Acessibilidade / Reportar erro

Crianças e Mídias Digitais: um diálogo com pesquisadores 1 1 As autoras agradecem à CAPES o financiamento deste artigo através das bolsas de estudo que lhes foram concedidas (bolsa de Doutorado Sandwich- PSDE e bolsa de Pesquisa Pós-Doutoral no Exterior). Além disto, agradecem o financiamento da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Resumo:

O artigo debate a relação das crianças com as mídias digitais, propondo uma visão não alocada no modo determinista e polarizado no qual esta discussão vem sendo realizada. O problema é apresentado de ângulo não usual na literatura brasileira, deslocando o olhar dos riscos para aquilo que as crianças, efetivamente, fazem com as mídias. Estão em diálogo a literatura, trechos de entrevista com a pesquisadora Dra. Cristina Ponte (coordenadora da equipe portuguesa do EU Kids Online), e dados quantitativos e qualitativos sobre o fenômeno. Como resultado, surge a importância de pesquisas feitas com as próprias crianças na construção e interpretação dos dados sobre suas relações com as mídias digitais em diferentes e desiguais contextos sociais e culturais.

Palavras-chave:
Crianças; Estudos Sociais da Infância; Mídias Digitais.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br