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Open-access Educação em Revista

Publicação de: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Área: Ciências Humanas Versão impressa ISSN: 0102-4698
Versão on-line ISSN: 1982-6621

 

Sobre o periódico

 

 

Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Tem como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores (as) de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em português, ou inglês, ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

 

 

Histórico

 

Educação em Revista - UFMG foi criada em 1985 com a edição de dois números anuais. Em 2009, a sua periodicidade passou a ser trimestral, buscando dar vazão mais rapidamente à demanda apresentada. Em 2011, foi implantado o sistema ahead of print, pelo qual os artigos aprovados são previamente divulgados, antes da publicação definitiva em periódico. Educação em Revista foi o primeiro periódico brasileiro da área educacional a implantar este tipo de publicação. Em 2012, a revista alterou novamente a periodicidade, passando a adotar a publicação quadrimestral.

Em 2016, a revista optou pelo formato exclusivamente eletrônico e, a partir de 2017, pela publicação em fluxo contínuo, que possibilita maior agilidade e maior transparência na tramitação dos manuscritos. Com essa medida foi possível aumentar em 25% os trabalhos publicados anualmente. Por este histórico, constata-se que o periódico Educação em Revista passou a ser um veículo reconhecido pela comunidade acadêmica nacional e internacional e procurado pelos (as) pesquisadores (as) para publicação de seus manuscritos.

Em 2021, em consonância com a Ciência Aberta, a Educação em Revista passou a adotar política editorial envolvendo: a aceitação de preprints, disponibilização de materiais suplementares da pesquisa e abertura do processo de peer review. Torna-se relevante destacar que a experiência com avaliação por pares aberta teve início em 2023.  A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado que passou por avaliação aberta. Os (as) avaliadores (as) recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons. Com essas práticas, a Educação em Revista busca promover maior transparência nos processos de produção do conhecimento, bem como proporcionar o compartilhamento e reutilização dos dados e demais conteúdos das pesquisas.

A Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com esses princípios, a Educação em Revista passou a adotar uma série de práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas e o uso das redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Para artigos com múltipla autoria é requerida a indicação do papel de cada um dos autores. Além disso, incentiva-se o compartilhamento dos dados de análise, instrumentos, roteiros e materiais disponibilizados em repositórios on-line, como: SciELO, Zenodo, Figshare e OSF e o link deve ser divulgado no trabalho. Os (as) autores (as) devem optar por formatos de arquivos a partir dos quais os dados possam ser extraídos, objetivando maximizar a acessibilidade e a reutilização do conjunto de dados. Caso não possam ser publicados, essa informação deve ser indicada no manuscrito.

Educação em Revista está classificada no Qualis-Capes como A1, desde 2013, nas áreas de Educação, Linguística e Artes e Filosofia/Teologia. É um dos periódicos classificados como “específicos da área educacional” em avaliação promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, em 2006, quando recebeu a menção “Nacional A”. No Qualis Capes 2017-2020 a Educação em Revista permaneceu com A1.

A revista encontra-se hoje organizada em seis seções:

a. Artigos: Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área.

b. Resenhas: Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos últimos 2 anos.

c. Resenhas Avaliativas: Reúne resenhas avaliativas originadas de processo de avaliação por pares aberta de manuscritos.

c. Palavra aberta: Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional.

d. Entrevistas: Reúne entrevistas inéditas que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.

e. Dossiê: Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).

 

 

Bases indexadoras

 
  • Diadorim (IBICT), Brasília, DF, Brasil
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
  • Edubase (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
  • Educ@ (Fundação Carlos Chagas)
  • Latindex (UNAM), Ciudad del México, México
  • Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Sistema de Editoração Eletrônica (SEER/IBICT), Brasília, DF, Brasil
  • Scientific Electronic Library Online - SciELO
  • Sistema de Información Científica - Redalyc Clacso - Facultad de Ciencias Políticas Y Administración Pública – Universidad Autônoma del Estado de México, Ciudad del México, México
  • Sumários.Org - Ribeirão Preto, SP, Brasil
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Financiadores

 

O periódico recebe financiamento de:

 

 

Divulgação nas redes sociais

   

 

Condições para a submissão

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Declaro que li e tenho conhecimento das normas de submissão e publicação e que o não atendimento a qualquer item das normas acarretará na interrupção imediata do processo de avaliação e respectiva rejeição da submissão.
 

