Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 29, Issue: 111, Published: 2021
  • Ainda tempos estranhos EDITORIAL

    Nogueira, Sonia Martins de Almeida
  • Avaliação de desempenho docente: culpar, punir ou desenvolver profissionalmente? ARTIGO

    Jardilino, José Rubens Lima; Sampaio, Ana Maria Mendes; Oliveri, Andressa Maris Rezende

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esse artigo tem por objetivo discutir a ADD – Avaliação de Desempenho Docente, sob a perspectiva do DPD – Desenvolvimento Profissional Docente, mediante dados levantados em pesquisa realizada junto ao Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Ouro Preto. As análises apresentadas são resultados de grupos focais, realizados com 27 professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Mariana – MG. Os resultados apontam que a ADD, quando alicerçada na valência formativa com fins de desenvolvimento profissional, configura-se como uma importante política, no contexto educacional. Entretanto, por vezes, a mesma vem sendo restrita a veículo de domínio e de controle do sistema sobre as carreiras dos professores. Realidade que desperdiça a promoção de mudanças nas práticas pedagógicas e no contexto socioeducativo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir Evaluación del Desempeño Docente (ADD), desde la perspectiva del Desarrollo Profesional Docente (DPD), a partir de datos recolectados en una investigación realizada con el Grupo de Investigación de Formación y Profesión Docente, del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Distrito Federal de Ouro Preto. Los análisis presentados son resultado de grupos focales, realizados con 27 docentes del sistema de escuelas públicas municipales de la ciudad de Mariana - MG. Los resultados muestran que la evaluación del desempeño docente, cuando se basa en la valencia formativa para fines de desarrollo profesional, se configura como una política importante en el contexto educativo. Sin embargo, a veces, se ha restringido al vehículo de dominio y control del sistema sobre las carreras de los docentes. Realidad que desperdicia la promoción de cambios en las prácticas pedagógicas y en el contexto socioeducativo.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to discuss the Teacher Performance Evaluation, from the perspective of the Teacher Professional Development, based on data collected in research carried out by the Research Group for Teacher Education and Teaching Profession, of the Graduate Program in Education in the Federal University of Ouro Preto. The analysis presented are the results of focus groups, carried out with 27 teachers from the municipal public-school system in the city of Mariana - MG. The results show that Teacher Performance Evaluation becomes an important training policy when focused on teacher professional development. However, this has been restricted to the vehicle of dominance and control of the system over teachers’ careers, a fact that wastes the promotion of changes in pedagogical practices in the socio-educational context.
  • Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha* ARTIGO

    Moreira, Jani Alves da Silva; Souza, Ângelo Ricardo de; Díaz, José María Hernández

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo é resultado de uma pesquisa exploratória e documental, que teve como objetos as políticas educacionais, a gestão e o financiamento dos Centros Concertados de Educação Infantil e Educação Primária na Espanha. Investigam-se os aspectos históricos e políticos quanto à estrutura e à organização da política educativa, a partir do processo de descentralização, naquele país, bem como o papel do Conselho Escolar na formulação da política educacional espanhola. Ademais, o artigo busca compreender os aspectos relacionados com a manutenção do ensino nos Centros Concertados de Educação Infantil e de Educação Primária, a fim de apreender os pressupostos orçamentários. O resultado evidenciou a necessidade de manutenção da participação coletiva para a construção de políticas educacionais mais equitativas e não segregatórias na Espanha.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo es resultado de una búsqueda exploratoria y documental que tuvo como enfoque las políticas educacionales, la administración y el financiamiento a los Centros de Educación Infantil y Primaria Concertados en España, en la cual se investigó los aspectos historiales y políticos cuanto a la estructura y organización de la política educativa a partir del proceso de descentralización en el país. Se priorizó el análisis del papel del Consejo Escolar a la formación de la política educacional y española y los aspectos relacionados a la manutención de las enseñanzas en los Centros de Educación Infantil y Primaria Concertados, a fin de aprender los presupuestos en el periodo de 2016-2017. Se presenta los aportes y las implicaciones a los Centros Concertados en la cual el resultado evidencia la necesidad de la manutención de la participación colectiva a la construcción de políticas educacionales más equitativas y no segregantes en España.

