Acessibilidade / Reportar erro

Automação e agência humana na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo1 1 Este texto foi produzido no âmbito da pesquisa "Reconfiguração dos circuitos comunicacionais na Linha 4 do metrô de São Paulo", que realizo com apoio do CNPq.

Automation and human agency in the line 4 of São Paulo subway

Resumo:

Consideramos o metrô como um conjunto de circuitos comunicacionaisem que circulam mensagens e pessoas. Os circuitos comunicacionais de um metrô compõem uma superfície de interfaces onde se conjugam constantemente o trabalho da máquina e a agência humana. Examinamos neste trabalho alguns aspectos da experiência de automação integral da condução na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Com a introdução dos novos automatismos, a presença humana é deslocada e redistribuída, e, ainda, no caso do piloto humano, suprimida, ensejando um novo regime de interfaces. Com base nos dados etnográficos, analisamos a recepção social dessas transformações e exploramos as imbricações entre o técnico e o humano na efetivação desse projeto no contexto das viagens de metrô.

Palavras-chave:
processos comunicativos; inovação tecnológica; automação; metrô (São Paulo); etnografia

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com