the commercial and cultural highpoint of Brazilian Popular Music (MPB) that, since the 1960s, played an important role in the culture of the political left. With the easing of censorship, this musical genre became even more a privileged area of artistic expression, a mouthpiece for the ghosts, desires and utopias of the middle class that was critical of the regime. In this work, we analyze the variables of the Brazilian music scene of the second half of the 1970s, the various readings transmitted by the songs of MPB and its main socio-cultural settings.
  • Anton Bruckner, the Bach of Romanticism Resenhas

    Horta, Luiz Paulo
  • Euclides da Cunha, Amazonia and barbarity Resenhas

    Ginzburg, Jaime
  • Epistolography of Machado de Assis Resenhas

    Moraes, Marcos Antonio de
  • Aos herdeiros de um presidente breve Resenhas

    Greenhalgh, Laura
  • Migrant capitals, wandering powers Resenhas

    Lühr, Volker
  • The first principle Resenhas

    Bagolin, Luiz Armando
  • The legacy of the "Enlightenment" for the 21st century Resenhas

    Roiz, Diogo da Silva
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