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“Da minha sala pra sua”: teorizando o fenômeno das lives em mídias sociais1 1 Este texto foi colocado originalmente na plataforma preprint do Scielo, com DOI <https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.960>.

“From my living room to yours”: Theorizing the live streaming phenomenon in social media

Resumo

Nos últimos anos, as mais populares plataformas de mídias sociais incorporaram a possibilidade de seus usuários criarem, compartilharem e assistirem vídeos ao vivo. Nas chamadas lives, músicos, políticos, influenciadores e pessoas comuns fazem transmissões com variados níveis de improviso e flutuantes esforços de produção, frequentemente a partir do espaço íntimo de seus ambientes domésticos. Este artigo objetiva posicionar criticamente a emergência das lives no contexto da cultura da conectividade, e propor notas teóricas para a compreensão desse fenômeno que ganhou nova visibilidade graças ao isolamento social. São identificados tipos considerados exemplares — aqui denominados lives musicais, conversacionais, instrutivas, de pronunciamento e de companhia. Além disso, são apontados como aspectos centrais às lives o imediatismo, a aparente autenticidade — resultante da relativa imprevisibilidade, mas também de esforços em criar impressões de espontaneidade, familiaridade, intimidade e transparência – e a sensação de experiência compartilhada.

Palavras-chave
ao vivo; streaming ; conectividade; mídias sociais; plataforma; distanciamento social

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