    Abstract in English:

    Abstract The abstract is a result of a exploratory and desk research that has a subject the educational policies, the management and the financing for the Childhood and Primary Education Concerted Centers, which was investigated the historical and political aspects as structure and the political organizational starting by the process of decentralization in the country. It was prioritized the analysis of the role of the School Board for the formulation of the Spanish educational politic and the aspects related to the maintenance of the Childhood and Primary Education Concerted Centers, with the need of learning the assumption budget in the period of 2016-2017. It was presented about the investments and the implication of the collective participation for the construction of educational politics more fair and non-segregate in Spain.
  • Digital Lifelong Learning and Higher Education: multicultural strengths and challenges in pandemic times ARTICLE

    Ivenicki, Ana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo objetiva discutir a aprendizagem digital para a Educação ao longo da vida em nível universitário no Brasil, tomado como estudo de caso. Apresenta conceitos de aprendizagem digital em abordagens multiculturais dentro de paradigmas ao longo da vida. Em seguida, contextualiza políticas educacionais na área, focalizando, particularmente, o papel da Universidade Aberta no Brasil. Por fim, discute a aprendizagem digital no contexto do início da pandemia da COVID-19 no Brasil. Analisa desafios que podem comprometer um potencial multicultural nas políticas educacionais, principalmente, com foco nas diretrizes políticas do governo, discutindo respostas de associações universitárias e de uma universidade pública. Conclui, apresentando possíveis caminhos para reflexões e contribuições futuras na área.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo tiene como objetivo discutir el aprendizaje digital para el aprendizaje permanente a nivel universitario en Brasil, tomado como un estudio de caso. Presenta conceptos de aprendizaje digital en enfoques multiculturales dentro de paradigmas de Educación permanente. Luego realiza una mirada en las políticas educativas brasileñas en esa área, centrándose particularmente sobre el papel de la Universidade Aberta (Universidad Abierta) en Brasil. Por último, analiza el aprendizaje digital en el contexto del inicio de la pandemia de COVID-19 en Brasil en 2020. Trata de medir los impedimentos y los desafíos que pueden poner en peligro un potencial multicultural en las políticas educativas, en particular centrándose en las directivas políticas del gobierno, así como en respuestas de asociaciones universitarias y de una universidad pública. Concluye, presentando posibles caminos para reflexiones y contribuciones en el área.

    Abstract in English:

    Abstract The paper aims to discuss digital learning for lifelong learning at the university level in Brazil, taken as a case study. It is structured in the following way. It presents concepts of digital learning in multicultural approaches within lifelong paradigms. It then presents a cursory look at Brazilian educational policies in that area, particularly focusing on the role of the Universidade Aberta (Open University) in Brazil. Lastly, it discusses digital learning in the context of the onset of the COVID-19 pandemics in Brazil. It tries to gauge the impediments and the challenges that may jeopardise a multicultural potential in educational policies, particularly focusing on government political directives as well as responses from university associations and from a public university. It concludes, by presenting possible ways ahead for reflections and contributions in the area.
  • Los nuevos servicios locales de Educación Pública de Chile: desafíos del proceso de implementación inicial* ARTIGO

    Donoso-Díaz, Sebastián

    Abstract in Portuguese:

    Resumo É analisado o processo de instalação de novos sistemas de Ensino Público Municipal, visando o fortalecimento do setor, após ter experimentado uma significativa deterioração nas últimas quatro décadas. O processo se dá em um cenário internacional voltado na direção oposta: privilegiar a privatização do setor. Para a compreensão do fenômeno, explicam-se as trajetórias históricas do país nas últimas décadas, as características do sistema municipal de Ensino e o complexo andamento da implantação de novos serviços locais sob a ótica dos ciclos políticos atuais. São expostas as influências técnicas da lei, a simultaneidade de tarefas e as tensões políticas geradas por uma regulação baseada nos direitos sociais implementada por um governo com mais interesse na questão privada, em um cenário de incertezas que busca especificar e reduzir.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Se analiza el proceso de instalación de los nuevos sistemas locales de Educación pública escolar, dirigido al fortalecimiento del sector, tras experimentar un importante deterioro en las últimas cuatro décadas. El proceso se desarrolla en un escenario internacional orientado en sentido contrario: privilegiar la privatización del sector. Para comprender el fenómeno se explicitan desde la perspectiva de los ciclos políticos, los trayectos históricos del país en las últimas décadas, las características del sistema municipal de Educación y el complejo avance de la implementación de los nuevos servicios locales en la actualidad. Se exponen las influencias técnicas de la ley, la simultaneidad de tareas y las tensiones políticas que genera una normativa basada en derechos sociales implementada por un gobierno con más interés en lo privado, en un escenario de incertezas que se busca precisar y reducir.

