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ARTIGO-PARECER - INSTALAÇÕES CIENTÍFICAS EM TERRITÓRIOS DE POVOS TRADICIONAIS: RECEITAS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

ARTÍCULO DICTAMEN - INSTALACIONES CIENTÍFICAS EN TERRITORIOS DE PUEBLOS TRADICIONALES: RECETAS PARA LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA

ARTICLE-OPINION - SCIENTIFIC BUILDINGS IN TERRITORIES OF TRADITIONAL PEOPLES: RECIPES FOR SCIENCE EDUCATION

RESUMO:

Este texto dialoga, complementa e traz forma prática para a educação científica com o artigo de Alan Alves-Brito e Kaleb Alho (2022) chamado Educação para as relações étnico-raciais: um ensaio sobre alteridades subalternizadas nas ciências físicas. A forma pela qual o faço, busca implementar princípios e ações decoloniais na investigação e no ensino de ciências. Imaginação, prática, experiência e docência são elementos articulados para propor uma receita de sala de aula constitutiva de epistemes contra hegemônicas. Tal proposta contém abordagem CTSA, metodologia dos três momentos pedagógicos e estratégia didática do debate simulado. Com tal reflexão, fruto de um esforço de quebra de duplo cego a partir de um artigo original, espero dar forma às possibilidades de trabalho com conflitos territoriais e étnico-raciais que têm na construção de instalações científicos em territórios de povos tradicionais o seu elemento problematizador.

Palavras-chave:
Conflitos étnico-raciais; Instalações científicas; Educação científica

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