Acessibilidade / Reportar erro

O USO DE NARRATIVAS NAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

EL USO DE LAS NARRATIVAS EN LAS INVESTIGACIONES EN LA FORMACIÓN DOCENTE EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS Y MATEMÁTICAS

THE USE OF NARRATIVES IN TEACHING EDUCATION RESEARCH IN SCIENCE AND MATHEMATICS

RESUMO:

Neste trabalho, analisa-se aspectos teóricos e metodológicos presentes nas pesquisas narrativas na/sobre Formação docente em Educação em Ciências e Matemática, no período de 2007 a 2018. Para tal, uma pesquisa de revisão da literatura foi realizada nas bases eletrônicas de onze revistas, onde foram encontrados 54 artigos que abordavam a temática, e após filtragem selecionou-se 29, os quais foram classificados em relação aos tipos de instrumentos e técnicas na coleta de dados e tratamento analítico. Assim, pôde-se perceber que o uso das narrativas se diferencia por narrativa como método ou estratégia investigativa e por dois tipos de tratamento de dados narrativos, podendo ser paradigmático ou narrativo. Nota-se a urgência das pesquisas narrativas terem maior clareza e fundamentação teórico-metodológico ao desenvolvê-las.

Palavras-Chave:
Pesquisa Narrativa; Formação docente; Educação em Ciências e Matemática

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br