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Educação Popular e Saúde nos processos formativos: desafios e perspectivas* * O presente manuscrito é resultado de um ensaio crítico e reflexivo. Não houve coleta de dados e tampouco foram abordados seres humanos, razão pela qual a pesquisa não foi apreciada por Comitê de Ética em Pesquisa.

Educación Popular y Salud en los procesos formativos: desafíos y perspectivas

Em meio ao crescimento de um modelo neoliberal conservador na atual agenda pública brasileira, a Educação Popular em Saúde (EPS) apresenta-se como possibilidade para a produção de experiências direcionadas à constituição da saúde como direito; para mais, está também compromissada com o desenvolvimento do protagonismo das pessoas na busca pelo bem viver e pelo enfrentamento crítico às determinações sociais da saúde. O presente artigo aborda a EPS nos processos formativos, seus desafios e perspectivas. Centralmente, são problematizados aspectos como: a criticidade nos movimentos e nas práticas de EPS; os processos formativos críticos e mobilizadores do protagonismo; a ação em rede; e a articulação da luta dos movimentos e das práticas de EPS. Espera-se que essas reflexões contribuam com a alimentação do debate em torno da EPS e seu papel enquanto referencial teórico e metodológico para a formação na área da saúde.

Educação popular em saúde; Formação em saúde; Movimentos sociais; Participação popular


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