Barros et al. (2001)BARROS, Ricardo Paes de et al. Determinantes do desempenho educacional no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico , Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 1-42, 2001.
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Investigaram os determinantes do desempenho educacional brasileiro. A análise foi focalizada em um universo de indivíduos entre 11 e 25 anos de idade, restrito às áreas urbanas localizadas nas regiões Nordeste e Sudeste, em 1996. |
Como resultado, tem-se que os melhores desempenhos educacionais dos discentes estão associados às melhores condições socioeconômicas familiares. Outro resultado é que os discentes localizados na região Sudeste apresentam melhores desempenhos. |
Soares e Sátyro (2008)SOARES, Sergei; SÁTYRO, Natália. O impacto de infra-estrutura escolar na taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras de ensino fundamental: 1998 a 2005. Brasília, DF: IPEA, 2008. Texto para discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
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Investigaram os efeitos da infraestrutura no desempenho escolar dos estudantes em escolas do Ensino Fundamental no período de 1998 a 2005. |
Os insumos escolares, evidenciados pelo porte da infraestrutura escolar, mostraram-se relevantes para o atingimento dos melhores resultados educacionais. |
Lee (2008)LEE, Valerie. Utilização e modelos hierárquicos lineares para estudar contextos sociais. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Ed.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 273-298.
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Investigou o contexto escolar – constituído pelo compartilhamento das características dos alunos matriculados em cada escola –, comparando alunos de escolas católicas, particulares e públicas do Ensino Médio. |
Como resultado, verificou-se que alunos matriculados em escolas de grande porte tendem a ter menores desempenhos do que alunos de escolas de menor ou de moderado porte. |
Padilha et al. (2012)PADILHA, Frederica et al. As regularidades e exceções no desempenho do Ideb dos municípios. Estudos em Avaliação Educacional , São Paulo, v. 23, n. 51, p. 58-81, 2012.
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Exploraram relações entre a qualidade do ensino público no Fundamental II, a partir do IDEB 2009, e características dos municípios. |
O principal resultado está relacionado a diferenças de desempenho, sendo o Sudeste e o Sul superiores às demais regiões. |
Alves (2013)ALVES, Fátima. Políticas educacionais e desempenho escolar nas capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa , São Paulo, v. 38, n. 134, p. 413-440, 2013.
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Investigou a associação das políticas públicas e o desempenho educacional de escolas das capitais brasileiras a partir dos dados relativos aos rendimentos obtidos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) nos anos de 1999, 2001 e 2003. |
Controlado por fatores relacionados ao nível socioeconômico dos alunos e pela composição social das redes de ensino, notou-se expressiva associação entre a variável nível socioeconômico médio e o aumento do desempenho dos alunos. |
Alves e Soares (2013)ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, jan./mar. 2013.
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Analisaram a relação entre o IDEB e o contexto escolar, considerando, para tanto, o perfil de seus alunos e as características do estabelecimento de ensino. |
Os resultados mostram que as escolas que atendem alunos de menor nível socioeconômico têm piores resultados. Outro resultado está relacionado ao impacto da complexidade da escola, que indica que os resultados das escolas mais complexas – ou seja, dos estabelecimentos maiores e que atendem a mais níveis e modalidades de ensino – têm maiores dificuldades de atingir um IDEB mais alto. |
Adeodato, Santos Filho e Rodrigues (2014) |
Avaliaram a qualidade da educação secundária privada no Brasil, a partir das bases do ENEM e do Censo Escolar de 2011. |
Os resultados apontam como principais fatores que influenciam a boa qualidade das escolas os aspectos econômico-financeiros e, indiretamente, a localização da escola. |