    Abstract in English:

    Abstract The process of installing the new local public school Education systems is analyzed; this process aimed at strengthening the sector, after experiencing a significant deterioration in the last four decades. The process takes place in an international scenario oriented in the opposite direction: favoring the privatization of the sector. In order to understand the phenomenon, the historical trajectories of the country in recent decades, the characteristics of the municipal Education system and the complex progress of the implementation of new local services today are made explicit from the perspective of political cycles. The technical influences of the law, the simultaneity of tasks and the political tensions generated by a regulation based on social rights implemented by a government with more interest in the private, are exposed, in a scenario of uncertainty that is sought to be specified and reduced.
  • Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial * ARTIGO

    Castioni, Remi; Melo, Adriana Almeida Sales de; Nascimento, Paulo Meyer; Ramos, Daniela Lima

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Discute-se a paralisação das atividades de Ensino nas universidades federais brasileiras quando da eclosão da pandemia da Covid-19 e em que medida a falta de acesso à internet interditaria a retomada dessas atividades de forma remota. Abordam-se estratégias político-educacionais de enfrentamento à pandemia confluentes às recomendações da OMS. Analisam-se as respostas imediatas das universidades quando as atividades presenciais precisaram ser suspensas. Apresentam-se dados da Pnad-Contínua, do IBGE, que dimensionam o tamanho do problema de acesso à internet entre estudantes da Educação Superior. Dado que 98% estão conectados, urge viabilizar internet e letramento digital aos 2% sem acesso. Não transparecem, todavia, justificativas consistentes para prolongar a interrupção das atividades de Ensino-aprendizagem. O Ensino remoto emergencial surge como caminho imediato em meio à pandemia, mas são as metodologias de Ensino híbrido que tendem a se consolidar no mundo pós-pandemia – o que, cedo ou tarde, exigirá das universidades federais brasileiras novas atitudes e estratégias.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La interrupción de las actividades docentes en las universidades federales brasileñas se discute en el momento del estallido de la pandemia Covid-19 y hasta qué punto la falta de acceso a internet prohibiría la reanudación de estas actividades de forma remota. Se discuten estrategias políticas y educativas para hacer frente a la pandemia, de acuerdo con las recomendaciones de la OMS. Se analizan las respuestas inmediatas de las universidades cuando es necesario suspender las actividades presenciales. Se presentan datos de Pnad-Contínua, del IBGE, que miden el tamaño del problema de acceso a internet entre los estudiantes de Educación Superior. Dado que el 98% está conectado, existe una necesidad urgente de habilitar internet y la alfabetización digital al 2% sin acceso. Sin embargo, no existen justificaciones consistentes para prolongar la interrupción de las actividades de Enseñanza y aprendizaje. La Educación remota de emergencia surge como un camino inmediato en medio de la pandemia, pero son las metodologías de Enseñanza híbridas las que tienden a consolidarse en el mundo pospandémico, lo que, tarde o temprano, requerirá nuevas actitudes y estrategias de las universidades federales brasileñas.

    Abstract in English:

    Abstract This article discusses the interruption of Teaching and learning activities at Brazilian federal universities at the time the Covid-19 pandemic broke out, as well as the extent to which the lack of access to the internet would prohibit remote resumption of those activities. Political-educational strategies for tackling the pandemic that are in line with WHO recommendations are addressed. Then the universities’ immediate responses to the necessary suspension of face-to-face activities are discussed. Finally, official data are reported measuring the size of the problem of internet access among higher education students. Given that 98% are connected, there is an urgent need to enable internet and digital literacy for 2% without access. However, there are no consistent justifications for prolonging the interruption of Teaching and learning activities. Emergency remote Education emerges as an immediate path in the midst of the pandemic, but it is blended learning methodologies that tend to consolidate in the post-pandemic world – which, sooner or later, will require new attitudes and strategies from Brazilian federal universities.
  • Inserção Social: em busca de sentidos e de indicadores para a avaliação da pós-graduação na área da Educação ARTIGO

