TESES
Pesquisa-ação em Educação para a Saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros
Research-action in Education for Health, care and humanization in the daily professional nursing
Pesquisa-acción em Educación para la Salud, atención y la humanización en el diário profesional de enfermería
Palavras-chave: Enfermagem. Pesquisa-ação. Humanização. Educação para a saúde. Cuidado.
Keywords: Nursing. Research-action. Humanization. Education for heath. Care.
Palabras clave: Enfermería. Pesquisa-acción. Humanización. Educación para la salud. Atención.
Este estudo objetiva investigar enfermeiros assistenciais, acerca da concepção deles sobre os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, procurando instrumentalizar esses enfermeiros sobre como esses eixos temáticos podem estar implicados na postura e na prática profissional em saúde, concernente aos ideais e princípios do SUS. A pesquisa caracterizou-se como de natureza qualitativa, apropriando-se de um estudo descritivo-exploratório, mediatizado pela metodologia da pesquisa-ação. Em relação às técnicas deste estudo, trabalhamos a observação participante, tendo, como instrumento para registro e anotação dos dados, o diário de campo; e utilizamos, ainda, a entrevista individual, para identificação dos participantes e com questões norteadoras sobre as temáticas centrais, sendo disponibilizado o questionário que serviu como instrumento para a coleta das respostas. A análise e interpretação dos dados foi feita por categorização, baseada em fundamentação teórico-metodológica de Paulo Freire e adaptada por Bueno (2001), buscando-se, após, o desenvolvimento de ação conscientizadora e avaliação do processo educativo. Percebemos que os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, norteados pelo universo conceitual freireano, não deixam de permear, sobremaneira, o respeito, a solidariedade, a ética e a cidadania, concernentes ao que o SUS pretende operacionalizar. Assim, as temáticas investigadas convergem para a necessidade de se revisar a postura educativa/profissional do enfermeiro e de seus valores para o cuidado e a humanização, visando a melhoria dos serviços, bem como a melhoria da saúde e da qualidade de vida, individual e coletivamente.
Gisele Coscrato
Dissertação (Mestrado), 2010.
Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e
Ciências Humanas, Escola de Enfermagem de
Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Texto na íntegra disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/ tde-16112010-100520/
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
04 Mar 2011 -
Data do Fascículo
Mar 2011