 


 

Corpo Editorial

 

Editores-chefe

   

 

Conselho editorial

Internacional

   

 

Conselho editorial

Nacional

   

 

Editores adjuntos

   

 

Afiliada

 

Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC

 

 

Membro

 

Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) 

 

 


 

Instruções aos autores

 

Diretrizes para Autores

Passos da tramitação

 

1. Manuscrito é elaborado no template da revista (sem identificação da revista):    https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/templates 

2. Manuscrito é depositado no repositório de preprints: https://preprints.scielo.org/. Aguarda-se até a homologação do manuscrito no repositório e designação de DOI

3. Manuscrito é submetido ao sistema de submissão da revista: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/about/submissions (anexar o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta).

4. Manuscrito é avaliado quanto aos critérios editoriais.

5. Caso aprovado na avaliação técnica inicial, segue para avaliação simples-cega de pares ou poderá ser selecionado para o processo de avaliação por pares aberta.

6. Caso aprovado na avaliação por pares, é publicado. Caso reprovado, é devolvido e pode ser apresentado em outro periódico que utilize repositório preprint.

 

 

Escopo de Política

 

Educação em Revista é um periódico eletrônico de acesso aberto, publicação contínua, que tem como objetivo divulgar a produção científica inédita e relevante desenvolvida na área da Educação.

Os manuscritos podem ser apresentados em Português, em Inglês e em Espanhol. Recomenda-se que os artigos aprovados sejam traduzidos para a língua inglesa como parte do processo de internacionalização do periódico.

A revista encontra-se organizada em seis seções:

Artigos: Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área.

Resenhas: Reúne manuscritos que apresentem leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos últimos três anos.

Resenha Avaliativa: Os (as) pareceristas que participarem do processo de avaliação por pares aberta serão convidados a publicar o parecer. Esta seção inclui resenhas avaliativas originadas de avaliação por pares aberta.

Palavra aberta: Reúne artigos de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional.

Entrevistas: Reúne entrevistas inédita que apresentem contribuições relevantes para o campo educacional.

Dossiê: Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos (as) editores (as).

Educação em Revista valoriza a originalidade dos manuscritos submetidos, sua importância para os (as) pesquisadores (as) da área de Educação, o rigor teórico-metodológico, a qualidade e a relevância das evidências que apoiam o argumento desenvolvido pelos/as autores/as.

Como prática de valorização da Ciência Aberta, a Educação em Revista adota uma série de práticas, a saber: a política de acesso aberto, a adoção do código de boas práticas e a divulgação do artigo nas redes sociais. O processo tem início com a submissão de manuscritos que estejam previamente depositados no servidor de preprint da Scielo, disponível em https://preprints.scielo.org/ ou em outros repositórios online abertos, como, por exemplo:

https://data.scielo.org/

https://zenodo.org/

https://figshare.com/

https://osf.io/

Os manuscritos submetidos em Educação em Revista e que estejam previamente depositados no servidor preprint da SciELO ou em outro repositório devidamente informado pelo (a) autor (a) serão avaliados pela Comissão Editorial, que verifica a sua pertinência ao escopo da revista e à respectiva seção proposta, e os submete ao programa de verificação de plágio e autoplágio denominado  Check For Plagiarism.

Política de adesão e promoção da ética na comunicação científica

Educação em Revista possui compromisso com a observância das boas práticas de ética na gestão dos manuscritos, que envolve editores, pareceristas e autores. Os autores devem adotar como referência em seus manuscritos o “Guia Scielo de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica” e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações-COPE), o Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto-DOAJ), a Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto-OASPA) e a World Association of Medical Editors (Associação Mundial de Editores Médicos-WAME).

No que diz respeito à verificação de plágio e autoplágio pelo software, todos os artigos que ultrapassarem 25% de plágio, incluindo a autocitação, serão analisados pela comissão editorial, que solicitará posicionamento dos autores, caso necessário. A equipe editorial emitirá parecer final em relação à questão.

A publicação de artigo que traz resultados de pesquisa envolvendo seres humanos e realizadas no Brasil deve ser amparada por aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); e a Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais). Caso a pesquisa não tenha sido apreciada e aprovada em CEP, a mesma deverá estar de acordo com os parâmetros éticos adotados pela Educação em Revista. Manuscritos de autores (as) estrangeiros (as) devem seguir as normas éticas do seu país de origem. Estas informações devem ser mencionadas no corpo do manuscrito, na seção relativa à metodologia ou no final do artigo, após as referências.

A falsificação ou fabricação de resultados será considerada má conduta grave. Caso haja dúvidas quanto aos resultados da pesquisa apresentada no manuscrito, poderá ser solicitado os dados comprobatórios da metodologia de pesquisa.