    Ferraço, Carlos Eduardo; Farias, Isabel Maria Sabino de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo problematiza o tema inserção social no processo avaliativo da pós-graduação stricto sensu em Educação no Brasil. Parte do exame da Ficha de Avaliação do quadriênio 2013-2016 para evidenciar como o quesito a inserção social está ali objetivado, análise cruzada com os debates decorrentes do I e II Seminários “O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira” promovidos pela Anped (2017 e 2018) e com dados de levantamento realizado na Plataforma Sucupira em 168 programas da área da Educação, no relatório anual de 2016, encaminhado pelos PPGE à Capes, das ações identificadas em suas práticas como objetivantes desse item. O que deve ser considerado neste quesito ainda é objeto de pouco consenso, agenda que se complexifica com as mudanças no Sistema de Avaliação da Capes, que propõe avaliá-lo a partir do seu impacto.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo discute el tema de la inclusión social en el proceso de evaluación del Programa de Posgrado en Educación Stricto Sensu en Brasil. Parte del examen del Formulario de Evaluación para el cuatrienio 2013-2016 para mostrar cómo se plantea la cuestión de la inserción social, análisis cruzado con los debates surgidos en el 1º y 2º Seminarios “El Sistema de Evaluación de los Posgrados Brasileños” promovido por ANPED ( 2017 y 2018) y con datos de la encuesta realizada en la Plataforma Sucupira en 168 programas del campo de la Educación, en el informe anual de 2016, enviado por los PPGE a Capes, de las acciones identificadas en sus prácticas como puntuales de este ítem. Lo que se debe considerar al respecto sigue siendo tema de poco consenso, una agenda que se vuelve más compleja con los cambios en el Sistema de Evaluación de Capes, que propone evaluarlo en función de su impacto.

    Abstract in English:

    Abstract The article problematizes the theme social insertion in the evaluative process of Stricto Sensu post-graduation in Education in Brazil. From the examination of the Assessment Form of the quadrennium 2013-2016, it shows how the social insertion question is there objectified, triangulated analysis with the debates arising from the I and II Seminars “The Brazilian Postgraduate Evaluation System” promoted by ANPED (2017 and 2018) and with data obtained from the Sucupira Platform in 168 education programs, in the 2016 annual report sent by the PPGEs to Capes, of the actions identified in their practices as concretizers of this item. What should be considered in this regard is still the subject of little consensus, an agenda that becomes more complex with changes in the Capes Evaluation System, which proposes to evaluate it based on its impact.
  • Processos de invisibilização na avaliação em larga escala ARTIGO

    Welter, Cristiane Backes; Werle, Flávia Obino Corrêa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Resultados das avaliações em larga escala da Educação Básica são divulgados intensamente na mídia. Há, entretanto, desconhecimento quanto a temas como metodologia dessas avaliações, critérios de cálculo, de agregação dos resultados dos dados, dentre outros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por essa avaliação, emite muitas notas técnicas, portarias, notas informativas, pareceres que formatam e estabelecem normas para a mesma. Este artigo analisa regulamentações do Inep referentes a processos de avaliação em larga escala da Educação Básica. Destacamos trechos de documentos que normatizam tais avaliações, concluindo que muitos estudantes são por ela invisibilizados, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e de desenvolvimento da Educação Básica brasileira.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Los resultados de las evaluaciones a gran escala de la Educación Básica se difunden ampliamente en los medios de comunicación. Sin embargo, existe un desconocimiento sobre temas como la metodología de estas evaluaciones, criterios de cálculo, de agregación de resultados de datos, entre otros. El Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (Inep), responsable de esta evaluación, emite numerosas notas técnicas, ordenanzas, notas informativas, dictámenes que la formatean y establecen normas para la misma. Este artículo analiza la normativa del Inep sobre procesos de evaluación a gran escala de la Educación Básica. Destacamos extractos de documentos que estandarizan dichas evaluaciones, concluyendo que muchos estudiantes se vuelven invisibles por ello, lo que permite cuestionar los indicadores alcanzados y difundidos relacionados con el nivel de calidad y desarrollo de la Educación Básica brasileña.

