Acessibilidade / Reportar erro

Valores práticos do magistério e facetas de práticas pedagógicas

Practical values of the teaching profession and facets of the pedagogical practices

Resumos

Apresenta-se neste artigo o resultado de uma pesquisa sobre disposições para a ação de professores das primeiras séries do ensino fundamental que compõem suas práticas pedagógicas e se constituem em valores em estado prático. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras da rede pública estadual de São Paulo, e analisados a partir dos conceitos de espaço social e campo social formulados por Pierre Bourdieu. Foi possível evidenciar que as práticas de disciplinarização e moralização dos alunos, centrais na atuação docente nesse âmbito do ensino, relacionam-se com aprendizagens referidas à origem e pertença social dos professores, e também às condições objetivas em que atuam.

Função Docente; Posição Social; Prática Pedagógica


We aim to present in this article the results of a research on the dispositions to the action of teachers from the first grades of the primary school that compose their pedagogical practices and constitute values in practical state. Data was collected by means of semi-structured interviews with ten teachers from the state public schools of São Paulo, and it was analyzed considering the concepts of social space and social field formulated by Pierre Bourdieu. It was possible to evidence that the practices of the student's disciplinarization and moralization, which were the center of the teacher's acting regarding this teaching extent, relate themselves with the learning referred to the teacher's social origin and attribute, and with the objective conditions in which they operate.

Teaching Function; Social Position; Pedagogical Practice


  • APPLE, Michael. Magistério e "Trabalho Feminino". In: APPLE, Michael. Trabalho Docente e Textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. P. 53-73.
  • BISSERET, Noëlle. A Ideologia das Aptidões Naturais. In: DURAND, José Carlos Garcia (Org.). Educação e Hegemonia de Classes Rio de Janeiro: Zahar, 1979. P. 31-67.
  • BOURDIEU, Pierre. La Distinción – Critérios y Bases Sociais del Gusto. Tradução de Maria Del Carmen Ruiz de Elvira. Madrid: Taurus, 1988.
  • BOURDIEU, Pierre. Condição de Classe e Posição de Classe. In: MICELI, Sérgio (Org.). A Economia das Trocas Simbólicas Tradução de Sérgio Miceli. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001a. P. 03-26.
  • BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas Tradução de Sérgio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001b.
  • BOURDIEU, Pierre. Espaço Social e Espaço Simbólico. In: BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2003a. P. 13-34.
  • BOURDIEU, Pierre. Espíritos de Estado: gênese e estrutura do campo burocrático. In: BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2003b. P. 91-124.
  • BOURDIEU, Pierre. É Possível um Ato Desinteressado? In: BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2003c. P. 137-156.
  • BOURDIEU, Pierre. Espíritos de Estado: gênese e estrutura do campo burocrático. Apêndice: O espírito de família. In: BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2003d. P. 124-135.
  • BOURDIEU, Pierre. A Economia dos Bens Simbólicos. In: BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2003e. P. 157-194.
  • BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma Sociologia Reflexiva. In: BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003f.  P. 17-58.
  • BOURDIEU, Pierre. Os Usos Sociais da Ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Bárbara Catani. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
  • BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. O Perfil dos Professores Brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Estudo Exploratório sobre o Professor Brasileiro - com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília, 2009.
  • CARVALHO, Marília Pinto. No Coração da Sala de Aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciais. São Paulo: Xamã, 1999.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas. Quando a História da Educação é a História da Disciplina e da Higienização das Pessoas. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História Social da Infância no Brasil 3. ed. São Paulo: Cortez; Bragança Paulista: EDUSF, 2001. P. 289-309.
  • CATANI, Denice Bárbara. Educadores à Meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo. 1989. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
  • CATANI, Denice Bárbara et al. História, Memória e Autobiografia na Pesquisa Educacional e na Formação. In: CATANI, Denice Bárbara (Org.). Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. P. 13-48.
  • CHAMON, Magda. Trajetória de Feminização do Magistério: ambiguidades e conflitos. Belo Horizonte: Autêntica/ FCH – FUMEC, 2005.
  • CHARLOT, Bernard. A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Tradução de Ruth Rissin Josef. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
  • GATTI, Bernadete Angelina; ESPOSITO, Yara Lúcia; SILVA, Rose Neubauer da. Características de Professores de 1º grau: perfil e expectativas. In: SERBINO, Raquel Volpato et al (Org.). Formação de Professores São Paulo: Editora da UNESP, 1998. P. 251-263.
  • GOUVEIA, Aparecida Jolie. Professoras de Amanhã: um estudo da escolha ocupacional. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1970.
  • JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, Sociedade Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 09-43, jan./jun. 2001.
  • LAWN, Martin. Os Professores e a Fabricação de Identidades. In: NÓVOA, Antonio; SCHRIEWER, Jürgen (Org.). A Difusão Mundial da Escola Lisboa: Educa, 2000. P. 69-84.
  • MELLO, Guiomar Namo de. Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
  • MONTEIRO, Maria Iolanda. Práticas de Alfabetização, Relações com o Processo de Avaliação e Controle de Aprendizagem. In: BUENO, José Geraldo (Org.). Escolarização, Práticas Didáticas, Controle e Organização do Ensino Araraquara: JM Editora, 2002. P. 69-87.
  • NARODOWSKI, Mariano. Infância e Poder: conformação da pedagogia moderna. Tradução de Mustafá Yasbek. Bragança Paulista: EDUSF, 2001.
  • NOVAES, Maria Eliana. Professora Primária: mestra ou tia. São Paulo: Cortez, 1984.
  • OLIVEIRA, Luciane Paiva Alves de. Práticas para o Controle do Corpo no Início do Ensino Fundamental: entre a disciplinarização e não disciplinarização. 2001. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação de História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.
  • PANIAGO, Maria de Lourdes F. dos S. Práticas Discursivas de Subjetivação em Contexto Escolar 2005. 346 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2005.
  • PATTO, Maria Helena S. A Produção do Fracasso Escolar 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
  • PEREIRA, Luiz. O Magistério Primário na Sociedade de Classes: contribuição ao estudo de uma ocupação na cidade de São Paulo. São Paulo: Livraria Pioneira, 1969.
  • PESSANHA, Eurize. C. Professor Primário: ascensão e queda de uma categoria profissional filiada às camadas médias. 1992. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
  • ROCKWELL, Elsie; MERCADO, Ruth. La Escuela, Lugar del Trabajo Docente Descripciones y Debates. México: Cuadernos de educación – DIE, 1986.
  • SILVA, Rose Neubauer da; DAVIS, Cláudia; ESPOSITO, Yara Lúcia. O Ciclo Básico do Estado de São Paulo: um estudo sobre os professores que atuam nas séries iniciais. In: SERBINO, Raimunda Abou et al (Org.). Formação de Professores São Paulo: Editora da UNESP, 1998. P. 265-297.
  • VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a História e a Teoria da Forma Escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, Faculdade de Educação da UFMG, n. 33, p. 07-47, jun. 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Abr 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Maio 2011
  • Aceito
    Dez 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br