Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educação1 1 Este trabalho vincula-se a um projeto interinstitucional financiado pelo CNPq.

Expertise on the problems related to school performance: a study of psychology textbooks and the Journal of Education

Conocimientos especializados sobre los problemas de rendimiento escolar: un estudio de manuales de psicología y de la Revista de Educação

Connaissances spécialisées sur les problèmes de performance à l'école: une étude des manuels de psychologie et de la Revue de l'Éducation

Neste trabalho efetua-se uma caracterização dos discursos da pedagogia e da psicologia sobre os problemas de rendimento escolar. A análise incide sobre o período de estruturação do sistema público de ensino e de difusão dos princípios da Escola Nova. São analisados artigos da Revista de Educação, também denominada Educação e Escola Nova, e manuais de psicologia educacional destinados à formação docente, publicados nas décadas de 1930 e 1940. A análise baseia-se em textos de Michel Foucault e Dominique Maingueneau sobre o discurso. O exame dos enunciados da psicologia e da educação indica que a melhoria do rendimento escolar era relacionada à possibilidade de produzir conhecimentos científicos sobre o aluno e controlar, rigorosamente, a organização do trabalho escolar, em especial as atividades docentes.

rendimento escolar; trabalho docente; revistas pedagógicas; manuais de ensino


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com