    Abstract in English:

    Abstract The results of the large-scale evaluations of Basic Education are disseminated intensively in the media. However, there is lack of knowledge regarding topics such as the methodology of these evaluations, criteria for calculation and aggregation of these data, among others. National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), which is responsible for this evaluation, issues a large amount of technical notes, administrative rulings, informative notes, expert opinions (reports) which format and establish standards for it. This article analyzes Inep regulations referring to large-scale evaluation processes of basic education. We highlight the documents that regulate these evaluations, concluding that many students are rendered invisible in the evaluation process, which allows questioning the indicators attained and divulged regarding the level of quality and development of Brazilian basic education.
  • Exploring the principles of English assessment instruments ARTICLE

    Larenas, Claudio Díaz; Díaz, Alan Jara; Orellana, Yesenia Rosales; Villalón, María José Sanhueza

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Os instrumentos que os professores de línguas utilizam para avaliar a aprendizagem dos alunos raramente são estudados e são uma fonte significativa de informações sobre como a aprendizagem e o ensino são concebidos. O objetivo da pesquisa é analisar 205 instrumentos de avaliação fornecidos por professores de inglês. Este é um estudo de caso exploratório, onde os princípios de avaliação da linguagem analisados foram Autenticidade, Validade, Equidade, Confiabilidade e Praticidade. Estes 205 instrumentos de avaliação foram analisados através da utilização de uma rubrica analítica, que considerou os princípios da avaliação linguística como critérios. Por meio das diferentes análises foi possível concluir que a avaliação tradicional é favorecida sobre a avaliação autêntica e quatro agrupamentos diferentes revelam que os princípios de avaliação da linguagem manifestam-se em diferentes graus em cada tipo de instrumento. Curiosamente, embora a aprendizagem de línguas seja principalmente sobre como as pessoas tentam se comunicar com outras, os professores ainda estão enfatizando a avaliação do conhecimento de gramática e vocabulário em vez de ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de comunicação em língua estrangeira por meio de técnicas e procedimentos autênticos de avaliação, autoavaliação e coavaliação.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Los instrumentos que el profesorado de idiomas emplea para evaluar el aprendizaje son raramente estudiados, y ellos constituyen una fuente significativa de input sobre la forma como se concibe el aprendizaje y la Enseñanza. El propósito de la investigación es analizar 205 instrumentos de evaluación proporcionados por profesores de inglés. Este es un estudio de casos exploratorio, en el cual los principios de evaluación del idioma analizados fueron Autenticidad, Validez, Equidad, Confiabilidad y Practicabilidad. Estos 205 instrumentos de evaluación fueron analizados mediante el uso de una rúbrica analítica, la cual consideró los principios de evaluación del idioma como criterios. Mediante los diferentes análisis presentados en este estudio, es posible concluir que la evaluación tradicional es preferida sobre la evaluación auténtica; además, cuatro diferentes grupos revelan que los principios de evaluación del idioma se manifiestan en diferentes grados en cada tipo de instrumento de evaluación. Interesantemente, aunque el aprendizaje de la lengua consiste principalmente en cómo las personas se comunican con otros, el profesorado aún enfatiza la evaluación de la gramática y el vocabulario en vez de ayudar al estudiantado a desarrollar la habilidad de comunicación en una lengua extranjera mediante técnicas y procedimientos de evaluación auténtica, auto-evaluación y co-evaluación.

    Abstract in English:

    Abstract The instruments language teachers employ to assess student learning are rarely studied and they constitute a significant source of input of how learning and teaching are conceived. The aim of this research is to analyze 205 assessment instruments created by English teachers. This is an exploratory case study, in which the assessment principles of Authenticity, Validity, Fairness, Reliability and Practicality were analyzed within the context of the assessment instruments. The 205 assessment instruments were analyzed by using an analytic rubric, which considered the language assessment principles as criteria. Through the different analyses, it is possible to conclude that traditional assessment was favoured over authentic assessment and four different clusters reveal that language assessment principles manifest in different degrees in each type of instrument. Interestingly, although language learning is mainly about how people try to communicate with others, teachers are still stressing the assessment of grammar and vocabulary knowledge instead of helping students develop the skill of foreign language communication through key authentic assessment, self-assessment and peer-assessment techniques and procedures.
  • Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos ARTIGO

