Acessibilidade / Reportar erro

Uma análise longitudinal do Ideb em municípios de médio porte do estado de São Paulo * * Ao Banco Santander, no âmbito do programa Santander Universidades, pelo apoio financeiro para o trabalho da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), Ribeirão Preto.

A longitudinal analysis of Ideb in medium-sized cities in the State of São Paulo

Un análisis longitudinal del Ideb en municipios de tamaño medio del estado de São Paulo

Resumo

Esse trabalho faz uma análise longitudinal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, de 49 municípios de médio porte, do Estado de São Paulo, entre os anos de 2007 e 2019. Nessa análise foram levados em conta o desempenho médio ao longo desses anos, a taxa de crescimento médio de uma edição do Ideb para outra e o cumprimento de metas para cada edição. A técnica estatística multivariada de análise de componentes principais (ACP) foi empregada para analisar a matriz original dos dados de 49 municípios por sete edições do cálculo do Ideb. Foi possível estabelecer os municípios que mais se destacaram, de acordo com os três aspectos avaliados. Além disso, dois resultados nos chamaram a atenção: a importância do ano de 2013, em relação aos demais, para explicar a variância dos dados originais e a existência de um platô de 2017 a 2019 no Ideb, verificado para os 49 municípios.

IDEB; Ensino Fundamental; Análises Estatísticas; Cidades de Médio Porte

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br