Acessibilidade / Reportar erro

MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA

MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE

MOVILIZANDO LOS CONOCIMIENTOS DOCENTES: HACIA LA COMPRENSIÓN DE LOS PROCESOS BIOLÓGICOS EN UNA PERSPECTIVA SISTÉMICO-COMPLEJA

RESUMO:

Esta pesquisa emergiu do grupo de pesquisa de Formação de Professores, sob a perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. O objetivo foi descrever a mobilização dos Saberes Docentes nos processos cognitivos durante o MoMuP-PE, valorizando a triangulação dos dados e a reelaboração conceitual numa perspectiva sistêmico-complexa. O material para análise emergiu da tese de Brayner-Lopes, cujo foco foi o Esquema Conceitual Individual e as entrevistas. Foi analisado o processo de mobilização dos Saberes Docentes no intuito de traçar um paralelo de desenvolvimento cognitivo durante todo o MoMuP-PE. Os resultados descritos reforçam a concepção da importância em desenvolver pesquisas de forma cooperativa, possibilitando a ampliação de propostas alinhadas com diferentes formas de perceber a Biologia e a prática docente.

Palavras-chave:
Saberes Docentes; Perspectiva sistêmico complexa; Esquemas Conceituais

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br