    Reibnitz, Cecília de Sousa; Melo, Ana Carolina Staub de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) atinge apenas uma pequena parcela de sua demanda, sendo que um dos importantes fatores que leva o público a não frequentar as classes escolares é a inadequação de metodologias e de conhecimentos às suas realidades e objetivos. Na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC), desenvolve-se uma forma de trabalho escolar diferente, que procura atender a essa necessidade: a pesquisa como princípio educativo. O objetivo deste artigo é analisar essa metodologia, adotada pela rede desde 2001, perpassando seu desenvolvimento, seus referenciais teóricos e algumas reflexões sobre a prática escolar cotidiana. Além da pesquisa teórica, o artigo utiliza-se de relatos de experiência de sala de aula e da análise de textos produzidos por alguns estudantes no ano de 2018, procurando demonstrar algumas potencialidades e limites da prática. Assim, acredita-se que, a partir do aprofundamento dessa metodologia, é possível analisar melhor algumas demandas e questões pertinentes à EJA no país.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos alcanza solo una pequeña porción de su demanda, siendo que uno de los factores que lleva al público a no asistir a las clases escolares es la inadecuación de metodologías y conocimientos a sus realidades y objetivos. En la Red Municipal de Educación de la ciudad de Florianópolis (SC), se desarrolla una forma distinta de trabajo escolar, que busca atender esta necesidad, se llama investigación como principio educativo. El objetivo de este artículo es analizar esta metodología adoptada por la red desde 2001, pasando por su desarrollo, sus referentes teóricos y algunas reflexiones sobre la práctica escolar cotidiana. Además de la investigación teórica, el artículo utiliza informes de la experiencia del aula y el análisis de textos producidos por algunos estudiantes en 2018, buscando demostrar algunas potencialidades y límites de la práctica. Así, se cree que, a partir de la profundización de esta metodología, es posible analizar mejor algunas demandas y cuestiones pertinentes a EJA en el país.

    Abstract in English:

    Abstract The Youth and Adult Education reaches only a small portion of its demand, and one of the main issues that leads the public to not attend school classes is the inadequacy of methodologies and knowledge to their realities and objectives. In the Municipal Education of the city Florianópolis (SC), a different form of school work has been developed, which seeks to meet this need, called research as an educational principle. The goal of this article is to analyze this methodology, which has been adopted since 2001, going through its development, its theoretical references and some reflections on the school’s daily practice. Aside from the theoretical research, this article uses reports of classroom experience and analysis of texts produced by some students in 2018, seeking to demonstrate some of the potential and limits of this practice. Therefore, it is believed that, from the further development of this methodology, it is possible to better analyze some demands and issues pertinent to Youth and Adult Education in Brazil.
  • Tensiones epistemológicas en la implementación de la Educación Intercultural Bilingüe * ARTÍCULO

    Arias-Ortega, Katerin; Quintriqueo, Segundo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo procura investigar as tensões epistemológicas existentes entre o professor mentor e o educador tradicional (sábio Mapuche), na implementação da Educação Intercultural Bilíngue (EIB) em três escolas de La Araucanía, Chile. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através da aplicação de semientrevistas direcionadas aos professores orientadores e aos educadores tradicionais encarregados da implementação do EIB. Os principais resultados mostram que existe uma relação educacional colonial entre o professor mentor e o educador tradicional, o que limita a implementação do EIB. Essas tensões estão associadas às práticas de memorização, assimetria e hegemonia do conhecimento da escola eurocêntrica ocidental sobre o Ensino da língua e da cultura mapuche.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo busca indagar las tensiones epistemológicas existentes entre el profesor mentor y el educador tradicional (sabio mapuche), en la implementación de la Educación Intercultural Bilingüe (EIB) en tres escuelas de La Araucanía, Chile. La metodología utilizada es la investigación cualitativa, a través de la aplicación de entrevistas semi-dirigidas a profesores mentores y educadores tradicionales encargados de implementar la EIB. Los principales resultados dan cuenta de que existe una relación educativa de carácter colonial del profesor mentor hacia el educador tradicional, lo que limita la implementación de la EIB. Estas tensiones están asociados a prácticas de minorización, asimetría y hegemonía del conocimiento escolar de raíz eurocéntrico occidental sobre la Enseñanza de la lengua y la cultura mapuche.

