Acessibilidade / Reportar erro

OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

LOS TEMAS DE LAEVOLUCIÓN Y DEL PROGRESO EN LOS DISCURSOS DE LA PSICOLOGÍA EDUCACIONAL Y DE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN.

THE THEMES OF EVOLUTION AND PROGRESS IN THE DISCOURSES OF THE EDUCATIONAL PSYCHOLOGY AND THE HISTORY OF EDUCATION.

LES THÈMES DE L’ÉVOLUTION ET DU PROGRÈS DANS LES DISCOURS DE LAPSYCHOLOGIE ÉDUCATIVE ET LA HISTOIRE DE L’ÉDUCATION

Resumo

O artigo consiste em uma análise de um conjunto de manuais de psicologia educacional e história da educação destinados à formação docente, cujo objetivo é identificar as aproximações e os distanciamentos entre essas disciplinas no que se refere à presença dos temas da evolução e do progresso. A análise incide sobre manuais publicados no Brasil entre 1934 e 1972 e inspira-se nos escritos de Foucault sobre a análise do discurso. Nos manuais dessas disciplinas, observou-se a recorrência da associação entre o desenvolvimento da criança e do progresso social, frequentemente descritos à luz da teoria da recapitulação. Essa teoria não foi, contudo, objeto de consenso, mas constituiu foco de controvérsia, representando um aspecto do debate entre educadores escolanovistas e católicos no período considerado.

Palavras-chave:
evolucionismo; progresso; psicologia educacional; manuais de ensino; formação docente

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com