Narrativa de aula de uma professora sobre a investigação estatística

A teacher's lesson narrative regarding statistics investigation

Resumos

Este texto analisa a narrativa de aula de uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participa de um grupo que desenvolve uma pesquisa colaborativa, no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com o objetivo de investigar os letramentos matemáticos escolares e as práticas de formação docente. Em sua narrativa, a professora descreve o processo de investigação estatística desenvolvido com uma turma de 1º ano. A análise traz indícios de aprendizagens docente, relativos ao letramento estatístico das crianças - em particular, no que se refere ao desenvolvimento da linguagem gráfica - , e revela a apropriação de práticas de letramento pela professora.

Narrativa de Aula; Letramento Matemático; Letramento Estatístico; Aprendizagem Docente


In this paper we analyze the lesson narrative of a mathematics teacher for the Elementary School. She is a member of a group developing a collaborative research as part of the 'Educational Observation Project', aiming to investigate mathematical literacy and the teaching education practices of mathematics teachers. In her narrative, she describes the statistic investigation process developed with a 1st grade group. There is evidence revealing the teacher's hints of learning related to the children's statistics literacy, mainly referring to the development of graphical language, as well as evidence of ownership of literacy practices by the teacher.

Lesson Narrative; Mathematical Literacy; Statistical Literacy; Teacher Learning


  • BAKHTIN, Mikail. Estética da Criação Verbal Tradução de Paulo Bezerra. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
  • BUNZEN, Clécio. Os Significados do Letramento Escolar como uma Prática Sociocultural. In: VÓVIO, Cláudia L.; SITO, Luanda; GRANDE, Paula B. (Org.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisa em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. P. 99-120.
  • DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da S. Neto e Luís Passeggi. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
  • GAL, Iddo. Adults' Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review - International Statistical Institute, Voorburg/Holanda, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.
  • GAL, Iddo; GARFIELD, Joan B. Curricular Goals and Assessement Challenges in Statistics and Education. In: GAL, Iddo; GARFIELD, Joan B. (Org.). The Assessment Challenges in Statistical Educational Voorburg/Holanda: International Statistical Institute, 1997. P. 37-51.
  • IBIAPINA, Ivana M. L. M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro, 2008.
  • JAWORSKI, Barbara. Building and Sustaining Inquiry Communities in Mathematics Teaching Development. In: KRAINER, Konrad; WOOD, Terry (Org.). Participants in Mathematics Teacher Education: individuals, teams, communities and networks. The International Handbook on Mathematics Teacher Education. Rotterdam, The Nerthelands: Sense publisher, v. 3, 2008. P. 309-330.
  • LOPES, Celi. E. O Conhecimento Profissional dos Professores e suas Relações com Estatística e Probabilidade na Educação Infantil 2003, 290f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil, 2003.
  • LOPES, Celi. E. Literacia Estatística e INAF 2002. In: FONSECA, Maria da Conceição. Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. P. 187-197.
  • LOPES, Celi. E. A Educação Estocástica na infância. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, maio 2012. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/396/179>. Acesso em: 13 out. 2013.
  • NACARATO, Adair M.; PASSEGGI, Maria Conceição. Narrativas da Experiência Docente em Matemática de Professoras-Alunas em um Curso de Pedagogia. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS - SIGET, 6., 16 a 19 de ago. de 2011, Natal. Anais Eletrônicos... Natal, 2011. P. 1-14.
  • OLIVEIRA, Débora. As Aprendizagens dos Professores que Ensinam Matemática para Crianças ao se Inserirem em um Espaço Formativo sobre Estocástica 2013. 139 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013.
  • PASSOS, Cármen L. B. et al. Desenvolvimento Profissional do Professor que Ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, Portugal, v. XV, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006.
  • PLACO, Vera Maria N. S.; SOUZA, Vera Lucia T. (Org.). Aprendizagem do Adulto Professor São Paulo: Loyola, 2006.
  • SCHEAFFER, Richard L. Statistics for a New Century. In: BURKE, Maurice J.; CURCIO, Frances R. (Org.). Learning Mathematics for a New Century Reston/Virginia: NCTM, 2000. P. 158-173.
  • SHAUGHNESSY, J. Michael; GARFIELD, Joan B.; GREER, Brian. Data Handling. In: BISHOP, Alan et al. (Org.). International Handbook of Mathematics Education Dordrecht: Kluwer Academic, 1996. P. 205-237.
  • SOUZA, Antonio Carlos. A Educação Estatística na Infância 2007. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007.
  • SOUZA, Antonio Carlos. O Desenvolvimento Profissional de Educadoras da Infância: uma aproximação à Educação Estatística. 2013. 224 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    25 Mar 2014
  • Aceito
    13 Maio 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br