    Abstract in English:

    Abstract The article seeks to investigate the existing epistemological tensions between the mentor teacher and traditional educator (Mapuche sage), in the implementation of Bilingual Intercultural Education (EIB) in three schools in La Araucanía, Chile. The methodology used is qualitative research, through the application of semi-interviews directed to mentor teachers and traditional educators in charge of implementing the IBE. The main results show that there is a colonial educational relationship between the mentor teacher and the traditional educator, which limits the implementation of IBE. These tensions are associated with practices of minorization, asymmetry and hegemony of Western Eurocentric rooted school knowledge on the Teaching of the Mapuche language and culture.
  • Resilience to dealing with COVID-19: university perspective in a low-income health Brazilian region ARTICLE

    Godoi, Bruno Bastos; Santos, Delba Fonseca

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pandemia da COVID-19 destaca a necessidade de reconstruir sistemas de saúde resilientes com maior acesso a serviços de saúde de qualidade. A capacidade de reação para alterar a demanda é crucial. A resiliência é relevante porque todos os países têm comunidades vulneráveis. Poder-se-ia aprofundar o argumento, usando como exemplo a resiliência particularmente presente na agenda de reuniões da Organização Mundial da Saúde. Mais necessário do que nunca, é fazer um balanço das lições aprendidas. As partes interessadas precisam trabalhar juntas para acelerar o progresso em direção ao acesso universal a informações essenciais de saúde por meio da flexibilidade. Em relação aos grandes desafios societais, que têm uma dimensão local, as universidades têm um papel fundamental a desempenhar na criação de conhecimento de produtos e serviços inovadores. A necessidade de dados oportunos, precisos e confiáveis sobre o Vale do Jequitinhonha no sistema de saúde é indiscutivelmente vencida por uma infraestrutura de vigilância e de relatórios em tempo real, orientada por tecnologia, para responder de maneira eficaz a emergências de saúde pública. A resiliência do sistema de saúde é um dos focos na estrutura da região de baixa renda e é uma estratégia universitária indispensável para gerenciar os riscos à saúde de idosos e de pacientes com doenças crônicas. A COVID-19 pode causar perturbações nos sistemas de saúde. Interrupções na infraestrutura de serviços de saúde podem resultar em perda de vidas, impacto econômico negativo e danos às comunidades. Ações focadas incluem o investimento na Atenção Primária à Saúde (APS), que abrange cuidados básicos de saúde preventivos, promotores e curativos para melhorar o estado de saúde das pessoas, reduzindo as taxas de morbimortalidade. Dado o papel fundamental de tais informações para a saúde, a universidade localizada em uma região de saúde de baixa renda tem um papel fundamental. As reflexões e os fragmentos de evidência mostrados durante este ensaio podem servir de marco para as políticas de saúde na realidade pós-pandêmica e na atuação da universidade na população.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La pandemia de COVID-19 enfatiza la necesidad de reconstruir sistemas de salud resilientes con un mayor acceso a servicios de salud de calidad. La capacidad de reacción ante la demanda cambiante es crucial. La resiliencia es relevante porque todos los países tienen comunidades vulnerables. Se podría impulsar aún más el argumento, utilizando como ejemplo la resistencia particularmente presente en la agenda de las reuniones de la Organización Mundial de la Salud. Más importante que nunca es hacer un balance de las lecciones aprendidas. Las partes interesadas deben trabajar juntas para acelerar el progreso hacia el acceso universal a la información de salud esencial a través de la resiliencia. Con respecto a los principales desafíos sociales, que tienen una dimensión local, las universidades tienen un papel clave a desempeñar en la creación de conocimiento de productos y servicios innovadores. La necesidad de datos oportunos, precisos y confiables sobre el Vale do Jequitinhonha en el sistema de salud es indudablemente atrasada por una infraestructura de vigilancia e informes en tiempo real, impulsada por la tecnología, para responder de manera efectiva a las emergencias de salud pública. La resiliencia del sistema de salud es uno de los enfoques en el marco de una región de bajos ingresos y es una estrategia universitaria indispensable para gestionar los riesgos de salud de los adultos mayores y los pacientes con enfermedades crónicas. El COVID-19 puede causar interrupción en los sistemas de salud. Las interrupciones en la infraestructura de los servicios de salud pueden provocar la pérdida de vidas, un impacto económico negativo y daños a las comunidades. Las acciones enfocadas incluyen la inversión en Atención Primaria de Salud (APS) que abarca cuidados básicos de salud de prevención, promoción y curación para mejorar el estado de salud de las personas al reducir las tasas de morbilidad y mortalidad. Dado el papel clave de dicha información para la salud, la universidad ubicada en una región de salud de bajos ingresos tiene un papel fundamental. Las reflexiones y fragmentos de evidencia mostrados durante este ensayo pueden servir como marco para las políticas de salud en la realidad pospandémica y la actuación universitaria en la población.