Educação em Revista recebe as comunicações de suspeita sobre má conduta em manuscritos publicados por meio do seu e-mail institucional: revista@fae.ufmg.br. Para a análise da má conduta são utilizados os diagramas de fluxo do Comitê de Ética na Publicação (COPE). Caso seja necessária a retratação, Educação em Revista segue o Guia de Retratação Scielo. O manuscrito permanece na base de dados na condição de retratado.

De acordo com as novas práticas de Ciência Aberta, deverá ser submetido, anexo ao manuscrito, o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, que será consultado em todas as etapas de validação e avaliação da submissão. Nesse formulário, os (as) autores (as) são solicitados a informar: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares.

Manuscritos com mais de um autor devem apresentar a contribuição específica de cada um no processo de escrita. A revista atua em consonância com a CRedit (Contributor Roles Taxonomy) que é mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI). O CRediT considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuição: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira versão, Revisão e Edição -, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. Cada autor(a) deverá apresentar, no formulário específico, qual(is) a(s)sua(s) contribuição(ões) na escrita do manuscrito.

Não será aceita inclusão posterior de autores/as após a submissão do manuscrito.

Processo de avaliação do manuscrito

Os manuscritos submetidos que estiverem de acordo com as normas editoriais passarão inicialmente pelo desk review e por uma avaliação de um dos Editores-Chefes, que verificará a qualidade do manuscrito e as contribuições do mesmo para o periódico. Uma vez aprovado, o artigo será encaminhado para um dos (as) editores (as) adjuntos (as) responsável (is) pelo encaminhamento do manuscrito aos avaliadores.

Os(as) avaliadores(as) devem possuir o título de doutor(a) e deverão estar vinculados a uma instituição científica nacional ou internacional. Os nomes dos(as) pareceristas inicialmente permanecerá em sigilo.  Se houver consentimento para abertura do processo de avaliação pelos (as) autores (as) e pelos (as) avaliadores (as), a identidade de ambos será revelada. A revista encaminhará declaração de parecerista para os colaboradores e publicará anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

Todos os manuscritos são avaliados por pelo menos dois pareceristas. O parecer deverá considerar os critérios de avaliação do periódico que prevê análise da relevância do tema, da consistência teórico-metodológica, da clareza e do atendimento às normas editoriais do periódico. Caso haja divergências quanto à avaliação, os editores submeterão o manuscrito a um terceiro parecerista a fim de subsidiar a decisão final. Os (as) avaliadores (as) podem aprovar a publicação do manuscrito, sugerir modificações ou recusar a publicação do manuscrito. Os (as) autores (as) são informados sobre todo o processo de avaliação.

Os manuscritos que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista são devolvidos aos autores(as). Encontram-se nesse grupo textos que não abordem uma problemática central da área educacional; não apresentem contribuições relevantes para a análise da temática abordada. No caso específico de artigos, serão rejeitados, também, os manuscritos que: sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; sejam relatos de experiência; não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as suas análises e conclusões.

No caso de revisão obrigatória, os (as) autores (as) possuem o prazo de quinze (15) dias, a partir do envio da decisão editorial para realizar as modificações solicitadas. A nova versão do manuscrito deverá ser redigida com as alterações em destaque na cor vermelha e os (as) autores (as) deverão enviar em arquivo separado uma carta resposta ao (a) editor (a) responsável pelo acompanhamento do processo de avaliação, explicitando como as alterações solicitadas foram atendidas ou, quando necessário, justificativa para os casos não atendidos. Após o envio da versão do manuscrito revisada, o (a) editor (a) responsável pela condução do processo de avaliação verifica a nova versão e delibera sobre a decisão final. Se o manuscrito for aprovado seguirá para o processo de normatização, revisão e diagramação. À Comissão Editorial da Educação em Revista é reservado o direito à decisão final sobre a publicação, mediante a avaliação do manuscrito reformulado. Durante o processo editorial, casos de má conduta estão sujeitos à análise e julgamento pela Comissão Editorial, com base nas orientações de boas práticas. Quando necessário, o Conselho Editorial poderá ser consultado pelos editores, cabendo a decisão final à Comissão Editorial. A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado que tiver sido submetido a avaliação por pares aberta. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons.

