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OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS

GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS

Resumos

O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais.

Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso


The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems.

Educational Goals; Science Education; Discourse Analysis


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    O autor se refere explicitamente aos literatos como aqueles que detêm a cultura humanística, podendo-se, no entanto, incluir filósofos, artistas etc. nesse mesmo bloco. Ao falar da cultura científica busca seus exemplos nas Ciências da Natureza, nos deixando em dúvida em que lado coloca as Ciências Sociais.
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    Flavia Rezende, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade, Católica do Rio de Janeiro, (PUC-RJ). Professora Associada do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: flaviarezende@uol.com.br
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    Gloria Queiroz, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade, Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Titular do Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Instituto de Física Armando Dias Tavares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: gloria@uerj.br
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    Gleice Ferraz, Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: gleiceferraz@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2011

Histórico

  • Recebido
    21 Jul 2009
  • Aceito
    12 Maio 2010
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