    Abstract in English:

    Abstract The COVID-19 pandemic draws into focus the need to rebuild resilient health systems with increased access to quality health services. Reaction ability to changing demand is crucial. Resilience is relevant because all countries have vulnerable communities. One could push the argument further, using as an example the resilience particularly present on the agenda of meetings of the World Health Organization. More critical than ever, it is to take stock of the lessons learned. The stakeholders need to work together to accelerate progress towards universal access to essential health information through resilience. Regarding major societal challenges, which have a local dimension, universities have a key role to play in the knowledge creation of innovative products and services. The need for timely, accurate, and reliable data about the Vale do Jequitinhonha in the health system is unarguably overdue for a real-time, technology-driven, surveillance and reporting infrastructure to respond effectively to public health emergencies. Health system resilience is one of the focuses in low-income region framework and it is an indispensable university strategy for managing the health risks of older adults, and chronic disease patients. COVID-19 can cause disruption in health systems. Disruptions to health service infrastructure can result in loss of life, negative economic impact, and harm to communities. Focused actions include investing in Primary Health Care (PHC) and this encompasses basic preventive, promotive, and curative health cares for enhancing the health status of the people by reducing morbidity and mortality rates. Given the key role of such information for health, the university located in a low-income health region has a fundamental role. The reflections and shreds of evidence showed during this essay can serve as a framework for health policies in post-pandemic reality and university acting in the population.
  • Training and life trajectories of social educators in the Centros Pop of the Metropolitan Area of Vitória/ES ARTIGO

    Silva, Samuel Coelho da; Berto, Rosianny Campos; Romera, Liana Abrão

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo investiga trajetórias de vida e formação de educadores sociais que atuam no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) do Estado do Espírito Santo. Objetiva produzir reflexões sobre suas experiências formativas na relação com as proposições de Paulo Freire sobre a Educação Social e com as prescrições para sua formação no contexto atual. Analisa narrativas de trajetórias pessoais e formativas de seis educadores sociais que atuam em três unidades do Centro Pop situadas em diferentes municípios da Região Metropolitana de Vitória/ES. Considera que a atuação dos educadores sociais se baseia mais nas experiências de vida e de formação restrita do que na relação com uma preparação específica, politicamente engajada, que subsidie um trabalho qualitativo com pessoas em situação de rua atendidas nas unidades do Centro Pop.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo investiga las trayectorias de vida y la capacitación de educadores sociales que trabajan en el Centro de Referencia Especializado para la Población en Situación de Calle (Centro Pop) del Estado de Espírito Santo. Su objetivo es producir reflexiones sobre sus experiencias formativas en relación con las propuestas de Paulo Freire sobre Educación Social y con las prescripciones para su formación en el contexto actual. Analiza narrativas de trayectorias personales y formativas de seis educadores sociales que trabajan en tres unidades del Centro Pop ubicados en diferentes municipios de la Región Metropolitana de Vitória/ES. Considera que el trabajo de los educadores sociales se basa más en las experiencias de la vida y de capacitación restringida que en la relación con una preparación específica y comprometida políticamente, que respalde un trabajo cualitativo con las personas en situación de calle atendidas en las unidades del Centro Pop.

    Abstract in English:

    Abstract This study investigates life trajectories and educational paths of social educators who work at the Special Reference Center for Homeless People (Centro Pop) in the State of Espírito Santo, Brazil. Based on the narratives of six social educators who work in three units of Centro Pop, that are located in different cities of the Metropolitan Area of Vitória/ES, it aims to reflect upon their formative experiences regarding Paulo Freire’s thoughts on Social Education, as well as on the guidelines that inform their training in current contexts. It concludes that the performance of those social educators remains mostly based on life experiences and restricted training, rather than on a specific, politically engaged preparation that enables a quality work with homeless people attended in the units of Centro Pop.
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