Accessibility / Report Error

A IMAGEM EM ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 1998-2007 NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

IMAGE FROM THE VIEW OF PUBLISHED ARTICLES IN EDUCATION IN SCIENCE FIELD FROM 1998-2007

Resumos

Neste trabalho, procedemos à análise de um conjunto represen tativo dos artigos sobre imagens no campo da educação em ciências, publicado no período entre 1998 e 2007, com o objetivo de obter pistas sobre o status do corpo de conhecimentos sobre o tema construído até o momento. Utilizando as categorias: papel da imagem; natureza da ima gem, suporte e mídia; abordagem; campo de estudos de referência; natu reza do estudo; cenário dos estudos empíricos; instrumentos de coleta de dados e tipo de análise de dados, verificamos uma predominância dos campos de estudos da semiótica e da cognição, dos trabalhos empíricos sobre os teóricos e, ainda, uma preferência em abordar a imagem como objeto central de estudo e os aspectos de sua produção.

Imagem; educação em ciências; pesquisa


This work analyses a set of representative articles about images in Science Education field, published from 1998 through 2007, with the aim of getting clues as to the status of the body of knowledge of the theme built so far. Using categories such as: image role; image nature; support and media; approach; reference studies scenery; empirical data collecting tools and kind of data analysis, we have noticed a predom inance of the fields of semiotic and cognition, of the empiric works of the theorists and yet, a preference in approaching the image as the central study object and the aspects of its production.

Image; science education; investigation


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ABRAPEC. Associação Brasileira de Pesquisa e Educação em Ciências. Disponível em <http://www.fae.ufmg.br/abrapec>. Acesso em: 03 fev. 2009.
  • AGUILAR, S.; MATURANO, C. e NÚNEZ, G. Utilización de imágenes para la detección de concepciones alternativas: um estudio exploratório com estudiantes universitários. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 3, p. 691-713, 2007. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen6/ART12_Vol6_N3.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2008.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen6/ART12_Vol6_N3.pdf
  • BAKHTIN, Mikhail M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.
  • BARROS, José D'Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
  • CANDAU, V. M. (org.). A didática em questão. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
  • CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. In: Unid. 8, Cap. 1. São Paulo: Ática, 2000. Disponível em: <http://br.geocities.com/mcrost02/index.htm>. Acesso em: 31 jan. 2009.
    » http://br.geocities.com/mcrost02/index.htm
  • CHIBENI, S.S. Epistemologia: noções introdutórias. Disponível em: <http://www.unicamp.br/~chibeni/texdid/epistemologia.htm>. Acesso em: 15 fev. 2009.
    » http://www.unicamp.br/~chibeni/texdid/epistemologia.htm
  • CHINCARO, A.; FREITAS, C. e MARTINS, I. Tipos e funções de imagens em livros didáticos de Ciências. In: Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2, 1999. São Paulo: ENCI. Atas do II Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, 1999. 1 CD-ROM.
  • CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educ. Pesqui., v. 30, n. 3, set-dez, 2004, p. 549-566.
  • COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B.; LIMA, M. C. A. B.; et al. O desenho como estratégia peda gógica no ensino de ciências: o caso da biossegurança. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 1, 2006. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen5/ART10_Vol5_N1.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2008.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen5/ART10_Vol5_N1.pdf
  • {s.a.}Diretrizes curriculares da área de Comunicação e suas habilitações. <Disponível em: http://www.enecos.org.br/docs/diretrizes.doc>. Acesso em: 15 fev. 2009.
    » http://www.enecos.org.br/docs/diretrizes.doc
  • DUBOIS, Philippe. A linha geral (as máquinas de imagens). Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, 1999, p. 65-85.
  • GOLDSMITH, E. The analysis of illustration in theory and practice. In: Willows, D. M.; Houghton, H. A. (eds.). The psychology of illustration: II Instructional Texts. New York: Springer Verlag, 1987, p. 53-85.
  • HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. 410p.
  • JIMÉNEZ, J. D. e PERALES, F. J. Aplicación del análisis secuencial al estudio del texto escrito e ilustraciones de los libros de física y química de la ESO. Revista Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 1, 2001.
  • JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996- (Coleção Ofício de Arte e Forma).
  • KEARSEY, J.; TURNER, S. How useful are the figures in school biology textbooks? Journal of Biological Education, v. 33 (2), 1999, p. 87-94.
  • KRESS, G.; OGBORN, J.; MARTINS, I. A. Satellite View of Language: some lessons from science classrooms. Language Awareness, v. 7, n. 2/3, 1998, p. 69-89.
  • KRESS, G. e VAN LEEUWEN, T.Reading images: the Grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
  • LEMKE, J. Multiplying meaning: visual and verbal semiotics in scientific texts. In: MARTIN, J. R. e VEEL, R. (eds.). Reading Science. London: Routledge, 1998.
  • MACEDO, E. A imagem da ciência: folheando um livro didático. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 86, abr. 2004, p. 103-129.
  • MARTINS, I. O papel das representações visuais no ensino e na aprendizagem de ciências. In: Encontro de Pesquisa e Educação em Ciências, 1, 1997. Águas de Lindoia: ENCI. Atas do I Encontro de Pesquisa e Educação em Ciências. Águas de Lindoia, 1997, p. 294-299.
  • MARTINS, I. Visual imagery in school science texts. In: Graesser, A.; Otero, J. e De Leon, J. A. (eds.). The Psychology of Scientific Text Comprehension. Hillsale, N. J.: Larence Erlbaum Associate Publishers, 2001.
  • MARTINS, Isabel; GOUVEA, Guaracira; PICCININI, Cláudia. Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, Campinas, v. 57, n. 4, 2005, p. 38-40.
  • MATTOS, C. L. G. A abordagem etnográfica na investigação científica. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 16 jul-dez 2001. Disponível em: <http://www.ines.gov.br/paginas/revista/REVISTAS.htm>. Acesso em 21 mai. 2009.
    » http://www.ines.gov.br/paginas/revista/REVISTAS.htm
  • MOREIRA, A. F B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
  • NEVES, Dulce Amélia. Ciência da informação e cognição humana: uma abordagem do processa mento da informação. Ciência da Informação. Brasília, v. 35, n. 1, jan-abr, 2006, p. 39-44.
  • SANTAELLA, L. O que é semiótica. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
  • SANTAELLA, L. e NOTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Ilumiruas, 2008.
  • SILVA, P. G. P. e CAVASSAN, O. A influência da imagem estrangeira para o estudo da botânica no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 1, jan/abr. 2005.
  • {s.a.} Sociedade Científica de Estudos da Arte, 2008. Disponível em <http://www.cesa.art.br/>. Acesso em: 15 fev. 2009.
    » http://www.cesa.art.br/
  • 1
    "Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação." <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/>
  • 2
    De acordo com Martine Joly (1996) a semiologia da imagem surgiu em meados do século XX apegada essencialmente ao estudo das mensagens visuais. Nesse sentido, a imagem tornou-se portanto sinônimo de "representação visual" (p. 37).
  • 3
    Lucia Helena Pralon de Souza - Doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) E-mail: luciapralon2@yahoo.com.br
  • 4
    Sheila Cristina Ribeiro Rego - Doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Docente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). E-mail: scrrego@ig.com.br
  • 5
    Guaracira Gouvêa - Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: guaracirag@uol.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2010

Histórico

  • Recebido
    23 Jun 2009
  • Aceito
    05 Fev 2010
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br