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Estresse e desempenho nas matérias básicas: variáveis relevantes

Stress and performance in basic academic disciplines: relevant variables

Resumos

Fornece uma perspectiva geral das principais variáveis presentes na relação desempenho em aprendizagem e ambientes estressores na e fora da escola. A experiência de estresse em relação ao desempenho acadêmico é influenciada por vários fatores contextuais e pessoais. É possível reduzir o estresse negativo usando estratégias para enfrentar as variáveis estressantes. É relevante desenvolver programas de prevenção de estresse nos atores escolares.

estresse acadêmico; desempenho acadêmico; variáveis estressantes


Provides a general account of the main variables presented in the relation of learning performance and stressful enviroments in and out of school. The experience of stress in relation to academic performance is influenced by a number of contextual and personal factors. It's possible to reduce negative stress using strategies of coping with stressful variables. It is relevant to develop programs to prevent stress in the schools setting.

academic stress; academic performance; stressful variables


ARTIGO

Estresse e desempenho nas matérias básicas: variáveis relevantes* * Trabalho apresentado em mesa-redonda do I Simpósio sobre estresse e suas implicações. PUC-Campinas, 1996.

Stress and performance in basic academic disciplines: relevant variables

Geraldina Porto Witter1 1 Professora doutora na Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Departamento de Pós-Graduação em Psicologia Rua Waldemar Cesar da Silveira, 105, Swift CEP 13045-270 Campinas, SP.

RESUMO

Fornece uma perspectiva geral das principais variáveis presentes na relação desempenho em aprendizagem e ambientes estressores na e fora da escola. A experiência de estresse em relação ao desempenho acadêmico é influenciada por vários fatores contextuais e pessoais. É possível reduzir o estresse negativo usando estratégias para enfrentar as variáveis estressantes. É relevante desenvolver programas de prevenção de estresse nos atores escolares.

Palavras-chave: estresse acadêmico; desempenho acadêmico; variáveis estressantes.

ABSTRACT

Provides a general account of the main variables presented in the relation of learning performance and stressful enviroments in and out of school. The experience of stress in relation to academic performance is influenced by a number of contextual and personal factors. It's possible to reduce negative stress using strategies of coping with stressful variables. It is relevant to develop programs to prevent stress in the schools setting.

Keywords: academic stress; academic performance; stressful variables.

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  • Endereço para correspondência:
    Departamento de Pós-Graduação em Psicologia
    Rua Waldemar Cesar da Silveira, 105, Swift
    CEP 13045-270
    Campinas, SP.
  • *
    Trabalho apresentado em mesa-redonda do I Simpósio sobre estresse e suas implicações. PUC-Campinas, 1996.
  • 1
    Professora doutora na Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Ago 1997
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