Os (as) autores (as), desde que atenda (m) as condições editoriais, serão convidados (as) a avaliar manuscritos do periódico, independente do resultado do processo de avaliação de sua submissão. O período entre a submissão e a publicação é de, em média, seis meses, dependendo do número de manuscritos em avaliação e da disponibilidade de pareceristas Ad hoc.

A Educação em Revista reafirma o seu compromisso com a transparência nos processos de publicação e fará controle para evitar endogenia. Coerente com esse princípio o percentual máximo, por ano, de autores da UFMG será de no máximo 15%. A Comissão Editorial reserva-se o direito de postergar a publicação de artigos de autores da UFMG, visando manter o princípio da diversidade regional e institucional nas suas publicações.

A Comissão Editorial pode vir a publicar artigo produzido a convite, com o intuito de contribuir com algum debate mais premente da área. Esse artigo será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.

Política de Abertura de Avaliação

O periódico Educação em Revista adota dois tipos de avaliação por pares:

1. Avaliação por pares simples-cega: nesse tipo de avaliação os avaliadores sabem quem são os autores, mas os autores não sabem quem são os avaliadores.

2. Avaliação por pares aberta: nesse tipo de avaliação autores e avaliadores conhecem a identidade um do outro.

O formato padrão adotado pelo periódico é a avaliação simples-cega. Os editores-chefes e editores adjuntos com base nos princípios da Ciência Aberta, adoção de preprints e, tomando como referência as informações enviadas pelos autores no Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, convidarão autores e avaliadores para abertura do processo de avaliação, que se concretizará mediante aprovação de ambos.

Política de Dados Abertos

A Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com esses princípios, a Educação em Revista passou a adotar uma série de práticas, como a política de acesso aberto, o código de boas práticas e o uso das redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Em artigos com múltipla autoria é requerida a indicação do papel de cada um dos autores. Além disso, incentiva-se o compartilhamento dos dados de análise, instrumentos, roteiros e materiais disponibilizados em repositórios on-line, como: SciELO, Zenodo, Figshare e OSF, e o link deve ser divulgado no trabalho. Os autores devem optar por formatos de arquivos a partir dos quais os dados possam ser extraídos, objetivando maximizar a acessibilidade e a reutilização do conjunto de dados. Caso não possam ser publicados, essa informação deve ser indicada no manuscrito.

 

 

Normas Editoriais para submissão - Geral

 

Ao iniciar o processo de submissão do manuscrito, os(as) autores(as) devem verificar a sua conformidade aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas, serão devolvidas.

1. O manuscrito deve ser dirigido para uma das seções: Artigo, Resenha, Palavra Aberta, Entrevista ou Dossiê. Deve ser submetido exclusivamente na formatação do template disponível no link e enviado pelo sistema online

2. Exige-se, para a submissão, que pelo menos um(a) dos(as) autores(as) tenha o título de doutor.

3. Não serão aceitas propostas submetidas simultaneamente a outro periódico nacional ou internacional.

4. Será observado o intervalo de um ano e meio entre a publicação de um texto escrito por um autor e o início de um novo processo de submissão pelo mesmo.

5. O manuscrito deverá seguir as normas recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou da American Psychological Association (APA).

6. Em todos os casos, o título deve ter, no máximo, 15 palavras, devendo ser apresentado em Português, Inglês e Espanhol.

7. Apenas para submissão de Artigo e Palavra-aberta: Apresentar resumo contendo entre 150 e 250 palavras em Português, Inglês e Espanhol, seguido de, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, que também devem estar nos três idiomas. Os resumos em língua estrangeira devem estar elaborados em consonância com as respectivas normas gramaticais. Traduções automáticas não serão consideradas.

8. Para cada seção, o manuscrito deverá conter:

Artigo:  entre 6.000 e 12.500 palavras;

Resenha:  entre 1.500 e 3.000 palavras;

Resenha avaliativa:  entre 3.000 e 5.000 palavras;

Palavra aberta:  entre 3.000 e 5.000 palavras;

Entrevista:  entre 3.000 e 5.000 palavras.

9. Todos(as) os(as) autores (as) do manuscrito devem ser nomeados(as) e vinculados(as) ao artigo exclusivamente no campo indicado no sistema de submissão, sendo obrigatório informar ORCID, bem como resumo da biografia, endereço postal, telefone e filiação institucional, conforme padrão da Educação em Revista, ainda que o sistema de submissão não apresente o sinal de obrigatoriedade. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/user/profile

10. As ilustrações, tabelas, gráficos e quadros devem ser inseridos no texto em formato editável. Devem ser acompanhados de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima do material. Devem seguir as normas do IBGE. Exemplo: Tabela 1 – Matrícula por regiões. A fonte de sua origem deve ser inserida na parte inferior.

