Resumos
O Estágio Curricular Supervisionado envolve situações conflitantes relacionadas à condição do licenciando como aprendiz e professor, em especial no caso da licenciatura em língua inglesa. Este texto aborda o posicionamento dos licenciandos ora como alunos, ora como professores, e os conflitos que esta posição híbrida, em não sendo reconhecida como tal, pode ocasionar. A partir da leitura de teorias pós-coloniais como as de Bhabha, Hall e Derrida, concluímos que este espaço, quando explicitado como um lócus de enunciação que coloca o aluno-professor em um lugar de hibridização, oferece uma oportunidade de exercício de agência aos sujeitos nesta etapa de sua formação.
Aluno-Professor; Estágio; Língua Inglesa; Agência; Hibridização
The practicum is a stage in teacher formal education usually surrounded by conflicting situations, especially in regard to the positioning of the student-teacher sometimes as a learner and other times as a teacher, particularly when working with teachers of English as a Foreign Language. This text focuses on this process of positioning student-teachers and the conflicts such positioning brings, discussing some of the ideas put forward by Bhabha, Hall and Derrida and advancing the possibility that the practicum, when openly treated as a hybrid locus, can bring forward student-teachers agencies that can improve their building of professional identities.
Student-Teacher; Practicum; English Language; Agency; Hybridization
- BARCELOS, Ana Maria; BATISTA, Fernanda de Sá; ANDRADE, Juliane Cristina. Ser Professor de Inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de letras. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira (Org.). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes Editores/ ArteLíngua, 2004. P. 11-29.
- BHABHA, Homi. O Local da Cultura Tradução de Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima reis; Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
- BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior 81 p. 2000. Disponível em: <http://tdx.cat/bitstream/handle/10803/8896/32Apendicepropostaformacao.pdf?sequence=25>. Acesso em: 13 out. 2010.
- CABRAL-BÜHRER, Édina A. A Prática Reflexiva na Sala de Aula de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. In: VIANA, Vander; MILLER, Inés Kayon de. Caminhos na Formação de Professores de Línguas: conquistas e desafios.
- In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS (II CLAFPL), 2, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Letra Capital, 2010. P. 534-544.
- CASTELLS, Manoel. O Poder da Identidade São Paulo: Paz e Terra, 1999.
- CURY, Jamil. Estágio nas Licenciaturas: 300 horas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTÁGIOS: aspectos Éticos e legais, 1., 1997, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 1997. P. 38-50.
- DANIEL, Fátima de Gênova. Formação Inicial do Professor de Língua Inglesa: teoria e prática em questão. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, São Paulo, 2009.
- DERRIDA, Jacques. Posições Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
- FERNANDES, Vera Lúcia Dias. As Crenças e Práxis de Professores de Língua Inglesa em Formação e o Aprendizado Autônomo 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2005.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância São Paulo: UNESP, 2005.
- GIL, Glória. Mapeando os Estudos de Formação de Professores de Línguas no Brasil. In: FREIRE, Maximina Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; BARCELOS, Ana Maria Ferreira (Org.). Linguística Aplicada e Contemporaneidade Campinas: Pontes, 2005. P. 173-182.
- GIMENEZ, Telma. As Práticas no Curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira (Org.). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes Editores/ArteLíngua, 2004. P. 171-187.
- HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade 10. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
- HALL, Stuart. Quem Precisa de Identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. P. 103-133.
- ORTENZI, Denise Ismênia Bossa Grassano; MATEUS, Eliane Fernandes; REIS, Simone. Alunas Formandas do Curso de Letras Anglo-Portuguesas: escolhas, marcos e expectativas. In: GIMENEZ, Telma (Org.). Trajetórias na Formação de Professoras de Línguas Londrina: Editora UEL, 2002. P. 143-156.
- PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência São Paulo: Cortez, 2004.
- RIGOLON, Paula Simone Tonel. O Trabalho Monográfico: um instrumento mediador da reflexão crítica na formação inicial do professor de língua inglesa. 2006. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Faculdade de Filosofia, Educação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2006.
- RODRIGUES, Beatriz Gama. Formação de Professores de Língua Inglesa em um Curso de Letras com Habilitação Única em Inglês. 2007. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Faculdade de Filosofia, Educação, Letras e Artes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2007.
- RUTHERFORD, Jonathan. The Third Space. Interview with Homi Bhabha. In: RUTHERFORD, Jonathan. Identity: community, culture, difference. London: Lawrence and Wishart, 1990. P. 207-221.
- SAVIANI, Dermeval. A Nova Lei da Educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.
- TOURAINE, Alain. La Formation du Sujet. In: CASTELLS, Manoel. O Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
- XAVIER, Rosely Perez. As Práticas no Curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira (Org.). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas: Pontes Editores/ ArteLíngua, 2004. P. 153-169.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
28 Jun 2013 -
Data do Fascículo
Jun 2013
Histórico
-
Recebido
03 Out 2011 -
Aceito
05 Jul 2012