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ORIGEM ESCOLAR E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS

SCHOOL BACKGROUND AND ACCESS TO HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF THE OCCUPATION OF AFFIRMATIVE ACTION QUOTAS AT UFRGS

ORIGEN ESCOLAR Y ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE LA OCUPACIÓN DE VACANTES DE ACCIÓN AFIRMATIVA EN UFRGS

RESUMO:

O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quase-mercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas, cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório. Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção no acesso à educação superior pública federal.

Palavras-chave:
ações afirmativas; estratificação educacional; escola pública; quase-mercado escolar; educação superior

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