11. As tabelas são organizadas em linhas e colunas, análogas aos eixos cartesianos, definindo células, onde são expostos os dados. Usualmente, são utilizadas para apresentar valores numéricos. Evitar tabelas longas que se estendam por mais de uma página. Uma tabela deve ser um elemento simples e compreensível para o leitor. O seu intuito é facilitar a exposição e comparação de informações. Evitar o uso de expressões como: “figura abaixo”, ou “tabela acima”, por exemplo. Empregar sempre a numeração correspondente do elemento referenciado: Figura 1, Tabela 1.

12. As figuras (fotos, desenhos, gravuras, imagens e mapas) devem ter resolução mínima de 300 dpi e formato JPG ou PNG, incorporadas ao manuscrito. Todas as ilustrações devem ter a autorização do autor no caso de serem de terceiros. Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

13. Trabalhos publicados em anais de conferências não são aceitos, exceto se o manuscrito for modificado para oferecer uma proporção significativa de elementos sem precedentes que justifiquem uma nova publicação. É obrigatória a informação de publicação de versão preliminar em eventos, com a indicação do link do artigo no campo “comentários para o editor” do sistema de submissão, caso se aplique.

14. A publicação de artigo que traz resultados de pesquisa envolvendo seres humanos e realizadas no Brasil deve ser amparada por aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Artigos de autores(as) estrangeiros(as) devem seguir as normas éticas do seu país de origem.

15. É desejável que os (as) autores (as) façam a indicação de avaliadores (as) e seus respectivos endereços eletrônicos.

16. Conceitos e opiniões expressas no manuscrito, assim como a exatidão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do (s) autor (es).

17. Em caso de aprovação, o manuscrito deverá ser submetido à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, cuja responsabilidade será exclusivamente do(s) autor(es). A Revista poderá indicar profissionais cadastrados(as) que realizam o trabalho, caso necessário. Casos excepcionais serão avaliados pela Comissão Editorial.

18. A versão final, revisada, deverá ser enviada na formatação do template, com as informações completas dos (as) autores (as), vínculo institucional e financiamento.

Normas Editoriais para submissão de dossiês

1. As propostas de dossiê temático poderão ser apresentadas por iniciativa da comissão editorial, que deverá lançar edital específico contendo as normas para sua elaboração, ou podem ser apresentadas por iniciativa da comunidade acadêmica, de acordo com as normas abaixo especificadas.

2. As propostas de dossiê deverão ser encaminhadas por e-mail (revista@fae.ufmg.br) à Comissão Editorial que tem o papel de analisá-las de acordo com o escopo e política da revista e emitirá um parecer em até dois meses.

3. As propostas de dossiê devem conter as seguintes informações:

  • Título.
  • Nome e currículo resumido do(s) organizador(es).
  • Ementa e breve justificativa sobre o tema proposto.
  • Estrutura do dossiê, contendo:

*Lista com títulos e resumos dos artigos que comporão o dossiê. Os resumos deverão conter: apresentação do problema, procedimentos de pesquisa, principais resultados e principais referências.

*Nome e currículo resumido dos autores dos artigos que comporão o dossiê.

4. Não serão aceitas propostas cujos temas já tenham sido publicados em outros dossiês da revista nos últimos cinco anos, salvo justificativa teórica ou de outra natureza, a ser avaliada pela Comissão Editorial.

5. A proposta deve conter no mínimo 6 e no máximo 8 artigos de pesquisadores(as) vinculados(as) a diferentes instituições nacionais e internacionais. Pelo menos 2 desses artigos devem necessariamente ser de autores(as) estrangeiros(as).

6. Não serão aceitas propostas de Dossiê com mais de um autor(a) e/ou organizador(a) da mesma instituição.

7. A proposta deve se adequar à política editorial de Educação em Revista, especialmente em relação à sua contribuição para o avanço do conhecimento no campo educacional.

8. Deve haver clareza, coerência e organicidade dos artigos em relação à proposta como unidade temática.

9. Caso a proposta seja aprovada, os autores deverão formatar os artigos no template disponível no link e submetê-los por meio do sistema de submissão da revista, indicando a Sessão – Dossiê – para publicação (http://submission.scielo.br/index.php/edur/login), de acordo com os prazos definidos pela Comissão Editorial.

10. O dossiê deve ser composto somente por artigos.

11. Os artigos que compõem o dossiê deverão cumprir as mesmas normas editoriais previstas para a submissão via demanda contínua.

