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A invisibilidade dos problemas de percurso dos alunos: dos registros escolares à fabricação das estatísticas educacionais oficiais (Minas Gerais, 1907-1917) 1 1 Este trabalho vincula-se ao projeto interinstitucionalRepetência e evasão na escola brasileira (1890-1930), financiado pelo CNPq.

The invisibility of the problems of the students' paths: from schools registers to the manufacturing of official educational statistics (Minas Gerais, 1907-1917)

La invisibilidad de los problemas en la trayectoria de los estudiantes: de los registros escolares a la fabricación de las estadísticas educativas oficiales (Minas Gerais, 1907-1917)

L'invisibilité sur les problèmes dans le parcours des étudiants:d'aprés les dossiers scolaires jusqu'à la fabrication des statistiques de l'enseignement (Minas Gerais, 1907-1917)

Este artigo objetiva apreender as formas de fabricação dos registros escolares elaborados por um grupo escolar e pela administração pública do governo de Minas Gerais. A análise foi construída acompanhando a trajetória dos modos de produção dos dados desde a documentação escolar até a divulgação nos registros oficiais: relatórios e a revista Vida Escolar. Os registros das publicações oficiais entre 1907 a 1917 pautavam-se em categorias recorrentes como matrícula, frequência, aprovações e conclusões de curso. Os dados do Grupo Escolar Paula Rocha, Sabará/MG, apresentam detalhamentos que revelam aspectos positivos e problemas da escola, como evasão e repetência. Inversamente, os dados oficiais reelaboram estes registros e produzem uma imagem da escolarização como um processo ascendente após a Reforma de 1906.

estatísticas oficiais; grupos escolares; registros escolares


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