Integralidade do cuidado com o idoso na estratégia de saúde da família: visão da equipe

Integralidad del cuidado con el anciano en la estrategia de salud de la familia: visión del equipo

Aline Torres Coutinho Regina Célia Popim Karyn Carregã Wilza Carla Spiri Sobre os autores

Tal estudo buscou compreender como vem sendo realizado o cuidado ao idoso em Unidade de Saúde da Família segundo a visão dos profissionais de saúde.

MÉTODOS:

Estudo qualitativo, com a análise fenomenológica social de Alfred Schutz.

RESULTADOS:

Foram entrevistados sete profissionais de nível superior por meio de questão norteadora. A análise possibilitou evidenciar: cuidados pautados em programas de saúde, com prejuízo da integralidade do cuidado e da clínica ampliada, e visão das necessidades e perspectivas do cuidado integral.

CONCLUSÃO:

O estudo revela a necessidade de avançarmos no cuidado ao idoso. Os profissionais reconhecem o envelhecimento da população e apontam a necessidade de capacitação para o cuidado. A educação dos trabalhadores se dá como ponto de partida para a mudança. Também é preciso que os gestores e o Estado organizem uma rede de cuidado que inclua a pessoa idosa, com ofertas de serviços de acordo com a demanda apresentada.

Idoso; Saúde da família; Assistência integral à saúde


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com