12. Os artigos submetidos serão avaliados pela Comissão Editorial segundo as mesmas regras e procedimentos adotados pela revista para os artigos de demanda contínua.

13. A Comissão Editorial poderá solicitar alterações e/ou exclusões de artigos do dossiê.

14. Os organizadores deverão acompanhar a produção editorial do dossiê durante todas as etapas, atuando como intermediários entre os editores e os autores dos artigos para resolver questões relacionadas à revisão sugerida pelos pareceres externos, à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, à sua edição e outras demandas que porventura surgirem relacionadas à produção do dossiê.

15. Os organizadores deverão manter o sigilo durante todo o processo de avaliação pelos pares, conforme regras de avaliação simples cega, bem como assegurar o cumprimento dos prazos durante o processo de avaliação e de editoração.

16. Os organizadores ficarão encarregados de preparar um texto de apresentação do dossiê, que comporá o editorial do número.

17. Os organizadores deverão produzir um pequeno texto de divulgação para redes sociais sobre o dossiê.

18. Os organizadores e os autores não serão remunerados pela revista.

Declaração de Direitos Autorais 

Os (as) autores (as) de manuscrito publicado no periódico Educação em Revista detêm os direitos autorais da publicação. A responsabilidade pelo conteúdo dos manuscritos é exclusiva dos (das) autores (as). Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob a licença  CC-BY na versão 4.0, disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original. Desse modo, os (as) autores (as) detêm o direito autoral sobre o manuscrito publicado e a Educação em Revista fica com o direito de primeira publicação.

Envio de manuscritos

O artigo deverá ser submetido através do portal da revista no endereço: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/about/submissions, após o cadastro completo e criação de login e senha, mediante a concordância dos termos constantes do formulário eletrônico de submissão. Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

Conflito de interesses

A Educação em Revista está comprometida com as boas práticas de publicação, em conformidade com as normas de integridade da pesquisa referendadas na comunidade científica. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Todos os (as) autores (as) e revisores (as) devem relatar, por escrito, para os (as) editores (as) qualquer conflito de interesse relacionado com a pesquisa ou o manuscrito. Ao submeter o manuscrito, os (as) autores (as) são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos de qualquer natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, os (as) autores (as) devem informá-lo no template e também no campo correspondente do sistema durante o processo de submissão.

Os (as) avaliadores (as) ad hoc devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Caso identificado conflito de interesse da parte dos (das) avaliadores (as), a Comissão Editorial encaminhará o manuscrito a outro (outra) avaliador (a) ad hoc. Por sua vez, os (as) editores (as) que porventura apresentem algum conflito de interesse com um manuscrito particular submetido ao periódico não devem tomar quaisquer decisões editoriais ou serem envolvidos no referido processo editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Preservação de Artigos

A política de preservação de arquivos digitais da revista Educação em Revista pressupõe a disponibilização dos artigos novos e de números anteriores no formato pdf e em outros formatos, quando possível, nas bases de indexadores das quais faz parte, como SciELO, Redalyc e Portal Educ@.

Além disso, todos os textos publicados são autoarquivados no Portal Periódicos da UFMG, disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista, que possui sistema de backup institucional, bem como backup local, com vistas à máxima preservação de dados.

Artigos

Manuscrito inédito que apresente: 1) resultados de pesquisa empírica ou teórica, 2) revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área. Deve ter entre 6.000 e 12.500 palavras.

Fazer uma nova submissão para a seção Artigos.

Palavra Aberta

Artigo de opinião sobre temas atuais de repercussão na área educacional. Deve ter entre 3.000 e 5.000 palavras.

Fazer uma nova submissão para a seção Palavra Aberta.

Resenha

Manuscrito que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas nos três últimos anos. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

Fazer uma nova submissão para a seção Resenha.

Resenha Avaliativa

Os (as) pareceristas que participarem do processo de avaliação por pares aberta serão convidados a publicar o parecer. Esta seção inclui resenhas avaliativas originadas de avaliação por pares aberta. Deve ter entre 3.000 e 5.000 palavras.

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Entrevista

Entrevista inédita que apresente contribuições relevantes para o campo educacional. Deve ter entre 3.000 e 5.000 palavras.

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Dossiê temático:

Reunião de artigos inéditos sobre uma mesma temática. Organizado por meio de chamada pública, deverá conter apresentação elaborada por um coordenador, que articule a diversidade de olhares sobre o tema.

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